O humorista Gustavo Mendes abriu a primeira sessão de seu show na noite deste sábado, 9 de agosto, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, anunciando que fazia, naquele momento, a estréia nacional do espetáculo. Daquele momento em diante e por quase uma hora e meia, o que se viu foi uma sucessão de piadas que levou a plateia ao riso solto e a uma interação com o humorista. A apresentação contou ainda com a participação especial de Ed Gama, que recentemente apresentou-se em Cataguases e hoje é sucesso no quadro "Saco de Risada" do programa Domingão do Faustão.Gustavo foi a atração do Projeto Usina Cultural, que tem produção e realização de Fausto Menta, apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O humorista, que já se apresentou em Cataguases outras duas vezes, em entrevista à equipe do Usina com a participação do Site do Marcelo Lopes, falou sobre a importância desse projeto para as cidades do interior. "Fortalece a cultura e permite à população acesso fácil a eventos não só de humor como também musicais e de entretenimento em geral".
As duas sessões programadas para a noite foram de casa cheia. "Um Show com tudo dentro", nome escolhido para o espetáculo é, na verdade, uma compilação dos shows anteriores de Gustavo Mendes, acrescido de novos esquetes e imitações. O ritmo alucinante do humorista, porém, continua o mesmo. As piadas picantes e a impagável imitação da presidente Dilma Roussef, momento mais aguardado do espetáculo, arrancam diversas gargalhadas do público. Junto do amigo Ed Gama, presença surpresa no espetáculo, eles fazem imitações de cantores famosos da nossa MPB. Um momento único e hilariante do show. Fausto Menta, produtor e coordenador do Projeto Usina Cultural, depois de elogiar o novo show de Gustavo Mendes, anunciou duas novas atrações. A primeira será nesta sexta-feira, 15, em São João Nepomuceno, onde realiza, pela primeira vez, stand up com Ed Gama. A segunda é o aguardado show do cantor e compositor Marcelo Jeneci, um dos músicos mais respeitados da nova geração e que emplacou várias composições em trilhas sonoras da novelas da TV Globo. Sobre o humorista, Fausto foi direto: "É carismático, talentoso e um dos mais brilhantes desta nova geração".
Veja fotos das duas apresentações de Gustavo Mendes na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Uma denúncia anônima levou policiais militares de Miraí e Cataguases a apreenderem uma quantidade significativa de drogas na madrugada deste domingo, 10 de agosto, Dia dos Pais. Um rapaz foi preso. A ação aconteceu na rodoviária de Cataguases dentro do ônibus da Viação Rio Doce, que chegava do Rio de Janeiro.
Segundo relatou o comandante do pelotão da PM de Miraí, Sargento Bretas, há alguns meses sua equipe monitorava as ações de Paulo César Coelho, 19 anos, mais conhecido como "Chimbinha". De acordo ainda com aquele policial, ele fazia viagens frequentes ao Rio de Janeiro com o objetivo de abastecer a cidade com drogas. Bretas contou também que no sábado, 9, ele recebeu informações anônimas dizendo que "Chimbinha estava no Rio de Janeiro e voltaria a Miraí de ônibus naquela noite, com previsão de chegar à cidade por volta das quatro e meia da madrugada deste domingo. Ele pediu apoio tático operacional da PM em Cataguases e quando o carro estacionou na rodoviária da cidade fizeram a abordagem dentro do veículo.
Acompanhado do sargento Fernando, também de Miraí, os dois policiais, juntamente com a equipe de Cataguases formada pelos sargento Reginaldo e Rocha, o cabo Silas e o soldado Ítalo, reconheceram "Chimbinha". Conforme relata sargento Bretas, ao ser abordado o suspeito teria informado outro apelido aos policiais, mas após ser identificado pelo Certificado de Alistamento Militar que trazia consigo, ficou confirmado ser a pessoa que estavam procurando.
Junto com "Chimbinha" os policiais nada encontraram, mas recolheram uma mochila que estava no bagageiro interno do ônibus, próximo à poltrona onde viajava. Dentro dela estavam 162 tabletes de maconha, 173 papelotes de cocaína, 33 pinos de cocaína e 66 pedras de crack, todos embalados e prontos para serem vendidos. O suspeito negou a propriedade da mochila e das substãncias ilícitas, mas foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Ele foi conduzido até o Posto Avançado da Polícia Militar e em seguida ao Pronto Socorro do Hospital de Cataguases onde passou por exame médico. Por fim, foi levado à Delegacia de Polícia Civil, em Leopoldina, onde presta depoimento nesta manhã ao delegado de plantão. A previsão dos policiais que realizaram a operação, é de que terá seu flagrante ratificado permanecendo preso.
De acordo com a legislação vigente, e com base em informações preliminares dos policiais, nesta segunda-feira, 11, ele deveria ser transferido para Miraí, onde ficará à disposição da justiça, mas como a cadeia pública daquela cidade está interditada, é provável que ele permaneça onde está ou seja transferido para qualquer presídio da região. {{banner-interno}}
Nessa sexta-feira, 8 de agosto, a escritora Lina Tâmega Peixoto lançou seu livro intitulado "Entre Desertos", na Biblioteca Municipal Ascânio Lopes, em Cataguases. O evento começou às 19h30 e reuniu familiares, amigos, bem como apreciadores da obra dessa poeta cataguasense que reside em Brasília.
Lina autografou cada livro adquirido pelos convidados e aproveitou o momento para conversar com todos. O escritor Ronaldo Werneck e a artista Renatta Barbosa estavam entre os que prestigiaram o lançamento e, na ocasião, declamaram poemas da autora e de uma poeta referência para ela: Cecília Meireles.
Outros convidados também declamaram textos presentes no livro publicado e a própria Lina finalizou o sarau. "A verdade é que a Lina respira poesia. Eu nunca vi ninguém assim. A poesia sai dela impressionantemente", destacou Ronaldo Werneck.
Para a autora de "Entre Desertos", todo lançamento "é uma expectativa que o poeta tem porque ele dá ao outro aquilo que fabricou com as palavras da vida poética. É realmente muito alegre a gente ver as pessoas querendo ler o livro, porque o poema só se realiza quando o outro lê. Além disso, eu fico muito feliz por voltar a Cataguases sempre, porque aqui estão minhas raízes", finalizou Lina.
{{banner-interno}}
O município de Guarani, situado a 56 km de Cataguases, deverá ressarcir aos contribuintes o valor referente ao reajuste da taxa de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2014, considerada indevida. Um acordo já foi assinado com o Ministério Público, tendo a administração municipal reconhecido o erro e assumido o compromisso de devolver o valor.
A irregularidade se deu devido ao aumento do tributo ter se dado por meio de decreto municipal, o que é vedado pela Constituição Federal.
"Os valores a serem restituídos, entre 01/09/2014 a 30/10/2014, referem-se à cota única paga pelo contribuinte ou ao valor excedente pago na primeira parcela por aqueles que preferiram o parcelamento do tributo. Novos boletos com os valores corrigidos deverão ser entregues até o dia 20 de agosto. O desconto de 5% para aqueles que pagaram o imposto à vista será mantido", esclarece nota publicada no site do Ministério Público de Minas Gerais.
Os contribuintes que não procurarem a prefeitura até o fim do prazo da restituição (30/10/14) também serão restituídos, por meio de compensação no IPTU de 2015. Todas as regras foram estabelecidas por meio de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).
Em caso de descumprimento de termos do acordo, há previsão de multa.{{banner-interno}}
Foi realizada no dia 7 de agosto uma apresentação do Projeto Feliz é Quem Toca, que atende crianças e jovens de Cataguases com aulas gratuitas de percussão e teatro. Os alunos assistiram a performance do baterista Afonso Vieira, que teve uma vitoriosa carreira no exterior. Na ocasião, foi entregue ao grupo uma doação de alimentos oferecida pela cantora Alcione. A apresentação aconteceu no Ponto de Interação nas Artes – PINA, no bairro Guanabara.
Os alunos mandaram mensagens para a cantora em agradecimento e ensaiaram alguns de seus clássicos. "Obrigado a todos que nos ajudam nessa caminhada; e se torna cada vez mais possível acreditar que podemos conseguir realizar grandes projetos com a ajuda de amigos que se empenham alegremente", disse o coordenador do projeto Rogério Mendonça, o Tumati.
A Banda Feliz é Quem Toca, formada por crianças e jovens moradores de bairros periféricos de Cataguases, existe desde 1997, época em que começaram os ensaios no Anfiteatro Ivan Müller Botelho. Com o objetivo de socializar e promover cultura, a Banda foi criada por iniciativa de cinco músicos cataguasenses: Pedro Marcos, Fabiano Mendonça, Rogério Mendonça, Flávio e o Luciano Capoeira.
Com a criação do projeto "Café com Pão, Arte Confusão" realizado no antigo CTM - Centro das Tradições Mineiras, a Banda ficou sob a coordenação exclusiva do professor Rogério Tumati, responsável pelo seu "Núcleo de Percussão". Com o término do projeto, no final do ano de 2012, a "Banda Feliz é Quem Toca" passou a se reunir na casa do próprio Tumati e, em fevereiro de 2013, foi criado então o "Projeto Casa do Tumati".
Em agosto de 2013 passou a funcionar no prédio da Igreja Metodista de Cataguases, na Avenida Astolfo Dutra. Com o nome Feliz é quem Toca, o projeto ampliou-se e passou a oferecer, além de percussão, aulas de teatro, gratuitamente.
Na página do projeto no Facebook é possível assistir a um video da bela apresentação de Afonsinho: https://www.facebook.com/photo.php?v=778915892130305&set=vb.1388037888136936&type=2&theater{{banner-interno}}