As policias Civil e Militar em Miraí em uma operação conjunta, realizaram, na última quarta-feira, 12, apreensão de uma arma de fogo na residência de Daví Gonçalves, em cumprimento a um mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Juiz de Direito daquela Comarca, Marcelo Alexandre do Valle Thomaz.
A equipe de policiais, sob o comando do delegado daquela cidade, Thiago Soares Marty, compareceu à residência de Davi, 48 anos, situada na Rua Expedito de Araújo Porto, 120, bairro Taboões. Lá, o delegado conversou com a esposa de Davi, que não estava em casa no momento, quando leu o mandado de busca domiciliar e, em seguida, fizeram uma revista em toda a casa.
Durante a diligência, conforme Thiago Marty informou, foi encontrada dentro de uma gaveta, uma espingarda calibre 32, embrulhada em uma blusa além de 12 cartuchos do mesmo calibre, 3 facões com medidas de lâminas de 26, 28 e 30 centímetros, todos, também embrulhados. Todo o material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Miraí.
De acordo ainda com o delegado que comandou a operação, a esposa de Davi, revelou que a arma, munições e os facões pertencem ao seu marido, acrescentando que ele estava em outra cidade. Conceição, que tem 83 anos de idade, foi levada até à Delegacia de Polícia para novos esclarecimentos.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases prendeu um rapaz, no começo da noite desta quarta-feira, 12 de novembro, durante uma operação do Grupo Tático Móvel, e apreendeu duas motocicletas, sendo que uma delas, havia denúncia de furto ocorrido no último dia 2.
Os policiais Sargento Ferreira, cabo Alexsandro e soldado Jean Pierre, estavam no bairro Leonardo quando viram um grupo de três rapazes no ponto mais alto daquele bairro, local comumente usado para embalar droga, pois de lá vê-se toda a movimentação do bairro. Para chegar até lá a viatura despistou os suspeitos que quando perceberam a aproximação, os policiais já estavam próximos e inciiaram uma perseguição à pé. Dos três, dois conseguiram fugir e um foi detido. De acordo com o sargento Ferreira, no momento em que percebeu seria preso, o rapaz Iago Cadete, de 18 anos de idade completos, teria jogado na rua seis pedras prontas para consumo de uma substância análoga à crack que foram recolhidas pelos PMs. Ele, posteriormente negou a propriedade da droga, mas os policiais informaram que Iago já fora detido anteriormente, quando era menor de idade, por porte ilegal de drogas e já é uma pessoa conhecida no meio policial.
Com o grupo de rapazes os policiais apreenderam duas motos, sendo uma Honda CG 125 verde e placa QNQ-9749, que havia sido furtada no dia 2 de novembro último no trevo para Itamarati de Minas. A outra moto, aparentemente, não seria fruto de furto, apesar dos PMs terem encontrado o lacre da placa rompido e a documentação em atraso. Os dois veículos foram recolhidos ao Pátio de Detran-MG em Cataguases no Auto Socorro Dois Irmãos. O rapaz foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Leopoldina onde prestou depoimento ao delegado de plantão.{{banner-interno}}
Neste mês de novembro, o Sindicato dos Servidores das Prefeituras de Cataguases, Astolfo Dutra, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas e Dona Euzébia (SINSERPU) completa 25 anos de fundação e, para celebrar o aniversário, nos próximos dias 18, 19, 20 e 21, a instituição promoverá evento na Praça Rui Barbosa, em Cataguases, onde a população poderá esclarecer dúvidas trabalhistas, através de consulta gratuita a advogados e a autoridades sindicais. Em entrevista para a reportagem do Site do Marcelo Lopes, a presidente do SINSERPU Maria Lúcia de Souza Lima Silva revelou que, "no dia 20 de novembro de 1989, foi registrada a ata da primeira reunião que fundou este sindicato cujo trabalho é pautado no compromisso, na ética e na seriedade".
Maria Lúcia ressaltou que o SINSERPU vem sendo solicitado por servidores de Ubá e Recreio, para que estenda sua atuação àqueles municípios. "Desde 2010, quando assumi a presidência, percebo telefonemas constantes de pessoas pedindo orientação ao sindicato. Sempre esclarecemos, só que, no caso de Ubá e Recreio, além dessas comunicações por telefone, trabalhadores e servidores vieram aqui e fizeram proposta da gente estar lá", revelou a presidente, explicando que, nesse sentido, uma reunião aconteceu na Câmara Municipal de Recreio, e, no próximo dia 13, o encontro será na cidade de Ubá, também na Câmara Municipal.
"Eles podiam montar seus próprios sindicatos, mas querem o SINSERPU. Esse chamamento deve ser atendido e, por isso, com aprovação dos servidores da nossa base, estamos tratando do assunto", completou Maria Lúcia. Ela disse que, para estender a atuação do SINSERPU, é necessária uma alteração estatutária e, a partir daí, também será preciso ampliar o departamento jurídico, a fim de atender à demanda que aumentará. Ela explicou que, em Ubá e Recreio, o sindicato tentará fazer "uma manutenção das leis trabalhistas", assim como busca realizar em Cataguases, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases, municípios onde já atua. (Foto: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
O Tribunal Regional Eleitoral encerrou hoje votação do Recurso Eleitoral impetrado por Maria Jucélia Baesso Procaci e Edgar Xavier de Souza requerendo a volta dela ao cargo de prefeita de Santana de Cataguases e a retomada de seus direitos politicos, bem como o de Edgar. A votação começou na última semana e terminou empatada em três votos. O presidente daquela corte, então, teve de manifestar seu voto de minerva, para desempatar a decisão, o que aconteceu no começo da tarde desta quarta-feira, 12 de novembro. O desembargador Geraldo Augusto de Almeida votou favorável à recondução de Jucélia ao cargo que ocupou no começo de 2013 quando assumiu a prefeitura após ter vencido a eleição em 2012.Santana de Cataguases está em festa, com muita gente na rua soltando fogos de artífico e levantando bandeiras nas cores do partido da prefeita. A comemoração não tem hora para acabar. A data de sua posse, porém, não foi divulgada porque antes é preciso que o Tribunal Regional Eleitoral publique o Acórdão com a decisão. O vereador Gumercindo Resende, presidente da Câmara Municipal, entre outros, acompanharam no Tribunal o voto do presidente daquela corte e, imediatamente, comunicaram o resultado para Jucélia Baesso e demais aliados que aguardavam em Santana de Cataguases. Sirlei Garcia Gardoso, advogado que acompanha este processo para o atual prefeito Luiz Mathias, informou à reportagem do Site que vai recorrer da decisão em Brasília.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases ainda não sabe as causas do acidente ocorrido por volta das 9h30min desta quarta-feira, 12 de novembro, na praça Governador Valadares, em frente à loja Campineira, ao lado da antiga estação ferroviária, no centro da cidade.
Segundo o soldado Renan, que assumiu o resgistro do acidente juntamente com os policiais militares sargentos Priscila e Valdecir, cabo Barreiro e soldados Teodoro e Fortunato, o motorista do Palio vermelho, placa KUS-9781, de Cataguases/MG, Darcy Matias de Souza, 82 anos de idade, lhes contou que estava estacionando o veículo quando ouviu um barulho e, em seguida, viu uma motocicleta caindo no chão. Aparentemente, a motocicleta, uma Honda XR 250 Tornado amarela, de Rio Pomba (MG), vinha pela direita e chocou-se contra o Palio, acertando o paralama dianteiro direito. A moto estava sendo conduzida por Gustavo Queiroz Faria, de 21 anos de idade.
Segundo informações da Polícia Militar, Darcy, após o acidente passou mal e teve sua pressão arterial elevada subitamente tendo sido atendido pela própria equipe do SAMU que estava no local para resgatar Gustavo. O rapaz foi, em seguida, levado para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases e assim que deu entrada subiu imediatamente para o Centro Cirúrgico onde está sendo submetido, neste momento, a uma cirurgia.
Gustavo sofreu um corte profundo na perna esquerda. Os policiais não puderam ouvir sua versão do acidente, o que será feito posteriormente, conforme revelou soldado Renan.
NOTA DA REDAÇÃO: Matéria atualizada no dia 13 de novembro de 2014 para corrigir informações. A vítima que conduzia a motocicleta teve um corte profundo na perna esquerda e não fratura exposta como, inicialmente, foi informado e divulgado neste texto.{{banner-interno}}