Está comprovado que saúde não é somente a ausência de doenças e que a prática de atividade física proporciona aos seus adeptos além do bem estar físico, o bem estar mental. Pensando nisso as Equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF, trabalham com a população esta prática a fim de prevenir doenças e agravos principalmente na melhor idade. São realizados Grupos de Atividade Física abertos a pessoas de todas as idades, portadores de doenças ou não. As pessoas recebem instrução de profissionais das áreas tanto da saúde como os Enfermeiros e Fisioterapeutas quanto de Educadores Físicos.
No Bairro Cibraci não é diferente! Há cerca de 8 anos, a Enfermeira responsável pela ESF Cibraci, Fernanda Barbosa de Sá Cordeiro, trabalha com os moradores da comunidade realizando atividade física com alongamento e fortalecimento muscular. Os encontros são semanais, às sextas-feiras, de 8 às 9 horas, na quadra do Bairro Ozéas Maranhão, Cibraci. Participam do grupo, formado por cerca de 20 pessoas, moradores do Bairro Cibraci, Chiquito Gazolla e adjacências. Além disso, acontecem atividades na quadra mais duas vezes por semana, orientadas por outros profissionais.
"Eu tento passar para os usuários o que eu sei, já que pratico atividade física há certo tempo. Procuro trabalhar com eles de uma forma lúdica, que os faça se divertir para que além da saúde física haja a promoção da saúde mental. Onde eles possam interagir uns com os outros, distrair e buscar uma melhor qualidade de vida", disse a Enfermeira Fernanda. Os usuários também se mostram satisfeitos com as atividades realizadas pela Enfermeira, todos comparecem regularmente, tem lista de presença e elogiam muito a atuação da profissional da Secretaria Municipal da Saúde. (Foto: Assessoria de Comunicação da PMU) {{banner-interno}}
O ditado diz: "quem canta seus males espanta", mas pode muito bem ser adaptado para "quem dança seus males espanta. É por isso que o Studio Danc’Art, em Cataguases, oferece soluções diferenciadas para aqueles que desejam estar em contato com esse exercício artístico que tão bem faz ao corpo e à alma. Além de aulas de diversos tipos, tanto individual quanto coletiva, no Danc’Art, as pessoas também encontram serviços de montagens coreográficas, massagens relaxantes e preparação de festas temáticas, sem falar no espaço aconchegante, com biblioteca, mesa de chás e ambiente fértil para o desenvolvimento da arte em suas várias esferas.Conforme destaca Mário Ferreira, proprietário do estúdio e professor de dança, a intenção do Danc’Art é exatamente proporcionar aos seus alunos uma maneira ímpar de sintonia com os sentimentos bons, dentre os quais a alegria. "Os alunos não perdem as aulas. Muitos vêm direto do trabalho, chegam aqui cansados, estressados, mas terminam como Gonzaguinha, dizendo: ‘é a vida, é bonita e é bonita’, e ela realmente é maravilhosa", diz Mário, revelando ser apaixonado pelo que faz. Prova disso é que o professor também atua como dançarino e, em sua companhia, conta com o talento de Igor Fernandez (18 anos) e Monyze Fernandes (16 anos), jovens promissores que, segundo Mário, "já estão prontos" e possuem grande potencial.
Monyze e Igor atuam com Mário Ferreira em apresentações profissionais. Ela começou a dançar aos seis anos e já fez balé, mas atualmente dedica-se somente à dança de salão. Já seu colega Igor Fernandez é ator desde os 6 anos de idade, com trabalhos como artista circense, palhaço e há três anos também atua como malabarista Seu tempo hoje é dividido entre a dança e as aulas que frequenta na Oficina de Atores de Televisão e Cinema, no Rio de Janeiro. O Studio Danc’Art fica na Rua Leopoldo Murgel, nº 44, Vila Domingos Lopes, onde Mário reside e conta com o apoio incondicional de sua mãe, a simpática e atenciosa Dona Lurdinha. "Inaugurei o Studio no dia 3 de maio de 2012 e foi a minha mãe quem deu a ideia de montá-lo aqui em casa, justamente para que pudéssemos prepará-lo da maneira mais acolhedora possível", explica Mário Ferreira, lembrando que sua relação com a dança vem de berço. Ela, que revela ter um amor "incondicional à dança", avisou que o Studio Danc’Art terá "novidades ano que vem", deixando em suspense o que virá por aí.
"Eu nasci dançando, pois sou filho de seresteiros. Profissionalmente, sou formado em Educação Física pela UFJF mas voltei-me para a dança há quatro anos quando, para me especializar, fui ao Rio de Janeiro fazer dois cursos com o mestre Jaime Arôxa (que participa do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão). Dei aula em academias de Juiz de Fora, mas resolvi continuar meu ofício em Cataguases e estou muito feliz, pois a procura tem sido bem grande, principalmente nesses últimos dois meses", revela o proprietário do Danc’Art.Mario acrescenta que o segredo da dança é o comprometimento e, diante disso, convida os interessados a conhecer o Studio Danc’Art, revelando que contatos podem ser realizados através do telefone (32) 3421-3171 ou pelo whatsapp (32) 9950-4800. "Amo a dança por tudo o que ela fez de mim e pelo que ela pode fazer dos outros. Isso eu acho fantástico", conclui o proprietário acrescentando que seu studio está aberto a pessoas de todas as idades. "Crianças, adultos e os mais experientes vão encontrar aqui uma forma alegre e prazerosa de se exercitarem, pois fazemos periodicamente aulas temáticas, os chamados ‘aulões’, que são um excelente momento para aqueles que desejam começar a dançar", completou Mário. (Fotos: Arquivo Studio Danc'Art, Paulo Victor Rocha e Marcelo Lopes)
Veja mais fotos na galeria abaixo, inclusive com os aulões e festas temáticas.
{{banner-interno}}
A advogada Maria Ivonete Cabral recebeu uma homenagem na categoria Destaque Advocacia 2014 no evento Noite Dourada da Sociedade Mineira – Gente de Expressão de Minas Gerais. Realizado em 30 de agosto, no Iate Tênis Clube, em Belo Horizonte, também estiveram presentes na cerimônia o casal Hênio Murilo de Barros Lemos Filho e Irene Cabral de Barros Lemos, além de Delorme Correa Lima Filho.
O evento acontece anualmente e homenageia pessoas que têm um reconhecimento público em Minas Gerais e em sua cidade, evidenciando o seu mérito e o seu sucesso à contribuição e fortalecimento do Estado perante o cenário nacional. Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Viana Júnior, em Juiz de Fora, Ivonete é militante na área Jurídica há 24 anos, com ênfase na Seara Criminal. A advogada é, também, certificada pela participação em vários cursos jurídicos ministrados pela Escola Superior de Advocacia da OAB de Minas Gerais.
Maria Ivonete também produtora rural, empresária no seguimento de moda, foi presidente do extinto partido PFL e hoje transformado DEMOCRATAS na cidade de Cataguases. Ela também recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Cataguases como "Mulher Destaque 2013".
{{banner-interno}}
Na noite dessa quinta-feira, 11, a Polícia Militar em Cataguases reuniu cinquenta moradores do Bairro Colinas para apresentá-los a Rede de Vizinhos Protegidos, cujo objetivo é criar mecanismos que coíbam a ação criminosa e melhorem a proteção pessoal e patrimonial. O evento ocorreu na Igreja Católica Sagrada Família, onde o sargento Jorge Roberto, coordenador do projeto, falou sobre a implantação e o funcionamento da Rede, destacando que a proposta é fazer com que os vizinhos se organizem em laços de vigilância mútua, de modo que todos funcionem como "câmeras vivas" atentas a qualquer situação suspeita.
"A segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos. A atenção da população é fundamental para o êxito do trabalho da Polícia Militar", disse o sargento aos participantes do encontro, na presença do também militar soldado Fortunato. De acordo com os policiais, um crime acontece devido a três fatores: o desejo do criminoso de realizá-lo, a ausência da polícia no momento e a oportunidade dada pela vítima. Nesse sentido, eles ressaltaram que a Rede de Vizinhos Protegidos é importante, porque justamente reforça nas pessoas a consciência de que simples atitudes podem fazer a diferença quando o assunto é segurança.
Ao fim da reunião, os participantes receberam formulário de cadastramento para que os interessados se inscrevam e também motivem outras pessoas a fazer parte da Rede. A intenção da Polícia Militar é fazer com que o projeto se espalhe pela cidade, como já acontece em ruas nos bairros Palmeira, Bandeirantes, Taquara Preta, Santa Cristina e Centro. Para concluir, o coordenador da Rede de Vizinhos Protegidos explicou que a PM deve ser acionada sempre que for constatada uma situação suspeita, mas, além disso, é necessário que os vizinhos estejam sempre em contato e combinem sinais alternativos de comunicação para que sejam utilizados se preciso. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
A Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina, abre as inscrições para o seu Programa de Trainees. São 42 vagas para profissionais recém-formados, para atuar a partir de janeiro na holding e nas empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e Votorantim Energia. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 6 de outubro, por meio da plataforma de relacionamento www.produzindofuturos.com. O Programa de Trainees 2015 está aberto a jovens formados entre 2012 e dezembro de 2014 nos cursos de Administração, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Economia, Engenharia (todas as áreas), Ciências Contábeis, Estatística, Matemática, Geologia, Física, Química, Ciências Sociais, Direito, Comunicação Social, Marketing, Psicologia, Computação. Presente em mais de 20 países e com 40 mil funcionários, a Votorantim busca profissionais com potencial de crescimento, e que se identifiquem com sua cultura de gestão de negócios, vontade de transformação e abertura para o trabalho colaborativo. "A Votorantim considera como critérios importantes o perfil empreendedor do jovem, agilidade de aprendizado de coisas novas e a vontade de realização por meio do trabalho", diz Nilma Ribeiro, gerente de desenvolvimento da Votorantim. "No processo de seleção, a capacidade de lidar com temas complexos e de olhar para o futuro será essencial para a escolha do candidato", explica. O processo de seleção da Votorantim evolui a cada ano, em direção a uma maior assertividade na identificação dos jovens talentos. Foram desenvolvidos nos últimos programas processos internos e parcerias com consultorias especializadas que permitem identificar o perfil profissional desejado. Na seleção de trainees do ano passado, por exemplo, as redes sociais passaram a ser utilizadas, em um processo piloto desenvolvido em parceria com a empresa 99Jobs, especificamente para vagas na Votorantim Cimentos. Para o Programa 2015, o escopo desta parceria foi ampliado para as vagas da holding e em outras empresas do Grupo. ProgramaO Programa Trainees terá duração de 14 meses, com início em janeiro de 2015. Ao longo do programa, o trainee mesclará o trabalho diário com uma sólida formação em gestão e atividades como a participação em projetos multidisciplinares, integraçãocom diversas áreas das empresas, mentoring, contato direto com a alta liderança e, dependendo do perfil de vaga do trainee, job rotation. Todos os trainees participam ainda do Programa Potenciar, em que se juntam a outros jovens talentos da companhia para desenvolver projetos concretos, que serão avaliados por altos executivos do Grupo, sendo cobrados em relação a metas e resultados. Os treinamentos e workshops dos trainees são desenvolvidos na universidade corporativa do Grupo, a Academia de Excelência Votorantim. Ao final da formação, o novo profissional da Votorantim terá a possibilidade de desenvolver sua carreira na própria área onde atua, em outras áreas daquela empresa, em outras empresas do Grupo ou mesmo em operações no exterior. Uma das possibilidades de oportunidade de carreiras oferecidas pela Votorantim é o Programa Movimenta, um sistema interno de mobilidade entre as empresas do Grupo, no qual as vagas disponíveis são divulgadas para todos os funcionários, que podem se candidatar àquelas de seu interesse, mesmo que em outras empresas.{{banner-interno}}