O Instituto Francisca de Souza Peixoto (IFSP) está com uma programação cultural deste final de ano bastante diversificada, para todos os gostos e idade. As atrações já estão acontecendo e até o final do ano, uma diversidade de eventos prometem mobilizar um grande público, conforme revela Fausto Menta, diretor daquela instituição. O destaque maior será o Cortejo de Natal, evento já tradicional do Instituto.
De acordo com a programação divulgada pelo IFSP, o balé "Uma Aventura Congelante" terá duas apresentações, sendo a primeira no dia 21 e a segunda, no dia 28 de novembro, sempre às 19 horas, no teatro dos Vicentinos, que fica na Avenida Guido Marliére. O espetáculo conta a história de duas irmãs, filhas de um rei de um pequeno povoado. Elas foram afastadas na infância, mas por causa do grande frio no povoado provocado pelos poderes da mais velha a caçula sai à sua procura para acabar com o frio.
No dia 23 próximo, o grupo GPTo apresenta a peça infantil "João e Maria", às 19 horas, também no Teatro dos Vicentinos. A tradicional história repleta de magia e encanto fala dos irmãos João e Maria que moravam em uma casa perto da floresta. Um dias eles foram na floresta buscar galhos para acender o fogão à lenha e avistaram uma casa toda feita de doces, balas, biscoitos e chocolate. O que eles não sabiam é que lá morava uma bruxa muito malvada junto com seu corvo. Ainda neste mês, no dia 29, de 9 às 12 horas, o Instituto estará na Praça Rui Barbosa onde será montada uma tenda para apresentar o trabalho realizado durante o ano. Encerrando, no dia 30, a Companhia Gargalhada apresenta "O palhaço que perdeu a cor".
Dezembro, no Instituto, começa com o belo e sempre acolhedor Cortejo de Natal, que será realizado dia 5, às 9h com saída da portaria do IFSPe participação da Banda de Música Rogério Teixeira. O objetivo do Cortejo de Natal é, além de abrir os festejos de fim de ano daquela instituição, mostrar para a comunidade cataguasense o que já foi feito, o que se faz e o que se fará por nossa cultura.
Formado pelos colaboradores da Instituição mais parceiros antigos, o Cortejo de Natal tornou-se tradição, presenteando Cataguases com muita alegria, brincadeiras e festejos natalinos. Neste ano, devida a comemoração de 15 anos do Instituto, haverá novidades no desfile com a apresentação teatral de um Auto de Natal na Pracinha da Fabrica Velha, finalizando o cortejo.
Fausto Menta aproveita para convidar toda comunidade para prestigiar o Cortejo de Natal "Será um momento de confraternização, alegria e solidariedade. Que a alegria do Natal possa iluminar nossos corações", finalizou o diretor do Instituto Francisca de Souza Peixoto.
No dia 6, o Grupo Teatrando apresenta a peça Cindebrela, uma versão do clássico de mesmo nome que promete arrancar boas gargalhadas do público. No dia seguinte, os Doutores Cura Cura encenam a peça "Os Três Porquinhos". É uma paródia à história tradicional recheada de bom humor e muita criatividade para passar a mensagem que neste Natal o importante é ajudar o próximo. Já em 14 de dezembro, encerrando a programação festiva, a peça "O Presente de Natal" vai contar a história de um boneco que comemora seu primeiro natal decorando sua casa e sua árvore lindamente e aguarda o dia de Natal que lhe trará muitas emoções e surpresas.
{{banner-interno}}
Alunos da Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG – de Cataguases fizeram bonito no processo seletivo do CEFET. Dos 13 alunos que participaram do exame, 10 foram aprovados, sendo que o primeiro lugar no curso mais concorrido daquela escola ficou com a estudante do nono ano, Helena Bernardes Sobreira Paixão e Rezende. Vale destacar que o processo seletivo do CEFET é um dos mais concorridos em nossa região entre aqueles que querem cursar o ensino médio e curso técnico em uma instituição federal.
Também foram aprovados no Processo Seletivo os alunos: Laís Ferreira Carneiro, Júlia Carneiro de Oliveira, Eduarda Antunes de Sousa, Maria Julia Xavier Ribeiro, Alysson Crisóstomo Ferreira Lima, Felipe de Andrade Vieira, Juliana Silva Carneiro Fonseca, Isabela Reis Guidini e Pedro Albuquerque Boalente. Para a primeira colocada no exame, Helena Rezende, o comprometimento com os estudos, o apoio dos professores, da família e da escola, foram fundamentais nesta etapa. "Dedicação e uma boa escola, como a ETFG, foram peças fundamentais para que eu pudesse realizar mais este sonho. Sou muito grata.", disse a nova "caloura" do CEFET.
A ETFG atua no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em Administração, há mais de 17 anos em Cataguases, e deste sua criação tornou-se referência na educação empreendedora e em preparar seus alunos para a vida. Alíás, um dos principais objetivos da ETFG é preparar seus alunos para os diversos processos seletivos, tanto de instituições federais como também para o mercado de trabalho, revela sua diretora, Olívia Silva. Ela acredita que a união de bons profissionais e alunos dedicados é a receita certa para o sucesso. "Aqui nossos alunos são preparados para muito além do mercado, são preparados para a vida", assegura. "É motivo de muita alegria saber que nossos alunos e ex-alunos estão brilhando lá fora", completa a diretora.
Olívia aproveita para lembrar que a ETFG está com matrículas abertas para o próximo ano letivo. "As vagas são limitadas e os interessados que desejarem mais informações sobre a nossa escola podem nos fazer uma visita, para conhecerem nossas instalações e metodologia de ensino ou também ligar para 3421-1296", informa, Olívia. A ETFG funciona no prédio do CAT, situado à Rua Ofélia Resende, 101, Bairro Menezes, em Cataguases.{{banner-interno}}
O cataguasense Thurran Silva, 23 anos, ou Henrique Silva Oliveira, nome pelo qual quase ninguém o conhece, afinal, desde pequeno carrega o apelido porque lhe disseram parecia com um jogador de futebol francês de mesmo nome, é o otimismo em pessoa. Ele se inscreveu para participar do BBB 15 e está em plena campanha para conseguir a sua vaga "na casa mais vigiada do Brasil". A primeira seletiva começa nesta segunda-feira, 17, e termina na quinta-feira, 20. "Sonho em participar desse programa há muitos anos e agora decidi me inscrever porque acredito que chegou a minha hora", diz convicto.
Inscrição feita, vídeo produzido por ele e fotos dentro dos padrões do programa, tudo como exige o regulamento do BBB, Thurran é, como garante, "dez por cento de certeza e noventa por cento de fé" de que vai entrar no Big Brother Brasil. "Eu não penso que não serei aprovado. Só penso que vou estar lá e pronto", conta. Diante de tanta convicção, ele descarta uma eventural reprovação, mas se vier, "paciência. Vida que segue", afirma. Segundo ele, "a galera está abraçando a ideia. É muita energia positiva, muita gente apostando na minha entrada naquela casa", revelou o mais novo candidato a celebridade.Turran nasceu e mora na Vila Reis, filho de família humilde, um dia sonhou ser jogador de futebol, foi parar no Fluminense onde atuou por uma temporada, mas teve de retornar a Cataguases. Na cidade natal trabalhou como promotor de vendas de uma loja de celulares e hoje é porteiro em uma empresa de Cataguases. Se conquistar a vaga no BBB 15 ele promete passar aos outros colegas de confinamento "essa minha alegria e, assim, espero contagiar a galera lá dentro e aqui fora também", garante Thurran. Até agora o vídeo que mandou para a produção do programa - e pode ser visto no Youtube (veja abaixo) - já teve mais de 5 mil visualizações.
Por causa do futebol Thuram fez algumas amizades no meio artístico carioca onde transita com certa desenvoltura. Tem amigos famosos como Juliana Alves, Mulher Melancia, Anita, com quem já teve oportunidade de dançar duas vezes durante seus shows, entre outros e, mesmo sabendo que isto não decide sua entrada no BBB ele conta que a energia positiva destes amigos é uma "tremenda força". Thurran, porém, não se contenta apenas em participar do Big Brother. Ele quer ganhar o prêmio maior, de um milhão e meio de reais. "Se eu entrar, levo o prêmio, porque vou conquistar o Brasil", assegura, completando em seguida: "Vamos com tudo. Alegria! O que me resume é isso, não só para o BBB como também para a vida", concluiu ele que, se for aprovado, será o primeiro cataguasense a participar daquele programa. (Com reportagem e fotos de Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O período natalino começou oficialmente às 20 horas desse sábado, 15 de novembro, em Cataguases, com a abertura oficial do segundo ano consecutivo da campanha Natal Iluminado. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da Câmara Municipal e Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
O Natal Iluminado tem também o patrocínio oficial da Energisa e co-patrocínio da Sicoob Coopemata, parceria da Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC), Sindicato do Comércio, Sindicato dos Comerciários, Equiplastic, Damata Bebidas, Gentte S.A., Mezzo, Casa Mattos, Supermercado Morais e o apoio de diversas lojas do município.Estiveram presentes o prefeito Cesinha Samor, o presidente da CDL, Humberto Lanzieri, secretários municipais como o de Cultura Zeca Junqueira e o de Serviços Urbanos Nicolau Siervi, os vereadores Geraldo Majella Mazini, Walmir Linhares, Paulo Aritana, Fernando Amaral e Vinicius Machado, lojistas e dezenas de crianças que foram ver de perto o Papai Noel, umas das atrações da noite.
O Grupo de Teatro TOCA e a banda de música Rogério Teixeira chamaram a atenção do público com seu repertório e um número teatral enaltecendo a data e reforçando as mensagens de paz, amor e solidariedade que nesta época são lembradas. Eles também trouxeram o Papai Noel e a Mamãe Noel, além de "presentes" para o público: bonecos vivos, literalmente embrulhados em vermelho com laços verdes.
A decoração natalina deste ano foi elogiada pelos presentes principalmente pela ausência da fiação elétrica que ano passado ficou visível. Além disso, novos adereços foram criados e uma região ainda maior do centro da cidade recebe a ornamentação. O trabalho, porém, só deverá estar concluído no final deste mês. O prefeito Cesinha Samor trouxe de casa seu discurso pronto onde fez agradecimentos a todos que contribuiram para a realização daquele evento. Ele destacou: "Um dos grandes méritos do Natal Iluminado é exatamente esse: permitir que as pessoas enxerguem a cidade de um novo ângulo, que se emocionem, que reflitam, pelo menos nesse período, sobre o que cada um pode dazer pela sua cidade e pelo próximo. Essas luzes nos tocam profundamente e nos despertam para as coisas singelas".
Humberto Lanziéri, destacou o papel enconômico da Campanha Natal Iluminado. "O objetivo é sensibilizar e resgatar o espírito natalino em Cataguases a partir de um cenário de beleza e harmonia e assim fomentar o comércio e alavancar o turismo, gerando empregos e renda", disse. Ele lembrou que o evento deste ano "evoluiu" pois terá também sorteio de prêmios, realização de concurso de fotografia, residência decorada e presépios, acrescentando que "para os lojistas e funcionários vamos realizar palestras, além de uma campanha de arrecadação de brinquedos que serão distribuídos nos distritos". Humberto completou ainda que "mais de 70% de todo o orçamento do Projeto Natal Iluminado será gasto em Cataguases.
Veja mais fotos na galeria abaixo:
{{banner-interno}}
Não houve feridos no acidente da manhã deste sábado, com um ônibus da viação Sereno Tur, em uma rua de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro que levava um grupo de passageiros para um passeio naquela cidade. A informação, dada por uma pessoa ligada à direção daquela empresa, revelou ainda que apenas uma moça teria reclamado de dores no corpo, mas levada a um hospital nas imediações, foi medicada e liberada poucos minutos depois.
A mesma fonte disse que dirigentes da Sereno Tur estiveram no local para prestar apoio aos passageiros e outro veículo também foi levado ao Rio de Janeiro para que os passageiros pudessem continuar seu passeio normalmente, conforme ocorreu. Um comunicado da Sereno Tur postado na área de comentários deste Site informa o seguinte: ""Venho pronunciar por meio deste, informações até então obtidas sobre o acidente ocorrido na manhã deste domingo na cidade do Rio de Janeiro. Um ônibus de nossa empresa realizava um city tour pela cidade, quando foi atingido por outro veiculo que ao passar por um cruzamento ultrapassou o sinal vermelho. Nenhum passageiro que estava em nosso ônibus ficou ferido. Outro ônibus foi deslocado para fazer o transbordo dos passageiros e dar continuidade a viagem."
O acidente aconteceu em um cruzamento na Rua Visconde de Pirajá, bairro de Ipanema, causando pequenos danos no ônibus daquela empresa cataguasense e até o final da tarde passava por reparos para poder retornar a Cataguases sem ajuda de guincho. O serviço estava sendo acompanhado pelo motorista, Elias Toledo, que faz viagens a trabalho àquela cidade com frequência. Os passageiros do ônibus acidentado, logo se recuperaram do susto, ainda de acordo com esta pessoa ouvida pelo site, e retomaram o passeio assim que o veículo reserva chegou no local. (Fotos: Reprodução Internet)
{{banner-interno}}