A Defensoria Pública de Minas Gerais, com apoio do Tribunal de Justiça do Estado, promoverá mais uma edição do "Mutirão Direito a Ter Pai", objetivando atender as pessoas que desejam ter sua paternidade reconhecida juridicamente, através de ato voluntário do pai ou por meio de processo de investigação de paternidade. Cataguases será um dos municípios onde ocorrerá essa ação que está marcada para 26 de setembro, na sede local da Defensoria Pública, localizada em frente ao Fórum, na Praça Dr. Cunha Neto, Bairro Granjaria, mesmo endereço onde os interessados em participar deverão se cadastrar até o dia 19.De acordo com Davi Cleriston Campos Pereira - defensor público que atua na Vara da Infância e da Juventude em Cataguases, com atribuição para as áreas de Família, Infância e Juventude - o mutirão proporcionará gratuitamente aos inscritos a realização de reconhecimentos espontâneos de paternidade, exames de DNA ou acordos relacionados a alimentos, guarda e visitas. Ainda conforme revela o defensor público, o evento será uma oportunidade para que diversos conflitos sejam solucionados de forma extrajudicial, sem precisar esperar andamentos processuais, que podem demorar.
"Essa ação é importante porque sua finalidade é nobre", diz Davi Pereira, destacando que, via mutirão, as pessoas podem ser atendidas de maneira mais célere. Será a segunda vez que esse evento acontecerá em Cataguases e já na primeira edição, realizada no dia 18 de outubro do ano passado, os resultados foram considerados positivos pela equipe da Defensoria Pública no município, formada pelo próprio Davi, Bruno Meireles Jardim e Eliana Maria Oliveira Spindola, bem como pelo juiz Maurício Pirozi (foto ao lado). (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
A Polícia está à procura de dois rapazes que teriam espancado quase até a morte Lizete Marciano Timote, 40 anos de idade, residente em Itamarati de Minas. O fato aconteceu na noite do último sábado, 13 de setembro, a partir das 23 horas, conforme informou o sargento Alexandre Pereira Zacarias, responsável pela PM naquele município, e deixou a população da cidade comovida. Até a prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes está empenhada em auxiliar a família da vítima. Os policiais só tomaram conhecimento do fato porque um rapaz que estava com eles conseguiu voltar correndo e muito assustado para Itamarati de Minas onde denunciou o fato à PM.
Segundo informou sargento Alexandre, Lucas Freitas do Valle, de 19 anos, contou que naquela noite estava com Lizete no bar do Aroldo, em Itamarati, quando um Fusca amarelo se aproximou com dois homens sendo que um deles é conhecido apenas pelo nome de Marcos. Eles conversaram amigavelmente por alguns minutos e depois resolveram sair para outro lugar e os quatro entraram no carro seguindo para a região da Usina Maurício, sentido zona rural do distrito de Piacatuba. No meio do caminho, em um lugar ermo, eles pararam o carro e começou uma feroz discussão. Neste momento, Lucas, foi retirado do veículo e agredido pelos rapazes. Ele, então, ainda conforme contou aos policiais, saiu correndo e "em pânico" pela estrada escura em direção à cidade acrescentando ter ouvido três disparos que seriam de arma de fogo acreditando que teriam sido feitos contra Lizete (foto ao lado).
Os policiais, conforme revela sargento Alexandre, imediatamente acionaram a equipe da Patrulha Rural em Cataguases formada pelos cabo Norte e sargento Vânio que lhes deu apoio e sairam em direção ao local onde teria acontecido a agressão. Também participaram da operação os soldados Renato Fernandes e Tiago Martins.Uma ambulância da prefeitura, o próprio Lucas, familiares da vítima e a prefeita Tarcília Fernandes, também acompanharam os PMs, mas quando chegaram onde teria ocorrido a discussão nada encontraram.
A PM continuou suas buscas durante toda a madrugada mas somente às 7h30min de domingo, um morador da Zona Rural, que caminhava pela estrada próximo à Usina Maurício, já no distrito de Piacatuba, avistou uma mulher caída com várias escoriações e hematomas pelo corpo. Além da polícia, a ambulância da Prefeitura de Itamarati foi chamada e a levou para o hospital de Cataguases. Sargento Alexandre também revelou que Marcos é ex-namorado de Lizete e o homem que estava com ele seria magro, moreno e de cabelos cacheados. Ainda não se sabe o que teria motivado a agressão.Lizete deu entrada em estado gravíssimo no Hospital de Cataguases na manhã de domingo, 14 de setembro, segundo informa o boletim médico. A irmã da vítima, Elizabete Timote, ainda muito revoltada com "essa agressão que pra mim é uma covardia", contou ao Site na útima segunda-feira, 15, que ela seria transferida para outro hospital a fim de receber um tratamento especializado e também passar por uma cirurgia devido ao quadro de traumatismo apresentado.
No Hospital de Cataguases, a informação oficial era de que a transferência de Lizete seria feita por um helicóptero até o Hospital Santa Mônica, em Divinópolis, próximo a Belo Horizonte, porque os médicos suspeitavam que ela não resistiria a uma longa viagem de carro. A remoção, que estava prevista para às 16 horas, porém, só aconteceu às 23 horas, com a vítima e alguns familiares embarcando do aeroporto de Goianá, ainda conforme informação prestada pelo Hospital de Cataguases.
No começo da noite desta terça-feira, 16, a reportagem do Site do Marcelo Lopes entrou em contato por telefone com o Hospital Santa Mônica a fim de obter o último boletim médico sobre o estado de saúde de Lizete. A responsável pelo setor, identificada apenas por Cíntia, disse não estar autorizada a passar informações sobre os pacientes internados no CTI para a imprensa, acrescentando que isto é feito somente aos familiares, responsáveis ou seus acompanhantes.
{{banner-interno}}
Nesta terça-feira, 16 de setembro, por volta das 12h15min, Emerson Antônio da Silva, de 35 anos, mais conhecido como "Capinado", motorista na empresa Auto Socorro Dois Irmãos, praticou um ato de coragem que salvou a vida de uma mulher que se afogava após ter pulado da Ponte Metálica. Ele, que passava no local naquele momento, mergulhou de cueca nas águas do rio e salvou a vida de A. A. C. M., de 39 anos de idade.
"Capinado", como é conhecido, falou com exclusividade ao Site do Marcelo Lopes sobre sua atitude naquele momento: "Encontrei duas pessoas na ponte dizendo que uma mulher tinha acabado de pular, mas elas não poderiam ajudar porque não sabiam nadar e pediram que eu socorresse. Como graças a Deus eu nado muito bem, na mesma hora fui correndo até a Casa Mattos, pedi que abrissem a entrada para o terreno para ter acesso ao rio. Quando cheguei vi a mulher se afogando no meio do rio; tirei a roupa e pulei dentro d’água, ela me abraçou dizendo que não queria viver. Tirei ela dali, os funcionários da loja deram roupas secas para ela e então o SAMU chegou e levou para o hospital", explicou.
A. A. C. M., que é natural e residente em Leopoldina, foi atendida pelo médico ortopedista Gilberto Delfim de Carvalho. Ele disse ao Site que a vítima não sofreu nenhum ferimento, recebeu apenas medicação anti-inflamatória e está em observação, devendo receber alta nas próximas horas. Ainda conforme o médico ela estaria sofrendo de depressão e ainda nesta tarde deverá ser avaliada por um psiquiatra.
Evangélico, "Capinado" fez questão de falar sobre a oportunidade que teve para salvar uma vida: "Não tem preço que pague ajudar alguém, me sinto muito feliz e recompensado por salvar uma vida. Faria tudo de novo", afirmou o motorista.
{{banner-interno}}
Num jogo muito disputado como, aliás era de se esperar, a seleção de Cataguases venceu o Ribeiro Junqueira por 2 x 1 com gols de Davi e Chocolate. Já, Diego, descontou para o ribeiro com um golaço sensacional. O jogo foi sob forte calor mas, mesmo assim, muito emocionante. Os dois times procuraram a vitória a qualquer custo e prevaleceu o bom conjunto da seleção de Cataguases que, mesmo tendo poupado alguns jogadores pendurados com cartão, mostrou que é favorita ao título. O Ribeiro deverá se reforçar para a próxima fase. Tem um bom time mas necessita de mais algumas peças se quiser chegar ao título.
Confrontos das Quartas de Final:XV de Novembro FC x Seleção de CataguasesEC Ribeiro Junqueira x 15 de Novembro FC (Rio Novo)Santana do Deserto FC x AD Matias BarbosaEDICAR FC x AE UberabinhaSub 17 Regional da LEC: Confira os confrontos das semifinais Em Cataguases o Bola Cheia venceu por 2 x 0 o Americano de Vista Alegre devolvendo a derrota do jogo de ida e nos pênaltis conseguiu sua classificação depois de uma interminável disputa com duas comemorações. A primeira por um erro na contagem das cobranças e a segunda, claro, pela vitória. Em Laranjal, o Democrata de Santana venceu o time da casa por 3 x 1 e também se classificou. O outro Democrata, de Além Paraíba, empatou em 3 x 3 com o Vila Reis e derrotou seu adversário também nos pênaltis por 8 x 7. A partida entre União dos Palmares e Núcleo Esportivo foi adiada por problemas de logística do time de Cataguases. Na foto ao lado, o goleirão Claúdio, que foi o herói na classificação da equipe do Bola Cheia.
Partidas já definidas para a próxima rodada: Democrata (Santana do Deserto) X Democrata (Além Paraíba)Bola Cheia X Vencedor do jogo adiadoRegional da L.A.U: Nacional bate o Bandeirante. 2 mil expectadores e Djalminha não compareceSem a presença do craque Djalminha que adiou sua apresentação para o próximo dia 26, o Nacional, de Senador Firmino, bateu o Bandeirante de Ubá do técnico Adriano Matias na casa do adversário por 1 x 0, gol de Dudu, num frangaço do goleiro Zé Carlos, que jogou no Boa Vista, do Rio de Janeiro. O Nacional contou com uma base de jogadores que disputaram a Copa Alterosa pelo Prainha de Rio Novo (MG), como Peixoto, Tatinha, Rafael, Piolho. A mesma coisa fez o Bandeirante mantendo a base do time campeão da última edição com Lê, Badeco e companhia do Torneio da L.A.U. A estrela da noite, Djalminha, alegando problemas contratuais com a BAND remarcou sua apresentação para dia 26 contra o Nacional de Visconde do Rio Branco, que vai acontecer no mesmo estádio Centenário. Vale ressaltar que a torcida ubaense levou na "esportiva" a ausência do craque e se manteve com uma conduta de educação primorosa, até mesmo no momento em que os refletores do estádio, aos 27 minutos do segundo tempo, se apagaram obrigando o jogo a terminar antes do tempo regulamentar.
Resultados da Primeira Rodada: Bandeirante 0 x 1 Nacional de Senador Firmino Núcleo Esportivo (S.J. Nepomuceno) 2 x 1 AymorésNacional (Visc.Rio Branco) 3 x 2 Primeiro de Maio (Ponte Nova)Diamantense (Diamante) 2 x 2 Montanhês (Ervália)Copa Alterosa Sub-20: Duelo de Titãs entre Independente e XV de Novembro termina em empate e time de Laranjal conquista última vaga
Em Argirita, o jogo "Highlander" terminou com o Empate e a classificação do XV de Novembro de Laranjal. Vítor, o zagueiro artilheiro, marcou um e teve outro anulado em impedimento. Domínio do Independente no primeiro tempo, mas, no segundo o capitão Bernardo e o Técnico Iran Guedes mexeram com os brios da equipe fazendo com que o XV de Novembro fosse outro time em campo. Luan tanto fez que acabou premiado com o gol que classificou sua equipe. A partida ainda teve belas atuações de Wallace, pelo Independente, que mostrou muita raça e Pedro, do XV, pela sua técnica. Na foto ao lado, Wallace, do Independente, um verdadeiro leão em campo, chegou à exaustão tentando levar sua equipe á classificação.Resultados do Campeonato Regional Infantil e Mirim da Liga de Futebol e São João NepomucenoSub-13 Maripaense 0 x 3 DemocrataSub-15 Maripaense 1 x 1 Sel. AventureiroSub-13 Operário 0 x 0 União de Piraúba Sub-15 Operário 1 x 1 União de Piraúba Sub-13 Itararé 5 x 2 América Rio Pomba Sub-15 Itararé 1 x 1 America Rio Pomba
Na foto ao lado, Kadu Fontana, autor da Coluna Toque de Bola: a maior cobertura regional de esportes.{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Miraí, sob o comando do delegado Thiago Soares Marty, prendeu em flagrante, no último dia 10, Adelino Francisco do Nascimento. Segundo informou aquele delegado, Adelino adquiriu, em Muriaé, uma caminhonete S10, da GM, cor prata, com placa falsa, por R$20 mil, valor bem abaixo daquele praticado pelo mercado de veículos usados.
Segundo ainda Thiago Marty (foto abaixo), esta não seria a primeira vez que Adelino e o suspeito de ter lhe vendido o veículo, identificado apenas como Ronaldo, fizeram este tipo de negociação. "As investigações continuam a fim de identificar ‘Ronaldo’ e outros envolvidos, visto que este veículo teria sido roubado em 2004, no Estado do Espírito Santo", acrescentou o delegado.Adelino Francisco do Nascimento foi atuado em flagrante delito, tendo sua prisão ratificada, por ter praticado crime de receptação previsto no artigo 180, do Código Penal, explicou aquele delegado que revelou ainda terem participado da operação por ele comandada os investigadores de polícia Edson Carlos Martinhão Corrêa, Gualter Larry Alves Gomes de Oliveira e Ailton Corrêa Moraes Gusman, além do escrivão de Polícia Ranieri Lucarelli Simões. (Fotos cedidas pela Polícia Civil em Miraí)
{{banner-interno}}