Os clientes da Caixa Econômica Federal vão ficar sem atendimento nos caixas eletrônicos no próximo domingo. De acordo com a CEF, os ambientes de autoatendimento estarão indisponíveis de 0h às 6h.
Segundo o banco estatal, a pausa nos serviços durante este período no domingo se deve a uma atualização tecnológica, "que visa melhorar a qualidade e disponibilidade dos serviços aos clientes", relata em nota.
Os cartões de débito e crédito e demais serviços como Internet Banking, Banking Móvel, Caixa Celular e Banco 24 Horas não sofrerão impacto.{{banner-interno}}
Nessa quinta-feira, 28 de agosto, a 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases reuniu cerca de trinta pessoas interessadas em formar a Rede de Comerciantes Protegidos, com o objetivo de dificultar a ocorrência de crimes como furtos e roubos a estabelecimentos. O evento aconteceu a partir das 19h30, no Centro Cultural Humberto Mauro, onde o comandante Major Fernando Miranda ressaltou que Cataguases é uma cidade com poucos registros desses crimes, se comparada a outros municípios próximos, mas a intenção da PM é diminuir ainda mais os índices e prender os infratores envolvidos nessas práticas.
Durante a reunião, os comerciantes foram orientados a tomar medidas de autoproteção quando estiverem nos estabelecimentos, como, por exemplo, manter sempre a atenção, ter uma boa visibilidade dentro da loja e nunca ficar sozinho, além de não contar dinheiro na frente de clientes, criar códigos de comunicação que indiquem situações de risco e, em caso de suspeitas, acionar a Polícia Militar.Outras diversas informações foram repassadas por Fernando Miranda aos participantes do encontro, dentre elas a de nunca reagir em caso de assaltos. "A vida está em primeiro lugar, então ninguém deve reagir a um assalto, porque pode dar errado. É importante que o indivíduo mantenha a calma e tente memorizar características que ajudarão a Polícia Militar a localizar o meliante", disse o comandante da 146º Companhia, na presença do sargento Jorge Roberto e do soldado Fortunato que também participaram da palestra.
Na ocasião, outra proposta levada aos comerciantes de Cataguases pelos militares foi a de que sejam instaladas câmeras de segurança em locais estratégicos, a princípio, no Centro da cidade, para que a Polícia consiga identificar qualquer pessoa ou veículo suspeito. Esse sistema, conhecido como ‘Olho Vivo’, despertou o interesse dos comerciantes, mas, segundo revelou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases, Humberto Lanzieri, é necessário que outras reuniões sejam realizadas com mais adesão dos interessados, para que seja estudada a viabilidade dos custos. Major Miranda propôs que seja feita uma comissão para estudar o projeto e um novo encontro foi agendado para a próxima semana. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Os alunos formandos do Curso Técnico de Administração do SENAI em Cataguases realizaram na noite desta quinta-feira, 28 de agosto, no Clube do Remo a apresentação do trabalho de conclusão de curso que recebeu o nome de Feira do Empreendedorismo do SENAI de Cataguases. A turma foi dividida em equipes, ainda no início do ano letivo, quando criaram uma empresa com todas as características de uma real, mas sem funcionar aberta ao público. No Remo os alunos tiveram de mostrar como cada um de seus empreendimentos funcionava. A noite ainda contou com um desfile de noivas que arrancou aplausos da plateia.
Com duração de um ano, o curso de Técnico em Administração faz parte do Pronatec do governo federal e foi ministrado através do SENAI e com instrutores daquela escola. A responsável pela turma que acaba de se formar é instrutora Juliana Sertório de Souza, graduada em Administração de Empresas e tem duas pós-graduações na área. Ela revelou que ao longo deste ano de aulas, "trabalhamos muito com uma turma super animada e disposta a produzir e o resultado ficou fantástico", revelou. Segundo Juliana a Feira montada pelos alunos "é um trabalho grandioso e gratificante para mim como instrutora da turma". A instrutora dos alunos não economiza nos elogios: "Eles fizeram um planejamento muito minucioso pra fazer isso aqui hoje, inclusive o financeiro, analisando a viabilidade do negócio, realizaram pesquisa de mercado, fizeram análise de marketing e todo o planejamento operacional. Então é um trabalho realmente gratificante e traz ótimos resultados", completou Juliana Souza (foto ao lado). O curso tem 65 alunos que se dividiram em equipes para montar nove empresas de diversos segmentos tanto na área de prestação de serviços e de comércio que mostram algumas sugestões de empreendimentos que seriam viáveis para Cataguases, acrescentou a instrutora.
A turma também tem idade bastante variada – entre 17 e 40 anos – e isso, na opinião de Juliana Souza, também foi um fator que contribuiu para um aproveitamento maior dos alunos. "Estou muito feliz com o resultado porque vejo que todos se empenharam para aprender e buscar o melhor. Eu não tenho dúvidas que todos vão se sair muito bem no mercado de trabalho, inclusive, alguns já estão sendo contratados", revelou orgulhosa a instrutora. Apesar do sucesso do curso e demanda para a formação de novas turmas, Juliana não sabe se o Pronatec vai liberar o mesmo curso este ano. "Estou na torcida para que possamos iniciar nova turma o mais depressa possível, mas aguardamos uma definição das esferas superiores", completou.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O SESI em Cataguases realizou na manhã desta sexta-feira, 29, o Dia V. A iniciativa aconteceu na Praça Rui Barbosa, com a participação da Associação Comercial e Industrial de Cataguases e a realização de uma série de atividades coordenadas pela Gerente do SESI na cidade, Léllis Dutra. O DIA V começou há 13 anos, com o intuito de convidar empresas e sociedade para um dia de ação voluntária, com o objetivo de sensibilizar para a prática da responsabilidade social. De acordo com Léllis "O Dia V é a grande oportunidade para iniciar ou complementar as práticas de relacionamento das indústrias com a comunidade, agregando valor e resultados para suas ações de Responsabilidade Social". Criado pelo Sistema FIEMG em 2001 e viabilizado pelo SESI-MG, o DIA V tem feito diferença na vida de quem ajuda e de quem é ajudado, assegura a gerente do SESI em Cataguases. Previsto para acontecer no próximo domingo, Léllis disse que preferiu adiantar a ação a fim de "potencializar os resultados já que na sexta-feira, o movimento de pessoas pela Praça e centro da cidade é bem maior".
Durante a manhã, um grupo de profissionais de educação física e técnicos de enfermagem realizaram algumas atividades físicas com as pessoas que passavam pela praça. Elas puderam também aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicose. Maçãs e bananas foram oferecidas a todos que participavam do Dia V que também recebeu doações de roupas, agasalhos, brinquedos e até sapatos que serão distribuidos entre as entidades filantrópicas da cidade, conforme revelou Léllis. Ela também fez uma avaliação do Dia V deste ano. "Conseguimos mobilizar as pessoas e chamar a atenção delas para a importância do trabalho voluntário. Também arrecadamos uma quantidade significativa de doações. Foi tudo muito positivo", finalizou.
{{banner-interno}}
O Diário Oficial de Minas Gerais publicou nesta quarta-feira, 27 de agosto, o extrato do Edital nº001/2014, da Prefeitura de Cataguases que trata do concurso público a ser realizado para provimento de vagas efetivas junto ao quadro de servidores da administração pública municipal.As inscrições vão começar no dia 3 de novembro próximo com término no dia 3 de dezembro e serão efetuadas na Praça Governador Valadares, nº 176, Centro, ou via internet, pelo endereço eletrônico da empresa organizadora, www.agoraconsultoria.srv.br. O documento publicado no "Minas Gerais" não revela o número de vagas que serão ofertadas, mas fontes ligadas à Prefeitura de Cataguases asseguram que deverão girar em torno de 150 postos de trabalho.
O Secretário Municipal de Administração, Walter de Paula (foto ao lado), responsável pela organização do certame, confirmou a realização do concurso para início de 2015. Ele disse à reportagem do Site do Marcelo Lopes que o edital completo será publicado na primeira semana de setembro no jornal "Cataguases", orgão oficial da prefeitura. (Foto: Arquivo){{banner-interno}}