A sessão ordinária da Câmara Municipal, do dia 12 de agosto, teve sua pauta alternada devido a dois requerimentos de urgência, que exigiram atenção dos vereadores. Entre eles, o apelo feito por vários empresários locais para que o legislativo dê preferência para que o projeto de lei sobre o Código de Zoneamento Urbano seja votado na próxima sessão, no dia 19. A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Mesa Diretora, Fernando Rodrigues do Amaral.
O outro requerimento, pedido por Walmir Linhares, solicitou a presença do coordenador da Catrans, órgão municipal responsável pelo trânsito e transporte em Cataguases, Capitão Hélio de Andrade, para dar explicações sobre o que será feito em relação às linhas de ônibus suspensas por decisão judicial no município. Os dois pedidos de urgência foram aprovados pela Câmara, em apelo para a votação do projeto referente ao Código de Zoneamento Urbano, os empresários Sertório Duarte, Humberto Lanzieri e Camilo Vicente, se pronunciaram na Tribuna da Câmara."Queremos que alguns locais, como a Avenida Astolfo Dutra, principalmente a região do Vicking Lanches, sejam uma zona mista, onde o comércio é autorizado. Tenho certeza que todos aqui querem o progresso de Cataguases, esta cidade está engessada e precisamos fazê-la crescer", disse Sertório Duarte (foto ao lado). Já Humberto Lanzieri (foto abaixo) pediu espaço para o comércio, para que este não fique limitado ao centro urbano e possa expandir para outros bairros, contendo assim o aumento do valor dos alugueis nesta região.
Na ocasião, os vereadores também votaram em regime de tramitação de urgência, o projeto do executivo sobre o REFIS, Programa de Recuperação Fiscal. Trata-se de um regime de parcelamento de débitos fiscais para pessoas jurídicas com dívidas perante a Secretaria da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e o Instituto Nacional do Seguro Social. "O programa vai dar mais possibilidades aos munícipes, que estão com o IPTU atrasado, de pagarem em parcela única com desconto. Ele facilita o pagamento de determinados tributos municipais. O que nós aprovamos hoje vai permitir o parcelamento e a exclusão de algumas multas, caso o IPTU seja pago em parcela única" explicou o vereador Maurício Rufino.De volta à pauta inicial, o primeiro projeto votado e aprovado, de número 25/2014, de autoria de José Augusto Titoneli, é referente à publicidade em ônibus coletivos urbano. Neste projeto as empresas de transporte coletivo tem autorização de explorar a publicidade e propagandas nos ônibus, em seus vidros traseiros e em vidros que separa o motorista dos passageiros, obedecendo a determinadas condições. Desta forma, segundo o autor, parte dos recursos obtidos com a publicidade, será repassada à prefeitura e o restante para as empresas que veicularem as publicidades.
Na sessão, os projetos de lei de número 27 e 27/2014, propostos por Antônio Batista Pereira (Beleza) e Fernando Pacheco foram unificados por conterem o mesmo conteúdo. Trata-se da autorização para que a Rua Projetada nº 11, no bairro Santa Clara, seja denominada Rua Vereador Célio Moreira da Costa. A homenagem é ao líder comunitário que exerceu a função de vereador por três mandatos e era aposentado da Companhia Mineira de Papéis, onde trabalhou por 33 anos. Ele faleceu no dia 02 de abril de 2014, aos 75 anos de idade.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Ubá e Tocantins passaram a noite inteira em intensas buscas aos dois suspeitos de terem matado a tiros, na noite desta terça-feira, 12 de agosto, o soldado da PM, Edwilson de Souza Ramos, de 34 anos de idade. O crime aconteceu no centro de Tocantins (MG), após ele abordar uma motocicleta em situação suspeita. Ele teria levado dois tiros à queima roupa e morreu a caminho do Hospital Santa Isabel, em Ubá.
O clima em Tocantins é de comoção pela morte do policial, tido pelos colegas como um profissional sério e uma pessoa tranquila. Como as informações a respeito do caso ainda não são conclusivas, as pessoas se perguntam o motivo do crime. Segundo informações preliminares, o soldado Edwilson teria saído, de motocicleta, para atender a um chamado minutos antes de encerrar o seu turno de trabalho (19 horas).Ao localizar os suspeitos, na rua Prefeito Conrado Roberti, que também estavam em uma moto, o militar deu ordem de parada. No momento em que Edwilson apoiou o pé no chão para descer da motocicleta, o carona teria efetuado três disparos em sua direção. Pelo menos um deles atingiu o pescoço da vítima, que usava capacete. Mesmo baleado, o policial ainda seguiu de moto em direção ao Destacamento, mas caiu na Travessa Brás Cataldo, a cerca de 150 metros do destino.
Durante toda a madrugada as buscas se concentraram nas imediações da cidade de Piraúba, mas até o momento, ninguém foi encontrado. As investigações continuam. O policial Edwilson residia em Juiz de Fora e deixa esposa e dois filhos. Ele atuava em Tocantins desde 2011. (Com informações e fotos de Ubá em Pauta)
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Saúde implantou o Laboratório de Prótese Dentária que confeccionará próteses mandibular e maxilar parcial removível, coroas, intrarradiculares fixas (os chamados pinos) e adesivas.
Indica-se a prótese quando as condições para se recuperar um dente não existem. Ela devolve a função de mastigação correta dos alimentos, o que por consequência previne e até elimina problemas digestivos, avalia a nutricionista Flávia Ribeiro Pereira. Isso sem falar no extermínio de bactérias e a prevenção de infecções advindas de uma dentição em mau estado de conservação, completa o coordenador de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Alvim.
Na avaliação da fonoaudióloga, Daniela de Castro Couto, vários fatores levam a uma boa dicção e um deles é a boa formação dentária, que torna a fala mais clara e perceptível. É claro que uma dentição completa tem efeito sobre a auto-confiança nas relações pessoais e de trabalho por que isso aumenta a auto estima. Um sorriso aberto é a demonstração clara de que a pessoa está bem consigo mesma, por que isso faz parte da estética, do dia a dia nosso, arremata a psicóloga Ana Paula Neto Rodrigues.
O dentista José Roberto Amaral Junqueira, responsável pela moldagem das próteses requeridas pelos dentistas da rede pública, diz que é gratificante ver a satisfação dos pacientes. "É uma mudança positiva de postura, pois ele recupera a função mastigatória, fonética e estética, e consequentemente a auto estima", finaliza.
- O atendimento das exigências administrativas e sanitárias para a implantação deste laboratório foram trabalhosas para serem cumpridas, porque não era uma dependência só do município, mas também de outros profissionais de empresas privadas. O prefeito, José Roberto, nos cobrava diariamente uma solução, mas conseguimos pela união de vários setores da secretaria de saúde e da prefeitura. Hoje, o laboratório de prótese é uma realidade conquistada para a população, completa a secretária de saúde, Lúcia Gama.{{banner-interno}}
Novas informações acabam de chegar à redação do Site do Marcelo Lopes sobre a morte, a tiros, do soldado da Polícia Militar Edwilson de Souza Ramos. Ele tinha 34 anos, era natural de Juiz de Fora (MG) e deixa dois filhos. Ele estava na PM havia seis anos. Seu irmão também é da Polícia Militar de Minas Gerais e serve em Juiz de Fora. O crime teria acontecido por volta das 19h45 min e o motivo com o qual os policiais estão trabalhando seria represália a uma prisão anterior dos agora suspeitos.
De acordo ainda com o que foi apurado até o momento nas investigações que continuam em andamento, a vítima teria feito uma abordagem aos ocupantes de uma motocicleta e neste momento, o rapaz que estava na garupa teria efetuado os disparos. Todo o efetivo policial do 21º Batalhão de Polícia Militar de Ubá está à procura dos suspeitos. O crime já está causando forte repercusssão na região e no meio policial.
Mais notícias a qualquer momento.
NOTA DA REDAÇÃO: Matéria atualizada às 12h13min de 14 de agosto de 2014, após a polícia militar conncluir que os possíveis suspeitos não participaram do crime.{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Tocantins e a Assessoria de Comunicação do 21º Batalhão de Polícia Militar em Ubá, confirmaram, agora a pouco, o assassinato do soldado Edivilson de Souza Ramos, idade ainda não divulgada, que teria ocorrido por volta das 19h45min.
De acordo com as informações preliminares, a vitima trabalhava em Tocantins e fazia patrulhamento motorizado com um colega no centro da cidade quando dois homens em uma motocicleta Yamaha Fazer, vermelha, passaram efetuando os disparos seguindo em alta velocidade em direção a Ubá. O soldado teria sido atingido por um ou dois tiros, sendo que um acertou sua cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.
Policiais civis e militares estão no local do crime neste momento, além da perícia técnica da Polícia Civil. Dois suspeitos já teriam sido identificados mas a PM ainda não divulgou seus nomes para não atrapalhar as investigações. Ainda não se sabe o que teria provocado o homicidio. Edivilson trabalhou anteriormente em Pedra do Anta e estava a pouco tempo em Tocantins. O crime teria ocorrido por volta das 19:45 horas.
Outras informações a qualquer momento.{{banner-interno}}