O Instituto Francisca de Souza Peixoto traz de volta a Cataguases a dupla de sucesso no teatro de comédia "Dasdô e Maculada". A estreia da peça De volta para o Aconchego acontece neste sábado, 6 de setembro, no Teatro Rosário Fusco, que funciona na Sede São Vicente de Paulo, em duas sessões, às 16 e às 18 horas.
A dupla de lavadeiras formada pelos atores Marco Andrade e Carlos Martins surgiu há 20 anos e ficaram sete anos sem se apresentar. "Estávamos pensando em voltar há algum tempo, mas só agora conseguimos acertar as agendas, os compromissos e o lugar. Resolvemos voltar porque sentimos que não só eu e o Carlinhos queríamos muito, como também, o público", explicou Marco Andrade.
Em "De Volta pro Aconchego" a dupla fala do retorno a Cataguases e as aventuras que passaram na cidade grande. Nesse episódio reencontram Zé Lobinho, personagem feito por Tarcíso Vória que tenta enganá-las vendendo a mesma casa duas vezes.
Dasdô e Maculada fizeram parte da adolescência e juventude de muitos cataguasenses. "O bacana é que muitas pessoas me param na rua para dizer que vão levar os filhos pra nos conhecer. Isso é maravilhoso". A partir de agora a dupla vai se apresentar a princípio mensalmente. O próximo espetáculo será dia 4 de outubro, com a peça: "Assombração Sabe pra Quem Aparece".
O ingresso custa R$10,00 e é limitado a 225 pessoas por sessão. Podem ser adquiridos no Instituto Francisca de Souza Peixoto ou na loja Sarah Shoes. O Teatro Rosário Fusco fica situado na Avenida Guido Marliere, nº 78, Bairro Haidée.
{{banner-interno}}
O público lotou o Centro Cultural Humberto Mauro, na noite desta quinta-feira, 4 de setembro, para assistir à estreia da peça "O Combinado", de Carlos Sérgio Bittencourt, que também assina a direção e é encenado pelo Grupo Ktarse. O espetáculo é mais um projeto aprovado pela Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura de Cataguases. O espetáculo continua em cartaz nesta sexta-feira, 5, sábado, 6 e domingo, 7 de setembro, sempre às 20 horas com entrada gratuita.
Com dois excelentes atores no palco, Gabriel Nunes e Roberta Rodrigues, a peça conta a história de um casal de pessoas simples, típicas do interior mineiro. Os gestos, caras e bocas feitos por eles, por si só garantem o riso solto. Aliado à isto, o ótimo texto de Carlos Sérgio dá corpo a uma história simples, porém, muito interessante e que leva a plateia a interagir com os atores em diversos momentos do espetáculo.Carlos Sérgio é um veterano do teatro cataguasense e por suas mãos já passaram ótimos atores como, por exemplo, Eduardo Dascar e Fernanda Lobo, a quem a peça é dedicada. Atualmente dedica-se a ensinar a arte de representar aos jovens da cidade e a escrever e montar peças como "O Combinado" que encantam plateias de todas as idades. Dono de um talento imenso para criar histórias e outro do mesmo tamanho para dirigir seus espetáculos, Carlos Sérgio, acerta sempre na veia da plateia. A peça ainda contou com Assistência de direção de Paulo Lopes, Produção Geral de Flávia Massena, Sonoplastia e operação de som a cargo de Marcos Alves, a Iluminação é de Rogério Tumati e os Figurinos e acessórios de Marco Andrade
Roberta Rodrigues é a palhaça do "Doutores Cura-Cura", grupo mantido pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto. Talentosa ao extremo, carismática e sempre muito à vontade em cena, ela é Maria Angélica, em O combinado. Desnecessário dizer que o simples fato de estar em cena caracterizada pelo personagem, o riso é garantido e o espectador tem a certeza de uma interpretação espontânea, simples e magnífica. Roberta parece mesmo ter nascido para a comédia, mesmo se saindo muito bem em atuações nada cômicas. Gabriel Nunes Tupinambás, é músico, percussionista e para a surpresa de muitos, e a certeza daqueles que o conhecem de perto, é um ator de mão cheia que se encaixou como uma luva no personagem "jeca" de seu "Carlos Alberto", par de Maria Angélica. Com uma interpretação segura, criou um caipira típico sem exageros e presenteou o público com um personagem que a plateia se identifica e simpatiza logo de cara. Se a safra atual de atores já era de ótima qualidade, Gabriel não apenas confirma a fama como obriga o espectador a prestar ainda mais atenção nesta geração talento.
Veja mais fotos do espetáculo na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Quatorze escolas da Rede Municipal de Ensino de Cataguases oferecem aos estudantes do Ensino Fundamental a oportunidade de realizar oficinas artísticas, culturais e sociais, através do programa "Mais Educação", do Governo Federal. Com isso, os alunos estudam em tempo integral (7 horas por dia) e, conforme destacou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Cataguases, Sandra Moutinho, por meio das oficinas, eles adquirem conhecimentos valiosos, que antes não eram ofertados pelo ensino público no município.
Sandra revelou à reportagem do Site do Marcelo Lopes que o "Mais Educação" atende cerca de dois mil alunos distribuídos pelas escolas municipais de Cataguases, com exceção apenas de duas, que não fizeram a adesão ao programa, alegando "não se sentirem preparadas" (não possuem espaço suficiente) para executar proposta. "Nessa quarta-feira, 3 de setembro, começaram as oficinas de Jornalismo e Circo na Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha (CAIC), mas cada uma das demais instituições escolheu as suas próprias atividades. Tem música, capoeira, atletismo, dança, entre diversas outras", explicou a coordenadora, lembrando que os professores responsáveis pelas oficinas são voluntários habilidosos que só recebem ajuda de custo do MEC para pagar locomoção e alimentação.A secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, juntamente com a técnica em Educação, Cristina Xavier, também falaram ao Site sobre o projeto quando revelaram estarem contentes pela grande adesão das escolas da Rede Municipal de Cataguases ao programa "Mais Educação". "Recentemente recebemos ligação do MEC (Ministério da Educação), parabenizando as escolas pelo entendimento de que essas atividades são importantes para o desenvolvimento dos alunos", revelou Luciana, frisando que "o tempo integral é a educação do futuro", porque, além de oferecer ao estudante as já instituídas quatro horas de ensino regular, proporciona ainda três horas de múltiplos aprendizados, finalizou a Secretária de Educação.
O Programa "Mais Educação" foi instituído pelo MEC em 2010 e constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular visando alcançar a Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Na noite dessa quarta-feira, 3 de setembro, o Lions Clube de Cataguases realizou reunião festiva para receber em sua sede, na Avenida Humberto Mauro, a governadora do distrito LC12, Idagmar Dias de Souza Andrade e Pedro Abibi Andrade. Com os dois recepcionados, sentaram-se à mesa solene Geraldo Luiz Campos Ribeiro (presidente do Lions Clube de Cataguases), Sandra Marinato (presidente do Clube das Domadoras do Lions Clube), Liliane Riguete (representante do Rotary Clube), Héber Flávio Ferreira (representante das Lojas Maçônicas) e Subtenente Lucena (representante do Tiro de Guerra).
Também compareceram ao encontro, dezenas de membros de Lions Clubes da região e, segundo revelou Idagmar, além da integração, o evento também tem por objetivo estudar metas a serem cumpridas até julho de 2015, em busca de resultados. "Nós estamos visitando todos os clubes e sempre antes da festiva fazemos um seminário relâmpago, no qual apresentamos e discutimos as metas da governadoria, aproveitando para esclarecer o porquê dessas metas", destacou a governadora do distrito LC12. Ela ainda disse que "o momento também é importante para trabalhar técnicas de como pescar novos associados na sociedade, considerando que os nossos irmãos carentes estão gritando pelo trabalho desta equipe e, por isso, ela está imbuída de um ideal muito grande para conseguir atendê-los".Para o presidente do Lions de Cataguases, "é um prazer receber os Companheiros Leões e convidados nesta festiva". Geraldo destacou que o Lions é um clube de serviços presente há 48 anos em Cataguases, onde os voluntários trabalham para ajudar as entidades que buscam por auxílio. "Recentemente fizemos um Chá de Fraldas em apoio à creche S.O.S. e à Sociedade São Vicente. Agora, no dia 6, vamos trabalhar na Praça, no Minas ao Luar, e os recursos arrecadados na barraca serão para investimentos nas obras sociais do Clube", revelou o presidente, lembrando que o Lions precisa da participação popular e é importante que a comunidade entenda como o Clube funciona.
"O mundo está passando por uma situação de emergência e necessitando da ajuda de todos. Então, é importante que cada um de nós ofereça a sua parcela de contribuição para atender um número maior de pessoas carentes da nossa sociedade. Quando nós nascemos, não escolhemos os pais, não escolhemos o lugar, não escolhemos nada. Então, se nós fomos privilegiados e temos condições de ajudar, é importante que nos tornemos peças integrantes do projeto de Deus para a humanidade", disse a governadora Idagmar, desejando "que o povo de Cataguases sempre veja as pessoas com os olhos do amor e da misericórdia", completou ela. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 04 de agosto, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 08/09/14.
1 ESTÁGIO EM INFORMÁTICA1 COSTUREIRA1 MOTOBOY2 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO2 SERVIÇOS GERAIS1 VENDEDOR EXTERNO1 ELETRICISTA1 LEITURISTA1 MECÂNICO DE MOTOS1 VENDEDOR1 MANICURE
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}