O horário de verão começa no próximo domingo, 19 de outubro. À meia-noite de sábado (18), o relógio deverá ser adiantado em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. O horário de verão, que vai até o dia 22 de fevereiro de 2015, serve para que a população aproveite melhor a luz natural, já que o sol vai se por mais tarde, reduzindo a demanda por energia no período mais crítico do dia, conhecido como horário de pico, que é entre 18h e 21h. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a redução média na demanda de energia no horário de pico durante os meses do horário de verão é de 4 a 5%. Conforme explica o gerente do Departamento de Operação (DEOP), Fernando Costalonga, "com o horário de verão, existe uma dilatação do período de pico, evitando-se assim uma sobrecarga no sistema elétrico, já que as pessoas aproveitam mais a luz natural. Desta forma, o consumo de energia dos clientes comercial e industrial não coincide com o consumo residencial e da carga da iluminação pública". Abaixo algumas dicas de uso mais eficiente da energia para este período:aproveite ao máximo a claridade do dia deixando as cortinas sempre abertas, evitando acender as lâmpadas;
prefira cores claras nas paredes, que ajudam a refletir melhor a luz;
deixe o chuveiro na posição verão, o que reduz em cerca de 30% em relação à posição inverno;
abra a geladeira o menor número de vezes possível. O ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados;
prefira os equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia;
prefira lâmpadas do tipo fluorescente, que apesar de serem um pouco mais caras, gastam menos que as convencionais;
prefira os ventiladores de pé, que são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês;
limpe os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia;
deixe a porta fechada, onde houver aparelhos de ar condicionado em uso;
evite deixar a TV e o computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.{{banner-interno}}
Todos os projetos de lei em pauta na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases que aconteceu na noite dessa terça-feira, 14 de outubro, não foram votados. Os vereadores pediram vistas para que possam fazer emendas ou analisá-los melhor. Dentre eles está o que cria o serviço de mototáxi e motofrete em Cataguases e cujo adiamento da votação provocou protestos por parte da plateia.
Os projetos que tiveram suas votações adiadas foram os de números 34/2014 que regulamenta o exercício das atividades de mototáxi e motofrete em Cataguases; o 45/2014 que dá nome a uma rua; o 52/2014 que obriga as empresas de ônibus a anexarem em local visível para os usuários o itinerário de suas linhas e o 57/2014 que cria o Programa Mulher em Movimento. Os onze Requerimentos da Pauta foram votados e aprovados.O projeto de lei que cria o serviço de mototáxi e motofrete no município teve sua votação adiada por duas sessões (só retorna à pauta no dia 4 de novembro) a pedido do vereador Geraldo Majella que revelou querer fazer sugestões ao autor do projeto, o vereador Vinícius Machado. Desde que foi divulgado em reportagem publicada neste Site na manhã de terça-feira, 14, os leitores aprovaram a iniciativa, postando comentários elogiosos sobre sua possível aprovação. Já o projeto Programa Mulher em Movimento foi retirado de votação por uma sessão apenas para que um de seus autores, o vereador Maurício Rufino possa fazer uma correção no texto.
Comenda - Nesta quarta-feira, 15, dia do professor, o Poder Legislativo vai conceder a Comenda Professor Ady Pereira de Resende a quinze professores que se destacam no desempenho de sua funções. Veja abaixo a relação dos agraciados e os vereadores que estão concedendo a honraria.
- Cristina Kátia Lopes Simões Prata (Antônio Batista Pereira - "Beleza")
- Luzia Jacinto Lopes (Antônio Gilmar de Oliveira - Canjica)
- Gleidis Peixoto Brito Furtado (Aquiles Branco)
- Raquel Marina Pereira Braga (Fernando Pacheco Fialho)
- Edison Adriano de Almeida (Fernando Rodrigues Amaral)
- Altamiro Lacerda de Almeida Júnior (Geraldo Majella Mazzine)
- Amenia Maria Lacerda Pereira (João Manoelino da Silva Bolina - Joãozinho de Vista Alegre)
- Alessandra Neves Vieira Menezes (José Augusto Titoneli)
- Geraldo Majella Mazzini (Luiz Carlos da Silva Sodré)
- Ana Paula Mendonça (Maurício Rufino)
- Hedileuza Maria de Oliveira Valadares (Michelângelo de Melo Correa)
- Leila Aparecida de Souss Santos (Paulo Sérgio Ribeiro Ventura - "Aritana")
- Leiliane Lobo da Rocha Oliveira (Serafim Couto Spíndola)
- Célia Aparecida de Oliveira Marques (Vinícius Machado)
- Renata da Silva Lopes Albuquerque (Walmir Linhares)
{{banner-interno}}
Devido à forte estiagem em toda a região Sudeste do país, inclusive em Recreio, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto "SAAE" daquele município tomou uma decisão conjunta com o executivo Municipal no sentido de racionar o abastecimento de água naquela cidade. A informação foi prestada por Leonardo Ribeiro, jornalista responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Recreio.
Leonardo divulgou a informação no começo da tarde desta terça-feira, 14 de outubro, revelando que a partir da próxima segunda-feira, 20, o SAAE vai dar início a um programa de racionamento na distribuição da água à toda a população. Segundo ainda o assessor de comunicação "nesta sexta-feira, serão divulgados os horários em que a água será liberada à população. Neste sentido, continuou ele, faremos ampla divulgação, inclusive com chamadas na emissora de rádio local e em carros de som volantes, jornais, site e nas redes sociais para que todos tomem conhecimento das medidas adotadas", disse.
No momento a água do manancial, que abastece a cidade, não está chegando à Estação de Tratamento - "ETA" - devido ao seu nível baixíssimo e uma captação alternativa está sendo utilizada, através de uma bomba locada no Córrego dos Monos, informou Leonardo. Ele completou dizendo que informações provenientes dos profissionais operadores daquela ETA a unidade está captando, "há vários dias, menos da metade da água necessária para o fornecimento aos moradores de Recreio e a situação certamente iria piorar se não fosse adotado o sistema de racionamento agora anunciado".{{banner-interno}}
Na próxima sexta-feira, 17 de outubro, a Casa de Cultura Simão vai receber Luciana d’Avila que fará o show de lançamento de seu mais novo CD, "Falando de Amor", às 21 horas. Natural de Ubá, Luciana d’Avila é cantora, compositora e instrumentista. Durante alguns anos, mostrou seu talento em bares, casas de show e festas, sempre cativando e encantando com suas interpretações únicas e uma belíssima voz. Intérprete talentosa, em 2011, foi premiada com a música Falando de Amor, no Prêmio Ary Barroso de Música.
Sua vocação musical aflorou aos oito anos de idade quando então começou a fazer parte do coral escolar. Depois, teve seus momentos com a flauta transversa e o piano, entre outros instrumentos com os quais se divertia e aprimorava sua técnica, elegendo então o violão como principal companheiro em sua jornada pelo mundo da música.
Sempre buscando todas as possibilidades que este universo pudesse lhe oferecer, começou a compor algumas canções que a levaram para a gravação do seu primeiro cd: "Luciana d’Avila – Ao seu lado", que tem oito composições próprias e cinco regravações, num projeto independente onde conseguiu reunir as participações especiais de Alceu Maia em "Linha de passe", Lucina em "Minha fé" e um seleto grupo de músicos amigos.
Agora, está lançando seu segundo cd - "Luciana d’Avila – Falando de amor", um projeto também independente, no qual são apresentadas onze composições, sendo duas de parcerias e duas regravações, contando com participações especiais de Bia Paes Leme em "Tudo perfeito"; Fernando César, Daniel Lovisi, Wagner Boratto em "Falando de amor" e "Saudade"; Juliana d’Avila, Izabela Vieira e Lucas Sales em "O que fazer".
Ouça algumas canções de Luciana e conheça melhor seu trabalho acessando www.lucianadavila.com.br{{banner-interno}}
Termina às 17 horas dessa quarta-feira, 15 de outubro, o prazo para apresentação de propostas visando obter recursos da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. Para isso, é necessário que o proponente compareça à Secretaria Municipal de Cultura e entregue formulário devidamente preenchido, com fotocópia de CPF, Identidade e dois comprovantes de residência (um atual e outro de no mínimo 1 ano).
O candidato também deve apresentar certidões negativas que comprovem sua regularidade com as Fazendas Municipal, Estadual e Federal, bem como certidão de débito trabalhista, certidão negativa de execução patrimonial e cópia do cartão do PIS. Além disso, o projeto tem que ser entregue no ato da inscrição, devidamente encadernado em espiral com todas as folhas numeradas e assinadas pelo proponente, em três vias, dentro dos padrões estabelecidos pelo Edital 2015. (Acesse o Edital e o Formulário em www.cataguases.mg.gov.br/ascanio_lopes.html). Uma vez realizada a inscrição, os critérios de avaliação da proposta levará em consideração análise documental, consistência do projeto, efeito multiplicador e impacto cultural, exequibilidade do projeto e descentralização das ações culturais. Para o secretário de Cultura e Turismo de Cataguases, José Ricardo Martins Junqueira (Zeca Junqueira), "o que surpreende a cada ano é a qualidade dos projetos submetidos à Lei Ascânio Lopes". Nesse sentido, o titular da pasta responsável pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura disse que a intenção é, futuramente, aumentar o percentual de recursos destinados ao financiamento de projetos.
{{banner-interno}}