A escritora e educadora Rita da Consolação de Barros leva a público seus livros "Bom Dia, Poesia!" e "O Colibri e o Arco-Íris, duas obras que revelam um estilo natural e simples de transmitir a magia das palavras quando combinadas de forma cuidadosa e sensível.
Esses trabalhos da autora nascida no distrito de Cataguarino são carregados de musicalidade e trazem a presença da natureza sempre exuberante, cheia de cores, luz, movimento e aromas capazes de conduzir o leitor a sentimentos como alegria, amor, paz, esperança e admiração.
Tal estado de contemplação produzido pelos textos de Rita é ainda mais forte graças às ilustrações gráficas da também educadora Renatta Franco Abritta, cujo talento ímpar dá dimensão visual ao encanto das palavras da autora. Na noite de quarta-feira, 27 de agosto, quem compareceu ao lançamento desses dois livros, na Biblioteca Municipal Ascânio Lopes, teve a oportunidade de não só adquiri-los, como também de prestigiar apresentações culturais e exposição de João Raul, artista natural do mesmo distrito em que nasceu a escritora.
De bônus, os livros publicados por Rita trazem na contracapa os poemas "Acróstico Poético" e "Fenômeno", respectivamente escritos pelas parceiras Lucrécia Pacheco de Medeiros e Enedina Barros. Na revisão das obras, Rita contou com o trabalho de Mariele Furtado de Barros Gomes e Luciléia Britto.
Com esse seleto grupo de competentes profissionais e artistas, não há como o resultado ser menos do que sensacional, palavra que ilustra bem a capacidade que Rita possui de semear alta poesia, com uma linguagem acessível a leitores de todas as idades e gostos. (Fotos: reprodução internet)
{{banner-interno}}
O Delegado de Polícia da Comarca de Miraí, Thiago Soares Marty, juntamente com o Juiz de Direito daquela mesma Comarca Marcelo Alexandre do Valle Thomaz, fez uma palestra no último dia 3 de setembro, quarta-feira, para os alunos com idade entre 12 e 17 anos da Escola Estadual Santo Antônio, em Miraí. O tema gira em torno das drogas, ocorrências policiais envolvendo menores de idade, como brigas em escolas, ameaças entre os próprios alunos e de alunos contra professores e servidores das escolas, vandalismo, dano ao patrimônio público, entre outros, conforme contou o delegado.A iniciativa, pioneira naquela cidade, tem como objetivo reduzir o número de ocorrências policiais envolvendo menores de idade. De acordo com o Thiago Marty, "já estamos colhendo os frutos deste trabalho porque temos conseguido este objetivo", revelou acrescentando que com isso "todos nós ganhamos, inclusive a população." Ainda conforme explicou o delegado, "nós estamos efetivamente engajados em demonstrar e orientar os alunos das escolas sobre quais as reais consequências que seus atos podem ocasionar em suas vidas", completou Thiago.
Estas palestras, ainda conforme informou o delegado, é um trabalho social da Polícia Civil de Minas Gerais em parceria com o Poder Judiciário da Comarca de Miraí "e não tem data para terminar porque faremos um ciclo grande de palestras a fim de alcançar o maior número possível de estudantes", disse Thiago animado com o projeto. "Os alunos estão gostando dos temas abordados e demonstram muito interesse e isso, para mim, é muito gratificante. Muitas informações que passamos à eles são novidades. Com este trabalho, estamos também contribuindo para que se tornem cidadãos cientes de seus direitos e deveres", finalizou o delegado de Miraí.(Fotos gentilmente cedidas por Thiago Soares Marty)
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua coordenação de Imunização/Epidemiologia, iniciou na última segunda-feira, 1º de setembro, a campanha de vacinação da segunda dose contra o HPV. A meta é vacinar 80% da população alvo, meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade em 2014.
A vacinação contra o HPV no Sistema Único de Saúde – SUS, teve início em 10 de março deste ano e, até o momento, 1381 meninas foram vacinadas. Esta vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível no município na Policlínica, PSF Leonardo, PSF Bandeirantes, PSF Granjaria, PSF Paraíso, PSF Vista Alegre e PSF Sereno.
De acordo com a Coordenadora de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, "para a segunda dose é necessário que todos os esforços sejam empreendidos para que altas coberturas vacinais sejam alcançadas, uma vez que a segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da 3ª dose", disse.
O objetivo da vacinação contra HPV no Brasil é prevenir o câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A vacinação possibilitará prevenir essa doença nas próximas décadas, que representa hoje a quarta principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
"Cabe lembrar que vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e também não substitui o rastreamento do câncer. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais", explicou Sirlane Cardoso.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Embora tenha baixa frequência, pode ocorrer infecção por sexo oral. A vacina não é indicada em gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos em mulheres grávidas até o presente momento. Se a menina engravidar após o início do esquema vacinal, a dose subsequente deverá ser adiada até o período pós-parto. {{banner-interno}}
Já estão abertas as inscrições para os interessados em obterem financiamento para seus projetos culturais com recursos da Lei Municipal Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. Quem deseja pleitear o financiamento deve submeter sua proposta à Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) até 15 de outubro e, para isso, o candidato terá de comparecer à sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Cataguases, localizada na Rua Major Vieira, 201, Centro, onde deverá entregar formulário devidamente preenchido e acompanhado de fotocópia de CPF, Identidade e dois comprovantes de residência (um atual e outro de no mínimo 1 ano).
Além disso, separado do formulário, também terão de ser apresentadas certidões negativas que comprovem a regularidade com as Fazendas Municipal, Estadual e Federal, bem como certidão de débito trabalhista, certidão negativa de execução patrimonial e cópia do cartão do PIS. O projeto, devidamente encadernado em espiral com todas as folhas numeradas e assinadas pelo proponente, deverá ser entregue no ato da inscrição em três vias, mas, antes de tudo, é importante que os interessados leiam atentamente o edital disponível em http://www.cataguases.mg.gov.br/ascanio_lopes.html
Para ser julgada, a proposta do candidato ao financiamento terá de ser estruturada nos moldes previstos pelo edital e, uma vez atendidas as exigências, os critérios de avaliação serão análise documental, consistência do projeto, efeito multiplicador e impacto cultural, exequibilidade do projeto e descentralização das ações culturais. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Ricardo Martins Junqueira (Zeca Junqueira), "a Lei Ascânio Lopes é a melhor ferramenta que temos hoje no município para financiamento de obras, embora ela ainda destine um recurso relativamente baixo perto do que é necessário para atender à demanda de Cataguases. O que me surpreende a cada ano é a qualidade dos eventos e, por isso, a ideia é futuramente mexer nessa Lei, aumentar o percentual de recurso destinado a ela, para que melhoremos as condições de financiamento", finalizou o titular da Pasta responsável pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Matéria alterada em 04/09/14 às 13h55 para correção de data.{{banner-interno}}
A Polícia Rodoviária Federal acabou de registrar, na manhã desta quarta-feira (3), um acidente gravíssimo entre um Fiat Palio, com placa de Viçosa, e uma cegonheira na BR 116, km 717, próximo ao distrito de Bom Jesus da Cachoeira.
O Palio seguia para Laranjal quando, aparentemente, derrapou na pista devido às chuvas da noite passada, invadiu a contra mão e bateu de frente na carreta que seguia sentido à Muriaé.
O veículo tinha cinco ocupantes, todos funcionários da mesma empresa, e um deles - Diego Willian Nogueira de Souza, 26 anos, natural da cidade mineira de Senhora dos Remédios - acabou não resistindo aos ferimentos e morreu ainda no local. O Corpo de Bombeiros teve grande dificuldade em retirar os ocupantes do veículo das ferragens. O motorista da carreta não sofreu nenhum ferimento. Duas equipes do SAMU, uma de Laranjal e outra de Muriaé, estão transportando os feridos para o Hospital São Paulo, todos em estado grave.
A Perícia Técnica da Polícia Civil está no local para realizar as primeiras investigações. Vale destacar que o trânsito está fechado nos dois sentidos devido à quantidade de óleo na pista, mas os bombeiros já estão trabalhando cobrindo a área com serragem para minimizar apossibilidade de novos acidentes.
O Policial Rodoviário Guedes, em entrevista para a Rádio Muriaé, fez um alerta aos motoristas: "Após um período longo de seca, as primeiras chuvas não são suficientes pra lavar o asfalto. Ou seja, é necessário um cuidado redobrado nessa situação, porque a chuva cai, infiltra no pavimento e as impurezas, como óleo, por exemplo, sobem e deixam uma camada fina sobre o asfalto, causando essa derrapagem", destacou. (Fotos gentilmente cedidas pela equipe da Rádio Muriaé)
{{banner-interno}}