Começa logo mais, às 20 horas, na praça principal de Miraí, a etapa final do Festival de Samba e Petiscos. Os preparativos estão quase concluídos e no final da tarde os músicos vão testar o som e a luz. Também as barracas onde serão produzidos os deliciosos petiscos estão todas montadas e aguardam apenas a hora do início da festa para começarem a servir iguarias de dar água na boca. A informação é de Fausto Menta, idealizador, organizador e produtor do Festival, que conta com patrocínio da Energisa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
De acordo com o Secretário de Administração de Miraí, Geraldo Loures, "a Prefeitura não mediu esforços para que esta festa seja ainda melhor do que a edição do ano passado". Conforme revelou ao Site, "esta parceria com o Fausto Menta e a Energisa deu certo e agora estamos caprichando mais em alguns detalhes pois queremos que este Festival traga muitos turistas que serão muito bem recebidos aqui em Miraí", revelou entusiasmado. O prefeito José Ronaldo Milani também falou de sua expectativa com relação ao Festival: "Aguardamos um público maior do que o do ano passado, principalmente, por conta do sucesso conquistado. Neste sentido nossa preocupação foi dar todo o suporte ao Fausto Menta para que a infraestrutura do evento atenda com tranquilidade todos que aqui vierem prestigiar o Festival. Assim - completa o prefeito - não tenho dúvidas que tudo vai transcorrer dentro do previsto e todos vão gostar muito deste festival", disse José Ronaldo.
Com tudo pronto e a expectativa de um grande público para esta noite de abertura do Festival, Fausto Menta, lembra que serão apresentados dois shows nesta sexta-feira. "O primeiro será do grupo Demônios da Garoa, e está programado para as 22 horas. E, em seguida, será a vez de Mart'nália fazer sua apresentação", informou o produtor. Fausto revelou também que o Festival acontece em praça pública e, por isso, os shows são gratuitos.
Os shows da noite:Demônios da Garoa - Surgido em 1940 com o nome Grupo do Luar, é reconhecidamente, o grupo musical mais antigo do Brasil em atividade, de acordo com o Guiness Book. Em 1949 seus integrantes conheceram Adoniran Barbosa o que rendeu ao grupo parcerias e os principais sucessos da carreira. Assim, tornou-se o maior e melhor intérprete dos sambas de Adoniran. O Grupo já vendeu mais de dez milhões de discos. Os maiores sucessos dos Demônios da Garoa são Trem das Onze, Iracema, Saudosa Maloca, O samba do Arnesto e Malvina, todas de Adoniran Barbosa.
Mart'nália - Filha do grande Martinho da Vila e sua legítima herdeira no talento, ela samba desde que nasceu, participando de rodas de samba com seu pai e onde também aprendeu a sambar, cantar, tocar violão e pandeiro. Mart'nália, lançou seu primeiro disco em 1985, que leva seu nome, mas o segundo só veio a público dez anos depois. Em 2002, lançou "Pé do meu Samba" e, em 2006, o quinto CD "Menino do Rio". Em 2008 veio Madrugada,o DVD África é lançado em 2010 e o mais recente "Não tente compreender". Ela também é sucesso na série global "Pé na Cova" onde interpreta o mecânico Tamanco. Seus maiores sucessos são: Namora Comigo, Cabide, Chega, Entretanto e Benditas, entre outras que deverão fazer parte de seu show em Miraí.{{banner-interno}}
Na manhã da última quinta-feira, 16, a Polícia Militar em Cataguases recebeu denúncias de que um rapaz estaria fazendo disparos de arma de fogo nas imediações da Rua Joaquim de Oliveira Martins, no bairro São Diniz. Uma viatura foi deslocada até lá, fez abordagens em alguns suspeitos mas nada encontrou. Nesta sexta-feira, 17, por volta das 9:30 horas, nova denúncia anônima afirmava que um rapaz estaria andando pela rua do bairro com um revólver na cintura. Desta vez outras informações foram repassadas à Polícia que deslocou duas viaturas até o local, além de dois militares em motocicletas e ao chegarem próximo a uma casa em construção, foram informados que nos fundos estariam quatro rapazes sendo que um deles possivelmente armado de um revólver. A equipe, comandada pelo Tenente Carvalho, era formada pelos sargentos Eduardo, Veiga e Assis, Cabo Oneias e Soldado Cardoso, com apoio do Cabo José Luiz, de plantão no quartel atendendo aos chamados pelo telefone 190, entrou no imóvel onde, nos fundos, encontraram quatro rapazes fumando um cigarro parecendo ser de maconha.
Ao perceberem que chegava alguém, um deles, posteriormente identificado como sendo M.R.M.S, de 25 anos, teria jogado para longe um revólver calibre 22, marca IMA, que foi encontrado e apreendido pelos policiais. Segundo a PM aquela seria a arma que populares teriam visto com ele mais cedo e com a qual, provavelmente, efetuou disparos na manhã de quinta-feira. Ele e os demais foram revistados e após uma vistoria no local os policiais encontraram 50 pedras do que pode ser crack, um tablete de médio porte de um produto parecido com maconha e 15 buchas de uma substância análoga à cocaína. Além disso, um deles trazia consigo a quantia de trinta reais, o cigarro de maconha que fumavam também foi apreendido, bem como seis cápsulas de munição intactas.Todos os quatro foram presos em flagrante por tráfico de drogas sendo que M.R.M.S. também por porte de arma de fogo e de munição. Os outros dois, D.C.L.O, 20 anos e J.S.O. de 19 anos de idade vão responder por tráfico. Eles foram conduzidos para o Posto Avançado da PM na Vila Tereza e de lá seguiram para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde passaram por exames médicos. O sargento Eduardo informou que um dos envolvidos é menor de idade (17 anos) acrescentando que ele foi apreendido por tráfico de drogas e será submetido às sanções previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.{{banner-interno}}
O projeto que mobiliza centenas de pessoas em prol do social em Cataguases está em sua quarta edição. Este ano, o lançamento do "Doe Felicidade" aconteceu no dia 14 de outubro, nas dependências da FIC/UNIS, reunindo estudantes dos cursos de administração e pedagogia.
Na ocasião, foram apresentadas à comunidade acadêmica as ações de cunho social que o projeto pretende implementar nos próximos meses. As palhaças Bisqui e Bolonhesa, do Grupo Doutores Cura-Cura, também participaram do lançamento, encenando esquetes teatrais.Organizado pelo segundo período do Curso de Administração, em 2014 o protejo tem por objetivos apoiar a festa de natal da APAE, promover uma tarde de lazer com os idosos do Lar São Vicente, contratar um profissional fisioterapeuta para ajudar no dia a dia do atendimento aos idosos do Lar e apoiar a creche S.O.S, na aquisição de fraldas ou alimentos.
A mobilização começou no primeiro semestre, com a campanha para doação de sangue, na qual 20 pessoas já participaram. O grupo ainda pretende realizar palestras sobre recolocação no mercado de trabalho para pacientes de clínicas de reabilitação de dependência química.
Para atingir os objetivos o grupo conta com a venda de camisas, que custam R$20,00 e também com o patrocínio de empresários da cidade e região, bem como todos os veículos de comunicação que possam divulgar o projeto, ações e resultados. Desde 2011 o grupo de voluntários está realizando ações na comunidade:2011 – Cestas de Guloseimas no natal de famílias carentes;2012 – Campanha de arrecadação de Agasalhos;2012 – Festa de Natal e benfeitorias para a APAE – Cataguases;2013 – Festa de Natal para a APAE, festa de Natal no Lar São Vicente e aquisição de 2 aparelhos de TV 42" e antena digital, para o lazer dos idosos assistidos por esta instituição;
Em 2013 a FIC/UNIS recebeu um selo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), como referência de faculdade que promove ações de responsabilidade social.
"Começamos o projeto como parte da disciplina de Empreendedorismo Social, com o passar do tempo e com a adesão da comunidade, tornou-se uma ação de responsabilidade social empresarial da FIC. A população ajuda muito, não só comprando as camisas, mas participando como voluntários nos eventos", disse o professor da FIC/UNIS responsável pelo Doe Felicidade, Altamiro Junior.
A meta é vender 1.500 camisas, para que possam custear as ações. Os interessados em comprar poderão adquiri-las até o dia 13 de dezembro, nas seguintes lojas: Star Models, Delirius, Laniky, Loja do Celular, Norma Celeste e Luisa Modas. (Fotos: Márcia do Vale Machado){{banner-interno}}
Na manhã de quinta-feira, 16 de outubro, o rio Pomba recebeu 70 mil peixes da espécie Curimatá através de ação realizada pelo Rotary Clube de Cataguases, com patrocínio das empresas Brookfield e Energisa. O peixamento ocorreu abaixo da ponte que dá acesso à conhecida "estrada da Empa", depois do bairro Taquara Preta e contou com a presença do prefeito Cesinha Samor, de representantes das instituições patrocinadoras, membros das Polícias Militar e Ambiental, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tiro de Guerra, Vert Ambiental, além de dezenas de rotarianos, dentre os quais a presidente Renata Portela e seu marido e ex-governador daquele clube de serviço, Ronaldo Valverde."Há quatro anos, foi identificada uma diminuição muito expressiva dos cardumes de peixes Curimatá no Rio Pomba. Então, junto ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) e à Polícia Ambiental, o Rotary fez o projeto e conseguiu que as empresas Brookfield e Energisa financiassem a compra dos peixes, para que fosse feito o repovoamento dos cardumes", revelou Ronaldo Valverde, explicando que, "com a soltura de hoje, já são mais de meio milhão de peixes introduzidos na bacia do rio Pomba através dessa ação". Um grupo de profissionais da Unipac Cataguases também participou da iniciativa e os Atiradores do Tiro de Guerra que ajudaram a colocar os peixes no rio Pomba. Também participaram os comandantes da Polícia Militar em Cataguases, Major Fernando Miranda e o da Polícia Ambiental, Capitão Alexandre de Castro Leal.
Segundo Renata Portela, "essa nossa iniciativa sozinha não garante a continuação da vida no Pomba. É preciso que haja a conscientização da população em geral, no sentido de cuidar do rio, porque o que ceifa a vida é justamente a poluição, o desmatamento e a pesca predatória", completou a presidente do Rotary Clube de Cataguases. O engenheiro agrônomo Ricardo Matias de Souza, ressaltou a importância do peixamento para o meio ambiente. "Toda contribuição é positiva", lembrou o funcionário lotado na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Ele revelou a previsão de chuva para a próxima semana que, "se confirmada deverá contribuir ainda mais para a sobrevivência desses alevinos que agora povoam o rio Pomba", revelou.
{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 16 de outubro, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 20/10/14.
. Cozinheira de restaurante. Auxiliar de Serviços Gerais. Entregador (motoboy). Motorista de distribuição. Operador de Máquinas
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}