A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio de uma resolução, está transferindo às prefeituras a responsabilidade pela gestão da prestação do serviço de iluminação pública. O prazo para as distribuidoras de energia elétrica concluir o processo de transferência desse ativos é até dia 31 de dezembro.
Em Minas Gerais, segundo a Aneel, dos 853 Municípios apenas 21 já estão com os ativos. A agência informou que prorrogou o prazo para a transferência por duas vezes e que não haverá uma nova postergação. Sendo assim, a partir do dia 1.º de janeiro de 2015 a responsabilidade da prestação deste serviço não caberá às distribuidoras de energia.
Em Cataguases, a prefeitura municipal está avaliando se a melhor opção de licitar a contratação do serviço de empresas especializadas será por meio de um consórcio entre municípios da região ou então de forma individual. A Associação dos Municípios da Micro Região Médio Rio Pomba (AMERP) é a entidade que está liderando o processo de constituição de um novo consórcio que visa envolver um número maior de cidades no processo de licitação. "Estamos estudando o que é mais viável economicamente para Cataguases. Ainda não sabemos se o Governo Federal irá adiar este prazo, de qualquer modo, tudo está sendo preparado para isto. Neste momento estamos mapeando os pontos de iluminação e pesquisando empresas especializadas. Esta mudança têm pontos negativos e positivos, por um lado, irá melhorar a qualidade do atendimento, por outro, será um custo a mais para o município", explicou o procurador geral do município, Rafael Vieira (foto ao lado).
A Resolução Normativa, de número 414/2010, inclui a manutenção de luminárias, lâmpadas, relés e reatores. De acordo com o portal da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), até o momento, 3.755 Municípios já assumiram os ativos e que Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Ceará são os Estados com os quadros mais críticos, de acordo com os dados da Aneel. (Fotos: Arquivo){{banner-interno}}
A região da Zona da Mata mineira ganhará um novo shopping regional em 2015. O Jardim Norte está sendo construído na cidade de Juiz de Fora, a cerca de 120 quilômetros de Cataguases, em um terreno de 80 mil m², ao lado da Rodoviária Interestadual. O shopping, que vai atrair uma população de 2 milhões de habitantes de municípios vizinhos, já tem confirmadas grandes marcas, como Riachuelo, Renner, C&A, Lojas Americanas, Havan, Ri Happy, Magic Games, Lojas Avenida e Instituto Beleza Natural.
Com área bruta locável (ABL) de 36.700 mil m², o empreendimento, estimado em cerca de R$ 120 milhões, será parte de um complexo multiuso, que futuramente ainda incluirá hotel e torres de escritório. O projeto contempla também o hipermercado Bretas, em funcionamento no local há mais de 13 anos, e uma operação de 6.400m² das lojas Havan, em formato free-standing.
Seis meses após o lançamento comercial, o Jardim Norte já ultrapassou a marca de 65% de sua ABL negociada. Além das âncoras e megalojas confirmadas, já estão confirmadasno shopping marcas como Arpel, O Boticário, Vivo, Terr, Scaldini, Oficina do Terno, Eject, Óticas Carol/Óticas Manchester, Colchões Castor, Joalheria Exata, Clínica Mansur,Joalheria Fajollo, Planet Cell e Tiley Calçados. Entre as operações de alimentação já assinadas estão Mc Donald’s, Bob’s, Spoleto, Subway, Japa Temaki, Salsa Parrilla, Digão Lanches, Roasted Potato, Ice Mellow, Café Bertô e Quadrado de Pizza. ObrasDurante as obras do Jardim Norte, iniciadas em abril, serão gerados cerca de 1.000 empregos diretos. Após a inauguração, no 2o semestre de 2015, outros 1.500 postos de trabalho devem ser criados. A terraplanagem já foi concluída e mais de 80% da fundação, executada. Além disso, mais de 15.000 m² das lajes do primeiro e segundo pavimento já foram concretados.
O Shopping Jardim Norte tem como empreendedores o Grupo São Francisco, a Traituba Empreendimentos e a ABX Empreendimentos, que, conjuntamente, possuem participação em 12 shoppings centers no Brasil perfazendo mais de 200.000 m² de ABL.
O projeto, assinado pelo escritório juiz-forano Lourenço Sarmento Arquitetos, incorpora conceitos modernos de arquitetura para centros comerciais, com iluminação natural, percursos fluidos e área lifestyle, com quatro restaurantes e varanda com mesas externas dando vista para o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). (Fotos: Divulgação){{banner-interno}}
Começa logo mais, às 20 horas, o Festival de Samba e Petiscos, em Tebas, distrito de Leopoldina, primeira fase do evento que será concluído no final de semana seguinte, em Miraí, quando serão conhecidos os vencedores e haverá ainda novas atrações. O Festival é organizado e produzido por Fausto Menta e conta com patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Dez sambas participam do Festival que vai contar com shows de Dudu Nobre, que sobe ao palco como a principal atração desta primeira noite. A expectativa é de grande público durante o fim de semana, revelou Fausto.Durante a manhã desta sexta-feira, 10 de outubro, a movimentação foi intensa em Tebas por conta dos preparativos finais. Toda a infraestrutura está concluída, com a instalação de tendas, sob a responsabilidade exclusiva da empresa Porto Tendas, de Cataguases. O palco também foi montado na quinta-feira e até o final da tarde o som estará funcionando juntamente com a iluminação, revelou Fausto Menta, que está otimista com mais esta edição do Festival de Samba e Petiscos. "A comunidade local, a exemplo de Miraí, abraçou o projeto e isso é muito positivo porque este envolvimento é um dos nossos objetivos ao criar o Festival", disse o produtor.
Além do show de Dudu Nobre, que vai cantar seus maiores sucessos e as canções de seu novo CD, a noite terá o show de abertura com o Grupo Levada do Samba, revelação na cena musical carioca. Paralelamente, os bares vão servir petiscos caprichados e deliciosos, tendo a batata como principal ingrediente. A apresentação dos sambas concorrentes acontece no sábado, a partir das 20 horas. A segunda noite do festival vai contar ainda com dois shows especiais: Sandra Portela e Leandro Sapucahy. Domingo, último dia de festa, duas atrações regionais de peso, subirão ao palco do Festival: Nó na Madeira e Roda de Bamba. {{banner-interno}}
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, anunciou esta semana novos investimentos na área de Saúde, considerada por ele um dos principais desafios administrativos de seu atual mandato. Para tanto, ele anunciou a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Leopoldina e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Uma UBS será erguida no bairro Bela Vista e a outra no Bairro Nova Leopoldina. O prefeito estimou que as novas unidades deverão começar a funcionar em até seis meses com estrutura física moderna - para atender as atuais exigências do Ministério da Saúde - e com profissionais qualificados para garantir atendimento de qualidade aos moradores dos bairros beneficiados.
As Unidades Básicas de Saúde terão padrão tipo 01-A com instalação em módulos pré-fabricados autoportantes, em sistema Light Steel Framing, como na USB do Bairro do Rosário, já em funcionamento naquela cidade. "Estas novas unidades são importantes para o nosso município e a exemplo de tantos outros investimentos já lançados - ou que ainda virão, é fruto da regularidade fiscal da prefeitura", afirmou José Roberto de Oliveira.
A obra, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Gama, vai garantir uma "melhoria significativa" no atendimento à população, além de "mais conforto aos usuários do sistema de Saúde Pública oferecida no município", frisou. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Leopoldina)
{{banner-interno}}
Quem perdeu a última edição do Noites Cariocas, evento musical realizado na Casa de Cultura Simão José Silva, no dia 6 de setembro, vai poder assistir ao show na versão DVD (foto da capa ao lado), a partir de agora. A apresentação envolveu os artistas da cidade com performances musicais, teatrais e de poesia.
O espetáculo tem a participação dos cariocas que vivem em Cataguases, contando histórias inusitadas vividas no Rio de Janeiro. Segundo o realizador do espetáculo, Cairú Teles Nunes, o Noite Cariocas é uma reunião de amigos que se juntaram para compartilhar experiências. "Ao redor de uma gostosa feijoada nós confraternizamos, lembramos do passado e contamos ‘causos’, sempre ao som de uma boa música, encenações e poesia", disse. O DVD do show na íntegra será vendido a partir do dia 15 de outubro. Eles podem ser adquiridos diretamente pelo telefone 32 9984-3623.
O próximo projeto de Cairú será uma exposição fotográfica de pássaros, nomeada "Passaradas", realizada em parceria com as escolas municipais. A previsão é que aconteça ainda este ano.
Veja mais fotos do show.
{{banner-interno}}