Começa na segunda-feira, dia 25 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. Os alunos e assistidos da entidade vão participar, entre os dias 25 e 30 agosto, de diversas atividades recreativas nas áreas de música, dança, esporte, lazer e palestras para pais.
Na abertura da programação, às 18 horas, haverá o culto ecumênico, também aberto ao publico, quando serão apresentados os alunos "Auto-defensores", selecionados para representar a instituição nos eventos da federação. No dia 26 eles farão um passeio com o grupo Doutores Cura-Cura até o Horto Florestal. A quarta-feira será o "Dia da Beleza", com direito a cabeleireiro, maquiador e lanche. À tarde o palestrante José Pio vai falar para os pais sobre o seu projeto de Acessibilidade.
No dia 28 o cantor Magno Lima fará um show para os assistidos e, no dia 29, confraternização entre alunos e professores. A semana encerra no dia 30, na Praça Rui Barbosa, com a apresentação do Bloco Maracatu, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Grupo de Bate Pau do Pró-Idoso e atividades recreativas, as partir das 9 horas.
Atualmente a APAE possui 227 alunos, de acordo com a diretora da Escola Oficina Iracema Menezes, Elizabete Ornelas. A Semana da Pessoa com Deficiência, além de proporcionar atividades de lazer para seus integrantes, tem como o objetivo atrair o olhar da população para a instituição. "A federação realiza este evento anual para chamar a atenção da sociedade e mostrar que a entidade existe e é filantrópica, ou seja, depende de doações. As pessoas devem conhecer o nosso trabalho e se conscientizarem de que é preciso ajudar", disse Elizabete.A APAE é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviço na área de saúde e educação, e em 2014 completa 60 anos de existência no país. Este ano, em parceria com o Hospital de Cataguases, a APAE por meio de seu setor de Saúde, está atendendo o público Neonatal. São crianças 0 a 6 anos de idade que recebem a estimulação precoce e tem a oportunidade de serem atendidas desde o nascimento.
Quem quiser apoiar, existem diferentes formas de ajudar a instituição: pagamento de carnê e depósito em conta bancária. No ultimo dia da semana, 30 de agosto, haverá um espaço para cadastro para os interessados. O telefone para mais informações é (32) 3421 – 2999. Na foto ao lado estão Ludmilla Madeira - Supervisora do turno da tarde; Elizabete Dornelas, Diretora da Escola Oficina Iracema Menezes e Aline Carli, Secretária da área de Saúde, todas, da APAE em Cataguases.
Apaestel: A Apae também convida para a festa Apaestel, uma feira de pasteis com renda revertida para a instituição. Acontece no dia 5 de setembro, sexta-feira, na Praça Jacy de Abreu Lopes, a pracinha do Menezes. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
{{banner-interno}}
Ao lado do prefeito de Cataguases, Cesinha Samor e do prefeito de Santana de Cataguases, Luiz Mathias, e de lideranças do PCdoB, o candidato ao governo de Minas, Fernando Pimentel chegou à Praça Rui Barbosa, às 14h25min desta sexta-feira, 22 de agosto. Ele veio de Leopoldina onde também fez um passeio na zona central daquela cidade.
Participavam da comitiva o candidato a vice-governador, Toninho Andrade; o postulante ao Senado federal, Josué Alencar; os deputados federais Margarida Salomão e Reginaldo Lopes, que buscam a reeleição, além de Wadson Ribeiro. Ao chegar à cidade ele foi recebido pelo presidente do PT local, Sebastião Ruy de Almeida, o Tatá, pelo vice-prefeito Sérgio Recepute Gouvêa e pelos vereadores Geraldo Majella Mazini, Fernando Amaral, Paulo Aritana e Luiz Carlos Sodré, o Russo.Antes de iniciar o passeio pelo Calçadão da Rua Coronel João Duarte, Pimentel recebeu um documento das mãos do presidente do PT em Cataguases, Sebastião "Tatá", pedindo a intermediação dele na solução para o término da obra que dá acesso à estrada para Leopoldina no bairro Taquara Preta (estrada da Empa) e concedeu uma coletiva à imprensa quando destacou os principais pontos de seu plano de governo e, também, para a Zona da Mata, com um toque de crítica ao atual governo do estado. Abaixo estão os principais trechos da entrevista.
Crítica"Nesses últimos doze anos o que nós assistimos em Minas Gerais foi o Governo do Estado ficar de costas para o interior, para as regiões, não só para Zona da Mata, para todas as regiões de Minas. Nós percorremos agora na campanha o Estado inteiro e a queixa é a mesma. Fizeram um governo ausente, um governo omisso, um governo que não se envolveu e não priorizou o trato com as regiões do estado com suas especificades, suas características".Propostas"Nós vamos fazer um governo regionalizado. De fato, regionalizado. Nós vamos criar as coordenações regionais de governo que vão reunir não apenas gestrores públicos mas representantes da sociedade civil de cada região. Essas coordenações terão autonomia orçamentária, terão poder de fato para implantar as prioridades de cada região e o governo central simplesmente tem que acompanhar isso, apoiar porque Minas são muitas, as regiões são diferentes e tem que ser respeitadas da forma como elas são."
Zona da Mata"Na Zona da Mata a principal queixa hoje é a ausência de um projeto de desenvolvimento econômico; a tributação em Minas, o ICMS mineiro é o mais caro, o mais abusivo do Brasil, tá expulsando as empresas do estado, especialmente aqui, que é fronteira com o Rio de Janeiro e com o Espírito Santo mais em cima. Nós estamos perdendo empresas para estes dois estados. Então nós vamos descruzar os braços, rever a tributação, colocar programas de incentivo e de fixação de empresas, de emprego e de renda na Zona da Mata. Vamos cuidar da segurança que tá abandonada também. A droga hoje está assolando as cidades, não só da Zona da Mata, mas do estado inteiro e nós não assistimos a uma ação efetiva da Polícia que está sem efetivo e sem condições de trabalho e não assistimos também a construção dos centros de reabilitação de apoio aos dependentes químicos".Saúde"O governo nesses doze anos não priorizou a saúde e perseguiu os municípios que não estavam politicamente alinhados com o governo do estado. Nós vamos corrigir isso. O Estado vai tratar igualmente e vai assumir a responsabilidade que tem com a saude: vamos terminar os hospitais regionais e construir os centros de especialidades médicas em cada microrregião do estado com consultórios apropriados, com exames sofisticados para a população. Nenhum mineiro nem mineira vai ficar distante mais de 80 quilômetros de uma consulta especializada ou de um exame mais sofisticado. É esse o projeto e nós podemos fazê-lo perfeitamente em quatro anos".
EducaçãoA Educação nós precisamos recuperar a carreira do magistério que foi destruída nesses doze anos de PSDB no governo, né? Tem que pagar o piso nacional dos professores, estimulá-los a trabalhar... A educação vai muito mal em Minas Gerais; Esta história de dizer que a Educação de Minas é uma referência pro Brasil é uma mentira, não é verdade. Nós sabemos disso. O magistério hoje está desmotivado, desvalorizado, eu diria até humilhado e nós vamos recuperar isso dialogando com a categoria e fazendo um projeto de Educação que leve em conta as características também de cada região do Estado". (Com fotos de Paulo Victor Rocha e Marcelo Lopes)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Nos próximos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Polo Audiovisual movimenta a Zona da Mata mineira com a realização de três eventos nas cidades de Itamarati de Minas, Muriaé e Cataguases. Todas as atividades são abertas ao público.
Com programação diferenciada para cada dia e cada localidade, o Polo promove, mais uma vez, o encontro entre gestores públicos e privados, professores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, artistas e profissionais do audiovisual em um amplo debate sobre as novas perspectivas que a economia criativa traz para a Região.
Em Itamarati de Minas, no dia 28, acontece a Arena de Abertura do Escola Animada, projeto que mobiliza professores e alunos de dez cidades da Zona da Mata. A palestra principal aborda o tema "Escola Conectada, gestão do conhecimento e da criatividade", que será explorado pelo professor e pesquisador Ladislau Dowbor, da PUC/SP. Em seguida, lideranças locais da cultura e da educação compõem a mesa redonda sobre o Projeto Escola Animada, suas propostas e desafios.
Em Muriaé, dia 29, a 7ª edição do Fórum DiverCidades Criativas, conta com a participação de representantes de instituições, universidades e prefeituras municipais, produtores e artistas em debates sobre as diversas instâncias que fomentam o desenvolvimento sustentável na Região, como o Consórcio Intermunicipal de Cultura, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual e a ADEMATA – Agência de Desenvolvimento da Zona da Mata. Participação especial de Roberto Lima, diretor executivo Agência Nacional de Cinema – ANCINE.
Em Cataguases, dia 30, novos debates sobre redes de cidadania cultural e territórios criativos reúnem representantes do governo federal, da prefeitura municipal e de universidades. Por fim, a animação, é pauta, com o lançamento do Projeto Recria - Residência Criativa da Animação. O diretor Rogério Nunes fala de seu filme "Coração das Trevas", uma animação em rotoscopia, que será produzido na região com o apoio do Polo e participação de jovens talentos locais.
Para encerrar, um show com a banda "O Terno", de São Paulo, do Projeto Usina Cultural, acontece no Centro Cultural Humberto Mauro.
Os encontros fazem parte das ações do Polo Audiovisual em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho/Energisa, Instituto Votorantim/Votorantim Metais, Sebrae, Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Cidade de Cataguases e o Consórcio Intermunicipal de Cultura das Prefeituras Municiais de Cataguases, Muriaé e Itamarati de Minas.
Veja a programação detalhada no link: poloaudiovisual.org.br
{{banner-interno}}
O contribuinte cataguasense tem agora uma oportunidade de renegociar suas dívidas com até 99% de descontos sobre juros e multas. Por meio do Programa de Recuperação Fiscal, o REFIS, aprovado pela Câmara Municipal no dia 12 agosto, toda pessoa jurídica ou física que possuir débitos fiscais poderá parcelar a dívida ou obter desconto em parcela única, até dia 30 de setembro.
O REFIS é um regime de parcelamento de débitos fiscais para pessoas jurídicas com dívidas perante a Secretaria da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e o Instituto Nacional do Seguro Social. Este programa de amplo desconto abrange dívidas como o Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), relativos ao IPTU e ISSQN, além de taxas, como de licença e de localização, de publicidade, entre outras, vencidas até o dia 31 de dezembro do ano de 2013.
"A prefeitura municipal por meio de sua secretaria da Fazenda entende que é o momento, mais do que nunca, de buscar receitas próprias, já que as receitas que são repassadas através do governo estadual e federal provavelmente serão recursos bem menores. A prefeitura está passando por um grave cenário financeiro diante da folha de pagamentos inchada, então minha obrigação é trazer do setor de tributação a busca de receitas próprias. E, neste momento chega o REFIS, que é uma oportunidade do contribuinte acertar o seu débito com a prefeitura, mais especificamente com a Secretaria de Finanças", disse o Secretário da Fazenda Paulo Sérgio de Souza, mais conhecido como Paulete.
Aqueles que aderirem ao programa têm oportunidade de se beneficiarem com descontos que podem chegar a 99% sobre os juros e multas, regularizarem os débitos com a Fazenda Municipal e assim evitar uma execução judicial. "Já estamos fazendo a execução fiscal de alguns casos mais antigos, mesmo porque deixar de fazer a execução é uma improbidade administrativa", concluiu Paulete.Formas de pagamento, prazos e descontos pelo Refis/2014:99% parcela única até 30/09/201480% pagamento de 04 a 07 parcelas até 30/09/201460% pagamento de 08 a 12 parcelas até 30/09/201440% pagamento de 13 a 16 parcelas até 30/09/201420%. Pagamento de 17 a 24 parcelas até 30/09/2014
50% parcela única 01/10/2014 até 31/12/201440% pagamento de 04 a 07 parcelas de 01/10/2014 até 31/12/2014 30% pagamento de 08 a 12 parcelas de 01/10/2014 até 31/12/201420% pagamento de 13 a 16 parcelas de 01/10/2014 até 31/12/201410%. Pagamento de 17 a 24 parcelas de 01/10/2014 até 31/12/2014
As parcelas têm o valor mínimo de R$ 40,00 (quarenta reais) para pessoa física e de R$ 160,00 (cento e sessenta reais) para pessoa jurídica.
{{banner-interno}}
O prefeito de Cataguases, José Cesar Samor, falou pela primeira vez sobre o descredenciamento da Viação Dorico e as denúncias feitas na Tribuna da Câmara por duas ex-funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde. Na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, ele recebeu em seu gabinete para uma entrevista exclusiva, o jornalista e apresentador Sousa Mendonça (foto abaixo), da Rádio Brilho FM. Sousa, gentilmente, cedeu cópia da gravação ao Site do Marcelo Lopes que destaca, abaixo, os principais pontos da entrevista.
Nessa quarta-feira, 20, o prefeito decretou a caducidade da concessão para serviços de transporte coletivo urbano em Cataguases da Viação Dorico, hoje AWM Turismo Ltda. A medida dividiu a população, visto que as reclamações contra a empresa se repetiam diariamente e já havia uma decisão no sentido de que ela se adequasse para continuar em funcionamento. Uma boa parte da opinião pública que, inclusive, se manifestou no site após ler a notícia, questiona e lamenta o desemprego provocado pelo decreto. Sobre o assunto o prefeito Cesinha Samor foi enfático: "Eu tentei de todas as formas (evitar o fechamento da empresa). Eu tenho a minha consciência tranquila. O serviço não estava sendo bem prestado. Isso todo mundo sabe! Eu não quis prejudicar ninguém.", afirmou em tom de voz elevado. E continou explicando sua atitude:
- Isso não foi feito da noite pro dia. Sei que existem aí cerca de noventa famílias, no momento desempregadas, mas o que acontece é que eu recebi uma comunicação do Ministério Público em novembro para tomar as medidas. Fizemos e só em fevereiro que chamamos os donos da Dorico aqui, conversamos e dissemos a eles o que estava acontecendo e que não podia continuar. E eles tinham seis meses para adequar tudo direitinho, porque o serviço não estava sendo bem prestado", ressaltou novamente.
Cesinha também revelou conhecimento sobre o problema de acerto entre as empresas referente à venda dos vales transportes. "Eu escutei isso aqui deles em uma reunião e cheguei a falar com eles que fizessem o acerto entre eles. Porque o Luciano diz que eles estão lhe devendo. E já houve o inverso, de que o Luciano devia pra eles... Agora prece que está na justiça, mas neste caso ele demorou a entrar na justiça", opinou o prefeito.
Ele ainda comentou sobre a possibilidade de as empresas concorrentes absorverem a mão de obra da Dorico. "Não era possível absorver os empregos da Dorico. Eu acredito que elas terão que contratar mais profissioonais, e elas podem pegar alguns da Viação Dorico. Cesinha encerrou o assunto reiterando o desejo de realizar a licitação do transporte público no município: "Nós vamos licitar essas linhas em no máximo 90 dias e vamos licitar as outras linhas também. Não é só de Dorico não. Vamos licitar as outras. Você pode ter certeza!, exclamou. Denúncias de irregularidades na SaúdeSousa Mendonça também abordou o assunto que vem sendo discutido em toda a cidade. A denúncia feita por duas ex-funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases feitas na tribuna da Câmara Municipal na última terça-feira, 19, durante sessão ordinária. Jenaine Aparecida de Oliveira Silva (foto ao lado) e Elisângela Neila Soares Russi, contaram em detalhes o que seriam abusos e irregularidades praticadas pelo titular daquela pasta, Geraldo Antonucci. Dentre estas destaca-se o uso de um carro daquela Secretaria, com dois funcionários da prefeitura que teriam levado ao Rio de Janeiro o filho do Secretário para tratamento de saúde.
Cesinha começou a responder questionando o fato das denúncias terem acontecido somente após serem demitidas: "Só agora elas sabiam dessas mazelas todas? Por que não vieram há quatro, um mês, sessenta dias, aqui, procurar a mim, a outras pessoas para dizer: aqui tá acontecendo isso, isso, e isso. Agora que perdeu o emprego vem dizer... Ah! Eu não fui porque tinha medo de perder o emprego. Não perdeu? Então deveria ter vindo antes, procurado o Procurador. Eu fiquei sabendo dois dias antes delas irem à Câmara. Porque não me procuraram antes?", repetiu o prefeito em tom de indignação.Sobre a acusação de que teria dado ordens expressas ao Geraldo Antonucci (foto ao lado) para atender a todos os pedidos do vereador Fernando Pacheco, ele assim explicou: Eu quero deixar bem claro o seguinte: Eu não precisaria falar para atender o Fernando Pacheco, só. Eu atendo todos os vereadores que aqui vem", assegurou. Sobre o motivo da demissão das duas profissionais, o prefeito disse que ele apenas assina a demissão. "É o Geraldo que tem que saber e tem que falar porque foram demitidas, não é o Cesinha. Quando chegam aqui eu assino", disse.
Por fim, o prefeito disse sobre as providências que irá tomar a este respeito: Eu vou chamar o secretário aqui e perguntar a ele sobre isso que tá acontecendo. O meu governo é um governo limpo. Todas as denúncias tem que ser apuradas. Quanto as providências cabíveis, já estou tomando, procurando saber. (...) Já estive com o secretário e ele tá me posicionando e falou que não tem nada disso", finalizou.{{banner-interno}}