O homem que foi flagrado pelas câmeras do circuito interno de TV das Lojas Americanas em Cataguases, na manhã da última quinta-feira, 25 de setembro, foi reconhecido por volta das 10 horas da manhã deste sábado, 27, por um leitor do Site do Marcelo Lopes que avisou a Polícia Militar. Os policiais sargento Veiga e os soldados Cardoso e Ítalo, assumiram o caso e o detiveram como suspeito de ser o autor do furto naquela loja.
João Mauro da Silva Júnior, 46 anos, é de Leopoldina e, se for confirmado ser ele o autor do furto da carteira com dinheiro, documentos e cartões de crédito de uma funcionária das Lojas Americanas, em Cataguases, esta não será sua primeira ação criminosa na cidade. Há alguns meses ele foi identificado e detido como sendo o autor de um furto de aparelho celular dentro da Câmara Municipal, também de Cataguases, que pertencia a uma funcionária daquela Casa Legislativa.
Após algumas investigações os policiais confirmaram que João Júnior efetuou o furto nas Lojas Americanas. Ele foi qualificado pelo crime e vai responder ao processo em liberdade por já ter encerrado o prazo para ser preso em flagrante delito, informou o soldado Cardoso à reportagem.
{{banner-interno}}
Um incêndio considerado criminoso pelos proprietários de quatro sítios nas próximidades da "estrada da Empa", consumiu cerca de 20 mil metros quadrados de área no final da tarde desta sexta-feira, 26 de setembro, em Cataguases. Segundo eles, o que provocou a queimada teria sido um despacho ou oferenda ao orixá Exu, popularmente conhecido como "macumba", conforme mostram as fotos que ilustram esta reportagem.
O fogo começou às margens da estrada onde foi feita a oferenda religiosa. No local haviam algumas caixas de fósforos, velas e capim queimados entrando pelo terreno afora. A preocupação dos proprietários rurais era de que o fogo alcançasse uma pequena mata existente o que poderia tornar as chamas incontroláveis. Um trator foi usado para fazer um aceiro nas imediações da mata com a ajuda de trabalhadores rurais com êxito, e já no começo da noite, as chamas haviam sido controladas. Ninguém ficou ferido. Veja as fotos abaixo.{{banner-interno}}
Foram encerradas nesta quinta-feira, 25 de setembro as atividades desenvolvidas pela Catrans, órgão responsável pelo trânsito e transporte em Cataguases, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. Iniciada no dia 18, centenas de estudantes da rede municipal de ensino, funcionários de empresas de transporte coletivo e comunidade em geral receberam orientações relacionadas ao tema da campanha de 2014: "Cidade para as pessoas. Proteção e prioridade ao pedestre".A Semana também teve o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da acessibilidade no transporte para portadores de necessidades especiais. Em parceria com o grupo "Acessibilidade Já" e Rotary Clube, foram realizadas palestras e demonstrações do sistema operacional do equipamento utilizado em ônibus para acesso aos cadeirantes.
Para o coordenador da Catrans, Capitão Hélio de Andrade, o principal resultado alcançado foi a conscientização da população sobre a necessidade de o pedestre ser prudente em relação ao trânsito. "Tivemos uma boa recepção pela sociedade que entendeu que ela também pode ser responsável pela causa de acidentes. Estima-se que 29% dos acidentes envolvem pedestres que, por exemplo, não atravessam na faixa", comentou.
Outras instituições também contribuíram para a realização da Semana, entre elas, Polícia Rodoviária de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros, Transportes Coletivos Leo, Centro Cultural Eva Nil e Instituto Francisca de Souza Peixoto. A 146ª Companhia Especial de Polícia Militar encerrou as atividades promovendo uma Blitz Educativa.
{{banner-interno}}
A Cervejaria Ashby inaugurou dia 15 de setembro, em Cataguases, mais uma loja da sua rede de distribuidoras: a Chopp Ashby Express Cataguases/Choppmais. Com isso, empresas de eventos, bares e moradores da cidade e entorno poderão solicitar a bebida pelo sistema delivery ou adquirir no próprio local.
De acordo com o proprietário da distribuidora, Thiago Lacerda Chaves, o crescimento e o reconhecimento da Cervejaria Ashby e o alto índice de aceitação do produto foram fundamentais para a realização do empreendimento. Os tipos disponíveis de cervejas especiais são: Pale Ale Extra; Pilsen; Porter; Weiss e Ale. Além dos Chopps Claro, Escuro, Califórnia Cooler de Vinho, Black e Weiss de trigo."A estrutura montada pela nova distribuidora visa atender a demanda por chopp tanto para grandes eventos como casamentos e festas de confraternizações, quanto para o consumo em residências por pessoas que apreciam o sabor de um chopp gelado, mas viam dificuldades em ter este tipo de produto com qualidade na sua própria casa", afirmou Thiago.
Produzidas pela cervejaria do Circuito das Águas Paulista, região do Brasil que se destaca pela qualidade de suas águas, além de Cataguases, a Ashby atende na Zona da Mata as cidades de Dona Euzébia; Itamarati de Minas; Leopoldina; Recreio; Santana de Cataguases; Astolfo Dutra; Guarani; Guidoval; Guiricema; Mercês; Piraúba; Rio Pomba; Rodeiro; São Geraldo; Senador Firmino; Tocantins; Ubá e Visconde do Rio Branco.O Chopp Ashby Express Cataguases funciona na Avenida das Indústrias, 505, bairro Santa Clara. O telefone para entrega é (32) 3422-4542 e (32) 8445-0166. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, e aos sábados de 9 às 12 horas. Para pedidos online, basta acessar o site www.choppmais.com.br e preencher o formulário. (Fotos cedidas pela Chopp Ashby Express Cataguases){{banner-interno}}
As Polícias Militar e Civil de Cataguases estão à procura do homem que aparece nas fotos acima e que até agora não foi identificado. Segundo o Boletim de Ocorrência registrado na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, ele entrou nas Lojas Americanas, em Cataguases, por volta de 9h20min, fingindo procurar algo para comprar e, de repente, passou por uma porta que dá acesso à área exclusiva de funcionários, foi até o armário onde ficam guardados os objetos pessoais dos empregados e retirou de dentro de dele uma carteira com cartões de crédito, documentos e R$185 em dinheiro, fugindo em seguida.
As fotos reproduzidas acima foram retiradas das filmagens do circuito interno de TV a que o site teve acesso. O rapaz branco, aparenta ter cerca de quarenta anos de idade, usa óculos, cabelos curtos com uma pequena calvície e vestia calça jeans e camisa polo de malha com listas brancas e azuis. Policiais que estão trabalhando no caso preferiram não dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações. A reportagem do site do Marcelo Lopes apurou também que o suspeito, inicialmente, não é conhecido no meio policial da cidade. Quem souber informações sobre seu paradeiro pode ligar para o número 190 ou 3421-1129. {{banner-interno}}