O Brasil volta às urnas neste domingo, 26 de outubro, para escolher governadores em 13 estados e presidente da República. O resultado da eleição nos estados será conhecido mais cedo, já que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu divulgar os números da votação para Presidente às 20 horas. Em Cataguases todo o processo de votação foi preparado pelo Cartório Eleitoral, que é dirigido por Antônio Carlos Gonçalves (foto abaixo) cuja equipe de profissionais ficará de plantão durante todo o dia. Espera-se também que os cabos eleitorais não façam tanta sujeira, jogando folhetos dos candidatos nas ruas, como ocorreu no primeiro turno.
Você já separou o seu título de eleitor e conferiu o local de votação em que está cadastrado? Se ainda não o fez, não perca tempo, pois a votação já começou. Se não sabe onde votar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui um banco de dados para que o eleitor pesquise o local de votação, além de informações sobre o título (clique aqui).
Vale lembrar que para votar no segundo turno das eleições o eleitor precisa apresentar apenas um documento oficial com foto.
Documentos aceitos:> Carteira de identidade> Carteira de trabalho> Carteira de motorista> Carteira funcional (OAB, CREA etc.)> Certificado de reservista > Passaporte
Documentos que não serão aceitos: > Certidão de nascimento> Certidão de casamento> Carteira de estudante> Carteiras de clubes
Como justificar sua ausênciaO eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral e, portanto, não vai votar neste domingo, deverá justificar a ausência. Para isso, deve comparecer à seção mais próxima para apresentar ao mesário o requerimento de justificativa eleitoral preenchido, junto com seu título de eleitor ou documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, funcional ou certificado de reservista).
Atenção: mesmo que não esteja portando seu título, o eleitor deve saber o número de sua inscrição eleitoral, que pode ser consultado pela internet ou nos cartórios eleitorais. O formulário para justificativa estará à disposição – gratuitamente – nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor ou no site do TSE no período de 10 dias anteriores ao pleito até o encerramento da votação.Não há limitações para o número de vezes que se pode justificar o voto. É possível, ainda, a justificativa no prazo de 60 dias após cada pleito, a qual deverá ser redigida, anexando cópia do título eleitoral ou documento de identificação pessoal, juntamente com o respectivo documento comprobatório da impossibilidade (atestado médico, comprovante de viagem, entre outros), dirigido ao juízo eleitoral da sua inscrição, para análise.
Para contagem do prazo, cada turno é considerado uma eleição.
E se eu não justificar a ausência no dia da eleição?Você poderá, em até 60 dias após a eleição, apresentar a justificativa no seu cartório eleitoral. O eleitor que não votar e não justificar a ausência nos casos previstos em lei é multado em valor fixado pela Justiça Eleitoral.
Estou doente ou hospitalizado e não poderei votar. Como proceder?Se o eleitor não puder se locomover até sua seção eleitoral, deverá apresentar, no prazo de 60 dias, no cartório eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou por familiar, um atestado médico de que estava doente no dia das eleições.
Quais são os prejuízos para quem não votar, não justificar a ausência nem pagar multa?O eleitor não poderá:- Inscrever-se em concurso público ou tomar posse em cargo público;- Receber pagamento por serviços prestados a órgãos públicos ou empresas mantidas ou subvencionadas pelo governo;- Participar de concorrência pública;- Obter empréstimo em instituições financeiras que tenham participação do governo;- Obter passaporte ou carteira de identidade;- Fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Quem não votar no primeiro turno pode votar normalmente no segundo turno?Sim, pois se tratam de eleições independentes. Deve-se lembrar de justificar, dentro do prazo legal, a falta ao primeiro turno.{{banner-interno}}
O designer leopoldinense, Cristiano Fófano, foi o segundo colocado no 46º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, cujo resultado foi proclamado, na última quinta-feira, 23 de outubro, na sede da OTM Editora, da revista Transporte Moderno.
Os integrantes da comissão julgadora escolheram as melhores pinturas de frotas do ano de 2014. Os itens considerados pela comissão julgadora foram os seguintes: Estética, Originalidade, Segurança, Praticidade, Identificação e Promoção.
Foram eleitas as três melhores pinturas de cada categoria. Ao todo, 67 empresas se inscreveram nas categorias acima citadas. As empresas vencedoras serão premiadas no próximo dia 25 de novembro, no evento que premia também os Maiores e Melhores do Transporte 2014, organizado pela OTM Editora.
Cristiano Fófano, é de Leopoldina, onde trabalha no estúdio A2, de design gráfico. Entre outros trabalhos, ele assinou toda a comunicação visual da última Exposição Agropecuária de Leopoldina. No concurso ele participou com seu trabalho realizado para a empresa JN Turismo Ltda, de Belo Horizonte. Feliz com a conquista, Cristiano, revelou em e-mail enviado à redação do Site, que o segundo lugar conquistado no concurso "é um grande feito à nível nacional", já que concorreu com estúdios renomados instalados nas grandes cidades. (Fonte: Jornal Leopoldinense e Cristiano Fófano){{banner-interno}}
No dia 30 de outubro, o Colégio Cataguases será palco de um encontro animado entre mais de 300 professores e estudantes do Ensino Médio de quatro cidades da Região. De setembro a outubro, eles participaram do Percurso de Formação do Projeto Escola Animada, com aulas presenciais e virtuais onde aprenderam a utilizar diversas ferramentas digitais, publicação de conteúdos multimídias e desenvolveram blogs de cunho educativo. A iniciativa já traz bons frutos, com a criação de mais de 100 blogs para serem utilizados como recursos de ensino e aprendizagem, que serão elos de conexão de uma Rede Colaborativa que já envolve mais de 500 participantes, distribuídos, sobretudo, em 10 cidades da região.
Com a presença também de gestores e diretores de escolas, autoridades locais e representantes de instituições, o evento acontecerá de 14h00 às 17h00 na Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto - mais conhecida como Colégio Cataguases. Haverá apresentação dos melhores trabalhos, exibição de vídeos-depoimentos, um debate sobre a Rede Colaborativa e entrega de certificados.
A adesão e comprometimento de professores, estudantes, diretores e gestores locais, não só foram fundamentais para o sucesso do Percurso de Formação Escola Animada 2014 como confirmaram que o audiovisual e as tecnologias digitais podem ser os instrumentos para a inovação que a Escola precisa, e que a comunidade escolar local deseja. Com a Rede de Escolas Animadas, boas perspectivas se abrem para o Projeto em 2015, com ações focadas no protagonismo e no desenvolvimento da Região.
O Escola Animada é uma realização da Fábrica do Futuro e do Instituto Votorantim em parceria com a Votorantim Metais, e constitui uma das ações de consolidação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais em parceria com Consórcio Intermunicipal de Cultura das cidades de Cataguases, Muriaé e Itamarati de Minas.
{{banner-interno}}
Atletas da academia Gracie Barra Cataguases conquistaram 5 medalhas na 6ª Copa Barbacena de Jiu Jitsu, realizada no último domingo, 19 de outubro, no Colégio Imaculada Conceição, naquele município. Da equipe cataguasense, o primeiro a alcançar resultado foi Mateus Oliveira, faixa branca que participou na categoria infanto-juvenil (até 15 anos) e ganhou o segundo lugar. Depois foi a vez dos atletas faixa roxa Leôcio Carlos, Julio Satil e Fernando dos Santos competirem nas categorias master, respectivamente com pesos até 82, 76 e 70 kg. Leôcio e Fernando conquistaram o título e Julio obteve o terceiro lugar, mas, a equipe não parou por aí e, em seguida, também na categoria master peso até 88,3kg, lutou o faixa branca Marcus Vinícius A. Valle, sagrando-se campeão.Além desses, pela equipe de Cataguases, ainda participaram os atletas Rodrigo Vecchi, na categoria adulto peso até 70 kg; Mateus Nápoli na categoria adulto peso até 94,300kg e Tiago Martins (residente em Itamarati de Minas) na categoria adulto peso até 70 kg. Para o professor de Jiu Jitsu e faixa preta, Wesley Lobo Archete, a Copa foi uma competição de alto nível e todos os competidores da Gracie Barra Cataguases mostraram um rendimento técnico muito bom.
"Fiquei satisfeito, porque todos da nossa equipe fizeram grandes embates. Acredito que alguns ainda mereciam uma classificação melhor, se não fosse o processo de arbitragem", destacou Wesley, completando que "a cada resultado positivo fico feliz por estar no caminho certo, passando todo o conhecimento e respaldo para os alunos, a fim de que evoluam constantemente".
O professor faixa preta também ressaltou que, em seu exercício, o aprendizado é recíproco e a amizade envolve todos os membros da Gracie Barra Cataguases em prol de um bem comum, que é levar o Jiu Jitsu para todos, visando à formação cidadã de jovens e crianças através dessa arte marcial. "Agradeço às Secretarias de Esportes de Cataguases e de Itamarati de Minas, que sempre estão nos apoiando, e aos empresários que confiam no nosso trabalho", finalizou Wesley. (Fotos cedidas pela Academia Grace Barra Cataguases)
{{banner-interno}}
A Hidroazul recebeu, em uma visita técnica, na última quinta-feira, 23 de outubro, os alunos do curso Auxiliar Financeiro do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O curso é coordenado pelo Instituto Federal Rio Pomba e é ministrado na Escola Municipal Flávia Dutra, situada na Vila Tereza, em Cataguases, com carga horária de 200 horas.
O objetivo da visita foi mostrar aos alunos na prática, como funciona a rotina financeira com descrição das áreas de cobrança, crédito e conciliação bancária da empresa para que possam ampliar seus conhecimentos, revelou a professora Sônia. Ela completou dizendo que aquela oportunidade foi "muito importante para os alunos por ter lhes permitido o contato com uma empresa de verdade", destacou. Ela aproveitou para agradecer o apoio recebido da direção da Hidroazul "que nos abriu suas portas para que pudéssemos oferecer mais esta oportunidade aos alunos do curso". Segundo a professora, a Hidroazul "com este seu gesto, dá uma contribuição enorme na formação destes profissionais". Na ocasião, os alunos também aprenderam sobre a origem do Grupo Bauminas e as suas unidades fabris, mineração e escritórios administrativos, além do projeto de Sustentabilidade desenvolvido pela Hidroazul.{{banner-interno}}