A mineradora Rio Pomba Cataguases foi condenada a recompor os danos materiais e morais que aconteceram após o vazamento de lama tóxica em 2007. A decisão foi do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que julgou o recurso repetitivo, e foi pulicada nesta segunda-feira (1º).
O desastre ambiental atingiu diversas cidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, deixando um grande número de famílias desabrigadas, principalmente nos municípios mineiros de Muriaé e Miraí. Na ocasião, cerca de 2 bil~hoes de litros de resíduos contaminados por bauxita vazaram da barragem da empresa após uma forte chuva.
A decisão do STJ vai orientar a solução de processos idênticos que tramitam nas instâncias inferiores. Apenas em Muriaé, 3.938 ações envolvem a mineradora e outras 500 em Miraí.
Em janeiro de 2007, logo após o acidente, o governo de Minas Gerais determinou o fechamento da Mineração Rio Pombas Cataguases. Um ano antes, em março de 2006, a mesma barragem já havia se rompido, com vazamento de resíduos tóxicos para o ambiente.
{{banner-interno}}
Nesta semana, três Projetos de Lei estarão em pauta para debate na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, que acontecerá nesta terça-feira, 2 de setembro, a partir das 18h30. Duas dessas proposições já estiveram na Ordem do Dia em reuniões anteriores e uma delas, o Projeto de Lei nº 51/2014, ocasionou a realização de audiência pública no último dia 27, para que fosse ouvida a opinião popular acerca da matéria.
Tal Projeto de Lei, formulado pelos vereadores Fernando Rodrigues do Amaral e Vinícius Machado, visa alterar o artigo 2º da Lei 4.118/2014, que modificou o parágrafo único do artigo 11 da Lei 2.427/95, referente ao Código de Zoneamento, Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano. De acordo com o artigo 2º da Lei 4.118/2014, que hoje determina como sendo Zona Preferencialmente Residencial 1 (ZPR1) "as Avenidas Melo Viana, Humberto Mauro, Arthur Cruz, entre Avenida Astolfo Dutra e Rua Dr. Tácito Andrade, e Astolfo Dutra, entre Rua Dr. Francisco de Barros e Avenida Artur Cruz".
Caso a proposta descrita no Projeto de Lei nº 51/2014 seja aprovada, passará a ser ZPR1 as mesmas avenidas, excluindo a Astolfo Dutra que será legalmente considerada como área comercial, correspondendo à realidade atual já que lá funciona o Viking Lanches. Aquele estabelecimento, por estar localizado próximo a residências, virou motivo de disputa judicial e agora o referido projeto de lei, caso aprovado, vai legalizar sua permanência no local alterando o Código de Zoneamento, Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano.O clima, que já foi tenso na Audiência Pública da última quarta-feira, 27 de agosto, deverá se repetir nesta noite de decisão.
A outra proposição que já tramita na Câmara Municipal e retorna ao debate na reunião desta semana é o Projeto de Lei nº 43/2014, formulado pelos vereadores Geraldo Majella Mazini e Luiz Carlos da Silva Sodré, com o propósito de garantir que todas as empresas licitadas e contratadas pela PrefeituraMunicipal de Cataguases forneçam vacina contra hepatite A para seus funcionários que trabalham na limpeza pública (garis) e, por isso, correm o risco de contrair a doença. Essa determinação obrigatória também deverá ser cumprida pela própria Prefeitura Municipal, se em seu quadro de funcionários existirem profissionais desempenhando atividades que propiciem a contaminação por hepatite A.
Ainda na mesma sessão ordinária, o terceiro Projeto de Lei a ser apreciado em plenário será o que recebe o nº 41/2014, tem autoria do vereador Fernando Rodrigues do Amaral, e "dispõe sobre a denominação de Rua Bernardo Mariquito a logradouro público do município de Cataguases – MG". Para finalizar, no Grande Expediente, o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli deverá fazer uso da Tribuna Livre.
{{banner-interno}}
Pela segunda vez em Cataguases, este ano entre os dias 16 e 18 de outubro, o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS vai reunir centenas de profissionais, estudantes, pesquisadores e público em geral para debaterem sobre a preservação do patrimônio histórico. As inscrições estão oficialmente abertas ao público, de forma gratuita, a partir de hoje, 01 de setembro, pelo site www.catscataguases.com.br.
O encontro, cujo tema é "Planejamento Urbano, Crescimento Desordenado e Informalidades", constará de palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações, oficinas de capacitação, lançamento de livros e visitas guiadas. O CATS destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e turístico, enfocando em especial a categoria da sustentabilidade.
Vale lembrar que nesta edição do CATS a participação é gratuita, porém limitada a 240 participantes.
Confira a programação das mesas e palestras:16 de outubro18h30 às 20h30, no Centro Cultural Humberto MauroPalestras: - Energias Renováveis - Márcio Takata, Green Building Council Brasil- Turismo e Sustentabilidade - Pedro da Luz Moreira, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - RJ - Intervenção urbana: projetos pontuais - Marcelo Ferraz, Brasil Arquitetura
17 de outubro18h às 20h30, no Centro Cultural Humberto Mauro Homenagens:- a Lina Bo Bardi, Diógenes Rebouças, João Filgueiras Lima (Lelé) e Milton Roberto
Painel - O urbanismo e a dimensão do crescimento na contemporaneidade Ephim Shluger, Elisabete Kropf e Edwaldo Sergio
Palestra - A atuação do Ministério Público na Defesa do Patrimônio Cultural - Neise Duarte - Promotoria do Patrimônio
18 de outubro18h às 20h30, no Centro Cultural Humberto Mauro:Palestras- Roteiros paulistanos: uma experiência em turismo de arquitetura - Ruth Zein - Universidade Presbiteriana Mackenzie- Operações de valorização do patrimônio - motores de desenvolvimento Carlos Dias Coelho - Universidade de Lisboa, Portugal
OFICINAS As oficinas e workshops oferecidos pelo CATS tem como objetivo de capacitar os participantes e promover a troca de experiência entre profissionais. Serão destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e turístico, enfocando em especial a categoria da sustentabilidade. Também são abertas para participação de professores dos Ensinos Fundamental e Médio e gestores municipais. As oficinas acontecerão sempre das 14 às 17 horas no Coronel Vieira.
16 de outubro:REQUISITOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E O PROJETO DE EDIFICAÇÕES.Ministrante: André TartagliaGESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE CATAGUASES.Ministrantes: José de Alencar Pinto Farage e Guilherme Duarte MachadoASSENTAMENTOS URBANOS - PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA - IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL NO LOTEAMENTO NOVA GERMÂNIA/CAIÇARAS – JUIZ DE FORA - MG.Ministrante: Mauricio Carrara NetoPATRIMÔNIO E SUSTENTABILIDADE – PENSANDO A CIDADE E SUAS PREEXISTÊNCIAS.Ministrante: Mila AndreolaAPLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA URBANA.Ministrante: Ricardo Matias de Souza e Felipe Dutra LadeiraTURISMO = INDÚSTRIA LIMPA? ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE.Ministrante: Jaqueline de MatosMEDIAÇÃO CULTURAL, PATRIMÔNIO, LAZER E INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS VISAM REFLETIR SOBRE AS DIFERENTES PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO CULTURAL, ESPECIALMENTE O PAPEL DO MEDIADOR NA SOCIEDADE ATUAL.Ministrante: Edwaldo Sérgio e Romilda Aparecida LopesDO ALDEAMENTO INDÍGENA À ARQUITETURA MODERNISTA: 200 ANOS DE OCUPAÇÃO EM CATAGUASES.Ministrante: Maria Joana Neto Capella 17 de outubro:A SUSTENTABILIDADE NAS CIDADES E EDIFICAÇÕES.Ministrante: Leopoldo Eurico Gonçalves BastosENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM EDIFÍCIOS.Ministrantes: Marcio TakataESTUDOS URBANOS: POR UM NOVO PATRIMÔNIO.Ministrante: Mariela SalgadoPATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO: ROTEIROS, NARRATIVAS E INTERPRETAÇÕES.Ministrante: Raphaela CorreaVIDA E OBRA DOS IRMÃOS ROBERTO.Ministrante: Luiz Felipe MachadoOS ATRIBUTOS DO LÍDER SUSTENTÁVEL. COMO PENSAM, AGEM E TOMAM DECISÕES OS GRANDES LÍDERES EMPRESARIAIS DA ATUALIDADE.Ministrante: Karina MarinheiroDESENHO UNIVERSAL - DESMISTIFICANDO AS NORMAS DE ACESSIBILIDADE.Ministrante: Mario Cezar da SilveiraGESTÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE CUENCA, EQUADOR: PLANIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO.Ministrante: Vinícius Biondo 18 de outubro:TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA CONSERVAÇÃO E DO RESTAURO ARQUITETÔNICO.Ministrante: Nivaldo AndradeACESSIBILIDADE NA PRÁTICA.Ministrantes: Mario Cezar da SilveiraCIDADES: ESCALAS DA IMAGINAÇÃO.Ministrante: Ruth ZeinGLOBALIZAÇÃO, TURISMO E PRESERVAÇÃO.Ministrante: Renato CerqueiraINTEGRAÇÃO ENTRE DESIGN DE SINALIZAÇÃO E PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO.Ministrante: Daniela Luz de Oliveira, Gustavo Magno e Simone Souza de OliveiraTURISMO ARQUITETÔNICO: ANALISANDO A INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA.Ministrante: Sergio Rodrigues BahiaANÁLISE VISUAL URBANA DA ZONA DE PROTEÇÃO CULTURAL DE CATAGUASES.Ministrante: Andrea Sampaio ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDOMinistrante: Emmanuel Pedroso
{{banner-interno}}
Informe Especial
Chega em Cataguases a Estética Vita Forma. A iniciativa, que foi vista inicialmente como um desafio, hoje já apresenta resultados acima do esperado, conforme revelou Aparecida Reis, gerente da Vita Forma. Situada no coração de Cataguases no Edifício Center Shopping, que fica na Rua Joaquim Peixoto Ramos, nº 59, Loja 4, a clínica de estética atende seus clientes com hora marcada por profissionais capacitados e com auxílio de equipamentos de alta tecnologia.
A Vita Forma é especializada em estética facial e corporal e realiza diversos tipos de procedimentos como depilação a laser Milesman, um equipamento de última geração utilizado por profissionais famosos como o "Doutor Hollywood" e que proporciona resultados eficientes com mais proteção para a pele e menos sensação de dor, sendo indicada a qualquer pessoa. "Nossa depilação a laser traz resultados surpreendentes até para os mais exigentes, exatamente por conta da tecnologia de ponta que utilizamos", garante Aparecida. Além disso, a clínica realiza sessões de lipocavitação, drenagem pré e pós-cirúrgica, carboxiterapia, criolipólise, peeling de cristal e diamante, endermologia, Heccus, limpeza de pele e radiofrequência Hooke.Para realizar o atendimento adequado aos clientes a Vita Forma em Cataguases conta com profissionais qualificados como a biomédica Camila Marinato e a esteticista Carla Lacerda, que junto com a secretária Mariana Silva integram o quadro de funcionários. "Nosso objetivo é atender o cliente sempre com qualidade e conforto. Nesse sentido, e tendo em vista a proximidade do Verão, já lançamos pacotes imperdíveis que vão agradar todos", revelou a gerente. Ela explicou ainda que todos os pacotes podem ser consultados e adquiridos diretamente no site da clínica (www.esteticavitaforma.com.br) a preços bastante convidativos e em até seis vezes sem juros no cartão de crédito pelo sistema Pag Seguro.
Para explicar algumas das exclusividades da Vita Forma em Cataguases, Aparecida destaca o procedimento realizado através de radiofrequência que consiste na geração de ondas que estimulam a produção de colágeno e elastina, promovendo renovação celular e deixando a pele mais firme e lisa. Outro que, segundo a gerente, só a Vita Forma disponibiliza em Cataguases é a criolipólise, que elimina gordura localizada através do congelamento das células de gordura. E, para o Verão, ela revelou que a clínica vai oferecer também um serviço inédito chamado hidrolipoclasia que consiste na quebra das células gordurosas em micropartículas que depois são eliminadas pela urina. Aparecida completa convidando os interessados a agendarem uma avaliação gratuita na Vita Forma, que pode ser feita pelo telefone (32) 3202-0524.
Veja mais fotos na galeria abaixo:
{{banner-interno}}
Faleceu na madrugada desta segunda-feira, 1º de setembro, de morte natural, Emília Peixoto Lanna, aos 95 anos de idade. Viúva do saudoso industrial e ex-prefeito Rodrigo Lanna, Dona Emília era diretora-presidente da Companhia Manufatora de Tecidos de Algodão e do Algodão Apolo, onde deu expediente diário até junho último. A empresa foi fundada por seu marido que a presidiu até morrer na década de noventa quando ela o sucedeu na presidência.
Há cinquenta anos fundou o Servços de Obras Sociais, dedicado a atender idosos carentes que naquela época não eram assistidos pela previdência social e, portanto, não recebiam aposentadoria. Mais tarde, quando o país criou o sistema previdenciário ela transformou o S.O.S. na creche que este ano completou trinta e seis anos de atividade ininterrupta.
O jornalista Marcelo Lopes, editor deste site, conviveu com Emília Lanna durante vários anos, inclusive, trabalhou como jornalista da Manufatora, época em que aprofundou esta amizade. Segundo ele, Emília é "sinônimo de trabalho, dedicação e amor à causa que ela sempre abraçou, que foi ajudar aos mais carentes", disse.
O período em que mais tiveram contato foi quando escreveu o livro "História de um Sonho", lançado em 2003. Marcelo foi convidado por ela a atuar na obra como uma espécie de revisor "mas na verdade, o que fiz mesmo foi dar uma pequena contribuição na escolha das fotos que compoêm a obra, já que ela tinha um acervo fantástico", lembra. No livro dona Emília conta em detalhes e com farto material fotográfico, a história do S.O.S. e da creche. "Aquele livro teve um significado imenso para ela que se orgulhava de ver a creche funcionando e sempre cheia de crianças", acrescentou o jornalista.
Emília Lanna deixa cinco filhos: Rodrigo Filho, Regina, Virgínia, Angela e Maria Lúcia, netos e bisnetos. Seu corpo está sendo velado na sede do S.O.S.(Serviço de Obras Sociais)- que fica na Praça Rogério Teixeira, 52, próximo à Rodoviária). O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério Municipal São José.{{banner-interno}}