Após receberem denúncias anônimas pelo telefone 190, e apoio do serviço de inteligência da PM, os policiais militares, sargento Andrade, cabo Alexsandro e soldado Jean Pierre, localizaram e prenderam dois rapazes por tráfico de drogas, além de apreenderem o produto ilegal, em uma operação realizada no começo da noite desta terça-feira, 19 de agosto.
A denúncia informava sobre um rapaz conhecido pelo apelido de "Doguinha", cataguasense que reside atualmente em São João Nepomuceno(MG), estaria vindo para Cataguases junto de outro colega para comprar droga. "Doguinha" é conhecido do meio policial na cidade por já ter se envolvido como diversas práticas ilegais, conforme destacaram os policiais. A denúncia feita ao telefone da polícia revelava, inclusive, o nome da pessoa que lhes forneceria a droga.
A equipe de policiais montou um cerco na rodovia MG-285, estrada que liga Cataguases à localidade Barão de Camargo e ao avistarem os dois rapazes em uma motocicleta Honda Titan, placa HFQ-2770, daquela cidade, iniciaram um rastreamento, mas quando o rapaz que viajava atrás na moto percebeu a aproximação da polícia, o condutor aumentou a velocidade do veículo até desaparecer da visão dos policiais. Neste momento, o comandante da Operação, Sargento Andrade, pediu para o motorista da viatura entrar em uma estrada de terra que dá acesso à sede da AABB Campestre e, após percorrerem mais alguns metros neste atalho, avistaram novamente a moto, agora, com apenas um ocupante.Os policiais alcançaram a motocicleta e fizeram a abordagem. Mais adiante viram "Doguinha" andando a pé. Ele, ao perceber que também seria alcançado pelos PMs, desfez-se de uma sacola plástica arremessando-a em um bambuzal próximo. Enquanto parte dos policiais faziam as buscas nos suspeitos, o sargento Andrade e o cabo Alexsandro localizaram no meio do mato a sacola que guardava em seu interior significativa quantidade de substância análoga a cocaína, que renderia cerca de duzentos papelotes.
Após serem revistados, foram encontrados com "Doguinha" R$114 em dinheiro e dois aparelhos de telefone celular. Com o condutor da motocicleta identificado como sendo Alan Fernandes da Silva, estavam em seu poder R$220 em dinheiro e um celular. A Polícia Militar de São João Nepomuceno informou que Alan tem envolvimento com o tráfico de drogas naquela cidade. Os dois foram presos em flagrante por tráfico e levados até a Delegacia de Polícia em Leopoldina, juntamente com o material apreendido, onde prestaram depoimento ao delegado de plantão que ratificou o flagrante. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cataguases, Sinserpu, agora pode contar com um veículo para a realização de suas atividades. O modelo Corsa, ano 2008, foi concedido pela Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais, a FESERP-MG. A entrega ocorreu durante a 3ª plenária daquela entidade na Zona da Mata, realizada no dia 13 de agosto, em Cataguases, com a presença do prefeito José César Samor.
Segundo a presidente do Sinserpu, Maria Lúcia Silva, o veículo foi adquirido via contrato de comodato, ou seja, o carro pertence à FESERP, mas ficará em Cataguases, no sindicato. O veículo também atenderá as cidades de São João Nepomuceno, Leopoldina e Rio Pomba. "O veículo não é patrimônio do Sindicato, mas servirá de uso para a entidade enquanto houver vínculos de filiação com a Federação, cumprindo as regras estabelecidas", explicou a presidente.
Cedido para fins de atendimento sindical, nos setores de trabalho dos servidores das prefeituras citadas, o carro poderá ser utilizado a serviço das escolas municipais, postos de saúde, almoxarifados, gabinetes de executivos da base sindical, reuniões em câmara quando se fizer necessário a presença do sindicato, assembleias e cursos promovidos pela federação. Quando os sindicatos das outras cidades precisarem do veículo, farão uma requisição prévia de uso. Ele então será deslocado para a prestação do serviço, retornando posteriormente a Cataguases.
No momento o carro está sendo guardado em uma garagem alugada, mas o Sinserpu está concentrando seus esforços para adquirir, em no máximo três anos, uma sede para a entidade. O trabalho atualmente é desenvolvido em salas alugadas, em um prédio na Praça Rui Barbosa. "Nosso objetivo maior é a conquista de uma sede própria, como patrimônio maior do sindicato. Quando isso for possível, diversos benefícios se estenderão aos associados, entre eles os serviços de reforço escolar aos dependentes, consultório médico e odontológico, cursos diversos como: corte costura, bordados e culinária.", disse Maria Lúcia.
{{banner-interno}}
Em 2015, o município de Recreio receberá pela primeira vez em sua história os recursos do ICMS Esportivo do Governo de Minas. O benefício entrou em vigor em 2009, através da Lei 18.030, sendo concedido às cidades que mais investem no esporte em todo o Estado de Minas Gerais.
Para receber a parcela deste benefício os municípios precisam comprovar investimentos na área esportiva, assim, conquistam pontos junto ao Governo do Estado que são somados até alcançarem o mínimo necessário para terem direito aos recursos.
Neste sentido, a Prefeitura daquela cidade cadastrou as atividades esportivas desempenhadas no ano de 2013, entre elas o Campeonato de Futsal, Evento de Cicloturismo, Campeonato de Futebol, Corrida Rústica e outras. Além das atividades é necessário comprovar o funcionamento do Conselho Municipal de Esportes.
A partir do início do recebimento dos recursos, a prefeitura de Recreio pretende trabalhar os eventos esportivos com mais qualidade e organização, segundo informou sua assessoria de comunicação social.
MELHORIA EM ESTRADA: A Prefeitura de Recreio começou esta semana a execução de melhorias na estrada entre o município e o distrito de Angaturama, como já havia sido proposto aos moradores e produtores rurais daquela localidade, em reunião realizada no dia 2 de julho, no Centro Comunitário.
Na estrada, os trabalhadores estão desobstruindo as saídas de água para as várzeas, o caminhão caçamba está depositando saibro nos trechos que há a necessidade e a motoniveladora está aplainando o terreno. Segundo o secretário de desenvolvimento urbano, Ronaldo Luís Machado Silva, após executar o serviço na estrada que dá acesso ao distrito de Angaturama, as melhorias serão direcionadas ao povoado do Barreiros. (Foto cedida pela Assessoria de Comunicação da PMR){{banner-interno}}
Será realizada hoje, 19 de agosto, às 18h30, na Praça Rui Barbosa, a pré-estreia do filme "O Menino no Espelho" de Guilherme Fiúza Zenha, em uma sessão para lá de especial com a presença de Mateus Solano, ator do filme, que ganhou status de verdadeira celebridade por seu papel como Félix na novela "Amor a Vida". O produtor André Carreira, o diretor Guilherme Fiúza Zenha e parte da equipe do filme também participam da sessão de pré-estreia. "O Menino no Espelho", baseado na obra de Fernando Sabino, foi rodado em Cataguases, entre maio e agosto de 2012. Na ocasião das filmagens, edificações como a sede dos Correios foram modificadas para compor o cenário que simulava com perfeição a cidade de Belo Horizonte dos anos 30, graças ao trabalho cuidadoso da direção de arte de Oswaldo Lioi. Os atores Mateus Solano e Regiane Alves contracenaram com um elenco infantil, cuja principal estrela é Lino Facioli, um ator com experiência internacional que atua na renomada série Game of Thrones. Mas a prata da casa também brilhou na participação do jovem ator cataguasense Murilo Quirino, cuja performance arrancou muitos elogios do diretor Guilherme Fiúza Zenha. Agora é a vez do público cataguasense e de todos aqueles que trabalharam na produção do filme terem a oportunidade de assistir o resultado deste lindo projeto. Esta ação é uma iniciativa da Energisa e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, juntamente com parceiros estratégicos como a Fábrica do Futuro, o Sebrae e um Consórcio Intermunicipal de Cultura com as prefeituras de Cataguases, Itamarati de Minas e Muriaé, se uniram para tornar a Zona da Mata de Minas Gerais um polo audiovisual. (foto: Divulgação){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizará sessão ordinária a partir das 18h30 dessa terça-feira, 19 de agosto, quando diversas proposições deverão ser apreciadas em plenário. Dentre os assuntos em pauta está o Projeto de Lei nº 51/2014, de autoria dos vereadores Fernando Rodrigues do Amaral e Vinícius Machado, que visa alterar o artigo 2º da Lei 4.118/2014, a qual modificou o parágrafo único do artigo 11 da Lei 2.427/95, referente ao Código de Zoneamento, Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano.
De acordo com o artigo 2º da Lei 4.118/2014, ficou sendo Zona Preferencialmente Residencial 1 (ZPR1) "as Avenidas Melo Viana, Humberto Mauro, Arthur Cruz, entre Avenida Astolfo Dutra e Rua Dr. Tácito Andrade, e Astolfo Dutra, entre Rua Dr. Francisco de Barros e Avenida Artur Cruz". Caso a proposta descrita no Projeto de Lei nº 51/2014 seja aprovada, será ZPR1 "as Avenidas Melo Viana, Humberto Mauro, Arthur Cruz e Rua Dr. Tácito Andrade".
Dessa forma, uma parcela da Avenida Astolfo Dutra também será legalmente considerada como área comercial, correspondendo à realidade atual em que se encontra aquele local, onde funciona, por exemplo, o Viking Lanches, o qual está sendo alvo de processo judicial, dentre outros fatores, porque está situado em uma Zona Preferencialmente Residencial, conforme Código de Zoneamento, Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano. Ainda na reunião ordinária desta semana, poderão ser apreciados dois Projetos de Lei que dispõem sobre denominação de logradouro público, bem como a proposição do vereador Luiz Carlos da Silva Sodré, a qual é um Substitutivo ao Projeto de Lei nº 11/2014 (Institui penalidade para os proprietários de bens móveis em geral em que sejam encontrados focos de Mosquito Aedes Aegypti e dá outras providências).
Além disso, dois Projetos de Resolução também estão previstos para votação. Pela Ordem do Dia, o primeiro deles, de autoria do vereador Serafim Couto Spíndola, recebe o nº 02/2014 e objetiva denominar de "Emanuel Carvalheira Peixoto" o Plenário da Câmara Municipal de Cataguases. Já o outro, identificado com o nº 05/2014, é proposição da Mesa Diretora e dispõe sobre o Orçamento Programa para o Exercício Financeiro de 2015 da Câmara Municipal de Cataguases.
De acordo com o artigo 1º dessa proposição, "fica aprovado o Orçamento Programa da Câmara Municipal de Cataguases – MG, para o exercício financeiro de 2015, para fins de Consolidação junto ao Poder Executivo Municipal, no valor de R$ 4.631.431,20, que se promulga juntamente com esta Resolução e da qual passa a ser parte integrante". Ainda conforme o texto desse Projeto, o Poder Legislativo fica autorizado a "abrir Créditos Suplementares até o limite estabelecido no Orçamento Geral do Município para reforçar dotações que tornarem insuficientes, podendo para tanto, anular total ou parcial dotações orçamentárias".
{{banner-interno}}