Um acidente anunciado. Assim pode ser definido o que aconteceu por volta das 16h30min desta terça-feira, 18 de novembro, na Rua João Ciodaro, início da subida para o bairro Marote, em Cataguases. Aquela via possui, em toda sua largura, um escoadouro de água da chuva que no lado esquerdo de quem sobe estava sem a cobertura de ferro, já havia um bom tempo, segundo informações obtidas na vizinhança. Um carro, ao passar pelo local, ficou com uma das rodas agarradas no buraco que estaria sem a proteção da grade.Um veículo Bora, da Volkswagen, que descia a rua, em sua mão de direção, ao ver um ônibus em sentido contrário, encostou ainda mais à direita para facilitar a passagem do coletivo e ao passar sobre o escoadouro, a roda direita dianteira caiu em um buraco de aproximadamente sessenta centímetros de profundidade por quase a mesma medida de largura, que praticamente "engoliu" toda a roda daquele carro que ficou preso no local.
O Bora cinza, ano 2009, estava sendo guiado pelo seu proprietário, Edvaldo Antônio da Silveira, 45 anos de idade, que é motorista e vendedor e fazia o trajeto Bairro-Centro. Ele, que estava com um colega no carro, revelou ter se assustado com o impacto e que ficou "surpreso" ao ver que o carro ficou preso no buraco em naquela rua "que é muito movimentada". Edvaldo, chamou a Polícia Militar que compareceu no local com o sargento Veiga e Wanderson e registraram o acidente. Edvaldo contou ainda que estava "chateado" com o ocorrido. Segundo ele "este é o tipo de acidente perfeitamente desnecessário porque basta a prefeitura fazer a manutenção das ruas da cidade". Ele revelou também que vai acionar o município na justiça para reparar os danos causados no seu veículo. Em seguida, Edvaldo e o colega foram orientados pelos policiais sobre a melhor maneira de retirar o veículo do buraco e utilizaram macacos hidraulicos. Edvaldo, naquele momento, não sabia avaliar os danos sofridos.
{{banner-interno}}
A Fundação Simão José Silva convida você e sua família para assistirem a 4ª edição da Mostra Audiovisual Independente, "Cataguases por Nós mesmos", que acontece pontualmente às 20h de sexta-feira, 21 de novembro, no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva.
O evento tem entrada gratuita e nele serão exibidos curtas-metragens independentes (documentário e ficção) produzidos na cidade ou assinados por cataguasenses. Além disso, a ‘Cataguases por Nós mesmos’ mais uma vez expande sua programação e convida realizadores região.
Confira a programação:
"A Visita" – Rafael Aguiar, 4min.
"Ainda é Cedo" – Alunos do 8º ano da Escola Técnica de Formação Gerencial (SEBRAE), 4min.
"Em nome do Padre" – Renatta Barbosa, 5min.
"Body language never fails" – Angelo Perim, 9min.
"Descompasso" – Jéssica Faria Ribeiro e Fram Moraes, 12min.
"Habita-me se em ti transito" – Cláudia Rangel e Guilherme Landim, 22min.
"Tambaqui: vida, paixão e morte" – Emanuel Messias e Eduardo Henriques, 15min.
A Casa de Cultura Simão fica na Avenida Astolfo Dutra, 487, centro de Cataguases. Informações no site www.casasimao.org.br, facebook.com/casasimao e pelo telefone (32)3421-2622. Classificação: Livre.
A 4ª edição da mostra ‘Cataguases por Nós mesmos’ tem o apoio da Garimpo – Agência e Produtora, Fábrica do Futuro e Polo Audiovisual da Zona da Mata.
{{banner-interno}}
Cinquenta e cinco policiais militares de Cataguases e Leopoldina sob o comando do Major Miranda, comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, auxiliado pelos tenentes André Carvalho, Lacerda e José Silva, cumpriram nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 18 de novembro, mandado de busca e apreensão em duas residências, sendo uma no distrito de Vista Alegre e outra no centro de Leopoldina. Além de drogas, armas e dinheiro, prenderam um suspeito de ser o dono de todo o material ilegal encontrado em sua residência.Devido a crescentes denúncias informando que em Vista Alegre o tráfico de drogas estava aumentando "com ramificações em Leopoldina", conforme destacou o tenente Lacerda à reportagem do Site do Marcelo Lopes, foi pedido e concedido pela Justiça um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito de ser o responsável pela suposta venda ilegal de drogas naquele distrito. Vitor Fontoura, 29 anos de idade, que não tinha passagem pela Polícia, foi preso em sua residência em Vista Alegre, mas também mantém uma casa alugada no centro de Leopoldina onde foram encontrados cerca de R$9 mil em dinheiro além de drogas.
A operação começou pouco depois das 4 horas da manhã e às 6 horas a equipe de militares chegou à residência de Vitor naquele distrito. Após lerem o mandado de busca uma equipe vistoriou toda a casa onde foram encontradas duas armas de fogo, sendo uma espingarda e um revólver calibre 22, diversas munições, um facão com lâmina de aproximadamente 40 centímetros, uma quantia significativa em dinheiro que ainda não havia sido contabilizada pelos militares, balança de precisão, grande quantidade de droga provavelmente maconha, crack e cocaína, vários aparelhos celulares, três relógios de pulso, jóias como cordões em ouro e um par de aliança de ouro, folhas de cheque e um bloco com anotações feitas à mão em código possivelmente com informações sobre clientes.
Já na residência mantida por Vitor no centro de Leopoldina, os policiais encontraram uma quantia significativa em moedas, touca ninja, balança de precisão, um aparelho celular e cabo de conexão à energia, além de fita adesiva e uma boa quantidade de droga que seria maconha. Tudo foi apreendido e Vítor preso em flagrante por tráfico de drogas, conforme informou o tenente Lacerda, na foto ao lado com o tenente Carvalho (de colete). Ele foi conduzido até à Casa de Caridade Leopoldinense onde passou por exame médico e em seguida prestou depoimento na Delegacia Regional de Polícia, naquela cidade. Segundo ainda aquele militar outras pessoas estão sendo monitoradas como integrantes do mesmo grupo de Vítor e podem ser presas a qualquer momento.
{{banner-interno}}
Na última sexta-feira, 14 de novembro, em Recreio, o E.C. Mirai sagrou-se campeão do Regional de Futebol, campeonato organizado Pela Liga Esportiva de Cataguases (LEC). No tempo normal 1 x 0 para o Ideal, com gol de Fred (sempre ele). Como no jogo de ida o Esporte havia vencido por 2 x 0, a decisão foi para as penalidades. Depois de 13 cobranças magníficas e já nas alternadas, Ricardo perdeu para o Ideal e coube ao goleiro Igor a cobrança que definiu o campeonato vencendo o goleirão Mário Júnior.
Um público de mais de mil pessoas presentes ao Estádio Alcides Campos, que contou ainda com uma charanga muito animada nas arquibancadas, viu uma grande partida disputada em um campo pesado devido à chuva fraca que só cessou no fim do segundo tempo. Muita emoção e comemoração, inclusive, com o Presidente José Geraldo Siqueira, o popular "Alemão", prometendo muita festa pela conquista do título ainda esta semana em Miraí. Ao Ideal a certeza do dever cumprido. Fez o dever de casa e caiu de pé, pois lutou até o fim.
EM TOM DE DESPEDIDA: Paulo Santana, como já noticiamos em primeira mão anteriormente, está deixando a presidência L.E.C. sendo esta sua última edição como organizador do Campeonato de Cataguases. Paulo, hoje, é um ícone no esporte amador regional, destaque este conquistado pela sua honestidade, credibilidade, competência , suor e amor ao que faz. Este colunista espera que este seu gesto seja apenas um "até breve" e não um adeus.
Parabéns a todos de Esporte Clube Miraí pela conquista tão esperada.
Campeonato Regional de Futebol LAUNacional x Núcleo Esportivo fazem um jogão em Senador FirminoNeste domingo 16 de novembro, às 10 hr, em Senador Firmino, jogaram Nacional x Núcleo Esportivo de São João Nepomuceno. A partida marcava a inauguração das arquibancadas no Estádio Hermínio de Oliveira Fernandes e era válida pelo jogo de ida das semifinais do Regional de Futebol de Ubá. Stéfano (jogador do Fluminense FC emprestado ao MYPA da Finlândia e acompanhado de perto pela nossa reportagem desde sua projeção) abriu o marcador no primeiro tempo depois de um passe milimétrico e primoroso de Juninho "bailarino" PC sem chances para o goleirão Dida.
Após o gol o Núcleo Esportivo teve chances de fazer o segundo pois o Nacional sentiu o golpe mas ficou mesmo no 1 x 0. Após o intervalo o Nacional veio modificado com Douglas entrando e dando mais movimentação ao time que pressionou bastante o goleiro Victor Hugo, não fazendo nenhuma defesa importante. Quando o time do Nacional parecia ter sido dominado pelos Titãs de São João Nepomuceno, eis que num rebote errado e raríssimo da zaga de Marco Ayupe, aparece Peixoto, Deus de Ébano, e, com categoria, manda para as redes de Victor Hugo. Resultado final que premiou a categoria e empenho dos dois times em campo. Vaga em aberto para o próximo fim de semana em São João Nepomuceno as 10:30 h no Estádio Heleno de Freitas.
OUTRA SEMIFINAL: Na outra ponta o Montanhês de Ervália fez o dever de casa e venceu o Nacional Atlético Clube, de Visconde do Rio Branco, por 2 x 1, e joga agora pelo empate nesta sexta-feira dia 22, às 21 h naquela cidade para chegar à finalíssima (seria mais uma do estrelíssimo técnico Cidinho)
Campeonato Regional Mirim e Infantil Liga de São João Nepomuceno
Tubarãozinho, de Tocantins, está na final Sub-15No último sábado, dia 15, em São Domingos, distrito de Santo Antônio do Aventureiro, o E.C. Itararé conquistou a vaga para a finalíssima do Regional Sub 15 ao empatar em 1 x 1 com a seleção de Aventureiro. Os gols foram assinados por André, para o time visitante e Matheus, camisa 10, empatando para os anfitriões.
Vaga disputada nos pênaltis onde brilharam o goleiro Italo, que defendeu duas cobranças e o zagueiro Guilherme que cobrou o último pênalti. O adversário na final será conhecido no próximo fim de semana. PARABÉNS ao Presidente Wanderlei e ao técnico Luís pelo trabalho e a Seleção de Aventureiro, ao Secretário Vagner Adão e Homero Povoleri, a certeza de que o trabalho está sendo muito bem feito e breve muitos frutos serão colhidos. (Fotos: Kadu Fontana)
{{banner-interno}}
Nesta terça-feira, 18, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases será realizada a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Comercial "Waldir Alcântara de Mattos" ao farmacêutico Alceu Soares Barroso. Depois, na Ordem do Dia, três proposições de lei deverão ser votadas e, no Grande Expediente, o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli poderá fazer uso da palavra, uma vez que se inscreveu para o momento.
O Projeto de Lei nº 62/2014, formulado pelo vereador Aquiles Banco Ribeiro, é o primeiro em pauta e objetiva autorizar o prefeito municipal a denominar de "Rua Stella Maria Abritta Alves" a Rua Projetada nº1, situada no Bairro Bela Vista. Em seguida, o Projeto de Lei selecionado para a discussão plenária é o nº 55/2014, que tem autoria do vereador Maurício do Vale Rufino e visa modificar o artigo 137 da Lei Complementar Municipal nº 1.896/1990 - Código Tributário Municipal. A proposta é fazer com que a Taxa de Licenciamento e Localização de Estabelecimento possa ser paga em até 3 parcelas, caso o contribuinte assim preferir.
O outro Projeto de Lei previsto para o debate nesta reunião ordinária é proposto pelo vereador Fernando Pacheco Fialho e trata-se de uma "Emenda ao Projeto de Lei nº 29/2014, que revoga na totalidade a Lei nº 3.881 de 17/12/2010". A intenção é acrescentar artigo 2º ao Projeto de Lei nº 29/2014 para garantir que a Copasa fique proibida de repassar aos usuários do serviço público qualquer modalidade de compensação em decorrência da revogação da isenção tributária outrora conferida pela Lei acima mencionada.
{{banner-interno}}