Aos 14 anos de idade quem conhece pela primeira vez João Marcelo Lippi não imagina o que este adolescente é capaz de fazer com uma bicicleta. Ele é um dos potenciais atletas que estão se destacando no ciclismo na atualidade em Cataguases. No último evento de Mountain Bike, o Desafio dos Búfalos, realizado na cidade no dia 03 de agosto, ele ficou em primeiro lugar geral no percurso de 30 quilômetros. Hoje o seu maior desafio não é vencer as pistas e sim conseguir um incentivo para crescer no esporte.João Marcelo iniciou no ciclismo cedo, com aproximadamente 7 anos já fazia percursos longos para a idade, como Aracati e Glória. Hoje, aos 14, possui um número expressivo de títulos no Mountain Bike (MTB), entre eles o vice-campeonato Panamericano, conquistando o 1º lugar entre os brasileiros na prova, ficou em 4º lugar no Campeonato Mineiro de Maratona e o 8º no de pista cross country, em 3º lugar no Iron Biker e em 7º na Copa Internacional.
De acordo com o atleta, ele encontra no MTB alegria, descontração, mas também dificuldades para praticar o esporte. "Nós atletas passamos por muitas dificuldades, minha família me apoia incondicionalmente, mas o dinheiro que se gasta é grande. A ausência de investimento ou incentivo por parte das empresas nesse esporte é o meu maior problema para poder seguir treinando", afirmou.
Atualmente o jovem ciclista recebe o apoio do amigo e triatleta Newton Leitão, por meio de suporte mecânico, produtos, revisões, limpezas e regulagens de sua bicicleta. "Essa relação de grande apoio me ajuda muito, consigo economizar um bom dinheiro, mas, para crescer no esporte preciso conseguir mais patrocínios", explicou João.Segundo ele, o MTB é um esporte relativamente novo na região e Cataguases não possui um grande número de atletas que competem em nível profissional. "Vejo em meu apoio, a loja Bike Shop, a vontade de fazer do MTB um grande esporte nas localidades, com eventos, promoções, aulas de pedal e tudo para incentivar ao esporte, a saúde e ao bem-estar", disse.
Para o futuro, os planos é seguir competindo na categoria sub-17. Este ano vai participar da Copa Internacional em Congonhas, no dia 17 de agosto e do Iron Biker, em setembro nos dias 19, 20 e 21. "Meus títulos são expressivos, e sempre batalho por mais resultados e melhores condições. Ser atleta é fantástico e meu grande sonho é correr uma World Cup".
João Marcelo está criando seu novo uniforme para a temporada de 2015, na qual pretende disputar a Copa Internacional, o campeonato Mineiro, o Brasileiro e o Iron Biker e está aberto a novas parcerias. As empresas interessadas em patrociná-lo podem entrar em contato pelo telefone (32) 3421-6288 e (32) 8806 8984.{{banner-interno}}
Dois pés de maconha foram encontrados em uma casa na rua José da Costa Marques, bairro Industrial, em Ubá, nesta quinta-feira, 7 de agosto. O morador Daniel Carlos de Lima, que já possuía mandado de prisão em aberto oriundo do município de Luz (MG), foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Polícia suspeita da existência de mais plantações da substância.
Na casa de Daniel também foram encontradas duas buchas de maconha e outros produtos para embalar a droga. Dois aparelhos celulares, também apreendidos, possuem fotos armazenadas de grandes plantações da maconha. "Vamos tentar identificar esses locais a fim de apreender uma quantidade maior de pés de maconha. Nas fotos aparecem várias plantas e não descartamos o envolvimento de outros indivíduos nesse esquema", afirma o Delegado Antidrogas e Homicídios de Ubá, Rafael Gomes de Oliveira.O suspeito foi conduzido a Delegacia, onde prestou depoimento. Com a ratificação da prisão, ele foi encaminhado ao Presídio de Ubá, onde permanecerá à disposição da justiça. (Foto: Delegacia de Polícia Civil de Ubá){{banner-interno}}
Dia 15 de agosto é o prazo final da coleta de dados do Censo Escolar 2014. Até esta data, os gestores de escolas públicas e particulares de todo o país devem prestar informações detalhadas sobre alunos, professores, escolas e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica. Em Cataguases, a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando em conjunto com as escolas municipais para a finalização deste cadastro.
O Censo Escolar, realizado todos os anos, é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Abrange o ensino regular - educação Infantil e ensinos fundamental e médio, educação especial e educação de jovens e adultos - EJA.
No município, o cadastro está sendo coordenado por servidores da Secretaria Municipal de Educação que estão acompanhando o trabalho das escolas. "Os trabalhos de inserção e vinculação de alunos até o momento estão indo bem, e um dos problemas enfrentados pelas escolas e Secretaria de Educação é a ocorrência de duplicidade no número da Certidão de Nascimento entre os alunos, o que vem gerando algum atraso no cadastramento", explicou o técnico educacional, Leonardo Campos.
Observado esse problema, a orientação da Secretaria é que a família do aluno vá até o Cartório de Registro em Cataguases e solicite a revisão e retificação do número da Certidão de Nascimento. Somente assim, a escola poderá proceder na inclusão dos dados corretos da Certidão de Nascimento.
O Censo Escolar é um diagnóstico nacional da educação básica e serve de referência para a formulação de políticas públicas nacionais e execução de programas que preveem transferência de recursos públicos, como merenda, transporte escolares e distribuição de livros didáticos. As informações sobre rendimento e abandono escolar fornecem dados para se determinar o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de qualidade do ensino no País. (Foto: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Em comemoração ao Dia dos Pais que será celebrado no próximo domingo, 10 de agosto, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cataguases vai distribuir prêmios para os consumidores que comprarem os presentes em uma das lojas que aderiram à promoção.
O sorteio será dia 12 e os participantes poderão ganhar quatro vale-compras no valor de 200 reais, um jantar para toda a família e um painel de fotos no tamanho de 120 x 90 cm. Além disso, concorrerá ao 5º vale-compras quem curtir a página da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases no Facebook e compartilhar o cartaz da promoção.
De acordo com a secretária da CDL, Marta Lúcia Vecchi Vieira (foto abaixo), o objetivo de fazer essa campanha do Dia dos Pais é incentivar o comércio local. Para o presidente Humberto Lanzieri, ações nesse sentido rendem resultados positivos, como foi o caso da Campanha do Dia dos Namorados realizada em junho, lembra ele.Também pensando no Dia dos Pais, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases formulou horário especial de funcionamento das lojas para a véspera da data festiva, e, por isso, no sábado, 9, elas estarão abertas de 8h às 18h. Segundo o presidente José Porfiro do Carmo, a expectativa de crescimento das vendas gira em torno de 5% a 8%, revela.
SESC Serviços e SENACO presidente do Sindicato do Comércio Varejista, José Porfiro também revelou informações sobre a instalação de uma agência do SESC Serviços em Cataguases. De acordo com ele, o SESC Serviços estava previsto para funcionar nas dependências da antiga Babuch, na Rua Nogueira Neves, conforme este Site noticiou, mas o setor de Engenharia do SESC não aprovou o espaço e agora a instituição busca outro imóvel mais apropriado para receber sala de projeção, um ponto de venda de passagens turísticas e estrutura de cursos profissionalizantes.
Outra informação revelada por José Porfiro foi a de o SENAC está à procura de um espaço para poder implantar em Cataguases diversos cursos profissionalizantes. "Tenho procurado este local para instalar esta agência do SENAC, mas ainda não encontrei aquele que atenda todas às suas necessidades", contou. Mesmo assim ele disse ter três em fase de estudo, acrescentando que superada esta fase, "Cataguases vai poder contar com os serviços destas duas instituições", finalizou José Porfiro. (Foto menor: Paulo Victor Rocha e a principal reprodução da internet)
{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Cataguases foi acionada no meio da tarde desta quinta-feira, 7 de agosto, após receber um telefonema informando que um rapaz que estaria furtando peixes em um açude fora detido por um dos donos da propriedade durante o ato ilícito. Uma guarnição formada pelos policiais cabo Alexssandro e os soldados Jean Pierre e Cássio compareceram ao local com o apoio dos soldados Teodoro e Cardozo, e após confirmarem os fatos, prenderam em flagrante dois homens por furto e porte ilegal de arma de fogo.
Eles foram identificados como Deivisson Inocêncio Oliveira, 23 anos, e Robson Machado de Souza, 36. Segundo apuraram os PMs, os dois rapazes estavam no açude do Sítio Floresta, em Vista Alegre, roubando peixes com uso de carbureto (produto químico que ferve em contato com a água levando os peixes a morrerem asfixiados). Ao serem vistos por um dos proprietários tentaram fugir, mas um deles - Robson - foi capturado e detido até à chegada dos policiais. O outro - Deivission - conseguiu escapar dizendo estar com uma arma de fogo. A fuga, no entanto, durou pouco, porque quando os PMs chegaram foram ao seu encalço e conseguiram prendê-lo em Aracati. Os Policiais também encontraram escondida próximo à margem do rio Pomba uma motocicleta Honda 250 CBX, Twister, vermelha, placa DJK-5957, que estava sendo usada por Deivisson. Ao lado dela, no chão, foi encontrada uma garrucha, marca Rossi, em péssimo estado de conservação, calibre 32, sem munição e com número de série legível, que também foi apreendida. Os dois rapazes negaram a posse da arma. A moto foi recolhida ao Pátio do Auto Socorro Dois Irmãos credenciado do Detran em Cataguases. Segundo contaram aos policiais, eles foram até ao açude pescar com o objetivo de comer os peixes. De acordo com as vítimas, há cerca de três meses o açude tem sido alvo da ação de ladrões.
Os dois foram presos em flagrante e conduzidos até o Pronto Socorro do Hospital de Cataguases onde passaram por exames médicos. Em seguida, conduzidos até a Delegacia de Plantão em Leopoldina, prestaram depoimento ao delegado. Segundo os policiais, os dois tem passagem na polícia por furto e envolvimento com drogas.
{{banner-interno}}