Logo mais, nesta noite de sexta-feira, 24 de outubro, a Fundação Simão José Silva comemora seus 30 anos de atividades abrindo as portas da Casa de Cultura Simão para mais um SARAU dos Artistas.
O evento, que acontece entre 19h30 e 22h30, é mais uma parceria com a ACRIAR (Associação dos Criadores de Arte de Cataguases) e tem a finalidade de integrar e abrir espaço para a cena artística local.
Com entrada gratuita, o ‘Sarau dos 30 anos da Fundação Simão’ promete muita música, poesia, mágica, malabarismo, entre outras performances desenvolvidas por artistas independentes.
"É uma forma de reunir pessoas e juntar forças para que consigamos traçar um novo rumo cultural para Cataguases", comenta o coreógrafo e aluno da Oficina de Iniciação Teatral da Casa Simão, Mário Ferreira, que no último Sarau, realizado no dia 19 de setembro, apresentou um número de dança flamenca.
Para se apresentar, basta comparecer na Casa de Cultura Simão (Avenida Astolfo Dutra, nº 487) e assinar a ordem de entrada – uma espécie de roteiro que guiará as apresentações que vão compor o evento.
Não haverá comércio de bebidas e a novidade é o "isoporzaço". Isso mesmo: você fica à vontade para entrar com suas latinhas no isopor ou na bolsa térmica.
Venha participar! O ‘Sarau dos 30 anos da Fundação Simão’ tem classificação livre para todas as idades. Informações www.casasimao.org.br e pelo (32)3421-2622.
{{banner-interno}}
Começaram nessa quinta-feira, 23 de outubro, as atividades da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Desde às 07:30 horas da manhã o caminhão itinerante de realização de mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos está na Praça Rui Barbosa prestando atendimento. No período da manha foram atendidas 31 mulheres e a previsão era chegar a 60 até o final daquele primeiro dia de atendimento.
A vinda do caminhão é uma ação da Secretária Municipal de Saúde. As mulheres interessadas em realizar o exame fizeram um agendamento prévio nos PSFs da cidade. A unidade móvel conta com duas técnicas em radiologia da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.
O Conselho dos Direitos da Mulher (CDM) preparou uma programação para marcar a campanha na cidade. O Outubro Rosa continua nesta sexta-feira, 24, com a palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama, que será ministrada pelo médico oncologista Vinícius da Costa Klein e terá como convidado o médico mastologista juizforano, Telmo Alves Justo. A palestra vai ocorrer no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19 horas e é aberta ao público.Para finalizar, sábado, dia 25 de outubro, acontece a Primeira Parada Rosa, com saída na Avenida Astolfo Dutra, na altura do Centro Espírita Paz, Luz e Amor, às 14 horas, com destino a Praça Rui Barbosa. Lá, serão realizadas atividades de dança e músicas variadas e todos devem vestir alguma peça de roupa na cor rosa ou adereço desta cor.
A campanha Outubro Rosa acontece em todo o mundo. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, aconteceu no dia 2 de outubro de 2002, quando foi iluminado em rosa o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. O gesto foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
{{banner-interno}}
A construção da Pista de Esportes Radicais de Cataguases (Pista de Skate) está na etapa final e deverá ser concluída pela empresa Garcia Construtora dentro de aproximadamente duas semanas, conforme informou Alessandro Faria, que é um dos responsáveis pela obra. Nesta quinta-feira, 23, ele revelou à Reportagem do Site do Marcelo Lopes que "faltam os arremates, a iluminação e a pintura, serviços que já estão encaminhados e ficarão prontos nos próximos dias", ressaltou.Sobre o problema de alagamento ocorrido em parte da Pista por causa da chuva desta semana, Alessandro disse que o fato não é inédito, mas destacou que a solução depende apenas de conectar a caixa de captação (já pronta) à rede pluvial, tarefa que, segundo ele, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
O titular da referida Pasta, Nicolau Siervi, não foi localizado pela Reportagem do Site até o fechamento desta matéria, mas o secretário municipal de Esportes, Ricardo Dias, por telefone, confirmou as palavras de Alessandro, frisando que "a Pista ainda não está pronta" e "a ligação da caixa de captação à rede pluvial tem previsão para ser realizada nesta sexta-feira (24)".
{{banner-interno}}
Dezair Luiz Gonzaga Fialho, de 36 anos de idade, foi morto com três tiros no meio da tarde desta quinta-feira, 23 de outubro. O crime aconteceu no Sítio Candeias, zona rural, próximo ao distrito de Sereno. A informação foi prestada pela Polícia Militar que esteve no local. Cerca de quinze policiais, inclusive civis, estão neste momento à procura do provável autor, identificado por testemunhas apenas pelo nome Maicon.
O motivo do crime, conforme foi apurado até o fechamento desta matéria, seria uma desavença antiga entre os dois agravada após Maicon ter ficado sabendo que Dezair estaria oferecendo quarenta mil reais para alguém pôr fim à vida dele. Por volta das 12:30 horas desta quinta-feira, dois rapazes, sendo que um deles, a polícia acredita seja Maicon, chegaram ao sítio chamando por Dezair, que não estava no momento. O caseiro então foi atender e viu um dos rapazes com o rosto parcialmente coberto e armado de um revólver. Em seguida foi rendido pelos dois e teve seus pés e mãos amarrados, além de ter permanecido sentado no sofá da sala.
Os três esperaram por Dezair que só chegou duas horas depois, por volta de 15:30 horas, em uma caminhonete Strada preta acompanhado de Airton Willian, vulgo "Menor", que está em liberdade provisória de sete dias e cumpre pena por tráfico de drogas. Ao descerem do veículo "Menor", conforme apuraram os policiais, seguiu para o curral e Dezair para outro lado da casa. Maicon, então, teria ido ao seu encontro e ao vê-lo o acertou com três tiros, sendo dois na região da nuca, próximo à orelha direita e o terceiro, na barriga, caindo ao chão imediatamente, provavelmente sem vida.
Ao ouvir os disparos, "Menor" fugiu à pé até às proximidades do sítio de Hélio Rocha onde conseguiu telefonar para o 190 e, ainda ofegante, contou ao policial de plantão o que poderia ter acontecido. A PM deslocou duas viaturas até aquela propriedade rural e lá encontrou o corpo de Dezair caído, sem vida, próximo a um açude. A Polícia Civil também foi acionada e a perícia técnica esteve no local efetuando seus trabalhos de praxe. De acordo com os policiais, o companheiro de Maicon também foi identificado e seria um menor de idade. Testemunhas contaram ter visto um rapaz nas imediações, passando em alta velocidade em uma motocicleta. A hipótese mais provável é a que ele abandonou o local do crime após ouvir os disparos deixando para trás um capacete que foi apreendido pela polícia e o próprio Maicon, que teria fugido à pé embrenhando-se, provavelmente, no matagal existente nas proximidades.
Entre os envolvidos neste crime, somente o caseiro não tem antecedentes criminais, conforme as Políciais Civil (foto ao lado) e Militar conseguiram apurar até o momento. Dezair já cumpriu pena por roubo e tráfico de drogas; o menor de idade que fugiu na motocicleta, também teria envolvimento com drogas, o mesmo acontece com Airton Willian, conhecido como "Menor", que neste episódio é testemunha, mas está em liberdade temporária de sete dias por cumprir pena pela prática de tráfico de drogas. Maicon, que até o momento é o principal suspeito de ter matado a tiros Dezair, caso seja a mesma pessoa que a Polícia suspeita, tem uma extensa ficha criminal e vem sendo procurado pelas autoridades policiais.
.
{{banner-interno}}
Entre os dias 12 e 15 de outubro, os alunos Lara Rodrigues, Filipe Vieira, Otavio Duarte, Jessyca Machado e Andrezza Moraes, do Colégio Soberano de Cataguases, participaram em Belo Horizonte do maior intercolegial promovido pelas Nações Unidas na América latina, o MINIONU.
Com objetivo de desenvolver nos alunos as competências e habilidades de analisar e resolver problemas de forma autônoma e responsável, o projeto, que já está em sua 15º edição, recebe alunos de todo Brasil, propondo-lhes uma simulação das reuniões que ocorrem nos comitês internacionais da Organização das Nações Unidas - ONU.
Durante quatro dias os alunos do Colégio Soberano, orientados pela professora de história e coordenadora do colégio Soberano, Maria Thereza Werneck, viveram uma rotina de diplomatas, momento em que defenderam a política externa de suas representações em encontros de organizações internacionais.
De acordo com a Diretora do Soberano Vera Nilce, o MINIONU possui função pedagógico-cultural, possibilitando aos estudantes desenvolverem suas capacidades de percepção e compreensão dos acontecimentos internacionais através de pesquisas prévias e apresentações.
"No meu entendimento, o MINIONU é algo que vai além de um projeto de extensão ou uma mera experiência acadêmica em que se discutem temas da pauta internacional. O que é demandado aos alunos não é apenas dedicação nas pesquisas, leitura de guias, acompanhamento de blogs e etc. É, além de tudo, o exercício da cidadania, o respeito mútuo entre delegados, professores, voluntários, e o desenvolvimento das relações interpessoais", disse Vera Nilce.
O Modelo Intercolegial das Nações Unidas – MINIONU – é um projeto da PUC Minas realizado pelo seu Departamento de Relações Internacionais, que consiste na preparação de universitários do curso de Relações Internacionais para receberem mais de mil estudantes de escolas do ensino médio de todo o Brasil. (Foto cedida pelo Colégio Soberano)
{{banner-interno}}