Na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, começou mais uma edição do "Liquida Ktá" na Praça Rui Barbosa, onde vinte lojas montaram estandes para revelar aos consumidores da cidade e região produtos de qualidade e com preços atraentes. São roupas e acessórios masculinos e femininos, além de itens para presentes e decoração da casa. Tudo com atendimento diferenciado e espaço adequado para os clientes experimentarem e escolherem o que quiser, com vasta opção e variedade de mercadorias.
De acordo com a gerente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC), Léllis Dutra (foto acima), é a segunda vez que o Liquida Ktá acontece neste ano e a expectativa sempre é boa, "porque se trata de uma oportunidade muito aguardada pelos consumidores e movimenta, de forma especial, o comércio de Cataguases com descontos realmente vantajosos para o consumidor", disse. Léllis que o Liquida Ktá é um momento para o comerciante fazer um capital de giro fora da sua empresa, em local que permita visibilidade de grande número de produtos e facilidade de acesso para os clientes. "É uma injeção para melhorar os resultados do comércio e, em contrapartida, levar aos consumidores oportunidades especiais de preços e variedades de mercadorias", destacou a gerente da ACIC, convidando as pessoas a comparecerem ao "Liquida Ktá", que funcionará até o próximo sábado (11).
{{banner-interno}}
Quem esteve na Casa de Cultura Simão na noite de sexta-feira, 26 de setembro, sabe que música boa é o que não vai faltar nas gravações da nova temporada da webserie RED SESSIONS.
Até novembro serão cinco dias de filmagens e, em cada uma delas, quatro bandas gravam seu portfolio autoral, com entrada gratuita. Já se apresentaram: Besouro Rosa da Esquina e Monoorama – de Muriaé, Radiocafé – de Juiz de Fora, e Groove Trio – de Cataguases.
A primeira sessão das RED SESSIONS recebeu um bom público no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva e o sucesso obtido avisa que a gravação do segundo episódio – às 19h30 do dia 10 de outubro (sexta-feira) – não vai deixar a desejar.
Conheça um pouco mais sobre quem vai se apresentar:
Caetano Brasil & Grupo (Juiz de Fora/MG) – De formação basicamente autodidata, o clarinetista e saxofonista, Caetano Emanuel Brasil, apresenta seu trabalho autoral ao lado dos músicos Adalberto Silva (baixo), Gladston Simas Vieira (bateria) e Rafael de Paula Castro (piano e acordeon). Uma "WORLDMUSIC" com raiz brasileira, partindo do choro e outros ritmos nacionais que se fundem à liberdade jazzística e a diversas influências da música local de vários lugares do mundo. Repertório: https://soundcloud.com/caetanobrasil/.
Carlos Fernando Cunha (Juiz de Fora/MG) – Há 14 anos radicado em Juiz de Fora, Carlos Fernando Cunha é carioca, oriundo da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. Formado pelo curso de Canto Popular na Bituca – Universidade de Música Popular, em 2011 gravou o CD autoral, ‘Zeroquarenta’, e se encontra em processo de gravação de seu segundo álbum, ‘Baobá’. Repertório: https://soundcloud.com/carlos-fernando-cunha/.
Carol Ferraz (Cataguases/MG) – Ainda na infância, Carolina Ferraz iniciou sua trajetória na música, tendo participado de vários eventos em Cataguases e região. Suas composições têm como foco a valorização da MPB. Ela vem acompanhada pelos músicos Matheus Rodrigues (baixo), Pedro Soares (violão), Rodrigo Vecchi (guitarra) e Vitor Vieira (percussão). Atualmente a artista está em processo de gravação de seu primeiro CD solo, ‘Cápsulas Coloridas’, que será lançado em 2015. Repertório: https://soundcloud.com/carol-ferraz-141/.
Uiara Leigo (Juiz de Fora/MG) – Cantora e compositora natural de Macaé/RJ, Uiara Leigo carrega em seu trabalho influências da MPB e do ROCK. Em abril de 2010, lançou o CD "Pedra Bruta", com um set diversificado e abrangente, trazendo em suas composições a ancestralidade brasileira. Repertório: https://soundcloud.com/uiara-leigo/.
Venha curtir um som de qualidade e prestigiar os artistas da nossa região. As RED SESSIONS têm o patrocínio do Grupo Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva/Casa de Cultura Simão – Avenida Astolfo Dutra, nº487, centro de Cataguases. As informações sobre o edital estão disponíveis em www.fundacaosimao.org.br/redsessions/edital2014.pdf/.
{{banner-interno}}
Associados do Sindicato dos Bancários de Cataguases região decidiram em assembleia realizada na noite desta segunda-feira, 6 de outubro, encerrar a greve que estava em seu sétimo dia. A categoria acatou orientação do Comando Nacional dos Bancários, conforme informou ao Site do Marcelo Lopes, Fernando Batista dos Santos, diretor daquela entidade.
A Fenaban – Federação Nacional dos Bancos – apresentou na última sexta-feira, 3, ao Comando Nacional dos Bancários nova proposta que depois de analisada considerou-a satisfatória para a categoria e orientou os sindicatos a encerrarem o movimento grevista. A greve dos bancários em Cataguases começou no dia 30 de setembro.
Para José Antônio Silva – presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região "se não conseguimos a totalidade do que reivindicávamos chegamos a um patamar satisfatório que atende a toda a categoria", disse. De acordo com ele, "as conquistas obtidas agora, devem-se ao movimento que começou maior do que o do ano passado e demonstrou, claramente, para os banqueiros que nós não iríamos aceitar humilhações", disse José Antônio. O presidente do Sindicato dos Bancários aproveita para revelar "avanços importantes para a categoria como melhoria das condições de trabalho, valorização do bancário, e também em algumas cláusulas sociais e de saúde", frisou. José Antônio completa dizendo: "É importante ressaltar que continuaremos em alerta para que não haja nenhum descumprimento do que foi acordado neste ano e já começaremos preparar a próxima campanha salarial", finalizou o presidente. Os bancários conseguiram – entre outras - as seguintes conquistas:- Reajuste de 8,5% (2,02% de aumento real).- Piso portaria após 90 dias: 1.252,38 (9% ou 2,49% de aumento real).- Piso escritório após 90 dias: R$ 1.796,45 (2,49% acima da inflação).- Piso caixa/tesouraria após 90 dias: R$ 2.426,76 (salário mais gratificação mais outras verbas de caixa), significando reajuste de 8,37% e 2,37% de aumento real).{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizará sessão ordinária nesta terça-feira, 7 de outubro, a partir das 18h30, quando deverão ser votados quatro Projetos de Lei e nove Requerimentos. Pela Ordem do Dia, a primeira proposição em pauta será a única do Executivo e, identificada pelo nº 81/2014, visa autorizar o Poder Executivo a proceder à adequação do Anexo II, Programas 0001, 0013, 0021,0024, e Ações da Lei 4.064/2013, que dispõe sobre o Plano Plurianual 2014/2017 do Município de Cataguases.
Em seguida, poderá ser apreciado o Projeto de Lei nº 35/2014, cujo objetivo é dispor sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude de Cataguases (CMJ). De autoria do vereador Vinícius Machado, essa proposição, se aprovada, determinará que o CMJ seja criado como "órgão permanente, paritário, consultivo e deliberativo com a finalidade específica de coordenar a implantação das políticas e programas municipais da juventude de Cataguases".
Conforme prevê o Projeto, o Conselho Municipal da Juventude de Cataguases deverá ser composto por oito representantes do Poder Público e o mesmo número de integrantes da sociedade civil, sendo que só poderá ser membro aquele que possuir idade entre 15 e 29 anos. O mesmo texto também prevê a criação do Fundo de integração da Juventude (FINJUV), destinado a gerir recursos e financiar parte das atividades do CMJ, tendo, para isso, um Regimento próprio que definirá suas atribuições, finalidades e destinação.
O vereador Vinícius justifica que a implantação do CMJ "é uma importante normatização, necessária para que o município se adeque à Lei 12852/13 que cria o Estatuto da Juventude". Segundo o proponente, é preciso "reconhecer o papel estratégico da juventude no desenvolvimento do município e apontar os direitos que devem ser garantidos a eles de acordo com suas especificidades".
Para concluir, Vinícius ressalta que "Cataguases é uma das poucas cidades de Minas Gerais que ainda não tem o Conselho da Juventude normatizado, o que pode trazer prejuízos, pois, com a introdução da Lei 12852/13, somente os que tiverem seus conselhos formatados e um representante da juventude ligado à organização direta do município é que poderão se habilitar para receber verbas destinadas aos programas de políticas públicas", explica.
Ainda na reunião ordinária desta semana, também poderão ser apreciados os Projetos de Lei nº 54/2014 e 58/2014, sendo que o último é formulado pelo vereador Walmir Linhares da Costa, para dispor sobre a denominação de Rua Ormínio Werneck de Moraes a logradouro público do Município de Cataguases. Já o outro é proposto pela Mesa Diretora e "dispõe sobre a regulamentação do pagamento de diária no âmbito da Câmara Municipal de Cataguases".
{{banner-interno}}
Informe Especial
"Levar a saúde até você" é o compromisso da Drogaria Taquara Preta, inaugurada em Cataguases, nesse sábado, 4 de outubro, na Avenida José Costa Cruz, nº 14, no bairro de mesmo nome. Sob a responsabilidade da farmacêutica Melina Vasconcelos, que também administra o novo empreendimento, a ideia de instalar uma farmácia no bairro surgiu para atender especialmente às necessidades de seus moradores e os do entorno, que antes precisavam percorrer longa distância para adquirir medicamentos.Conforme destacou Maurício Gonçalves Leite Júnior, também farmacêutico e proprietário da Drogaria Taquara Preta, esse foi o principal fator que motivou a escolha do local. "Meu pai trabalha com farmácia há quarenta anos na região e, em Cataguases, somos proprietários da Drogaria Nossa Senhora Aparecida faz dez anos. Por isso, sabemos da importância de atender a população de maneira rápida e, então, depois que minha irmã Melina concluiu seus estudos, resolvemos investir neste bairro que vem crescendo, assim como os outros adjacentes", revelou Maurício.
Na inauguração, os clientes conheceram os ótimos preços e produtos disponíveis na Drogaria Taquara Preta, enquanto uma equipe de enfermeiros cuidou de aferir pressão arterial e glicose de todos. Grande número de pessoas compareceu ao local, inclusive o vereador residente no bairro, Vinícius Machado, que parabenizou a iniciativa de implantação do empreendimento tão aguardado pela população daquela região. "O nosso bairro merece este empreendimento que, tenho certeza, veio para ficar’, comentou o vereador.Quem também gostou do bairro ganhar uma farmácia foi Odilon José Princisval dos Santos, morador do bairro há 13 anos. Ele destacou que "a população local vem aumentando muito e a nova drogaria é uma prestação de serviço muito importante, ainda mais quando atende de forma cômoda, perto de nossa casa", frisou. Além do atendimento comercial, a Drogaria Taquara Preta disponibiliza serviço de tele entrega que pode ser acionado através do número 3421-4272 e oferece aos seus clientes uma vasta linha em perfumaria, fraldas (geriátrica e infantil), produtos para bebê e todos os tipos de medicamentos, inclusive genéricos, entre outros itens.
Veja mais fotos da festa de inauguração da Drogaria Taquara Preta na galeria abaixo.
{{banner-interno}}