O livro infantil "O príncipe Livrepássaro e o reino dos botões", de Marco Andrade, foi lançado em Cataguases na noite de sábado, 9 de agosto. A Biblioteca Municipal Ascânio Lopes, na Praça Chácara Dona Catarina, foi o local do evento, onde mais de 100 pessoas estiveram presentes interessadas em conhecer e adquirir a obra do artista e escritor cataguasense.
Com o ambiente delicadamente decorado com a temática da obra, o público pôde sentir de imediato toda a essência da história do príncipe que vive em um reino de botões e tem apenas a companhia de um livro, até que um inesperado encontro com uma fada muda para sempre seu destino.
No lançamento o escritor Marco Andrade fez uma performance de contação de histórias. "Achei o evento maravilhoso, nesses dois dias de divulgação em Cataguases foram vendidos mais de 200 livros e a procura está cada vez maior. Em breve vou lançar nas escolas também, pois fiz um lançamento no Instituto Nossa Senhora do Carmo, que foi um sucesso", disse o autor, que também ilustrou o a obra literária. O livro tem o formato didático que permite a criança ler, recortar, montar um pequeno teatro de bonecos e criar suas próprias histórias. O príncipe Livrepássaro e o reino dos botões compõe a Coleção Contadores de Histórias, da Zit Editora e está disponível para venda no valor de R$ 27,90.
Em agosto, segundo Marco, terá inicio a campanha "Livre pelo Mundo" onde as crianças postarão fotos selfies do Livrepássaro nos lugares que elas mais gostam, na página do livro no Facebook: https://www.facebook.com/principelivrepassaro?ref_type=bookmark. As fotos mais curtidas ganharão prêmios como: camisetas, canecas e almofadas, tudo ligado à história. No dia 31 de agosto será o lançamento na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
{{banner-interno}}
Na última sexta-feira, 8 de agosto, foi realizado em Cataguases o lançamento da coleção Verão 2015 da Loja Mizza e Gata e Sapato, ambas localizadas no Estação Shopping. Mais uma vez as lojas anteciparam as tendências da moda com suas marcas exclusivas e conceituadas em todo o Brasil. Neste lançamento a Mizza trouxe mais uma marca nacionalmente conhecida – Afghan, além das já tradicionais Ellus Jeans Deluxe, Oh Boy!, Maria Filó, Eclectic, Zimpy, Blue Man e Chopper.
A tendência da Oh Boy! é perfeita para o Verão com estampas florais e símbolos da cultura latina trazendo muitos vestidos com grafismos, bem coloridos. A coleção vem com vestidos e saias longas, macacão e o famoso cropped e a calça flare. Para as mais antenadas, a Revista Glamour, do mês de agosto, traz um editorial da marca com as peças chaves da estação que já se encontram disponíveis na Mizza. Já o tradicional jeans da Ellus Jeans Deluxe vem bombando na mídia com o ator top dos tops, Cauã Reymond. O hit da estação é o "pescando siri" e uma dica para fazer isso com estilo, é dobrar a barra da calça – um simples detalhe que faz toda a diferença no look e foi visto na SP Fashion Week no desfile da Ellus Jeans Deluxe.Já a Gata e Sapato traz para o consumidor de Cataguases e região as marcas "queridinhas" das blogueiras e artistas nacionais – Schutz, Arezzo, Santa Lolla, My Shoes e Via Mia. A coleção Verão 2015 vem com tons poderosos, vivos e alegres. Arrisque nas cores pink, laranja, azul e amarelo. As rasteirinhas e plataformas trazem estampas tribais com trabalhos em crochê. As espadrilhes são o curinga da estação.
Mochilas e tênis para o dia e a noite são código fashion do Verão. O lado sexy da estação surge em alongadas e curvilíneas sandálias com recortes reveladores. As gladiadoras são o fetiche do Verão 2015, com modelos de cano médio e alto. O bom gosto e o que é tendência para a época mais esperada do ano você já encontra na Mizza e na Gata e Sapato. (Fotos cedidas pelas lojas e Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos daa coleção de Verão na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A Energisa aderiu à IX Semana Nacional Segurança com a Energia Elétrica, que começa nesta segunda-feira, 11 de agosto. Realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), a campanha visa alertar a população sobre os riscos dos acidentes com a rede elétrica. Durante a Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica, as concessionárias de unem em uma campanha nacional para conscientizar aproximadamente 120 milhões de consumidores em todo o Brasil sobre como utilizar a energia de forma segura, alertando à população que é importante manter distância da rede, a fim de evitar acidentes. Na Energisa, a segurança é um tema constante em campanhas. Este ano, a Energisa publicou no seu site (www.energisa.com.br) e encaminhou à imprensa matérias para alertar sobre os cuidados que se deve ter nos desfiles de blocos e ligações provisórias no Carnaval, na decoração dos jogos da copa e nas festas juninas. Além disso, realiza constantemente reuniões com representantes das prefeituras e conselhos de Engenharia e Arquitetura. Com o tema "SEGURANÇA: Cuidado ao construir ou reformar próximo à rede elétrica", a iniciativa teve por objetivo buscar parcerias para evitar construções próximas às redes elétricas, através da fiscalização e da conscientização da população sobre os riscos e os cuidados ao lidar com a energia elétrica. Com isso, a empresa quer minimizar riscos de choque elétrico, queimaduras graves ou até mesmo acidentes fatais. Para marcar a IX Semana, a Energisa programou uma série de ações com dicas de prevenção de acidentes com a energia elétrica: veiculação de spots em rádios, outdoor nas principais cidades polo da sua área de concessão, cartazes nas agências de atendimento, distribuição de folhetos em construções civis e nas agências da Energisa, além dos textos encaminhados à imprensa. Este ano, a IX Semana aborda cinco temas. Você que gosta de aproveitar tudo de bom que a energia elétrica pode oferecer, fique ligado nestas dicas da Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica:
Antenas longe dos fios - ou você sem sinal de vida ?- Ao instalar, consertar ou manusear a antena da sua casa, escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. Cuidado para não tocar na rede elétrica.Brincar com a pipa - ou com o perigo ?
Ao empinar pipas, escolha locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.
Construir longe dos fios – ou destruir sua vida?Ao construir ou reformar, atenção e cuidado com a rede elétrica. Mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames.
Morrer legal – ou morrer na ligação ilegal? Ao fazer ligações na rede elétrica, entre em contato com a sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas.
Trabalhar longe dos fios – ou perto do perigo?Ao utilizar máquinas e equipamentos agrícolas, cuidado com a rede elétrica. Sempre observe uma distância segura da rede elétrica. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes. (Com informações da Abradee){{banner-interno}}
Nesta terça-feira, 12 de agosto, acontece a segunda sessão ordinária do semestre da Câmara Municipal de Cataguases onde estão previstos serem votados três projetos de lei, todos de autoria dos próprios vereadores. Além disso, deverão ser definidas quarenta e cinco pessoas que serão agraciadas com o título de Cidadão Honorário de Cataguases e os Beneméritos. O projeto de lei mais significativo da sessão é o de autoria do vereador José Augusto Titoneli. Ele pretende regulamentar a publicidade em ônibus urbano de Cataguases e recebeu o número 25/2014. Outros dois projetos de lei são de autoria dos vereadores Fernando pacheco Fialho e Antônio Batista Pereira, o Beleza. Ambos sugerem ao Executivo denominar rua, sendo que o primeiro indica o de Célio Moreira da Costa, ex-vereador recentemente falecido.
Ainda na mesma sessão será votado o projetos de decreto legislativo que concede títulos de cidadania honorária e benemérita a pessoas que não tendo nascido em Cataguases, aqui realizam serviços que se destacam e contribuem para o desenvolvimento do Município. Cada um dos quinze vereadores indica trêm nomes totalizando quarenta e cinco agraciados. O título de Cidadão Benemérito é limitado a três, sendo que um dos agraciados será o empresário Ivan Müller Botelho. A entrega dos títulos vai acontecer durante as comemorações de aniversário de Cataguases.{{banner-interno}}
Agora é lei. Desde o dia 05 de agosto, é vedado a profissionais de saúde de Minas Gerais utilizar o jaleco fora de ambientes hospitalares. A ideia da nova regra é evitar que esses materiais, assim como luvas e outros de proteção individual, atuem como propagadores de doenças.
A nova lei (21.450, de 4/8/2014), sancionada pelo governador Alberto Pinto Coelho no dia 4 de agosto, altera o Código de Saúde de Minas Gerais, acrescentando às obrigações dos estabelecimentos de saúde "zelar pelo uso adequado das vestimentas de biossegurança e dos equipamentos de proteção individual e não permitir que os funcionários deixem o local de trabalho utilizando-os".
A norma afirma que as instituições médicas podem ser notificadas se os profissionais forem flagrados usando os equipamentos de proteção individual fora do ambiente de trabalho. Entretanto, não esclarece qual será o órgão fiscalizador. (Com informações da Assessoria de Comunicação da ALMG e Ubá em Pauta){{banner-interno}}