O vereador Serafim Couto Spíndola ajuizou Ação de fazer com pedido de liminar na justiça da Comarca de Cataguases contra a empresa Facebook Serviços On Line do Brasil Ltda. Ele pretende com este gesto "descobrir a verdadeira identidade das diversas pessoas que utilizam aquela rede social com nomes falsos para denegrir a minha pessoa", disse ao Site do Marcelo Lopes.
O processo será julgado pelo juiz Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, da Primeira Vara Cível que, após analisar o pedido do autor, concedeu liminar parcial, determinando ao Facebook que forneça, num prazo de cinco dias, os IP's (números que identificam os computadores) das seguintes pessoas consideradas por Serafim "fakes" - que utilizam contas com nomes falsos naquela rede social: Antônio Cerca Onça, Arrelia Lopes Mineira, Ângela Kneipp, Roberto Souza Souza, Jaime de Oliveira Máximo, Marcela Gamos, Gláucia Shineyder, José Geraldo Souza Tavares, José Aparecido Souza e Denuncie Ktá.
Serafim informou também que na referida ação solicitou a suspensão do grupo denominado "Cataguases Sem Censura" mas a liminar não foi concedida porque, conforme escreveu o Juiz em seu despacho "entendo não ser razoável seu deferimento. (...) Não restou comprovado que o grupo vincula apenas publicações ofensivas ao requerente enem que todos os participantes o ofendem e denigrem sua imagem, o que impede o deferimento do pedido de suspensão do grupo como um todo", justificouu Eduardo Dolabela.
O vereador também disse que o caso será encaminhado para a Delegacia de Crimes Virtuais. "Finalmente vamos conhecer quem são os corajosos que se escondem atrás de identidades falsas. Assim saberemos com que tipo de pessoas estamos lidando", disse Serafim, acrescentando que esta sua atitude vai moralizar aquela rede social em nossa cidade. "O Facebook é um excelente canal de comunicação e convivência virtual, mas vem sendo deturpado por algumas pessoas em nossa cidade que o transformaram em meio de ataques pessoais por pessoas covardes", afirmou. Serafim diz não temer críticas "porque fazem parte da vida de um homem público como eu, mas não posso admitir, como a nossa Constituição também não permite, é que pessoas anônimas façam acusações a uma figura pública no exercício de seu mandato", concluiu. {{banner-interno}}
Na manhã desta terça-feira, 25, dezenas de professores, pais e alunos da Rede Municipal de Ensino de Cataguases reuniram-se em frente ao Paço Municipal para manifestar contra algumas medidas que seriam adotadas nas escolas do município em 2015. Segundo a professora Micaela Graciolli, a intenção do movimento era chegar até o prefeito Cesinha Samor e, através de uma comissão de representatividade, conversar a respeito dos impactos que essas ações causariam, sobretudo, para processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Os manifestantes estavam indignados porque o prefeito teria recusado receber a comissão em seu gabinete e, por isso, eles afixaram, na fachada da Prefeitura Municipal, cartazes que resumem o sentimento do protesto. "Tem tanta coisa errada que nem cabe em um cartaz", dizia uma das mensagens escritas pelo grupo. Na manifestação, também estiveram presentes os vereadores Serafim Couto Spíndola e Walmir Linhares da Costa. Dentre as medidas consideradas prejudiciais para os alunos estão fechamentos de turmas e o retorno das salas multisseriadas. "Estamos lutando pela qualidade da Educação. Não queremos ver nossos alunos em turmas multisseriadas, porque isso é um crime contra a criança e contra o professor", ressaltou a professora Micaela, lembrando que um dos desdobramentos dessa manifestação se dará ainda hoje, às 13h, no momento em que o grupo, no Fórum, tentará falar com o Ministério Público sobre as medidas que representam um "retrocesso" para a educação no município, conforme destacavam os cartazes.
Enquanto os manifestantes continuavam a ocupar as escadas da Prefeitura Municipal, o prefeito Cesinha Samor recebeu a imprensa em seu gabinete, onde estava reunido com secretários de seu governo. O chefe do Executivo justificou que não atendeu o grupo que fazia o protesto, porque, justamente, estava em reunião, mas também devido ao fato de já ter se reunido com representantes do SINDUTE e do SINSERPU nos últimos dias. "O SindUTE esteve ontem comigo aqui e foi declarado para ele todas as perguntas que fez. Foi uma reunião muito proveitosa. Todas as perguntas que quiseram fazer estão na ata. Amanhã às 14h30 vou receber as mães dos alunos, mas elas não precisam fazer o que estão fazendo, porque já dei a resposta para o SindUTE e para o SINSERPU também, na quarta feira passada", declarou Cesinha, aproveitando para lembrar que nunca disse que vai municipalizar as Escolas Estaduais Coronel Vieira e Guido Marlière.
"Eu sou um dos poucos que sou contra a municipalização do ensino. Ensino é coisa do Estado, não é coisa de Prefeitura. No meu governo não se fecha escola, nem vou municipalizar", concluiu Cesinha que não quis falar sobre as medidas criticadas pelos manifestantes, porque precisava dar continuidade à reunião interrompida. A Reportagem do Site do Marcelo Lopes, ao sair da Prefeitura Municipal, foi até a sede do SindUTE para ter acesso às atas que esclarecem quais os procedimentos que serão adotados a respeito das medidas consideradas prejudiciais para os estudantes, mas o local estava fechado.
NOTA DA REDAÇÃO: O prefeito Cesinha Samor, bem como representantes do SindUTE não leram ou não entenderam a notícia publicada neste site no dia 19 de novembro último com o título "Prefeitura deve reduzir salas de aula na rede municipal, mas pode assumir duas escolas estaduais" (clique aqui para ler a matéria)
O Site informou apenas que o governo estadual deverá fazer valer o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Se isto ocorrer as escolas Coronel Vieira e Guido Marliére serão transferidas para o município. Autoridades e representantes de classe devem tomar cuidado antes de emitirem opinião, especialmente quando é mera dedução. Ler a Lei de Diretrizes e Bases da Educação também seria pertinente antes de vir a público criticar. Além disso, o bom senso indica o diálogo como forma de sanar eventuais dúvidas antes de tirar conclusões precipitadas e externa-las publicamente.{{banner-interno}}
Uma carreta Mercedes Benz Axor 2035 S, 2010, branca, com placa GXA-0936, de Cataguases, tombou por volta das 9 horas da manhã desta terça-feira, 25 de novembro, ao fazer uma curva no Km 102 da MG-447 (estrada que liga Cataguases a Leopoldina), próximo ao entroncamento que dá acesso à Astolfo Dutra.
O veículo era dirigido por Edgard Martins Henriques, 35 anos, que estava sozinho. O caminhão estava carregado com cavaco de madeira que seria entregue em Pirapetinga (distante 90 Km de Cataguases). A Polícia Militar em Cataguases prestou o primeiro atendimento no local até à chegada de uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual de Dona Euzébia, composta pelo sargento Araújo e o soldado Machado que assumiram o registro do acidente.
De acordo com informações prestadas pelo Pronto Socorro do Hospital de Cataguases, onde Edgard foi levado por populares que passavam na estrada logo após o tombamento da carreta, ele sofreu cortes próximo à boca e escoriações em um dos ombros. O Hospital informou também que Edgard estava consciente e passou por exames de Raio X no crânio e uma tomografia no tórax.
Sargento Araújo disse que a causa do acidente ainda é "desconhecida porque o motorista, em decorrência dos ferimentos, não pode ser ouvido, o que deverá acontecer posteriormente". {{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases prendeu em flagrante delito, na madrugada desta terça-feira, 25 de novembro, por volta das 4 horas, Fabiano Rodrigues da Silva, 18 anos, de Muriaé. Ele foi preso no bairro Pouso Alegre pelo Sargento Ferreira, Cabos Alexsandro e Leandro Lima e pelo soldado Dionísio, que recebeu a denúncia na Sala de Operações da PM, através do telefone 190. O suspeito arrombou a porta de aço da empresa Cris Gás, que estava entreaberta no momento em que os policiais chegaram no local, e teria levado, inicialmente, um fardo de água mineral.
Fabiano, ainda conforme a PM, teria praticado outro furto, na noite do último sábado para domingo, na confecção Hot Sport, de onde levou 50 bermudas que foram recuperadas na tarde desta segunda-feira, 24, pela equipe da Polícia Civil de Cataguases. Nesta madrugada, porém, após o furto na Cris Gás, os policiais seguiram novas pistas e o encontraram no Bairro Pouso Alegre carregando os objetos roubados. Os PM's revelaram ainda que Fabiano tem "vasta ficha criminal, sempre se envolvendo com furtos e roubos, apesar de sua pouca idade", destacou o sargento Ferreira. Ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia em Leopoldina onde prestou depoimento ao delegado de plantão.
NOTA DA REDAÇÃO: O proprietário da Hot Sport, Roberto Santos, ligou para a Redação do Site e informou que foram roubadas "mais de 50 bermudas e camisas, mas 19 bermudas e 2 camisas foram recuperadas, porém, danificadas, imprestáveis para uso. O prejuízo total não conseguimos calcular até o momento porque estamos realizando um balanço em toda a fábrica", explicou. {{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizará sessão ordinária nesta terça-feira, 25, a partir das 18h30, quando a primeira discussão da Ordem do Dia deverá ser referente ao Projeto de Lei nº 37/2014, de autoria do vereador Fernando Rodrigues do Amaral, que objetiva criar o "Banco do Livro no Município de Cataguases", com a finalidade de receber doações de livros, revistas, CDs e DVDs, para que os mesmos sejam repassados às bibliotecas públicas ou escolares no município.
Em seguida, o plenário poderá apreciar o Projeto de Lei nº 65/2014, formulado pelo vereador Maurício do Vale Rufino, com intuito de autorizar o Chefe do Poder Executivo a denominar de "Rua Orlando Antoniol dos Santos" um dos logradouros público de Cataguases. Na mesma reunião ordinária, os vereadores da Casa também deverão votar o Projeto de Resolução nº 08/2014, cuja proposta é conceder "Abono Natalino aos Servidores Ativos da Câmara Legislativa de Cataguases", no valor de R$ 700,00, em dezembro deste ano.
O destaque da sessão desta semana é o Projeto de Resolução nº 09/2014, que propõe antecipar as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cataguases para o biênio 2015/2016. O texto ressalta que o momento, de acordo com o Regimento Interno, deveria ser realizado na última reunião ordinária do ano (23 de dezembro), mas, como a data é antevéspera de Natal, as eleições poderão acontecer no dia 16, caso os vereadores aprovem a referida proposição. Para finalizar a reunião, haverá apreciação de quatro Requerimentos e os vereadores inscritos no Grande Expediente se pronunciarão na Tribuna Livre, mas, antes de tudo, no início dos trabalhos, a médica Maria Angela Girardi receberá moções de congratulações.
{{banner-interno}}