Começou, nessa quinta-feira, 18 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito 2014 e, em Cataguases, a Catrans, órgão responsável pelo transporte e trânsito no município, montou estande na Praça Governador Valadares (Praça da Estação), para levar aos transeuntes informações sobre os cuidados que pedestres e motoristas devem tomar todos os dias. Na ocasião, houve distribuição de panfletos educativos e foi exibida a carretinha adquirida recentemente pela Prefeitura, para recolher, por exemplo, cavalos soltos, que atrapalham o tráfego nas ruas da cidade.
Também dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, na manhã desta sexta-feira, 19, a Polícia Rodoviária ministrou palestra para os integrantes do programa Adolescente Cidadão e, na próxima segunda-feira, 22, a partir de 9h, no Centro Cultural Eva Nil, equipe da empresa Transporte Coletivo Léo (TCL) vai capacitar motoristas do sistema de transporte municipal, ensinando-lhes a utilizar os elevadores próprios para embarcar, nos ônibus, pessoas portadoras de deficiências.Ainda na segunda-feira, às 14h, o palestrante Ângelo Testa ministrará comunicação para o público interessado no tema "Direção Defensiva", e, no dia seguinte, de manhã, a capacitação de motoristas feita pela TCL será novamente realizada. À tarde, a programação da Semana Nacional do Trânsito continuará em Cataguases com apresentação de teatro dos Doutores Cura-Cura para as crianças da Escola Municipal Vigário Cassimiro, enquanto, às 14h, o servidor público José Ribeiro Pacífico apresentará palestra no Pró-Idoso. Na quarta-feira, às 8h30, Pacífico repetirá a comunicação para os soldados do Tiro de Guerra e, por fim, na quinta-feira, 25, ocorrerá o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, com evento no Centro Cultural Eva Nil. Paralelo a essa programação, ao longo de toda a semana, a Polícia Militar também promoverá conscientização das pessoas sobre trânsito, promovendo palestras em diversas instituições de ensino do município, bem como no Vagão situado na Praça Chácara Dona Catarina.
O coordenador da Catrans, Hélio Andrade, destacou que toda a programação tem foco na "Cidade para as pessoas. Proteção e prioridade ao pedestre", que é o tema nacional deste ano. Porém, conforme informou Hélio, outras questões importantes sobre trânsito também permearão a campanha educativa. "Muitos acidentes no trânsito são causados por motoristas ou até mesmo pedestres embriagados. Então, esse também é e sempre será assunto para nossas conscientizações", destacou o coordenador da Catrans. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Que calor! Essa expressão sintetiza bem a sensação vivida pela população de Cataguases nestes últimos dias de inverno, prenunciando (ou preparando) para o quase insuportável verão. Além do calor, o ar seco e a ausência de chuva completam a realidade nada aprazível vivida ultimamente pelos cataguasenses. A situação chega a despertar preocupação quando se vislumbra o ribeirão Meia Pataca com o que talvez seja o seu mais baixo nível de água das últimas décadas, talvez de sua história. A rigor, o que corre em seu leito nada mais é do que esgoto a céu aberto.O ribeirão, que nasce no próprio município e percorre 28 quilômetros até desaguar no Pomba, próximo à Rodoviária, está vazio, uma espécie de morto-vivo pela falta d’água. Durante todo o seu trajeto dentro da cidade, nota-se o fluxo de esgoto dos comércios, residências e demais construções, a alimentá-lo no lugar de águas cristalinas e que traziam vida para peixes e outrora se achou ouro e inspiração poética. Ao olhar para ele, ali no centro da cidade, é possível perceber outro tipo de poluição, causada pelo descarte indevido de resíduos sólidos em suas encostas e margens. O jargão, aqui, merece ser lembrado: O Meia Pataca pede socorro.
Esse problema, aliás, também atinge o Pomba e a solução depende mais da consciência dos cidadãos do que da meteorologia. Em poucos olhares, durante um rápido passeio ao longo de suas margens pelos jornalistas Paulo Victor Rocha e Marcelo Lopes a água farta e a correnteza caudalosa cederam lugar a garrafas, plásticos, vasos sanitários, pneus e até brinquedos. Tudo repousa em seu leito em pequenas ilhas formadas pela ausência da água. Apesar da realidade desoladora do ribeirão este é o momento ideal para uma grande limpeza em suas margens e leitos, aliado a um trabalho de conscientização sobre a preservação daquele importante manancial. Fica a dica aos órgãos competentes. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar foi chamada no meio da tarde desta quinta-feira, 18 de setembro, até à Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, no bairro Bela Vista, por causa da queda de uma árvore sobre parte do teto de sua quadra poliesportiva. Não houve feridos, mas parte da cobertura metálica ficou bastante danificada como mostram as fotos que ilustram esta reportagem.
O que causou o incidente, segundo apuraram os policiais militares sargento Josué e cabo Wanderson, que estiveram no local, foi um incêndio na mata vizinha da quadra. De acordo com aqueles militares alguém ateou fogo em uma árvore que foi combatido pela equipe da Defesa Civil, porém, nesta quinta-feira, ela caiu e suas raízes comprometeram a estrutura de outra árvore que não conseguiu se sustentar e tombou em cima da quadra, danificando parte de sua cobertura.
{{banner-interno}}
Festejando mais de 40 anos de carreira, a cantora Maria Alcina se apresenta em Cataguases neste sábado, 20, através do projeto Usina Cultural. O show acontece na praça Rui Barbosa, às 20h30 e é gratuito. Irreverente, dona de uma voz grave e de uma exuberância colorida e ousada, a cataguasense que estourou no Festival Internacional da Canção em 1972, agora, celebra esse momento com um novo e elogiado álbum de músicas inéditas.
O cd "De Normal Bastam os Outros" trás misturas de Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes e Karina Buhr, além de releituras surpreendentes de Jorge Ben Jor, João Bosco, Chico Anísio e Adoniran Barbosa. O novo disco da eterna intérprete de Fio Maravilha, lançamento do selo Nova Estação, foi produzido por Thiago Marques Luiz. A ideia era dar voz a talentosos compositores que a cantora ainda não havia gravado, celebrando o presente, sem deixar de acolher composições especiais que fazem parte da história de Alcina. O espetáculo de Maria tem direção musical do guitarrista Rovilson Pascoal e trás mais de 15 músicas, entre elas, sucessos como Fio Maravilha; Bacurinha; Dondoca; Sem Vergonha; Dionísio, Deus do Vinho e do Prazer e muito mais. A artista sobe ao palco acompanhada por Rovilson Pascoal (guitarra), Ricardo Prado (teclado e acordeon), André Bedurê (baixo), Gustavo Souza (bateria) e Michele Abu (percussão). A cantora Thaylis Carneiro, elogiada cantora regional do melhor do samba, é a responsável pela abertura do show, que ainda conta com a participação do DJ Alê antes e após a atração principal.
O Projeto Usina Cultural tem produção e realização de Fausto Menta, cuja marca característica tem sido o forte incremento das ações de Cultura no interior de Minas Gerais. Com patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o Projeto tem se mostrado bem sucedido nas atividades de incentivar, fomentar, formar novos públicos e promover o acesso à cultura na Zona da Mata mineira. (Com foto de Rafael Aguiar)
{{banner-interno}}
A equipe do Samu de Juiz de Fora vai ministrar uma palestra para esportistas e público em geral em Cataguases sobre primeiros socorros. O 2º Seminário: Responsabilidade Radical – Diversão com responsabilidade está marcado para esta quinta-feira, 18 de setembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19:30 horas e o objetivo é alertar sobre segurança nos esportes que envolvem riscos de lesão ou danos graves á saúde.
Organizado pelos grupos Ktá Trilhas e Aventureiros, a iniciativa surgiu pela ocorrência de diversos acidentes em trilhas envolvendo adeptos do motocross, ciclismo nas modalidades mountain bike e BMX e também do skate. O convite para o SAMU realizar o seminário partiu do vereador Michelângelo Correa.
"Queremos que as pessoas sejam orientadas para terem um conhecimento básico sobre primeiros socorros e procedimentos no caso de acidentes e, principalmente, que elas saibam como proceder para não agravar ainda mais uma lesão. Todos que praticam esportes radicais deveriam assistir a esta palestra", comentou o ciclista Flávio Francisco.
O valor para assistir à palestra é R$5,00 e o dinheiro arrecadado será revertido para compra de instrumentos musicais do projeto "Feliz é quem toca", da Casa do Tumati.{{banner-interno}}