Neste sábado, 8 de novembro, a Policlínica Municipal e os postos de saúde públicos de Cataguases registraram movimento significativo de pessoas que levaram as crianças para vacinar contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). O primeiro dia da campanha foi de mobilização nacional e, em todas as unidades deste município, as imunizações aconteceram de 8 até 17h, mesmo horário em que as doses continuarão disponíveis até o próximo dia 28, de segunda a sexta-feira.
Conforme revelou a coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, "o principal objetivo da campanha contra poliomielite é evitar a reintrodução do vírus selvagem dessa doença no Brasil e o da campanha de segmento contra sarampo é resgatar menores de 5 anos não vacinados ou aqueles que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados", explicou a técnica.Em Cataguases, estima-se que, nesta campanha, 3.598 crianças sejam vacinadas contra a poliomielite, sendo 418 de 6 a 11 meses de idade, 836 de 1 ano, 778 de 2 anos, 778 de 3 anos e 788 de 4 anos. Para a vacina contra o Sarampo, o público alvo é crianças de 1 a 5 anos de idade e a expectativa é distribuir um total de 3.180 doses. Sirlane ressaltou que a meta é atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal em cada campanha e destacou que, para a imunização, é fundamental a apresentação do cartão de vacinação da criança. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Em clima de muita emoção e com o acompanhamento de uma multidão, foram sepultadas às 13 horas deste sábado, 8 de novembro, no cemitério local, as duas crianças que morreram vítimas do desabamento de uma laje na residência em que estavam, situada no centro de Itamarati de Minas. O acidente aconteceu por volta das 10 horas da noite dessa sexta-feira, 7, enquanto quatorze pessoas - entre crianças e adultos - assistiam TV em um dos quartos.
As crianças Echyla Anthony Gonçalves, de um ano e seis meses, filha de Daiara Aparecida Domingos Gonçalves e Maria Luíza Voleiro Marciano, de 6 anos de idade, filha de Daniele de Fátima Voleiro, morreram a caminho do Hospital. As outras doze vítimas tiveram pequenos ferimentos e escoriações leves, foram atendidas no Hospital de Cataguases e no Posto de Saúde em Itamarati de Minas sendo liberadas em seguida. Todas as pessoas que estavam na residência foram resgatadas pelos próprios vizinhos após ouvirem um estrondo. Nesta manhã a reportagem do Site do Marcelo Lopes voltou ao local do desabamento e fez novas fotos - que ilustram esta matéria - e mostram melhor a situação do imóvel que não estava interditado pela Defesa Civil. Além disso, um vídeo mostra em detalhes a casa após o desabamento da laje. Segundo o Chefe de Gabinete da Prefeitura, José Américo de Oliveira, o imóvel "provavelmente será demolido ainda hoje (sábado)" acrescentando que aguardava apenas a liberação do engenheiro para dar início ao trabalho.
Desde o acidente, ninguém pode entrar ou sair da residência que corre risco de desabar. Ainda pela manhã, a prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes determinou à secretária municipal de Assistência Social, Elaine Ferraz, alugar uma casa para abrigar as vítimas. No começo da tarde Elaine informou à reportagem do Site que já havia alugado o imóvel com dois quartos, sala, cozinha e banheiro no bairro Sol Nascente. Além disso, acrescentou ela, várias pessoas estão doando móveis e eletrodomésticos para que as vítimas possam reconstruir suas vidas.
Veja fotos do desabamento feitas nesta manhã de sábado na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um caminhão Mercedes Benz, amarelo, placa GKX-1684, Cataguases-MG, da empresa VT Transportes, tombou na tarde deste sábado, 8 de novembro, por volta das 14 horas, no trevo da BR-120 com a MG-285, que dá acesso ao trevo de Barão de Camargo. O veículo vinha de Brasília (DF) com cerca de 8 mil quilos de detergente que seriam entregues em uma empresa no Rio de Janeiro nesta segunda-feira. Porém, o motorista ia passar em Cataguases para descansar neste final de semana e seguiria viagem nas primeiras horas do dia 10.Segundo informou o sargento da Polícia Rodoviária Estadual, em Dona Euzébia, sargento Jovan, que fez o registro do acidente, a causa mais provável do acidente seria a colocação incorreta da carga na carroceria do caminhão. De acordo ainda com aquele policial rodoviário, o veículo estava em velocidade compatível com o local onde trafegava e, no momento em que fazia a curva para entrar sentido Barão de Camargo o caminhão foi tombando sem interferência do motorista. O motorista, que viajava sozinho, nada sofreu. Uma pequena parte da carga de detergente caiu na lateral da pista e seria recolhida por funcionários da VT Transportes.
Veja mais fotos do acidente na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) de Cataguases realizou capacitação na tarde dessa sexta-feira, 07 de novembro, no auditório da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases), onde compareceram professores, diretores, supervisores e outros profissionais da Educação, além de conselheiros do COMAD e demais pessoas interessadas em ouvir os palestrantes que falaram sobre assuntos relacionados a alunos usuários de drogas.
De acordo com o presidente do COMAD, José Otônio Sabino Silva, o objetivo do evento foi dar foco em questões que possam responder às situações que envolvem estudantes e drogas, especialmente na escola que é um ponto sensível da sociedade. Segundo Otônio, o apoio de todos é importante no combate à droga e, nesse sentido, o COMAD é fundamental, porque representa poder público e sociedade civil.
"Toda a política antidroga parte de nós e só juntos conseguiremos vencer", destacou o presidente do Conselho, que compôs a mesa solene junto com Clara Alice Alves de Melo, representante da Comissão Organizadora do Evento, Simone Soares Salgado, representante da secretaria de Educação de Cataguases e o psicólogo Hugo de Souza Magalhães, palestrante convidado a falar sobre como lidar, nas escolas, com alunos usuários de drogas.
Para Hugo, existe uma necessidade de levar aos estudantes informações mais coerentes em torno da abordagem, de modo a desmistificar expressões que comumente são ditas sobre o assunto. "Se droga fosse ruim ninguém usava. Droga é bom sim, no entanto, você, enquanto pessoa, corre o perigo de ter uma doença chamada compulsão, uma dependência química que desperta na primeira vez que você tem contato com o álcool ou com a droga", destacou o psicólogo, completando que é fundamental a realização de programas que consigam comunicar de forma vertical com os adolescentes.O juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cataguases, Maurício José Machado Pirozi (foto ao lado), também ministrou palestra na capacitação, abordando os direitos e deveres dos alunos usuários de drogas e dos professores ante o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Sobre isso, o magistrado disse que são poucos os artigos do ECA que tratam especificamente de crianças e jovens usuários de drogas, e destacou que o Estatuto prevê direitos, mas também deveres que jovens e crianças devem cumprir. "O aluno, em sala de aula, tem que reconhecer a autoridade do professor", ressaltou o juiz.
{{banner-interno}}
Quatorze pessoas estavam na residência no momento em que a laje desabou sobre um dos quartos, por volta das 23 horas desta sexta-feira, 7 de novembro, na rua Liberato Luiz Pereira, 81, centro de Itamarati de Minas. A Polícia Militar confirmou, por volta das 23 horas, a morte de duas crianças vítimas do desabamento. Echyla Anthony Gonçalves, de um ano e seis meses e Maria Luíza Valério Marciano, de 6 anos de idade, não resistiram aos ferimentos e faleceram a caminho do Hospital de Cataguases após serem atendidas por uma equipe do SAMU.
Outras dez pessoas também se feriram levemente no acidente e foram atendidas pela equipe de plantão do Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases e não correm risco de morte, conforme diagnóstico preliminar da equipe médica. São elas: Zaqueu Voleiro, Carlos Henrique Machado Valério, Daniele de Fátima Voleiro, Dayara Aparecida Domingos Gonçalves, Marcos Paulo Domingos Valério, Marcos Vinicius Machado Voleiro, Maria Eduarda Voleiro Marciano e Maria Vitória Valério Megres. Os adultos tem idades que variam entre 30 e 45 anos e as crianças de 1 ano e seis meses a 10 anos de idade, segundo informou Marcos José Voleiro, 34 anos (foto ao lado), que falou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes. Ele, que teve um corte no pé esquerdo e seu irmão, Marco Aurélio Voleiro, também estavam no imóvel na hora do desabamento, sofreram ferimentos leves e foram atendidos no Pronto-Socorro em Itamarati de Minas. De acordo com Marcos José, o irmão estava na parte de cima da casa, onde dorme, e viu quando tudo aconteceu. "Ele ouviu um estalo enorme, a laje começou a cair e saiu gritando para todo mundo sair, mas não deu tempo", disse.
Depois que parte da laje caiu sobre um dos quartos da residência, onde todos assistiam TV, os vizinhos correram para socorrer, entraram no imóvel e começaram a remover pedaços de concreto e a retirar as pessoas que estavam feridas sem gravidade. Os demais, que necessitavam de maiores cuidados receberam ajuda da equipe do SAMU e foram levadas para o Hospital de Cataguases. Uma guarnição do corpo de Bombeiros de Muriaé, além do sargento Filho, daquela mesma instituição, mas servindo em Ubá, compareceram ao local. De acordo com o sargento bombeiro Ferreira, que comandava a equipe de Muriaé, o imóvel que sofreu o desabamento da laje tem problemas na estrutura que apresenta corrosão nas vigas de sustentação. Ele revelou ao Site que a residência corre risco de desabar e que ficará interditada até que um engenheiro responsável faça uma vistoria no local e emita um laudo técnico sobre as reais condições da casa.
A reportagem do Site conversou com dois secretários municipais da Prefeitura de Itamarati de Minas, Elaine Ferraz, de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico e o Chefe de Gabinete, José Américo de Oliveira. Ambos revelaram que o imóvel cuja laje desabou estava interditado havia algum tempo. Segundo o Site apurou junto a vizinhos seus moradores haviam deixado a casa e se mudaram para o Rio de Janeiro, mas retornaram voltando a ocupar o imóvel. A prefeita Tarcília Fernandes que estava em viagem retornou imediatamente à cidade onde acompanha de perto toda a situação. De acordo com informações extra-oficiais obtidas pelo Site, o imóvel cuja laje desabou deverá ser demolido pela prefeitura nos próximos dias.
Veja mais fotos do desabamento:
NOTA DA REDAÇÃO: A Prefeitura de Itamarati de Minas informou, às 10h10min de sábado, 8 de novembro de 2014, ao Site do Marcelo Lopes, por meio de uma Nota, que o imóvel cuja laje desabou na noite desta sexta-feira, 7 de novembro de 2014, não estava interditado conforme veiculado nesta matéria.
{{banner-interno}}