Com a presença de prefeitos da região e grande público, foi aberta na noite desta quinta-feira, 14 de agosto, pela prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes, a Exposição de Itamarati de Minas e Festa do Cavalo. O evento é organizado pela Prefeitura daquela cidade sob a coordenação de Elaine Ferraz, Secretária Municipal de Ação Social e Desenvolvimento Econômico e realizado pela Pró 1 Produções Artísticas, com extensa programação até o próximo domingo. A festa de abertura contou com a apresentação do radialista Gomes e com um desfile de moda infanto-juvenil que arrancou aplausos da plateia. Logo após a solenidade o público assistiu ao show da banda Exige o Tom e ao DJ Morango.
Estiveram presentes os prefeitos de Astolfo Dutra, Arcílio Venâncio; Cataguases, Cesinha Samor; Dona Euzébia, Itamar Ribeiro (o Mazinho); Rodeiro, Luiz Medeiros; São João Nepomuceno, Célio "Balainho" e a de Volta Grande, Eliana Quintão. Também prestigiaram a cerimônia de abertura os vereadores de Itamarati de Minas que tiveram seu trabalho destacado pela prefeita Tarcília Fernandes durante seu discurso. Conforme afirmou "comigo aqui estão os vereadores que trabalham pela nossa cidade".Também estiveram presentes diversos convidados como o gerente da Caixa Econômica Federal em Cataguases, José Romero Barbosa; o produtor cultural Fausto Menta; a mãe da prefeita, Norma Fernandes, que aos 86 anos de idade esbanjou simpatia e atenção a todos os convidados; o vereador em Cataguases, Vinicius Machado; o sócio proprietário da Pró 1, Anderson Prado (foto ao lado com Tarcília); o Chefe de Gabinete do prefeito de Cataguases, Tomaz Esteves; o Assessor Especial do prefeito de Cataguases, Alex Carvalho; secretários municipais de Itamarati de Minas, e o presidente do Circuito Turísticos Serras e Cachoeiras, Bento Moreira.
Entre os convidados, a primeira a discursar foi a prefeita de Volta Grande, Eliana Quintão. Ela contou as dificuldades pelas quais os municípios estão vivendo atualmente e revelou que Tarcília, sua colega anfitriã, viajava a Belo Horizonte e a Brasília "de carona com os outros prefeitos da região, inclusive comigo, porque a prefeitura tinha outras prioridades e não podia comprar um veículo para transportar a prefeita". Eliana também pediu união de todos para que Itamarati continue neste caminho de desenvolvimento. O prefeito de Dona Euzébia, Mazinho, também destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios e elogiou o esforço de Tarcília para realizar aquela festa, "a maior desta cidade", assegurou.Tarcília, fez um discurso pautado pela emoção, onde pontuou as dificuldades que vem superando a cada dia em seu governo. Minutos mais cedo, um vídeo foi exbidio mostrando suas realizações em pouco mais de um ano e meio à frente do Executivo. Outra situação que ela destacou é a onda de denúncias feitas ao Ministério Público com as quais tem que conviver. "Nós respondemos a todas essas denúncias e, apesar delas atrasarem nosso trabalho, vamos vencendo estes obstáculos porque amamos esta terra e trabalhamos unicamente para o povo de Itamarati", frisou. Sobre o fato de ter viajado de carona com outros prefeitos e até mesmo em ônibus de carreira, Tarcília disse que isso em nada a desmecere. "Não tenho vergonha de andar de ônibus para atender a nossa população", destacou. Ao final agradeceu o apoio dos vereadores e disse que a união é o caminho para vencer as dificuldades e desejou a todos uma ótima festa.
Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Após intensas buscas na região que contaram com um efetivo de mais de cem policiais, foram capturados na manhã e começo da tarde desta quinta-feira, 14 de agosto, os dois acusados de terem assassinado a tiros o soldado Edwilson de Souza Ramos, de 35 anos de idade, na cidade de Tocantins (MG). Outros dois homens também foram presos, sendo um sob acusação de favorecimento à fuga e outro que teria fornecido a arma do crime a um dos acusados.
Pela manhã os policiais localizaram e prenderam na localidade conhecida como Barro Branco, próximo a Tocantins, Luiz Henrique Caporal (o Lulu), 21 anos de idade, que teria sido o autor dos disparos contra o PM. No começo da tarde, o segundo acusado também foi preso. Albert de Oliveira Basques, de 20 anos de idade, dirigia a motocicleta na hora do crime e foi encontrado em uma residência, no Bairro Grama, também em Tocantins. Os dois foram levados para a Delegacia de Polícia naquela cidade onde uma multidão os aguardava.
Também foram presos outras duas pessoas: Wesley Ferreira, vulgo "Oreia", de 23 anos, teria fornecido a arma do crime e Cléber Coelho Martins, de 36 anos, é acusado de ter acolhido em sua casa os acusados e por posse ilegal de munição. Uma quinta prisão ocorreu em Piraúba, para onde se deslocaram diversos policiais, dentre eles o Sargento Andrade e o Cabo França, da unidade de Cataguases. Lá os PMs localizaram "Erê", Leandro Tavares Gomes da Silva (foto ao lado), que teria mantido contato com Lulu. Ao chegarem na residência, os policiais se posicionaram e aguardaram sua saída, o que aconteceu minutos mais tarde, tendo sido abordado pelos militares que encontraram em seu poder substâncias parecidas com maconha. Ele foi preso por tráfico de drogas.
No celular de Erê também haviam gravações de comunicação exclusiva da Polícia referentes ao homicídio do policial e uma música, supostamente produzida pelo próprio Erê, ironizando a morte do PM, cujo refrão diz "nós tá feliz, mataram um PM em Tocantins... morre filho da puta". Erê disse conhecer Lulu, mas negou ter mantido contato com ele.
Às 9 horas da manhã desta quinta-feira, 14, foi sepultado em Juiz de Fora, o policial morto pelos acusados presos esta tarde. O clima era de comoção. Além de familiares, um grande número de policiais estiveram presentes para prestar a última homenagem ao colega.{{banner-interno}}
Realizado há 04 anos na cidade, o tradicional passeio ciclístico do HC Saúde, plano de saúde do Hospital de Cataguases, vai acontecer no próximo domingo, 17 de agosto, às 08 horas. O evento é em comemoração ao dia nacional da saúde, 05/08, e pretende receber mais de 400 pessoas, entre colaboradores do HC, seus familiares e público em geral.
A saída e chegada serão em frente ao centro médico e o percurso é de 06 quilômetros dentro do perímetro urbano. Cada participante vai ganhar uma camisa e um kit de lanche, também haverá com sorteio de brindes ao final do passeio. "O passeio, além de estimular a atividade física e hábitos saudáveis, é uma forma de divulgar o HC Saúde, plano do Hospital", disse a colaboradora HC Saúde, Denise Miranda.
O trajeto do passeio terá inicio na Av. Cel. Antonio Augusto de Souza, em seguida Praça Rui Barbosa, Praça Santa Rita, Rua Dr. Francisco de Barros, Av. Astolfo Dutra, Praça Governador Valadares, Rua Cleto da Rocha, Av. Eudaldo Lessa, Rua Tenente Luiz Ribeiro, Av. Guido Marliere, Rua Francisco Antônio Leonardo, Rua Visconde do Rio Branco, Av. Rotary, Rua Francisco Rossi e Rua Major Vieira.
Patrocina este evento o Grupo de Trabalhos de Humanização do Hospital, GTH, e tem o apoio de diversos lojistas da cidade.
{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases, válidas até segunda-feira, 18/08/14.
4 COSTUREIRA1 AUXILIAR DE PADEIRO OU PADEIRO2 VENDEDOR EXTERNO1 SERRALHEIRO OU AUXILIAR1 SERVIÇOS GERAIS1 ESTÁGIO EM INFORMÁTICA
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente de Cataguases, realizou a 1ª Gincana Ambiental voltada ao recolhimento e correta destinação de pilhas e baterias inúteis. No total, foram arrecadados 690,15kg desses materiais, através do trabalho de conscientização e mobilização social que contou com participação das Escolas Municipais Professor Antônio Amaro, Lysis Brandão (CAIC), Manoel Pais Tiago e Vigário Cassimiro, bem como das Escolas Estaduais Coronel Vieira e Marieta Soares Teixeira.
Os resultados da ação praticada em benefício da preservação ambiental foram divulgados na manhã de quarta-feira, 13 de agosto, na Chácara D. Catarina, onde a professora Patrícia Viana, representando a Escola Municipal Manoel Pais Tiago, recebeu do Sargento Emerson o troféu de 1º lugar da gincana e o cheque simbólico no valor de mil reais, destinados à instituição vencedora.
Para ganhar, a Escola Municipal Manoel Pais Tiago, localizada no distrito de Vista Alegre, arrecadou mais da metade (375,45 kg) do total de pilhas e baterias obtido na gincana e isso só foi possível graças à mobilização e envolvimento ímpar dos professores, alunos e pais, segundo revelou a Assessoria de Comunicação Organizacional da Polícia de Meio Ambiente em Cataguases, acrescentando que todo o material recolhido será encaminhado à Empresa Votorantim, especializada em reciclagem.
A 1ª Gincana Ambiental foi realizada no âmbito do projeto "ENERGIA LIMPA, PILHA LEGAL", que objetiva a preservação ambiental e a prevenção ao crime e infração contra o Meio Ambiente. Nesse sentido, a Polícia Militar de Meio Ambiente entende que a destinação correta de pilhas e baterias para a reciclagem é fundamental, porque elas são compostas por metais maléficos à saúde do ser humano e nocivos ao meio ambiente, como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. (Fotos gentilmente cedidas pela Polícia Militar do Meio Ambiente)
Veja mais fotos do evento.
{{banner-interno}}