O Nacional fez um primeiro tempo épico neste domingo de manhã contra o Núcleo Esportivo, em São João Nepomuceno, com um show do camisa 11, Valdeir. Um tempo perfeito, de sonhos. Pelo outro lado, o time sanjoanense estava irreconhecível; o pior desempenho numa etapa, como nunca se viu. O placar poderia ter sido até mais dilatado para o time de Senador Firmino. Valdeir abriu a contagem numa falta, a nosso ver, inexistente, marcada pelo juiz da partida que ocasionou o cruzamento de Flavio Medina na cabeça de Êidison mandando para as redes em posição legal. Isso aos dois minutos, na abertura dos trabalhos.
Aos 32 minutos, pênalti de Michel Gielo a favor do Nacional que Valdeir bateu com categoria vencendo o goleirão Victor. Este lance, muito reclamado também pelos anfitriões, mas a nosso ve,r corretamente marcado. Um prêmio para o camisa 11 que realmente só faltou fazer chover levando à loucura seus marcadores. No primeiro tempo a se destacar no time sanjoanense o jogador Iago, um monstro em campo tentando jogar por ele e seus companheiros. Absurdo não estar num time de elite do futebol brasileiro.
Veio o segundo tempo e Marco Ayupe chacoalhou a garota e o Núcleo voltou a ser o Núcleo. Logo aos dois minutos Michel Robô, ROBOGOL mandou para as redes de peixinho diminuindo a vantagem. Pressão até o final, mas ai apareceu a estrela do goleiro Dida que, com grandes defesas, algumas inacreditáveis, segurou a vitória e ajudou o time verde a conquistar a vaga. O final ainda teve requintes eletrizantes e cruéis, pois o time de Ayupe ainda perdeu um gol com a bola caprichosamente batendo na trave, no último minuto. Parabéns ao Nacional, do treinador Osório e do presidente Pires, e a Marco Ayupe e equipe pelo trabalho. Caíram de pé e nada desmerece o trabalho realizado.Montanhês arranca empate heróico contra o Nacional, em Rio Branco e garante a outra vaga Na noite da última sexta-feira, 21 de novembro, o Nacional Atlético Clube e o Montanhês, de Ervália, duelaram por uma vaga na final do regional da LAU. Primeiro tempo foi arrastado, com poucas chances de gol para a equipe do Montanhês, mais bem postado e criando duas chances de gol. Porém, foi o time da casa que abriu o placar numa jogada pela direita de Tiquinho, levando três marcadores consigo e cruzando na cabeça deste excelente Tardeli que, com categoria, cabeceou e decretou o placar da primeira etapa. No segundo tempo prevaleceu o talento de jogadores como Gilcimar, Èverton Maradona e Muniz que num golaço sensacional, num pombo sem asa do meio da rua, fez o gol da classificação. Muita pressão no fim e o time do Nacional ainda teve uma chance com Tardeli, em falta muito bem batida, no apagar das luzes, mas que Álvaro foi no cantinho para fazer uma boa defesa.
Finais já definidas:30/11/2014 = Domingo - Nacional x Montanhês, em Senador Firmino, às 16 h.07/12/2014 = Domingo - Montanhês x Nacional, em Ervália, às 16 h.Tibério vence Vila Reis nos pênaltis em torneio sub-17, em Rio Novo, debaixo de um verdadeiro dilúvio O Vila Reis foi a Rio Novo e participou do Torneio Sub-17 Planeta Bola. Chegou à final contra o Tibério e depois do primeiro tempo uma tempestade caiu sobre a cidade. Decidiu a organização levar a partida para os pênaltis. Muita reunião e indecisão se haveria ou não condições de se bater as penalidades e depois de mais de meia hora chegou-se a um acordo pois não haviam datas próximas para a realização de outra partida Assim, o Tibério, de Guarani, venceu por 3 x 1 e conquistou a Taça depois do jogador Mutante bater por cima da trave. Jogadores do time alvinegro comemoraram como se estivessem numa piscina e fizeram uma grande festa. {{banner-interno}}
A nova sede da Delegacia Seccional de Polícia Civil em Cataguases está funcionando em seu novo endereço desde a última sexta-feira, 21 de novembro. localizada à Rua Antero Ribeiro, 180, no Bairro Popular. A inauguração solene, porém, ainda não tem data definida, conforme revelou seu delegado titular, Gutemberg de Souza Filho, porque "a transferência ainda não está concluída", disse à reportagem do Site na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro, em sua nova sala.Um de seus principais objetivos desde que assumiu a Delegacia em Cataguases, lembra Gutemberg, a conquista do novo espaço esbarra agora na burocracia do Estado, que ainda não conseguiu instalar as linhas telefônicas nem tampouco a rede lógica necessárias ao pleno funcionamento da delegacia. Gutemberg aguarda ainda a afixação do letreiro identificando o local na fachada do prédio, entre outros detalhes.
Apesar desse atraso na conclusão da mudança o delegado ressalta as melhorias já conquistadas: "Para o público o conforto é evidente porque temos espaço para atender todos em salas separadas e climatizadas o que significa mais qualidade e eficiência no atendimento. Já para os servidores o ganho maior é na motivação, visto que o prédio antigo, onde a delegacia funcionou por cerca de quarenta anos, não comportava o grande volume de serviço nem possuía infraestrutura compatível com as nossas necessidades" explicou Gutemberg, que espera concluir a mudança para, enfim, inaugurar oficialmente a nova delegacia.{{banner-interno}}
Uma tragédia ocorrida na madrugada de sábado para domingo chocou a região de Carangola. José Lopes de Araújo, 54 anos, é suspeito de assassinar com golpes de enxadão e facadas a sua companheira, Maria da Penha Amorim Mendes, 43, a filha dela Ana Cláudia Amorim Mendes, que era deficiente física e tinha 22 anos de idade, além do filho caçula, de 18 anos, Claudimar Amorim Mendes. As informações são do site do jornal O Combatente, de Carangola, parceiro do Site do Marcelo Lopes.
Segundo os vizinhos, na noite de sábado, ouviram gritos de uma suposta briga na casa em que moravam José Lopes (foto abaixo), a mulher e os filhos. Pouco depois, o ambiente ficou novamente em silêncio. Na manhã desta segunda feira, 24 de novembro a casa continuava sem movimento, o que despertou a curiosidade dos vizinhos que foram até ao portão chamar o proprietário. Como ninguém os atendeu, um grupo deles foi até o muro do quintal e entrou no imóvel e deparou com os três corpos caídos e muito sangue no chão. Um dos vizinhos, então, chamou a Polícia Militar que compareceu ao local. Logo depois, uma equipe de investigadores da Polícia Civil de Carangola e a perícia técnica de Muriaé estiveram na casa onde realizaram o trabalho de praxe. No final da manhã os corpos foram liberados para o Instituto Médico Legal de Muriaé onde estão sendo necropsiados e posteriormente serão liberados para sepultamento.
A Polícia Civil revelou que parentes das vítimas residem em Alto Jequitibá, onde, aliás, as vítimas residiram até cerca de cinco meses quando se mudaram para Carangola. Já o suspeito do crime teria vindo de Ubá na mesma data. Ainda de acordo com informações preliminares da Polícia Cívil de Carangola, o veículo Gol, usado pelo suspeito de ter praticado o triplo homicídio, foi visto sendo abastecido em um posto de combustível por volta das 2h30min de domingo.
As Polícias Civil e Militar estão à procura dele e pede ajuda da população que pode passar qualquer informação sobre o paradeiro de José Lopes de Araújo pelos telefones 190 ou 197. (Fotos gentilmente cedidas pelo jornal O Combatente){{banner-interno}}
A 6ª edição da Cantata de Natal Luzes do Carmo acontece nesta quinta-feira, 27 de novembro, às 19h30, em frente à escola, na Praça Santa Rita. O evento integra o calendário festivo de Cataguases desde 2009. "Estamos em um prédio centenário, de uma arquitetura belíssima. Com a iluminação especial e a presença dos nossos cantores, é realmente um espetáculo que vale a pena", afirma a diretora do Colégio Carmo, Maria Cecília Quaresma Poyares Cardoso. Os preparativos para a Cantata começam meses antes do evento, com a escolha das músicas, dos figurinos e da decoração. Durante todo o mês de novembro acontecem os ensaios, em que as crianças participam com entusiasmo. Desde a semana passada, já estão sendo montados o palco e a iluminação nas paredes externas da escola. São aproximadamente 370 metros de mangueiras de led, formando um cordão de luzes que contornam janelas e portas do prédio. Na noite da Cantata, canhões de luzes coloridas são direcionados para o Colégio, tornando o espetáculo ainda mais bonito. Os investimentos em som e iluminação têm a colaboração de diversas empresas e instituições locais, que participam como patrocinadoras e apoiadoras.
Incentivadora do projeto, a diretora administrativa, Irmã Dahlia Peixoto de Rezende Filha, acompanha tudo e se alegra com a presença da comunidade, que está convidada. "Diante do encantamento desta expressão de fé, todos nós somos invadidos pelas mais gratas emoções. Perceber a alegria dos alunos e o interesse com que participam da Cantata é o coroamento de todas as lições do Colégio Carmo. A presença do povo, esperando com confiança e gratidão, é um presente que nossa comunidade recebe, numa antecipação do Natal", afirma.{{banner-interno}}
A crise hídrica provocada por uma das maiores secas registradas na região sudeste, inclusive aqui na Zona da Mata trouxe, e ainda está trazendo, transtornos para populações inteiras que estão fazendo racionamento de água em diversos municípios como Recreio, Ubá, Juiz de Fora e, em Viçosa, a situação foi tão grave que até cogitou-se a possibilidade de suspender as aulas da Universidade Federal ali instalada.
O tema vem sendo motivo de debate e discussão em diversas esferas da sociedade e em Viçosa, os vereadores preocupados com a situação e a fim de saber a real situação de abastecimento de água naquela Universidade convidaram para falar sobre o assunto - em sessão ordinária ocorrida no último dia 4 - o Chefe da Divisão de Água e Esgotos da Universidade Federal de Viçosa, professor Rafael Bastos. Ele não apenas relatou a realidade vivida por aquela instituição, mas fez uma análise técnica sobre o desabastecimento e as causas da seca na região.
O assunto foi notícia no jornal local "O Popular", em sua edição 252, de 20 de novembro último. Na reportagem intitulada "Situação do abastecimento de água na UFV", professor Rafael foi enfático. "A crise com a água que estamos vivendo é anunciada. Nós somos responsáveis por isso, a sociedade e o poder público. A voracidade que utilizamos dos recursos do Ribeirão São Bartolomeu (que abastece aquela cidade), tornou a situação insustentável. O que me alenta é que eu espero que a crise que chegou com força, renove as atitudes perante os recursos hídricos da cidade que são escassos, atitude de mais responsabilidade. Esperamos que a população, os poderes Legislativo e Executivo e empresários possam tratar essa questão com um pouco mais de cuidado", disse.
A respeito da situação na UFV o professor disse que "a Universidade foi obrigada a fazer cortes drásticos no abastecimento de água. Hoje - continua Rafael Bastos - a UFV capta e trata 50% menos água do que em períodos normais". E completou: O SAAE - Serviço de Autônomo de Água e Esgoto municipal captava 100 litros por segundo e e hoje capta 33 litros por segundo. Essa captação é indispensável para a autarquia manter o abastecimento das partes altas da cidade. Na atual situação, completa o professor, SAAE trata e distribui 140 litros por segundo e a UFV 12 litros por segundo.
Por fim o chefe da Divisão de Agua e Esgoto da UFV, a Universidade está se movimentando e a única alternativa para ela será captar água subterrânea. "Porém, destacou o professor, não basta à Univerisdade e o SAAE buscar as alternativas, é preciso que não deixemos o São Bartolomeu morrer. Que coloquemos a mão na consciência em uma discussão definitiva, não se pode permitir o avanço urbano e imobiliário nas nascentes do ribeirão" afirmou. ele também defendeu mudanças no Plano Diretor do Município "no sentido de redirecionar o crescimento da cidade para outras áreas que tenham água. Buscaremos nossas soluções tecnicas, mas não basta. É preciso ações políticas para mudar a forma como tratamos os nossos recursos hídricos", finalizou.{{banner-interno}}