De julho a agosto de 2014, a produtora RED7, em parceria com a Fundação Simão José Silva, abriu um edital para as duas novas temporadas das RED SESSIONS – web série de produção e distribuição de conteúdo audiovisual de músicos e bandas de Cataguases, Leopoldina, Itamarati de Minas, Miraí, Muriaé e Juiz de Fora.
Mais de 50 inscrições e 20 atrações foram selecionadas para gravarem um portfolio autoral, em apresentações abertas ao público no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva/Casa Simão, que já recebe os ajustes finais para o início das filmagens.
As gravações se dividem em cinco episódios, de setembro a novembro, e o primeiro deles acontece às 19h30 do próximo dia 26 (sexta-feira), com as bandas: Groove Trio, Besouro Rosa da Esquina, Monoorama e Radiocafé.Conheça um pouco mais sobre elas.
Besouro Rosa da Esquina (Muriaé/MG) – Após 15 anos em uma jornada de shows em bares de Muriaé e região, Alessandro Supertramp (violão, vocal, guitarra e gaita) e Rafael Schelb (vocal, bateria e percussão) se uniram a Felipe Alves (baixo e teclado) e Wellison Corrêa (baixo, guitarra e violão) em um projeto experimental, misturando elementos do blues, folk, música brasileira e rock’n’roll. Repertório: http://soundcloud.com/besouro-rosa-da-esquina/.
Monoorama (Muriaé/MG) – De som dotado em particularidades e lampejos pessoais, Amaro Mussolini (violão, gaita e vocal) revela uma visão crua e desprovida de pretensões comerciais. Influências existenciais sem o termo clichê entranhado em suas melodias e letras, musicando façanhas imaginárias ou reais. Repertório: http://soundcloud.com/amaro-mussolini/.
Groove Trio (Cataguases/MG) – Iniciando sua trajetória no ano de 2009, a banda, desde então, se apresenta em bares e casas noturnas desenvolvendo uma proposta com arranjos de personalidade única. Matheus Rodrigues (baixo), Murilo Gazolla (violão, guitarra e vocal) e Vitor Viera (bateria) resultam a influência do Funk e Soul Americano, Reggae, e o Pop Rock Nacional dos anos 90 em uma sonoridade atípica e irreverente. Repertório: http://soundcloud.com/groove-trio-1/.
Radiocafé (Juiz de Fora/MG) – Formado por Eduardo Rosseti (baixo), Rafael Ski (guitarra), Rodrigo Dias (violão, guitarra, vocal) e Tiago Viana (bateria), o grupo com sete anos de estrada já lançou três singles e é considerado fruto da nova safra da música mineira, mesclando entre seus covers, canções de própria autoria, onde encontram-se influências de Beatles, Radiohead, Oasis, Kings of Leon e Strokes. Repertório: http://soundcloud.com/radiocafebanda/.
Venha prestigiar os artistas e curtir um som de qualidade. As RED SESSIONS têm o patrocínio do Grupo Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva/Casa de Cultura Simão. A Casa Simão fica na Avenida Astolfo Dutra, nº487, centro de Cataguases. Informações sobre o edital estão disponíveis em www.fundacaosimao.org.br/redsessions/edital2014.pdf/.
{{banner-interno}}
Cataguases participou do concurso Mister Minas Gerais 2014, representada pelo policial militar, Italo Gomes, de 29 anos de idade e conquistou o oitavo lugar na competição que reuniu 48 rapazes de todo o Estado. "Estou muito honrado em ter participado defendendo nossa cidade, e elevado seu nome numa disputa que exalta não só a beleza, quanto o espírito esportivo e a preocupação com as mazelas sociais do nosso Estado", disse emocionado o jovem. O evento foi realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, no Salão Decorfest, em Patos de Minas.
Os misters foram avaliados nas provas de passarela "Best Model", "Provas Esportivas" e "Beleza e Comprometimento". Ao fim desta última etapa foram selecionados os 20 finalistas para avaliação de um júri misto no show de encerramento. Os dez primeiros colocados no ranking geral foram: Primeiro lugar: Kaio Juliane – Mr. Rio Novo - (647) pontos, segundo lugar: Filipe Santos – Mr. Rio Acima (594), terceiro lugar: Matheus Queiroz - Mr. Araguari (594), quarto lugar: J.P. Fernandes - Mr. Patos de Minas (590), quinto lugar: Max Rogers - Mr. Vespasiano (577), sexto lugar: Felipe Lourenço - Mr. Jaboticatuba (570), sétimo lugar: Rodrigo Brigatto - Mr. Juiz de Fora (565), oitavo lugar: Italo Gomes – Mr. Cataguases (560), nono lugar: Dejota Miranda – Mr. Belo Horizonte (550), e em décimo colocado: Lucas Olliveira - Mr. Igarapé (542).A primeira prova do concurso, a Best Model, avaliou a elegância na passarela. Realizada na praça de alimentação do Shopping Patos de Minas, reuniu centenas de pessoas na noite de quarta-feira, 17. Os candidatos desfilaram em traje social e moda praia e foram avaliados pelo júri técnico formado pelos Misters Minas Gerais 2013 Matheus Martins, MMG 2012 Robberson Kairon, e MMG 2007 Maciel Moreno, a Miss Minas Gerais 2013 Eduarda D’Avilla, o Mister Acre 2014 Alisson Lassari, o representante da Agência Alure, Rogério Campanelli, e o jornalista Isaias Martins.
O soldado da 146ª Companhia Especial da Polícia Militar em Cataguases foi destaque nas provas esportivas durante a manhã de quinta-feira, apresentando bons resultados em salto em distância, basquete, chute a gol e natação. Para Ítalo sua trajetória militar aliada a preparação física desenvolvida nos meses anteriores à competição foram fatores primordiais para seu desempenho. "Sempre pratiquei esportes, e também pela minha formação militar. Mas para o concurso me preparei com a ajuda do educador físico Victor Guerra para aumentar meu condicionamento físico", conta o mister.
Durante a noite de quinta-feira, no auditório do Hotel HZ, os misters foram entrevistados diante da bancada de jurados técnicos. Ítalo foi sabatinado sobre como o Mister Minas Gerais pode contribuir para minimizar os problemas sociais como a violência. Em sua resposta ressaltou que em seu trabalho como policial militar ele está mais próximo dos mineiros, e que a PM, hoje dedica-se a prevenção desses problemas através de programas pontuais. "Um Mister precisa ter um olhar sobre a sociedade e uma forte vontade de colaborar com a solução desses problemas".
Na sexta-feira, durante a tarde, aconteceu a prova de fotogenia, e o encerramento da votação na internet no site oficial do concurso e no portal da Uol. Ítalo obteve apenas 3% dos 42.846 votos válidos, ocupando assim a sétima colocação nesta pontuação. O que lhe fez cair de posição na competição. Durante a noite, no show de encerramento, Ítalo voltou a ser avaliado em traje de gala, moda casual e praia, por uma banca de 22 jurados.
Na avaliação dos coordenadores do Mister Cataguases, Muel Tsunamy e Pathê Alves de Souza, o saldo foi extremamente positivo. "Desde 2009 Cataguases está ganhando melhores posições tanto no Miss quanto no Mister, isso é um sinal de que estamos no caminho certo. A diferença de pontos entre os candidatos é muito pouca, o que nos faz ver que são pequenos detalhes que os diferenciam", analisa Pathé. O Mister Cataguases contou com o apoio da Prefeitura de Cataguases, Academia Corpo em Ação, Victor Guerra Personal Trainer, Giuliana Paiva Nutricionista Desportiva, Supra Store Suplementos, D’Pil Cataguases e Desert Wear.{{banner-interno}}
Um acidente envolvendo um ônibus da empresa São Geraldo aconteceu por volta das 03h00 desta segunda-feira (22) no Km 762 mais 800 metros da BR 116, em Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais. O veículo, que viajava com destino a São Paulo, colidiu com a mureta do viaduto, e por pouco não caiu na Avenida dos Expedicionários, que faz a ligação do bairro Bela Vista com o centro da cidade.
Segundo a PRF, que atendeu a ocorrência, dez passageiros e o motorista estavam no ônibus. Ninguém se feriu. Os passageiros foram levados para o ponto de apoio da empresa. No momento da colisão, a mureta de concreto – que foi totalmente arrancada – caiu sobre a fiação, danificando cabos de internet. Dois guinchos realizaram o serviço de remoção do veículo. Uma equipe da Energisa foi acionada. Às 05h20 o ônibus foi retirado do local, e o trânsito que ainda era reduzido no horário, foi totalmente liberado naquele trecho da rodovia. (Fotos: O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
Pais, familiares de alunos, professores e gestores de diversas escolas da rede municipal de ensino de Ubá e representantes da Secretaria Municipal de Educação daquela cidade, prestigiaram, no útlimo dia 13 de setembro, a cerimônia de apresentação das dependências da creche do ProInfância à comunidade do bairro Pires da Luz e adjacências. O empreendimento recebeu investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão de reais.
Em pronunciamento, Maria do Carmo Mello Coelho, secretária municipal de Educação, enfatizou a importância da creche para as famílias, a valorização do educador e suas contribuições para o ambiente escolar. "Este espaço amplo, bonito e estruturado é para as crianças usufruírem e serem bem cuidadas enquanto as mães deixam os filhos para trabalhar; é uma conquista da comunidade", completou. Ela anunciou ainda o processo de reserva de vagas para o próximo ano letivo.
Durante o evento, o prefeito Vadinho Baião falou sobre os investimentos na educação e os benefícios da construção da creche aos modelos do ProInfância no bairro Pires da Luz e no bairro Vila Casal. Vadinho anunciou ainda a construção de novas creches nos bairros São João, São Domingos, Palmeiras e Ponte Preta, ampliando o número de vagas no município.A programação do evento foi bastante diversificada e durante o encontro os educadores da Escola Municipal Dr.Tânus Feres de Andrade (Curumim II) fizeram uma apresentação de roda rítmica com os alunos da Educação Infantil seguido de uma encenação teatral de mesa composto pela equipe pedagógica Waldorf.
O ProInfância/PAC 2- Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2006 com vistas ao aprimoramento da infraestrutura da rede pública de educação infantil dos municípios por meio de construções de novas unidades escolares, reformas ou ampliações, bem como seu aparelhamento com equipamentos e mobiliários adequados. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá){{banner-interno}}
Maria Alcina, a intérprete cataguasense que no começo da década de 70 sacudiu o Maracanãzinho com sua voz grave cantando a música "Fio Maravilha", comemorou, na noite deste sábado, 20 de setembro, na Praça Rui Barbosa, em Cataguases, seus quarenta anos de carreira. Se pudéssemos traduzir em poucas palavras o que foi aquele momento, talvez a frase que melhor se encaixe seja "um show mágico".
Com a praça praticamente tomada por um público de todas as idades, Alcina subiu ao palco visivelmente emocianada por voltar a se apresentar em sua terra natal. O público dançou quase todo o show e a aplaudiu o tempo todo. a retribuição vinha em forma de frases de carinho e os seus sucessos inesquecíveis, além das músicas do novo CD "De Normal Bastam Os Outros", sucesso de crítica e um dos melhores de sua carreira. E após hora e meia cantando e dançando, Maria Alcina encerrou o show e foi receber os abraços do público, quando fez fotos e autografou seus discos, esbanjando simpatia, sorrisos e abraços.Emoção pura para quem já viveu quase tudo em cima de um palco. Alcina foi homenageada pelo público e também pelo município que lhe outurgou uma placa de prata, entregue pelo Secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira, após o show, com os seguintes dizeres: "A Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, parabeniza a cantora Maria Alcina pelos seus 40 anos de uma carreira de muitos sucessos que engrandeceram a Música Popular Brasileira". Mais cedo, ela recebeu outra homenagem, desta vez dos vereadores Vinicius Machado e Fernando Amaral, que lhe entregaram uma Moção de Congratulações pelos seus quarenta anos de vida artística.
DJ Alê e Thaylis Carneiro - A noite de música brasileira começou com apresentação do DJ Alê Elmais (foto acima), que fez uma seleção caprichada de hits mesclando sucessos nacionais e internacionais. Logo em seguida, subiu ao palco, Thaylis Carneiro (foto ao lado), a musa do samba na Zona da Mata que, a cada dia, vem conquistando novos públicos. Ao lado de uma banda super competente, a sambista natural de Leopoldina, levou o público a dançar e cantar sucessos como "Feira de Mangaio", "O morro não tem vez" e "Canto das três raças", entre outras. A plateia, empolgadíssima com o carisma e talento de Thaylis, aplaudiu o show entusiasmadamente.
A noite com música de graça na Praça foi mais uma iniciativa do Projeto Usina Cultural, idealizado, produzido e realizado pelo produtor Fausto Menta. Com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa através da Lei de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, o Usina tem se firmado na região como um importante elemento catalisador da cultura por formar novos públicos e prestigiar artistas talentosos e em ascensão. É também um projeto ousado por trazer para o interior de Minas não apenas música de qualidade como também, shows de humor e outras manifestações culturais.
Veja mais fotos da noite de música e alegria na galeria abaixo.
{{banner-interno}}