A direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL) informou que neste sábado, 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, o horário de funcionamento do comércio será estendido até às 18 horas. Paralelamente, e por causa da data, a CDL também está realizando uma promoção que irá sortear vales-compras no dia 14 de outubro.
Para a campanha de Dia das Crianças a CDL preparou a promoção "Toda criança merece um presente", realizada nas lojas associadas e em sua página do Facebook. Nela, o participante pode concorrer a dois vales-compras no valor de R$200,00 comprando nas lojas e a um vale de R$ 100,00, para quem curtir a página na internet.
O interessado em participar deve curtir a página da CDL Cataguases, https://www.facebook.com/cdldecataguases, compartilhar a postagem da promoção e clicar no link para se inscrever. A promoção é válida para quem mora em Cataguases e região, para participar do sorteio é necessário cumprir seguinte regulamento:
- Curtir a página da CDL Cataguases no Facebook;- Compartilhar em sua linha do tempo da rede social a postagem da promoção do Dia das Crianças e clicar no link indicado para se inscrever.- O Sorteio será realizado no dia 14 de outubro e a CDL vai entrar em contato com o ganhador por mensagem no facebook e divulgar o resultado na página.- A loja que irá fornecer o prêmio será indicada pela CDL.
O sorteado terá 48h para buscar o vale-compra no escritório da CDL Cataguases. Caso isso não ocorra, será realizado um novo sorteio.
{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 02 de outubro, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 06/09/14.
1 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO1 CARREGADOR2 DOMÉSTICAS3 ARMADORES3 CARPINTEIROS1 SOLDADOR1 COSTUREIRA1 PORTEIRO1 LAVADOR DE ÔNIBUS
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
Começa nesta sexta-feira, 10 de outubro, no distrito de Tebas, em Leopoldina, o 2º Festival de Samba e Petiscos. A noite terá dois shows sendo o primeiro com o grupo Levada de Samba e Dudu Nobre. Lá será realizada a etapa eliminatória onde serão apresentadas as dez músicas pré-selecionadas pela Comissão Organizadora do Festival, sendo que cinco delas serão classificadas para a Etapa Final que acontece em Miraí no fim de semana seguinte. Canções de diversas partes do país estão inscritas. São elas:
Barraco Francês - Roberto Carlos de Souza Silva (Três Rios)
Me joga na parede e me chama de lagartixa - José Alexandre G. da Rocha e Silva (Poços de Caldas)
Sinal de protesto - Ramon Gonçalves Santos, (Coronel Fabriciano)
Gafieiríssima - Gabriela Buarque Araújo (Rio de Janeiro)
Enfim sós - Rita de Cássia Carvalho (São Paulo)
Ave prisioneira - Valéria de Cássia Pisauro Lima (Campinas)
Isca de frango é milho - Thiago Rodrigues Miranda (Juiz de Fora)
Último samba - Fábio Castro Carvalho (Miraí) Tudo bem - Flávia Santos de O. Lazarini (Rio de Janeiro)
O que o samba traz - Emerson José Lobato (Belém - Pará)Os petiscosA comida mineira é pura tradição. De geração em geração, através de suas receitas mágicas, é na cozinha que a vida mineira se transmite e revela suas variadas influências: africanas, portuguesas e indígenas. Com maior diversidade de pratos no Brasil, pois em cada região do estado há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural.
‘Quase todos os pratos da cozinha mineira contam com legumes, frutos ou tubérculos nativos. Mas quem vem de fora e encontra guarida em Minas é a batata. Nessa edição, o festival estimulou o uso da batata nos pratos. E não vai faltar criatividade e sabor", garante Fausto Menta, produtor e realizador do Festival que tem patrocínio da Energisa através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Em Tebas e Miraí, os bares vão oferecer cardápios exclusivos. Portanto, veja na relação abaixo as delícias que serão preparadas durante o Festival e que você só vai saborear lá.
BatatebasPrato: Filé de Tilápia com Purê de Batata e Molho Picante.
Sabor do SambaPrato: Linguiça de Bamba (Enroladinho de Batata Crocante Recheado com Linguiça e Molho Barbecue.
Sabor de MinasPrato: Escondidinho de Frango, Bacalhau e Carne Seca.
Birosca do ZéPrato: Maçã de Peito com Batata.
Bar do PucaPrato: Batata Losti
BartataPrato: Batata na Moita (Batata recheada com presunto, muçarela e calabresa).
Batata DouradaPrato: Batata dourada com pernil assado ao molho Barbecue.
BARES DE MIRAÍ
Bar do GalegoPratos: Bom Criolo - Filé de frango ao catupiry, com batata ao alho e Batata frita com queijo e bacon.
Bar WerneckPratos: Corda e Caçamba - Lombinho de porco com batata. Jubileu e quiibe.
Bar Ice DreamPratos: Vida da Minha Vida - Carne de boi com fritas.eTrem das onze - Escondidinho de frango.
Meus Tempos de CriançaPratos: Meus Tempos de Criança - Linguiça de porco com batata. e Canjica Charmosa - canjiquinha, bacon, paio, tomate, cebola.
Pago Pra VerPratos: Pago Pra Ver - Linguiça de porco defumada com queijo e batata e Caldo mexicano - Feijão, bacon, calabresa, carne moída.
Cantinho do SambaPrato: Água na Boca - Bacalhau, frango, carne seca com batata e requeijão.
Clube MiraíPratos: Bolinho de Bacalhau - Bacalhau e batata. e Carne bêbada - Carne de boi, temperos, cerveja preta e pão.
Tenda dos AmigosPratos: Filé com Fritas - Carne de boi com batata frita e Batata com queijo.
AméliaPratos: Batata Amélia - Batata com bacon, mussarela e parmesão e Quibe.
Rainha do SambaPratos: Bolinho de Bacalhau - Bacalhau e batata e Moela de frango ao molho.
Entre as Flores Você Era a Mais BelaPratos: Minha Doce Inspiração - Carne seca com batata cozida e Feijão tropeiro.
Saudades do Meu BarracãoPratos: Madame Fulana de Tal - Pizza com batata e Mister batata - Músculo à moda da casa.
Anos DouradosPratos: Anos Dourados - Linguiça calabresa com batata e Batata calabresa - Batata com temperos.
Meu Pequeno MiraíPratos: Lombo Confeitado - Lombo de porco com queijo e batata palha. E Pernil ao molho.
A SaladeiraPrato: Lingua de Boi - Lingua de boi ao molho madeira com purê de batata e Jiló recheado.
Castelo da MangueiraPratos: Caldo Verde com Batata e Cachorro-quente.
Nota da Redação: As fotos usadas nesta matéria são do Festival de Samba e Petiscos realizado em novembro de 2013.{{banner-interno}}
O Secretário Municipal de Saúde de Cataguases convocou a imprensa local para uma entrevista coletiva que começou pouco depois das 9 horas da manhã na sede da Secretaria de Saúde. Geraldo Antonucci fez esclarecimentos sobre a situação dos médicos que atendem nos PSF’s do município a partir da decisão do Ministério Público Estadual de exigir que todos cumpram a carga horária de quarenta horas semanais. O Secretário de Saúde também falou sobre as denúncias feitas contra ele na Câmara Municipal por duas ex-funcionárias, repasse de verbas para o hospital de Cataguases e sobre a construção da UPA. Veja, abaixo os principais trechos da entrevista concedida por Geraldo Antonucci.Ministério Público x médicos – O Secretário revelou o conteúdo da Recomendação número 048/2014, de 2 de setembro de 2014 em que o Ministério Público pede que "o Município de Cataguases implemente, no prazo máximo de 6 meses, meios efetivos para verificação de frequência dos servidores públicos atuantes no Sistema Único de Saúde local, como por exemplo, sistema biométrico de aferição de frequência" e a adoção, "no prazo máximo de três meses, as medidas administrativas necessárias à regularização do cumprimento das jornadas de trabalho por parte de profissionais médicos integrantes da Estratégia de Saúde da Família, de forma que os aludidos servidores públicos atendam na íntegra às cargas horárias laborais legalmente previstas".
Antonucci revelou que após tomar conhecimento das determinações do Ministério Público fez diversas reuniões internas buscando formas de adequar-se às normas solicitadas e na manhã dessa quarta-feira, 8, outra, com todos os dezenove médicos que atendem nos PSF’s. Segundo revelou, "a tendência inicial de todos aqueles profissionais demitirem-se do município, foi afastada, pelo menos por enquanto, porque encontramos alternativas que poderão sanar o problema", explicou. Inclusive, acrescentou, com uma readequação dos salários.
Segundo o Secretário, a legislação prevê a possibilidade de os médicos trabalharem vinte horas semanais. "Estamos estudando a possibilidade de colocar um médico de manhã e outro à tarde em cada PSF cumprindo, cada um, vinte horas semanais e atendendo a população conforme o Ministério Público quer", acrescentou Geraldo. Ele completou dizendo que na próxima quinta-feira, 16 de outubro, nova reunião com os médicos será realizada quando deverá ser formalizada uma decisão sobre o assunto e levada ao Ministério Público para aprovação. Ele negou que médicos tenham pedido demissão informando que quatro dele estão de férias.Denúncias de ex-funcionárias – "Entreguei ontem ao Ministério Público um calhamaço de documentos e provas sobre todas as denúncias. Estou tranquilo quanto à isso. Pode ter erro, pode? Mas fiz tudo com a mais absoluta transparência e dentro da lei. Vou citar o exemplo do meu filho, como elas (as denunciantes) já citaram. Ele tem um câncer ósseo, no fêmur, que precisou cortar vinte centímetros e colocar uma prótese. Ele fez todo o procedimento como qualquer outra pessoa e foi atendido pelo SUS. Não houve em momento algum, qualquer privilégio ou regalia. Inclusive, viajou nos carros da Secretaria de Saúde e quando teve de ir no carro sozinho foi porque ele não podia dobrar a perna. Sobre a questão da fisioterapia a que tinha de fazer duas vezes por semana, conseguimos treinar no INCA (Instituto Nacional do Câncer) um fisioterapeuta daqui de Cataguases exatamente para evitar este deslocamento até o Rio de Janeiro duas vezes por semana. Portanto, está tudo muito claro e em breve vamos disponibilizar todas estas informações para vocês da imprensa". Por fim, Geraldo negou que sua secretaria beneficie o presidente da Câmara, Vereador Fernando Pacheco.
Repasse de recursos para o Hospital – De acordo com o provedor do Hospital de Cataguases, José Eduardo Machado, a Secretaria Municipal de Saúde não estaria repassando recursos referentes a procedimentos previamente contratados. Geraldo confirmou esse atraso e acrescentou: "São seiscentos mil reais de pagamentos dos procedimentos que a gente faz no hospital. Temos alguns procedimentos em atraso de meses passados e alguns desse mês. Mas hoje, até amanhã, já chega o valor e nós vamos limpar grande parte. Todo mês a gente faz isso e todo mês fica um para trás. Hoje seria em torno de duzentos mil reais essa parte que fica para ser acertada depois. O motivo é que nós recebíamos, até março deste ano, do chamado "fundo a fundo", uma quantia de aproximadamente oitocentos e oitenta mil reais por mês destinado ao pagamento destes procedimentos. Só que a partir de março, alguém no passado, não sei quem, fez um trabalho que mudou essa regra e a partir daí, nos tiraram cento e sete mil reais por mês. Com isso nós ficamos defasados pra acontecer essas coisas que não estavam acontecendo, entendeu? O dinheiro vem do governo federal, quando recebemos, transferimos imediatamente. Esse mês, parece que teremos um incremento e deveremos zerar isso".Construção da UPA - "Pagou a primeira parcela e estamos aguardando agora a Portaria para reiniciar a obra. Deve chegar agora entre novembro e dezembro. Mas já está tudo autorizado direitinho. Nós temos um comunicado que Cataguases tá ok, então é só mesmo aguardar a Portaria. Com o fechamento do Pronto Cordis correu tudo pra cá (Hospital de Cataguases) e às vezes isso tumultua um pouco. Se a gente puxar um pouco desse serviço para lá (UPA), vai desafogar a urgência e emergência de lá. Vamos dividir os atendimentos, podemos até fazer um pronto atendimento infantil, por exemplo. A idéia é manter os dois e crescer o atendimento em saúde no município.
{{banner-interno}}
O eleitor que não compareceu às urnas neste domingo (5) tem até o dia 4 de dezembro (60 dias após o primeiro turno) para justificar a ausência no cartório eleitoral. O requerimento de justificativa pós-eleição (formato pdf) já está disponível no site do TRE-MG e nos cartórios eleitorais do Estado.
Para justificar, basta que o eleitor apresente o requerimento, preenchido, em qualquer cartório eleitoral, acompanhado da documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento ao pleito (atestado médico, por exemplo). A justificativa também pode ser feita via postal, encaminhando a documentação ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor é inscrito. De 15.236.578 eleitores em Minas Gerais, 12.186.182 compareceram, representando um índice de 20,02% de abstenção.
O eleitor que não votou e não justificou sua ausência no último domingo deve comparecer às urnas normalmente no segundo turno, em 26 de outubro. Cada turno é considerado como uma eleição distinta e, portanto, cada um deles requer o comparecimento do eleitor ou a justificativa.
Quanto ao voto em trânsito para presidente, só poderá exercê-lo no segundo turno quem se cadastrou até 21 de agosto, prazo final de inscrição tanto para o primeiro, para o segundo ou para os dois turnos. Para o segundo turno, 11.583 eleitores mineiros solicitaram a "transferência temporária" de local de votação para votar para Presidente.{{banner-interno}}