As noites quinta-feira vão estar mais musicais a partir de 07 de agosto, data de estreia do programa semanal de rádio "Radar Daqui", produzido e apresentado pelo baterista Tiago Viana. Transmitido pela rádio Energia FM 89,5, de 22 às 23 horas, o programa é de música alternativa e tem um bloco que divulga a música independente da região.
Segundo Tiago Viana, um dos principais objetivos do programa é difundir a musica independente e divulgar a agenda dos artistas. "Vamos tocar músicas alternativas e também um bloco específico de composições autorais, além de um bate papo com músicos convidados", disse o apresentador, mais conhecido pelo seu apelido "Pé".
Tiago Viana é músico na banda Radio Café há 10 anos. Também toca na banda de rock Stone Age e no grupo Curupira, de MPB e rock acústico. Em paralelo aos trabalhos artísticos, é servidor público municipal na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Cataguases.
Os artistas que quiserem divulgar o seu trabalho no programa Radar Daqui devem entrar em contato pelo telefone 32 8886 2131 ou e-mail: [email protected].
{{banner-interno}}
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Cataguases, que atende a pessoas com transtornos mentais, desenvolve uma série de programas com seus usuários. Um dos mais concorridos é coordenado pela educadora física Laís Abadias e integra a rotina de seus integrantes. O CAPS oferece atendimento à população, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Em Cataguases o Caps é coordenado pela assistente social Valéria Lazaroni.
Na última sexta-feira, 1º de agosto, pela manhã, Laís Abadias promoveu com o grupo uma animada partida de futebol que aconteceu na quadra da Praça de Esportes. Juntamente com os colegas de trabalho Ataliba e Maurício, os usuários do Caps suaram a camisa e os coletes, que estreavam, fruto de um patrocínio da Auto Escola Cativa, em uma partida contra a equipe do Caps-AD. Descontração e o sorriso constante nos rostos dos "jogadores" revelavam o quanto o esporte é importante na vida das pessoas.Laís Abadias é a responsável por incentivar, ministrar e orientar as atividades físicas aos usuários das duas unidades do Caps no município. Ela não esconde a alegria por poder desenvolver este trabalho. "É realmente muito produtivo e gratificante estar com este grupo todos os dias", conta com brilho nos olhos. Ela revela que ao longo da semana desenvolve diversas atividades com os usuários, "mas na sexta-feira, a gente promove esta interação entre os Caps, através do futebol. E é sempre muito divertida estas partidas, principalmente porque todos participam com muita disposição", contou.
A educadora física acrescenta que este tipo de atividade é "muito importante" para os usuários do Caps. Segundo explica, "dentre os benefícios proporcionados pela prática do exercício físico, podemos destacar a melhoria geral no humor e também na ansiedade, além de possibilitar a integração entre os próprios usuários, eleva a auto-estima e auxilia na percepção e consciência corporal, melhorando, assim, a qualidade de vida como um todo", finaliza Laís.
{{banner-interno}}
A conservadora-restauradora Eliana Mello está em Cataguases para realizar parte de sua pesquisa de mestrado intitulada "o Inventário da Azulejaria Contemporânea Brasileira". Ela considera quatro painéis modernistas existentes na cidade, registrando a situação em que eles se encontram, com o objetivo de formular fichas de inventário que servirão de orientação nos próximos movimentos de preservação, seja de restauro ou conservação dessas obras de arte. "Nessa pesquisa eu tenho como referência um livro de Frederico Moraes, no qual ele fez uma busca na história da azulejaria contemporânea brasileira. Então ele começou desde os azulejos do início do século vinte em São Paulo e foi seguindo um roteiro, passando pelo Modernismo, pelos movimentos artísticos no nordeste, no sul e em outras regiões Brasil afora", destacou a mestranda do programa de Arte da Universidade Federal de Minas Gerais, em entrevista à reportagem do Site do Marcelo Lopes.
Os azulejos abordados por Frederico são os mesmos observados por Eliana e, em Cataguases, estão presentes na Praça José Inácio Peixoto (painel "As Fiandeiras", de Portinari), na residência da Nanzita (painel "Feira Nordestina", de Anísio Medeiros), no Educandário Dom Silvério (painel "Os Pássaros", de Anísio Medeiros) e no Santuário de Santa Rita de Cássia (painel "Santa Rita de Cássia", de Djanira).
"Diferente de Frederico, eu observo esses azulejos com um olhar de conservadora-restauradora e, nesse sentido, busco o estado atual de conservação desses painéis espalhados por doze cidades brasileiras, levando em consideração, inclusive, se eles ainda existem, se estão preservados e se possuem proteção", revelou Eliana, completando que sua pesquisa será finalizada até julho de 2015.
Além de fotografar e registrar os painéis de azulejos em Cataguases, a mestranda também faz levantamento histórico das obras de arte abordadas na pesquisa e, a partir das observações até agora realizadas, Eliana constatou que, por alto, os painéis "Feira Nordestina", "Os Pássaros" e "As Fiandeiras" estão em estado muito bom, mas, segundo ela, "existem informações sobre o painel da Djanira que a gente não encontra em lugar nenhum, como, por exemplo, quem fez o restauro desse painel? Porque ele tem a data de 1980 em um azulejo, sendo que é um painel anterior a 1968? Quem colocou essa placa de 1980 nele? Quando?", exclamou a conservadora-restauradora, concluindo que a ideia principal de sua pesquisa é preservar o patrimônio. (Fotos: Paulo Victor Rocha e acervo pessoal de Eliana Mello)
Abaixo o Painel Feira Nordestina, de Anísio Medeiros, que está localizado na casa que pertenceu à artista plástica Nanzita e hoje é da Igreja Católica, sob a administração da Diocese de Leopoldina.{{banner-interno}}
Na semana de comemoração do aniversário de 15 anos do Instituto Francisca de Souza Peixoto uml culto ecumênico reuniu na tarde de 01 de agosto, no teatro dos Vicentinos, seus colaboradores e os da Companhia Industrial Cataguases, mantenedora da entidade desde sua fundação, para um momento de reflexão e fé. A ocasião também ficou marcada por uma nova configuração na gestão estratégica do Instituto, com a entrada de Fausto Menta como gestor executivo da entidade.
Realizaram o culto os representantes da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Antônio Carlos Sousa, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Raquel Fernandes e o Centro Espírita Paz, União e Fraternidade, Maria do Carmo D’Oliveira. Após a cerimônia religiosa, os participantes confraternizaram com um café servido pela Associação de Mulheres Rurais de Cataguases.
O mês de aniversário também sinaliza um momento de mudanças na gestão do Instituto. Fausto Menta assume o cargo de gestor executivo, posição estratégica para a instituição junto à presidência de Marcelo Peixoto. "A vinda do Fausto está nos trazendo uma nova energia, é um olhar crítico, externo e um profissional experiente. Tenho certeza que vai contribuir muito para as atividades do Instituto. Continuo como presidente, gerenciando as ações, porém com uma presença menos constante no dia a dia", explicou Marcelo Peixoto. O presidente do Instituto fez um balanço desses 15 anos de trabalho social, cultural e de cidadania desenvolvido na cidade. "É um prazer e uma satisfação imensa ver como estão hoje as pessoas que passaram por aqui há 10 ou 15 anos atrás. Os profissionais que estão despontando na cidade e sendo protagonistas no setor cultural, a maioria começou sua carreira no Instituto", comentou.
"O Marcelo Peixoto é um homem de vanguarda desde a fundação do Instituto, com a criação de projetos inovadores e de inclusão social. Ao me convidar para assumir esta função, tão estratégica, percebo mais uma vez uma atitude pioneira, pois confiou o cargo a um profissional de visão completamente externa. Farei o que estiver ao meu alcance para continuar fazendo desta instituição a maior referência de entidade promotora da arte, cultura e educação", disse Fausto Menta.
As comemorações de aniversario do Instituto encerram na noite deste sábado, 02 de agosto com atrações e mostras dos projetos, durante manhã e noite, na Praça Rui Barbosa. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
{{banner-interno}}
Um desentendimento entre cliente e um dos graçons na Pizzaria Quem Dirias, situada na Avenida Rotary, em Cataguases, quase terminou em tragédia na noite desta sexta-feira, 1º de agosto. Apesar disso, a Polícia Militar só foi acionada quando a vítima chegou ao Pronto Socorro do Hospital de Cataguases. Os fatos e o nome do gaçrom com os quais os militares que atenderam ao chamado estão trabalhando, conforme relataram à reportagem, foram obtidos por testemunhas que disseram terem visto os acontecimentos.
De acordo com o que apurou a PM, o cliente N.S. ocupava uma das mesas daquele restaurante e quando acendeu um cigarro foi advertido pelo garçom A.M.C.F. que não podia fumar naquele recinto. O aviso teria sido interpretado como uma discriminação já que ele viu outra pessoa fumando no local sem ser incomodado. Depois, ainda segundo informações de testemunhas, o cliente começou a provocar o garçom e lhe desferiu um soco sendo colocado para fora do estabelecimento imediatamente. Na calçada os dois ainda teriam discutido novamente quando recebeu outro soco. A.M. pegou então uma garrafa e acertou um golpe no lado direito do rosto de N.S. provocando-lhe um longo corte. Ferido, o rapaz saiu em direção à Rua Cleto da Rocha, possivelmente em busca de socorro, mas lá chegando, não resistiu aos ferimentos e caiu ao chão. Populares chamaram o SAMU que compareceu no local e o levaram para o Pronto Socorro onde foi atendido e não corre risco de morte. Segundo os policiais, ele sofreu um corte profundo têmporo-mandibular direito, mas o sangramento foi contido pelos médicos e ele permanecerá em observação esta noite. O garçom que lhe atingiu com a garrafa deixou o local de serviço sem revelar seu destino e os PMs estão à sua procura. Os policiais militares que trabalharam nesta ocorrência foram o sargento Rocha, o cabo Silas e os soldados Ítalo e Teodoro. (Fotos de A.Neto gentilmente cedidas ao Site do Marcelo Lopes)
Nota da Redação: Matéria alterada ás 13h40min de 02/08/2014 para acrescentar informação.{{banner-interno}}