Nessa quarta-feira, 1º, começou o movimento mundial Outubro Rosa, campanha que, de forma direta, objetiva alertar as mulheres para a realidade atual do câncer de mama, levando-as a ficarem sempre atentas a mudanças no corpo, a fim de que a doença, quando manifestada, possa ser diagnosticada precocemente. Assim, as chances de cura são maiores, conforme explicam os especialistas.
Em Cataguases, neste ano, essa mobilização é realizada pelo Movimento Hip Hop e Núcleo de Lésbicas, com parceria do Programa Municipal DST AIDS e Instituto Oncológico. A programação terá início na próxima segunda-feira, 6, e vai contar com palestras em escolas e instituições até o dia 24, quando o médico Oncologista Vinícius Costa Klein fará palestra no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19 horas, sobre a doença.Ainda dentro da programação da campanha "Outubro Rosa", a partir do dia 20, a Unidade Móvel de Mamografia, do Programa estadual de Controle do Câncer de Mama, estará na cidade e as mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão fazer gratuitamente os exames mamografia, mediante agendamento prévio nos postos de saúde (PSF). Para finalizar a campanha, no dia 25, ocorrerá a 1ª Parada Rosa, com Trio Elétrico, Dj’s e presença de Tereza Brant, mineira que está adotando o visual masculino e tem intenção de fazer a cirurgia para mudar de sexo. De acordo com Adriana Nascimento, organizadora da campanha juntamente com Cláudia Cerqueira, é importante que a cada ano este evento alcance maior número de pessoas, inclusive nas comunidades mais carentes. "Então, decidimos correr atrás e levar informação também às mulheres que são lésbicas, bissexuais, enfim, o objetivo é fazer com que todos entendam a relevância do assunto e prestem atenção às mudanças do seu corpo, especialmente quando essas são relacionadas às mamas", destacou Adriana.
{{banner-interno}}
Uma obra reivindicada há muitos anos pelos moradores da rua Alzir do Nascimento Arruda, no Bairro Leonardo, em Cataguases, começou a ser realizada nesta quarta-feira, 1º de outubro, e deverá estar concluída amanhã, sexta-feira, dia 3. Seis proprietários de imóveis que estavam sendo prejudicados se uniram, contrataram três profissionais e custearam o serviço que vai ficar em R$450,00 mais uma carroça de pó de pedra que um deles disponibilizou.Gilson Altino, morador naquela rua há 39 anos, convidou a reportagem do Site do Marcelo Lopes para visitar o local e ver a obra. Conforme disse ao lado de outros vizinhos, a rua quando recebeu calçamento, não foi observada a inclinação necessária para o escoamento da água da chuva. Assim, continuou ele, "quando chove, ela empoça e escorre para dentro de nossas casas". Gilson acrescentou dizendo que convivem com esta realidade há vários anos "e nunca prefeito algum quis nos atender. Desta vez, finalizou, conseguimos economizar um dinheirinho e estamos resolvendo o problema", disse indignado.
A obra consiste na retirada do calçamento feito em pedra poliédrica, o conhecido "pé de moleque", e o seu reassentamento com a inclinação necessária facilitando o escoamento da água da chuva. O serviço também vai desentupir um bueiro que está coberto de terra. O trabalho vem sendo feito em cerca de 60 metros de extensão por um metro e meio de largura do lado esquerdo daquela rua. "Nós resolvemos fazer a obra agora porque já começou o período de chuvas e não queremos passar mais uma vez pelos mesmos problemas", explicou Altino. Os moradores aproveitaram para pedir providências à Copasa para consertar uma rede de esgoto que está à céu aberto (foto abaixo) na rua Pierre Teotônio da Silva, paralela à Alzir do Nascimento Arruda.
{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 02 de outubro, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 06/09/14.
3 MOTORISTA DE ÔNIBUS2 COZINHEIRA1 AUXILIAR DE COZINHA3 ARMADOR3 CARPINTEIRO1 ATENDENTE DE FARMÁCIA (E SERVIÇOS GERAIS)1 REPOSITOR DE MERCADORIA (E MOTOBOY)1 AUXILIAR DE MARCENEIRO1 FAXINEIRA 1 DOMÉSTICA
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
Entre os dias 19, 20 e 21 de setembro a Igreja Evangélica Catedral das Assembleias de Deus, antecipou a comemoração do Dia das Crianças dando início ao 1º Congresso Infantil da Igreja, com o tema "Era uma vez a Arca de Noé". Realizado pelo UDICAD - União do Departamento Infantil da Catedral das Assembleias de Deus, a programação do congresso promoveu uma passeata com crianças de todo o Campo Missionário pelas ruas da cidade de Cataguases.
A iniciativa da diretoria da UDICAD em organizar o evento e da diretoria da Catedral em apoiá-los, demonstrou a preocupação da igreja em relação à infância e assinalou a priorização do ensino daqueles que precisam de orientação, amor e atenção.
As atividades envolveram teatro, coreografia, música e a pregação da palavra de Deus. Durante os três dias foram distribuídos lanches para as crianças e no domingo, depois da passeata, almoço para todos os participantes. Foram dias de manifestações e protestos contra a pedofilia, correção e violência doméstica, ensinamentos para os pais e crianças, entre outros exemplos. A direção da Igreja deu apoio ao Congresso com a presença do Pastor presidente Nelquiades Fernandes, juntamente com vários outros pastores que participaram de toda a festividade e passeata. Também tiveram o apoio das autoridades públicas, como a Policia Militar e a Secretária Municipal de Saúde, que enviou uma ambulância para acompanhar todo o trajeto da passeata.
O ponto mais alto da passeata deu-se na Praça Rui Barbosa onde as crianças juntamente com todos os presentes deram as mãos e ali oraram para as autoridades e a cidade pedindo a Deus que direcione os poderes executivo, legislativo e judiciário e abençoe os cataguasenses.
O Pastor Nelquiades Fernandes e a Missionária Andréia Oliveira, responsável pelo UDICAD, fizeram menção do verdadeiro sentido dessa passeata e do evento como um todo e agradeceram a todos o que os ajudaram a viabilizar o Congresso.
{{banner-interno}}
O Movimento Grevista dos bancários mostrou em seu segundo dia de greve, na base territorial do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, que está ganhando força. Além das paralisações integrais ocorridas na última terça-feira, 30 de setembro, em Cataguases, Leopoldina, Miraí e Pirapetinga, no dia 1º outubro novos bancos privados paralisaram suas atividades em Além Paraíba, que já contava com a paralisação da Caixa Federal desde o dia anterior.
Somaram-se ao movimento dos bancários as duas Agências da Caixa Federal de Ubá e, no dia 02 de outubro, também ingressam os bancários de Tocantins e Rodeiro. A categoria reivindica 12,5% de reajuste, valorização do piso salarial, PLR maior, garantia de emprego, melhores condições de saúde e trabalho, com fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades. "Esta greve já começou bem mais forte do que a de 2013 não é ao acaso. Os bancários já não aguentam tantas pressões por metas absurdas, com falta de segurança, com o eixo saúde sendo deixado para se tratar com arremedos de eficiência. Queremos mais! Mais saúde, mais segurança, mais paz para trabalharmos. Queremos mais dignidade no trato com nossas pessoas, erradicando de vez o assédio moral. Queremos um reajuste na ordem de 5.4% que realmente recomponha o poder de nossos salários", explicou o presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, José Antônio Silva.
Sem previsão de término, a paralisação somente será encerrada quando houver um acordo entre o Sindicato e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), cujas propostas até o momento não contemplaram as necessidades e as demandas dos bancários. Apesar da paralisação, o clima é de tranquilidade e nenhum incidente foi registrado até o fechamento desta matéria, conforme informou a direção do Sindicato da categoria. (Fotos cedidas pelo Sindicato dos Bancários de Cataguases e região)
{{banner-interno}}