Rodrigo Santos voltou a Cataguases em pleno Halloween – comemorado nesta sexta-feira, 31 de outubro - e, juntamente com sua banda, o power trio "Os Lenhadores", fez todo o público presente no Centro Cultural Humberto Mauro cantar e dançar, passando a limpo todo o rock nacional. Eles se apresentaram dentro do projeto Usina Cultural, idealizado, produzido e realizado pelo competente produtor Fausto Menta, com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.
Um dos melhores baixistas nacionais quando o assunto é rock, rodrigo já tocou com Leo Jaime, Lobão e Kid Abelha, só pra citar alguns nomes. Desde a década de 90 ele faz parte do Barão Vermelho como baixista e compositor. Seu parceiro de banda, o guitarrista Fernando Magalhães, estava ao seu lado no show cuidando das guitarras e vocais de apoio e, na bateria, ninguém menos que Kadu Menezes, simplesmente o melhor baterista do Brasil quando o assunto é rock (e isso não sou eu quem diz, mas a crítica nacional especializada). Kadu demoliu sua bateria com um vigor juvenil de fazer inveja a muito moleque de dezoito anos.
Talvez esse seja o grande diferencial de todo o Trio. Rodrigo Santos e sua trupe adoram tocar e demonstram alegria e paixão em estar no palco a cada canção apresentada. O Baixista e cantor é um frontman nato, sempre interagindo com a platéia, brincando e chamando a todos a participarem ativamente do show.
Um dos pontos altos do show foi a execução de "O Tempo Não Para", sucesso de Cazuza, numa versão pesada e personalíssima. Claro que não poderiam faltar sucessos do Barão Vermelho, como "Pense e Dance", Bete Balanço", intercaladas com canções de outras bandas pelas quais os músicos passaram e sucessos da carreira solo de Rodrigo. Minutos antes de iniciar sua contagiante apresentação, Rodrigo recebeu este colunista e o jornalista Marcelo Lopes, editor deste Site em seu camarim para uma rápida entrevista. Bem humorado e muito solícito, Rodrigo Santos, foi um dos músicos mais agradáveis que tive o prazer de entrevistar. Confira abaixo os melhores momentos do nosso papo:Você vai realizar alguns shows agora em novembro com inglês Andy Summers, o eterno guitarrista do The Police. Como se iniciou essa parceria?O Andy veio muitas vezes ao Brasil e realizou projetos com o Victor Biglione, Roberto Menescal e Fernanda Takay. Meu empresário já o conhecia e quando ele veio ao Brasil pela última vez divulgar seu livro de fotografia, ele acabou nos apresentando. Nós fizemos um som juntos e nos entendemos muito bem. Foi quando ele me mandou oito músicas suas para que eu usasse. Eu reescrevi alguns arranjos e letras e acabei gravando uma delas no meu último CD "Motel Maravilha". Essa foi a primeira parceria de Andy com um artista brasileiro. E nossa parceria tocando músicas do Barão Vermelho e The Police será o primeiro projeto dele no Brasil voltado para o rock. Faremos poucos shows este ano, mas estamos planejando algo maior para o ano que vem. Dois grupos tiveram grande influência no meu estilo de tocar, que foram o Beatles, por causa do Paul Mc Cartney, que também tocava baixo e cantava, e o The Police. Então pra mim, poder tocar com Andy Summers é muito gratificante.
Me parece que uma das apresentações de vocês será televisionada certo?Sim, dia 11 e 12 de novembro nos apresentaremos no "Projeto Inusitado". O show será transmitido ao vivo pelo canal Bis, e além de eu e Os Lenhadores ao lado de Andy, participarão também Roberto Menescal e a cantora Cris Delano. Será um show meio Bossa Nova, meio rock.
Como você foi convidado a integrar o Barão Vermelho e como conseguiu imprimir seu estilo nas canções antigas, gravadas pelos baixistas Dé e Dadi, que lhe antecederam?Quando o primeiro baixista Dé brigou com o grupo, eles logo me ligaram, mas, na época eu estava tocando com o Lobão, fazendo uma super turnê, tocamos no Hollywood Rock e em grandes estádios. Na época, claro, tive que recusar e eles acabaram chamando o Dadi (baixista que tocou entre outros, com os Novos Baianos). Porém, o Dadi gravou somente um CD e saiu, foi quando eles me chamaram novamente e dessa vez eu pude aceitar. No caso de imprimir meu estilo, eu primeiro tiro as músicas de maneira original, como foram tocadas, para só depois dar um aspecto pessoal as minhas linhas de baixo.
O que você acha que trouxe de diferente para o Barão em termos de bagagem musical?Acho que principalmente esse lance dos backing vocals. Eu sou cantor e posso fazer arranjos vocais interessantes, coisa que os outros baixistas não faziam. Também tem o meu lado compositor de poder trazer canções novas ao Barão. E claro, meu futebol, porque eu modéstia à parte, jogo futebol muito bem, então é mais um craque pro time do Barão (risos gerais).
Falando no Barão Vermelho, qual o status do grupo? O Barão se encontra inativo por tempo indeterminado. O Frejat e o Guto que são os fundadores têm outros projetos no momento e eu respeito isso. Paralelamente continuo com minha carreira solo ao lado d’Os Lenhadores e lanço CD novo o ano que vem. Também tem o trabalho ao lado do Andy Summers como eu já citei, então como você pode ver tenho um bocado de serviço. Mas quando o Barão estiver pronto pra voltar, eu também estarei preparado.
Veja fotos do show na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Uma equipe da Polícia Civil de Cataguases localizou e prendeu no final da tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, em Juiz de Fora, Maicon Rocha Marinho, 25 anos de idade, mais conhecido como Maiquinho. Havia contra ele um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Cataguases por ser o principal suspeito de ter tentado matar a tiros dois irmãos, na entrada de Cataguases.
A Inteligência da Polícia Civil, depois de realizar um minucioso trabalho de investigação, que envolveu detetives de diversas cidades além de um serviço de monitoramento dos locais mais frequentados por Maicon, o localizou às 17:30h desta sexta-feira, 31, no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora, na casa de um parente.
Uma equipe de investigadores da Polícia Civil de Cataguases comandada pelo Inspetor Pessanha e composta pelos detetives Felipe, Juliano, João Victor, João Paulo, com apoio de Thiago Nazário (Leopoldina) e investigadores de Delegacia Regional de Juiz de Fora, cumpriram o mandado de prisão contra Maiquinho que tentou se esconder, mas foi preso em seguida. Na residência em que estava não foi encontrada nenhuma arma de fogo, conforme revelou o inspetor Pessanha.
Maicon é acusado de diversos crimes e já foi preso por tentativa de homicídio tendo sido absolvido em seguida. Já cumpriu pena no Ceresp de Juiz de Fora, e no presídio de Cataguases de onde tentou fugir, sem êxito, após fazer - com a ajuda de colegas de cela - um buraco na parede. Também há contra ele acusações de roubo, inclusive contra seu próprio avô, e recentemente, a tentativa de homicídio contra dois irmãos residentes em Sereno, que motivou sua prisão nesta tarde e o assassinato, no dia 23 de outubro, de Dezair Luiz Gonzaga Fialho, de 36 anos, em seu sítio no distrito de Sereno. Os policiais civis que o prenderam o conduziram para a Delegacia Regional de Leopoldina onde está à disposição da Justiça.
Nota da Redação: Matéria atualizada às 8h58min de 1º de novembro de 2014 para acrescentar e corrigir informações.
{{banner-interno}}
Estão abertas, até o dia 13 de novembro, as inscrições para o processo seletivo para formação de novas turmas de alunos dos cursos Técnico em Enfermagem ou Pós Técnico em Enfermagem do Trabalho, ofertados gratuitamente pela Escola Técnica Municipal Joana D’arc, que funciona em Cataguases e é mantida pela Prefeitura local através da Secretaria de Educação.
As provas serão no dia 21 de novembro, às 19h, e quem quiser se inscrever deve comparecer à secretaria da escola, localizada na Rua José Cohen, 70, Vila Tereza, em frente ao Hospital de Cataguases. A taxa de inscrição é de R$10 e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3429-2516.
No ato da inscrição, os candidatos ao curso Técnico em Enfermagem têm que apresentar cópia do documento de identidade e do histórico de conclusão do ensino médio ou declaração de conclusão. Para os que desejam cursar Pós Técnico em Enfermagem do Trabalho, além de cópia da identidade, é necessário apresentar cópia do certificado de conclusão do curso Técnico em Enfermagem. (Foto: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
No próximo domingo, 2 de novembro, o Cemitério Municipal São José, em Cataguases, receberá milhares de pessoas para a celebração do Dia de Finados. Maior número de visitantes deverá comparecer ao local durante a manhã, a partir das 7h, quando os portões serão abertos a fim de que, até às 18h, todos possam prestar homenagens a seus entes queridos já falecidos.
Apenas uma missa será realizada no local e vai começar às 9h, momento em que poderá ser intenso o trânsito de veículos na via que dá acesso ao Cemitério. Por isso, a dica é para os motoristas estacionarem os carros distantes da entrada do local, de modo a evitar transtornos com congestionamentos. Não há previsão, por parte das autoridades, sobre a quantidade de pessoas que deverá procurar o campo santo neste dia, mas, a exemplo de anos anteriores, sabe-se que será significativa.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, o Cemitério está pronto para receber a população, pois os trabalhos de limpeza e manutenção continuam sendo prestados, assim como ocorrem durante todo o ano. Nesse Dia de Finados, conforme determina a tradição, além de orações, serão levadas aos túmulos flores, velas e muitas homenagens repletas de saudades. (Foto: Arquivo)
{{banner-interno}}
Duas peças de teatro serão apresentadas neste nesse fim de semana, no Centro Cultural Humberto Mauro, como parte das audições da escola de música Lila Carneiro Gonçalves, que funciona em Cataguases. Neste sábado, dia 1º, duas apresentações feitas pelo grupo de adultos, com sessões às 19:30 h e 20:30 h. Neste dia será encenada a peça "Um Hospício na Minha Casa", sob direção do professor e dramaturgo Carlos Sérgio Bittencourt e coreografia de Paulo Lopes
A peça traz no elenco a atriz mais velha da turma, de 90 anos de idade, a querida e engraçadíssima Cidinha Queiroz. A comédia musical conta a história da mudança da rotina de uma casa que passou a abrigar malucos para a realização de uma trama interessante e engraçada.
No domingo, dia 2, também duas sessões nos mesmos horários, desta vez com um elenco formado por crianças e adolescentes que vai apresentar o musical "Sonhos de Um Tempo Sem Volta". A história é baseada em um sonho de uma adolescente que é alvo da trama de um golpe planejado pelos amigos da escola. Os ingressos para ambas as peças custam apenas R$3 por pessoa. Cabral, Lina e Werneck na Academia MineiraOs poetas cataguasenses Francisco Marcelo Cabral, Lina Tâmega Peixoto e Ronaldo Werneck estão nas páginas das duas edições de 2014 da Revista da Academia Mineira de Letras. A Revista publicou no primeiro semestre um apurado texto do crítico Fábio Lucas sobre o mais novo de Lina, "Entre Desertos", contemplado este ano com o 1º lugar no Prêmio de Poesia da União Brasileira de Escritores. Por sua vez, a edição da Revista da Academia deste segundo semestre de 2014 publica o texto-homenagem sobre o poeta Francisco Marcelo Cabral, escrito por Ronaldo Werneck.
Visita de cortesia a deputado eleitoOs oficiais da reserva da Polícia Militar, majores Antônio Cerqueira e Levindo Roberto, acompanhados do advogado Agostinho José de Freitas Dias, estiveram na última terça-feira, 28 de outubro, em visita ao deputado estadual Cabo Júlio. Eles foram recebidos em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Minas Gerais onde o parabenizaram por sua reeleição.
Na ocasião, eles trataram com aquele deputado que desenvolve um trabalho em prol dos policiais militares mineiros, diversos assuntos, dentre eles um em especial: O que trata da possibilidade de Cabo Júlio implementar um programa em Cataguases e região uma parceria para atender aos militares e seus familiares, conforme revelou Major Levindo.
{{banner-interno}}