Quatro projetos de lei serão debatidos durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases que acontece nesta terça-feira, 14, a partir das 18h30. O primeiro inscrito é o nº 34/2014, formulado pelo vereador Vinícius Machado, com objetivo de regulamentar o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros "mototaxistas", serviço comunitário de rua "motoboy" e transporte de mercadorias "motofrete". "É, na prática, uma maneira de inserir Cataguases dentro desta nova realidade brasileira, visto que este tipo de transporte público já chegou em cidades como Além Paraíba e Leopoldina, entre outras de nossa região", argumentou o vereador.
Vinícius Machado lembra que o serviço de mototáxi é reconhecido pelo Detran-MG que, inclusive, exige credenciamento dos profissionais. Além disso, seu projeto de lei, afirma, cria nova frente de emprego e geração de renda para uma vasta camada de profissionais. "O que pretendemos com este projeto de lei é oferecer novas oportunidades de trabalho e também de transporte coletivo em Cataguases. O serviço de mototáxi e motofrete vai beneficiar toda a população e não vai, ao contrário do que podem alegar alguns, atrapalhar os demais meios de transporte coletivo já existentes, porque se assim fosse, estes serviços já teriam sido extintos nas milhares de cidades onde já existe", salienta Vinícius (Foto abaixo).Em seguida, está em pauta o Projeto de Lei nº 45/2014, de autoria do vereador Luiz Carlos da Silva Sodré (Russo), que "dispõe sobre denominação de ‘Rua Dalva Clotilde de Almeida Arial’ a logradouro público do Município de Cataguases/MG". Outra proposição presente na reunião ordinária desta semana é o Projeto de Lei nº 52/2014, escrito pelos vereadores Fernando Pacheco Fialho e Luiz Carlos da Silva Sodré (Russo), com intuito de fazer com que as empresas de transporte coletivo municipal anexem os horários e itinerários dos ônibus, em local visível para os usuários.
Por fim, o último Projeto de Lei na Ordem do Dia é o nº 57/2014, elaborado pelos vereadores Geraldo Majella Mazini e Maurício do Vale Rufino, a fim de criar o Programa Mulher em Movimento e dar outras providências. De acordo com o texto dessa proposição, o Programa, se aprovado, será desenvolvido anualmente em cada mês de março e assistirá mulheres de todas as idades, especialmente aquelas que residem em zona rural.
Ainda conforme descrito nesse Projeto de Lei, "o Programa Mulher em Movimento visa o compartilhamento de informações e consequente promoção das mulheres cataguasenses no mercado de trabalho, contribuindo para o incremento de geração de emprego e renda em suas famílias. Objetiva, também, orientações de outras naturezas – todas que possam envolver temas relativos à mulher", destacam Majella e Rufino.{{banner-interno}}
O Clube Aymorés e o Núcleo Esportivo se enfrentaram em Ubá neste fim de semana pela Liga Ubaense de Futebol. Em destaque, o jogador Renato Abreu, que bateu três faltas na barreira, deu caneta, não errou nenhum passe, teve um gol corretamente anulado e foi quase até o final da partida. Mais de mil pessoas prestigiaram o jogo.
O time do Aymorés começou melhor e marcou seu gol com o artilheiro Fred Almeida, porém, o time de Marco Ayupe empatou depois de um escanteio pela esquerda em que Raniel escorou de cabeça. No fim do primeiro tempo, em outro escanteio, Léo marcou sem dar chance ao goleiro.
No segundo tempo o time da casa insistiu e marcou seu gol com o artilheiro Robgol. Vítor fez mais uma defesa e garantiu o empate que o mantinha na liderança. Destaques para Adriano, Binha, Fred e Beto Júnior no Aymorés e para Vitor Hugo, Iago e Romário.
Resultados da rodada:Aymorés 2 X 2 Núcleo Esportivo1º de Maio 1 X 1 Nacional (Visconde do Rio Branco)Bandeirante 1 X 2 Nacional (Senador Firmino) Bandeirante 1 X 2 Nacional (Senador Firmino) – 1 rodada do returnoDiamante 1 X 2 Montanhes
Classificação:
Grupo A1 – Nacional (Senador) – 9 pontos.2 – Nacional (Rio Branco) - 7 pontos.3 – 1º. de Maio – 5 pontos.4 – Bandeirante –1 ponto.
Grupo B1 – Montanhês – 8 pontos.2 – Núcleo Esportivo – 7 pontos3 – Aymorés – 5 pontos.4 – Diamantense – 1 ponto.No Campeonato Sub-17 de futebol da L.E.C., Núcleo Esportivo está próximo de conquistar a taçaO time Núcleo Esportivo Sub 17 pode conquistar a dupla coroa: Ligas de Ubá e Cataguases este ano. Em Santana de Cataguases ocorreu no ultimo sábado, 11 de outubro, o primeiro jogo da final do Campeonato Sub 17 da LEC. O Núcleo Esportivo venceu por 3 x 0 o Democrata de Santana de Cataguases, com dois gols de Saulo e um de Vinícius.
Com este resultado basta um empate no próximo fim de semana, que será jogado em casa, para o time de São João Nepomuceno conquistar mais um Regional Sub-17 em 2014, já que recentemente conquistou o da Liga Ubaense. Ao Democrata resta vencer no tempo regulamentar e novamente nos pênaltis, sendo única maneira de conquistar o título.Copa Alterosa Sub-20.Mais uma vez Guedes vai levar um time a uma final de campeonato. Rio Novo ou o Laranjal são os dois finalistas da Copa Alterosa Sub-20. Em Juiz de Fora, o Uberabinha não conseguiu transpor a defesa do 15 de Novembro de Laranjal e o 0x0 classificou a equipe visitante.
O jogo foi sob um forte calor de quase 40 graus com público pequeno em Benfica que presenciou a classificação do time de Laranjal. Em Rio Novo, o Matias Barbosa teve o contratempo de um incêndio na estrada, fazendo com que o jogo tivesse início quase duas horas depois do horário marcado.
No tempo normal, o resultado foi 15 de Novembro 3 x 0 Matias Barbosa e nos pênaltis, 5 x 4. Desta forma, o primeiro jogo vai ocorrer em Laranjal e a grande final em Rio Novo. (Fotos: Kadu Fontana)
{{banner-interno}}
Uma colisão - possivelmente frontal - envolvendo dois veículos, um Ford Ka e um Uno Mille, aconteceu por volta das 15 horas desta segunda-feira, 13 de outubro, na estrada vicinal que liga Dona Euzébia ao distrito de São Manoel do Guaiaçú, localidade popularmente conhecida por "Jacaré". Os quatro ocupantes dos dois veículos tiveram diversas fraturas, conforme informações preliminares fornecidas por familiares das vítimas à reportagem do Site do Marcelo Lopes. Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente.
Viajavam nos carros Juraci de Moura Vaz Moreira, Márcio Vaz Moreira, Maria Luíza Franzoni de Oliveira e João, que seria um ex-policial e cujo nome completo não havia sido divulgado. Ele teria ficado preso às ferragens após a colisão e ao chegar ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases com suspeita de várias fraturas foi encaminhado diretamente para o Centro Cirúrgico onde está sendo submetido a uma cirurgia neste momento.
As demais vítimas também deram entrada no Pronto-Socorro com fraturas de fêmur e úmero e a última vítima sofreu uma lesão no couro cabeludo. Todos foram trazidos ao Hospital pela Equipe do SAMU, exceto o que ficou preso às ferragens. Segundo informou o sobrinho de uma das vítimas, após a colisão, os carros tiveram princípio de incêndio que foi apagado por populares. De acordo com o Hospital, o estado de saúde dos quatro inspira cuidados, mas até o momento nenhum deles corre risco de morte em decorrência dos ferimentos.
{{banner-interno}}
Chegou ao fim, na noite deste domingo, 12 de outubro, a etapa realizada em Tebas, distrito de Leopoldina, do Festival de Samba e Petiscos. De acordo com o produtor e realizador do evento, Fausto Menta, o objetivo foi "plenamente alcançado". Para encerrar, a festa começou nos bares de petiscos com vários deles oferecendo almoço com cardápio variado. Pouco depois, no meio da tarde, a música recomeçou no palco com a apresentação de duas bandas.
Fausto Menta avaliou esta etapa do festival como "excelente". Segundo ele,"tudo transcorreu dentro do previsto e nenhum incidente foi registrado. O público prestigiou Tebas e se divertiu durante as três noites de samba. Com relação aos shows - continua o produtor - eles atraíram um bom público e mostrou mais uma vez que o samba está cada dia mais forte e presente em nossa cultura. Já os petiscos, houve uma enorme aceitação por parte do público que elogiou muito as iguarias servidas. Por fim, completa Fausto, quero agradecer a Energisa e à prefeitura de Leopoldina pelo apoio irrestrito sem o qual nada disso teria sido possível.
O último dia de Festival foi dedicado aos músicos da região e contou com a apresentação das bandas "Nó na Madeira" e grupo "Roda de Bamba". Os shows começaram pouco depois das 16 horas e terminaram em torno de 22 horas. "Nó na Madeira", de Leopoldina, com integrantes de Cataguases, fez um show mais dançante e animado. O "Roda de Bamba", por sua vez, abriu sua apresentação impressionando com um ótimo solo de saxofone e tocou também músicas autorais, além de um samba mais ritmado e melódico. Os dois grupos agradaram a plateia que prestigiou o evento até o último acorde. Na próxima sexta-feira, 17, começa a etapa em Miraí com shows de Demônios da Garoa e Mart'nália.
{{banner-interno}}
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) aprovou as contas do município de Leopoldina relativas ao exercício de 2013 sem nenhuma ressalva. A conclusão da Procuradora do Ministério Público/TCE-MG, Maria Cecília Borges foi a seguinte:
"Em face do exposto, considerando que as contas prestadas de acordo com a ótica normativa do Tribunal de Contas, a presunção relativa de veracidade das informações lançadas no SIACE/PCA pelo gestor responsável, e, principalmente, a ausência de informações que configurem o descumprimento do comando legal relativo aos atos de governo, o Ministério Público, nos termos do art. 45, inciso I, da Lei Complementar estadual n. 102/2008, OPINA pela emissão de parecer prévio pela aprovação das contas em analise".
Tendo os conselheiros acataram o parecer da Procuradora do TCE aprovado sem nenhuma ressalva. Os escopos mais importantes analisados pelo TCE/MG são os seguintes: gastos com pessoal, educação, saúde, FUNDEB, equilíbrio receita/despesa, suplementação. Como ficou comprovado pelo TCE/MG, o município de Leopoldina gastou com os servidores municipais o percentual de 48,3% portanto abaixo do limite prudencial que é de 51,3% e bem abaixo do limite legal de 54%. Em relação à educação, o município aplicou em 2013, R$ 11.511.997,88 na manutenção e desenvolvimento do ensino infantil e fundamental, que corresponde a 26,42% do total das receitas resultantes dos impostos e transferências legais. O resultado demonstra que o município ficou acima do mínimo exigido, que é de 25%, conforme fixado pelo artigo 212 da Constituição Federal.
As despesas com a remuneração dos profissionais da Educação Básica (professores, diretores, coordenadores, supervisores) teve um percentual de 73,65% acima do limite mínimo exigido por Lei que é de 60%. Com isso, o município destinou mais R$ 1.697.248,84 aos profissionais. Em relação à aplicação em ações e serviços públicos de saúde o município gastou R$ 10.155.628,76, o que representa 23,30%, portanto bem acima do limite mínimo exigido por lei que é de 15%, de tudo o que arrecada.
Segundo o prefeito municipal José Roberto de Oliveira, a aprovação dos balanços da administração é fruto de um trabalho planejado e, principalmente, representa o compromisso com o dinheiro público. "Conseguimos ter um resultado positivo graças ao esforço de assessores, secretários, principalmente da equipe técnica contábil e administrativa e o conjunto das pessoas que apostam nessa cidade", ressaltou. Ele acrescentou que a aprovação dá continuidade as ações feitas pela Prefeitura de Leopoldina. "A aprovação das contas é o reflexo do momento bom que passa a cidade e, principalmente, nossa população. Este documento atesta que estamos fazendo a coisa certa e que estamos no caminho correto", completou o prefeito.
{{banner-interno}}