Uma mulher de 25 anos foi assassinada pelo ex-marido na manhã desta segunda-feira (4), em Providência, distrito de Leopoldina. O crime aconteceu por volta das 10 horas, na estrada de acesso à fazenda São Pedro, naquele distrito. Acionadas, as polícias militar e civil deslocaram-se até Providência. Participaram da ação policial os militares tenente Seoldo, os sargentos Luciano, Leandro, Daniel, Titonelli, Correia e Wellington; Cabo Coutinho; Soldados Nicole, Wesley e Nogueira.
Amanda Neto de Souza, de 25 anos, foi encontrada sem vida na margem direita da estrada. Ela apresentava um ferimento no couro cabeludo e um corte profundo na região do pescoço. Nos arredores foram encontrados uma faca e uma marreta e outros materiais supostamente de propriedade do autor do crime, Adauto Moraes Rodrigues, de 33 anos, ex-marido da vítima. Ele trabalhava no distrito, realizando serviços gerais, e naquele dia trabalharia como auxiliar de pedreiro, apurou a reportagem. Amanda trabalhava nos serviços domésticos numa fazenda do distrito.Em entrevista concedida ao Portal de Noticias O Vigilante Online, a delegada de polícia Gisela Borges de Mattos (foto), informou que "o casal tinha três filhos, o mais novo com cinco meses. Estavam separados havia dez meses em função de conflitos. Há, inclusive, uma ocorrência policial anterior envolvendo o casal, sem agressão física, ou lesão corporal. A vítima já esteve na Delegacia mas não solicitava providências criminais nem medidas de proteção, tencionava a separação como de fato já havia acontecido há vários meses, quase um ano, e agora resultou neste fato infeliz", revelou a delegada.
Testemunhas informaram que Amanda passava pelo local em companhia de Adauto, e que discutiam naquele momento. O autor teria passado a agredi-la, golpeando-a com uma marretada na cabeça e logo em seguida desferindo uma facada no pescoço da mulher (veja abaixo as fotos das armas do crime). A vítima não resistiu aos golpes e faleceu no local. O autor fugiu em sua bicicleta em sentido ao distrito de Providência, onde reside. A Polícia Militar dirigiu-se até a casa de Adauto, onde pessoas que residem nas imediações disseram que ele havia chegado em casa de bicicleta, e lá dentro teria tentado se enforcar, utilizando uma espécie de fio que amarrou na parte alta do guarda-roupa e no pescoço e logo depois saltando, sendo impedido por conhecidos que não sabiam naquele momento que Adauto acabara de praticar um homicídio. Ele recebeu atendimento de uma das testemunhas, mas conseguiu fugir rumo à linha férrea. Os militares encontraram uma camisa de cor branca com bastante sangue.
O perito Heliomar Cazelli compareceu à cena do crime e recolheu o material encontrado no local e após a realização dos trabalhos de praxe, liberou o corpo. Com os rastreamentos em andamento e informações de que Adauto estava numa casa, os militares fizeram diligências até a residência de uma tia dele, onde populares cercavam o imóvel sob argumento de que ele estaria ali. Ao acessarem a residência, encontraram o autor no interior do banheiro.
Os policiais deixaram Providência rumo à Leopoldina, com Adauto numa das viaturas, por volta das 18h40min. Preso em flagrante delito, ele foi conduzido ao Pronto Socorro Municipal onde foi atendido pelo médico de plantão e posteriormente apresentado na Delegacia de Polícia Civil, onde prestou depoimento à delegada de polícia Gisela Borges de Mattos, que ratificou sua prisão. O autor foi conduzido para o presídio de Leopoldina, onde ficará à disposição da Justiça. Amanda foi sepultada às 10 horas desta terça-feira, 5 de agosto, no cemitério de Providência na presença de amigos e parentes.(Com fotos de Júlio César Martins - O Vigilante Online){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases retoma logo mais, a partir das 18h30min desta terça-feira, 5 de agosto, as sessões ordinárias semanais após o recesso de julho. A Pauta a ser cumprida é pequena com apenas três projetos de lei, sendo um de autoria do Executivo e dois do Legislativo.
O projeto de lei nº 62/2014, que veio do Executivo, está sendo discutido pelos vereadores desde antes do recesso. Ele dispõe sobre a cessão de servidores públicos entre órgãos da administração direta, dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal. os outros dois projetos de lei são de autoria dos vereadores Maurício Rufino e João Manoelino da Silva Bolina, o Joãozinho de Vista Alegre.
O primeiro, número 18/2014, altera a lei municipal 3229/2003 que trata do Passe Livre Provisório ou Permanente para portadores de deficiência em linhas de serviço de transporte coletivo. A alteração proposta pelo vereador Maurício Rufino, conforme explicou, "visa garantir que o usuário do Passe Livre e seu acompanhante venham apresentar documento oficial de identificação, com foto, junto da 'carteirinha de gratuidade', na hora de entrar no ônibus. O objetivo nosso é para se ter certeza de quem realmente está acessando o direito à gratuidade é o indivíduo protegido pela Lei", destacou o vereador.
Ainda segundo Maurício, esta medida "se faz necessária porque, infelizmente, alguns cidadãos tem usado indevidamente este recurso. Fiscais do serviço de transporte já encontraram, por exemplo, estas carteirinhas com nome masculino e foto de mulher. E o acesso abusivo à gratuidade onera o preço da passagem para aqueles que a pagam justamente", concluiu o vereador.
Já o projeto de lei do vereador Joãozinho de Vista Alegre, número nº 23/2014, trata da conservação e manutenção das estradas municipais rurais, bem como das vias de acesso às propriedades particulares ou públicas. Seu objetivo ao propor esta lei é melhorar a qualidade de nossas estradas vicinais que ligam o município aos distritos e Zona Rural, "propiciando alavancar o desenvolvimento destas regiões", destacou.
{{banner-interno}}
A Fundação Simão José Silva e a Red7 estão juntas na segunda temporada das RED SESSIONS. Um projeto que selecionará 20 apresentações com direito a videoclipe gravado no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva.
Você que é músico, tem mais de 18 anos e reside em Cataguases, Itamarati de Minas, Juiz de Fora, Leopoldina, Miraí ou Muriaé, acesse o site www.redsete.tv/redsessions, leia atentamente o regulamento e inscreva, entre 30 de julho e 18 de agosto de 2014, sua banda ou trabalho solo.
Cada atração aprovada apresenta um pocket show com três canções – sendo, uma delas, composição autoral que fará parte do DVD de lançamento da 2ª RED SESSIONS. Confira a temporada 2013 pelo canal da Red7 no youtube (www.youtube.com/redsetetv).
Informações sobre o edital você também encontra no site www.fundacaosimao.org.br/redsessions e pelo telefone (32)3422-5211. A Casa de Cultura Simão fica na Avenida Astolfo Dutra, nº487, centro de Cataguases, aberta de segunda a sexta-feira das 13h às 18h.
O projeto Red Sessions é uma produção da Red7, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Patrocínio do Grupo Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva.{{banner-interno}}
A manhã de domingo, 03 de agosto, foi marcada pelo intenso movimento de ciclistas na Avenida Humberto Mauro para a realização a quinta etapa da II Copa Minas de Mountain Bike. Nomeada Desafio dos Búfalos de MTB Maratona, o evento envolveu mais de 120 competidores que participaram das provas de 30 e 50 quilômetros. Os campeões gerais nas duas modalidades foram os cataguasenses João Marcelo Lippi e Newton Leitão.
Realizada pela Federação Mineira de Ciclismo (FMC), o evento atraiu ciclistas amadores e profissionais de aproximadamente 15 cidades, de Minas Gerais e Espírito Santo. Cataguases esteve no pódio em várias categorias, o campeão geral do percurso de 50 Km foi o triatleta Newton Leitão e campeão do 30 Km, João Marcelo Lippi. O primeiro lugar entre as mulheres, nos 30 Km, foi de Vanessa Arquete, também cataguasense. "A etapa contou com uma ótima organização onde tivemos vários elogios dos participantes. O percurso estava dentro de todas as normas técnicas com trilhas e estradas seguras, avaliado pela Federação Mineira de Ciclismo e aprovado para a próxima etapa. Não tivemos nenhum atraso quanto a largada e premiação, os horários foram seguidos a risca e de acordo com o regulamento. Além de uma bela estrutura a etapa teve um ótimo público que foi até a avenida prestigiar os atletas. Agradeço ao apoio de Newton Leitão, lojista e atleta, grande incentivador da modalidade no município", disse Érick Alves, comissário da FMC e diretor da Liga Mineira de Ciclismo.
O prêmio da concorrida meta volante, ou meta de montanha, foi conquistado pelo atleta de Elite, juizforano, Daniel Grossi, que representa o Brasil no campeonato mundial de MTB. Ele foi o primeiro competidor a alcançar o ponto demarcado. Durante a premiação foi sorteada uma bicicleta para os inscritos, o ganhador foi Rodrigo Botelho.A prova foi homologada e supervisionada pela FMC, realizada por Érick Alves em parceria com a Bike Shop Cataguases, organizadora local do evento, com produção de infraestrutura e serviço de apoio na prova. De acordo com Erick, a cidade de Cataguases entrou de vez como sede do campeonato e receberá mais duas etapas em 2014.
Alunos da turma de Turismo da Escola Manoel Inácio Peixoto e os professores Luiz Fernando Leitão e Altamir Soares também colaboraram na equipe de apoio. Patrocinaram o Desafio dos Búfalos as empresas: Bauminas, Recreio, Sicoob, Pró Sport Nutrição Esportiva, Rufino Imóveis, Visual Impressões, Shake & Cia, Móveis Kafka e Lions Clube de Cataguases.
O resultado oficial da prova, com a colocação geral e de todas as categorias será divulgado no site da FMC na quarta-feira, 06 de agosto. Veja toda as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Na próxima quarta-feira, 6 de agosto, os advogados de Cataguases e região serão consultados sobre a permanência da turma Recursal da Justiça do Trabalho em Juiz de Fora. O tema vem sendo muito debatido no meio jurídico e o Site do Marcelo Lopes conversou com o Desembargador Luiz Antônio de Paula Iennaco, que atua naquela turma descentralizada da Justiça do Trabalho. Ele, que tem se mantido afastado do debate, resolveu falar ao Site para acrescentar informações "que vão contribuir neste processo".
Luiz Antônio, que já atuou por muitos anos na Vara do Trabalho, em Cataguases, lembra a criação da Turma Recursal em Juiz de Fora Conforme explicou, "desde 2007, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, com sede em Belo Horizonte, descentralizou uma de suas turmas recursais, deslocando sua sede para Juiz de Fora, dirigindo para ela a distribuição dos recursos oriundos das cidades circunvizinhas". Ainda segundo aquele Desembargador, "cinco anos após a instalação o TRT foi instado a reavaliar a conveniência da manutenção de uma turma descentralizada, por iniciativa do Corregedor Geral da Justiça do Trabalho", revela o Desembargador.
Assim, - completa ele - criou-se uma comissão com a finalidade de levar ao plenário do Tribunal os dados necessários à deliberação. Essa comissão, entre outros atos, dirigiu uma consulta à OAB sobre o tema. Esta decidiu, então, consultar diretamente os advogados das cidades abrangidas pela circunscrição jurisdicional da Turma descentralizada. Trata-se, então, de resposta a uma consulta, e não necessariamente uma decisão sobre a manutenção da Turma, esta reservada ao próprio TRT", acrescenta Luiz Antônio.
O Desembargador lembra que não tem emitido sua opinião a respeito, mas após ler matéria publicada por este Site no dia 26 de julho último, optou por fazer alguns esclarecimentos a fim de contribuir neste processo democrático. Conforme explicou Luiz Antônio, "como já dito, não se trata de decidir sobre a permanência ou não (da Turma Recursal), mas de emitir opinião, preferencialmente motivada, sobre a conveniência de se manter uma turma descentralizada" (em Juiz de Fora).
Aquele desembargador contrapõe argumentos ao debate. "Ressalto que os custos de se manter a turma em Juiz de Fora, incluindo gabinetes de desembargadores e secretaria, não se altera de modo significante em relação ao local da instalação, pois o número de servidores e o espaço físico são os mesmos", assegura.
E por fim, vai ao ponto mais sensível do assunto para a maioria dos advogados: "Quanto à previsibilidade dos julgamentos, esta é a linha adotada pelo sistema jurídico pátrio, consolidada no recente texto legal que prevê a devolução aos tribunais regionais das decisões conflitantes entre suas turmas, para unificação jurisprudencial". Luiz Antônio Iennaco encerra seu raciocínio destacando: "Ainda neste tópico, é importante ressaltar que muitas das decisões que fogem à linha geral das demais turmas são motivadas justamente da diversidade local, possibilitada pela proximidade do julgador".
E, ao final reconhece a importância do momento e destaca a participação de todos no processo: "O importante é a participação de cada um em assunto que a todos interessa, em voto consciente e de acordo com suas próprias convicções". (Foto gentilmente cedida pela Turma Recursal de Juiz de Fora).
{{banner-interno}}