Com a presença de onze prefeitos, vereadores da cidade e demais autoridades civis e militares foram abertos oficialmente na noite desta quinta-feira, 11 de setembro, a IV Expomudas e XXVI Torneio Leiteiro de Dona Euzébia. O prefeito Itamar Ribeiro Toledo, o Mazinho, organizou uma programação festiva com nomes de peso na cena musical brasileira e o público compareceu em massa na primeira noite de festa que se estenderá até a próxima segunda-feira, dia 15, data em que se comemora a Padroeira daquele município, Nossa Senhora das Dores.
A primeira noite de festa foi dedicada aos evangélicos com a apresentação da banda gospel "Voz da Verdade", uma das maiores do Brasil. Neste sentido, abriu a solenidade de abertura, o Pastor Carlos (foto abaixo), que falou em nome das igrejas evangélicas do município. Ele fez um momento de oração e disse que a banda que iria se apresentar em seguida começou "sua caminhada em direção a Dona Euzébia há cera de dois anos quando a primeira dama conversou comigo sobre este seu desejo. De lá pra cá, Deus abençoou e nos presenteou agora com a sua presença aqui nesta noite", explicou.O diretor Regional da Emater-MG, Celso Luiz de Oliveira (foto abaixo), em seu pronunciamento, destacou a vocação do município para a agricultura, especialmente o plantio de mudas "o que fez Dona Euzébia ser reconhecida nacionalmente", salientou. Ele, porém, revelou as dificuldades enfrentadas pelo setor e o apoio que o órgão que dirige presta ao setor naquele município. "Apesar das dificuldades estamos juntos oferecendo tecnologia de ponta e apoio incessante aos produtores e neste sentido, contamos também com a forte parceria da prefeitura o que tem permitido vencer obstáculos e seguir sendo referência no setor para o país", completou Celso.
Dois prefeitos convidados também discursaram. A primeira, de Volta Grande, Eliane Quintão, abordou as dificuldades enfrentadas pelos municípios e em seguida elogiou a determinação de Mazinho em realizar uma exposição daquela magnitude. "É o resultado de muito esforço e trabalho para que a gente pudesse estar aqui hoje, num momento em que nós prefeitos vivemos sem recursos", frisou. Em seguida, o prefeito de São João Nepomuceno, Célio Balainho, discursou na mesma linha reiterando as dificuldades dos municípios e elogiando a festa que se iniciava. Ele parabenizou Mazinho pela iniciativa e desejou a todos dias de "muita alegria e diversão".
Encerrando a solenidade o prefeito anfitrião abriu oficialmente o evento e disse que a festa deste ano será marcada pela "bênção de Deus" porque começa com o show da banda Voz da Verdade e termina com uma apresentação, na segunda-feira, 15, do Padre Antônio Maria. "Além disso, teremos shows com nomes reconhecidos nacionalmente, outros de nível estadual e também regional", destacou. Sobre a opção de realizar a exposição ele disse que "se fôssemos pensar apenas nas dificuldades financeiras a gente não faria esta festa, mas o nosso povo trabalhador merece este momento de alegria e diversão uma vez por ano e, por isso, a gente se esforça para oferecer o melhor neste sentido a todos", completou o prefeito que foi aplaudido diversas vezes pelo grande público que tomava conta do Parque de Exposição.
Veja fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A mostra audiovisual independente ‘Cataguases por Nós mesmos’ celebra sua 3ª edição, com uma exibição gratuita, às 20h desta sexta-feira, 12 de setembro, no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva (Casa Simão).
São curtas-metragens independentes – documentário e ficção, produzidos na cidade ou assinados por cataguasenses. Além disso, desta vez, a ‘Cataguases por Nós mesmos’ expande sua programação e convida realizadores residentes nas cidades de Ubá e Viçosa.Confira a programação:
• Assim era o Cangaço – Emanuel Messias, 10min.• Cataguases/Ascânio – Ronaldo Werneck, 5min.• Expresso Universitário – Pedro Caetano, 25min.• O Intruso – Filipe Ruffato, 7min.• Óbice – Rafael Aguiar, 10min.• Praia Guido – Rafaella Pereira e Samuel Fortunato, 5min.• O Fio Condutor – Direção Coletiva (Oficina de Prática Cinematográfica), 26min.
A Casa de Cultura Simão fica na Avenida Astolfo Dutra, 487, centro de Cataguases. Informações no site www.casasimao.org.br e pelo telefone (32)3421-2622. Classificação: 14 anos.
A mostra ‘Cataguases por Nós mesmos’ – edição regional é uma ação promovida pela Casa de Cultura Simão/Fundação Simão José Silva, com o apoio da Garimpo – Agência e Produtora, Fábrica do Futuro e Polo Audiovisual da Zona da Mata.{{banner-interno}}
Nos últimos dias a Defesa Civil de Cataguases tem recebido diversos chamados para apagar incêndios em terrenos baldios, sítios e morros. Nesta quarta e quinta-feiras, 10 e 11 de setembro, aquele órgão registrou as duas maiores ocorrências desta época de estiagem, conforme informou Alexandre Rodrigues, o Tico Tico que comandava a equipe da Defesa Civil no combate ao fogo. Como não há previsão de chuva para os próximos dias em quantidade suficiente para molhar a terra e reverter o quadro, a expectativa é de que os cataguasenses terão de conviver com este problema por mais alguns dias. O jeito é ficar alerta e apagar imediatamente os focos de incêndio no início, alerta Carlos Pires Júnior, da Defesa Civil.
Na tarde da última quarta-feira, dois incêndios, um no Bairro Primavera, de menor envergadura e outro na Zona Rural, na localidade conhecida como Água Branca, próxima ao distrito de Cataguarino o fogo alastrou por diversas propriedades rurais causando grande prejuízo a seus proprietários. A equipe da Defesa Civil esteve no local e ajudou a combater o fogo, mas como não possui equipamentos específicos para este tipo de incêndio e devido a cidade não ter uma Fração do Corpo de Bombeiros, o trabalho limitou-se a evitar que o fogo invadisse residências ou trouxesse mais riscos aos moradores.
No final da manhã desta quinta-feira, 11 de setembro, a Defesa Civil foi acionada, desta vez para debelar o fogo em um matagal próximo ao antigo clube Meca cujas chamas ameaçavam invadir uma residência. Quando o serviço estava sendo concluído naquele local, a equipe recebeu um chamado para se deslocar até o bairro Bandeirantes, próximo ao Lar São Vicente que também corria risco de ser atingido pelo fogo que consumia a mata ao redor. O pessoal conseguiu afastar o perigo do Asilo, mas as chamas se alastraram para os bairros Meneses e Thomé e, mais tarde outro foco também consumiu uma grande área no bairro Independência.A reportagem do Site do Marcelo Lopes foi avisada do incêndio por um leitor e acompanhou o trabalho da Defesa Civil e a dificuldade que enfrenta para realizar seu trabalho devido, principalmente à falta de equipamento. Aliás, com o que possui, faz verdadeiros milagres ao impedir desastres que certamente um incêndio como o desta tarde provocaria. O caminhão pipa usado pelos profissionais está em péssimo estado de conservação. Segundo apurou a reportagem no local, há problemas de motor, freio, vazamento de água nos registros de ligação de água e, como se não bastasse as mangueiras estão, quase todas furadas, comprometendo o resultado do serviço. Este cenário se contrapõe à excelente qualificação dos profissionais que lá trabalham.
Mesmo com tanta limitação, a Defesa Civil conseguiu impedir que o fogo alcançasse o Lar São Vicente. De lá toda a equipe se deslocou até à FIC-UNIS que também corria o risco de ver o prédio de seu Observatório tomado pelas chamas que chegaram a menos de um metro de distância. O vento também espalhava o fogo que chegou até a localidade conhecida como Cafezal, no bairro Thomé, onde tomou todo o morro destruindo uma grande área. Em frente, um outro foco de grandes proporções, foi registrado no Bairro Independência. Lá, a fumaça tomou conta das ruas e invadiu residências. O fogo também consumiu uma grande área do bairro e deixou os moradores apreensivos já que a Defesa Civil atuava no incêndio do "Cafezal". Apesar disso, até o fechamento desta matéria não havia sido registrado danos a imóveis nem tampouco feridos nestes incêndios, conforme revelou Carlos Pires Júnior, coordenador da Defesa Civil. (Fotos de Paulo Victor Rocha)
Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 11 de agosto, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 15/09/14.
1 COSTUREIRA1 GARÇOM1 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO1 ELETRICISTA1 LEITURISTA1 MECÂNICO DE MOTOS1 MANICURE1 AUXILIAR DE COZINHA1 COZINHEIRA1 OPERADOR DE MÁQUINA
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
O capixaba Silva será o próximo espetáculo musical do projeto Usina Cultural, em Cataguases. O compositor e multi-instrumentalista irá lançar o álbum "Vista Pro Mar", em uma apresentação marcada para este sábado, 13 de setembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, às 21 horas.
Silva lançou em 2012 seu primeiro álbum, Claridão, que conquistou a crítica e foi eleito um dos melhores daquele ano. O álbum Vista Pro Mar, gravado em Lisboa, foi inteiramente produzido pelo cantor e tem participação de Fernanda Takai na faixa "Okinawa". Neste disco o cantor e compositor também mantém a parceria com seu irmão Lucas, que assina com ele a autoria de dez faixas.
O cantor nasceu em Vitória, um dos motivos de inspiração para suas músicas e para o novo disco. Silva, ou Lúcio da Silva Souza, já se apresentou em diversos festivais nacionais e internacionais como o Lollapalooza, e teve uma de suas músicas escalada em trilha sonora de novela da Globo – Além do Horizonte.
A classificação etária para o show em Cataguases é de 14 anos e o ingresso custa apenas R$10, que podem ser adquiridos no Centro Cultural Humberto Mauro ou loja Sarah Shoes.
O Projeto Usina Cultural tem produção e realização de Fausto Menta, cuja marca característica tem sido o forte incremento das ações de Cultura no interior de Minas Gerais. Com patrocínio da Energisa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho o Projeto tem se mostrado muito bem sucedido nas atividades incentivar, fomentar, formar novos públicos e promover o acesso à cultura na Zona da Mata mineira.
Links: http://projetousinacultural.com.br/agenda/visualizar/120/silva.htmlhttps://www.youtube.com/channel/UCnu2LU1uXQ-oh--vkA6_exghttp://silva.tv/
{{banner-interno}}