A Câmara Municipal de Miraí elegeu sua nova Mesa Diretora para o Biênio 2015-16 em sessão que contou a presença de apenas quatro dos nove vereadores, exatamente o número de membros de uma das chapas concorrentes e, portanto, a vencedora. O resultado foi contestado pelos componentes da chapa concorrente, que se fizeram representar pelo advogado cataguasense, Sandro Cruzato. Ele tentou anular a sessão pela via legal, mas teve seu pedido indeferido pelo presidente daquela Casa e candidato à reeleição, Marcileide Carlos dos Santos, também amparado por seus advogados de Cataguases, Ricardo Zanela e Márcio Facchini Garcia.O Legislativo de Miraí é composto por nove vereadores sendo que oito deles integram as duas chapas concorrentes (uma contrária à atual administração e outra a favor). Assim, o voto do vereador Marcos Antônio Ribeiro (PR) decidiria a eleição. A reportagem do Site do Marcelo Lopes apurou que ele integra a oposição na Câmara onde o prefeito José Ronaldo Milani tem minoria. Porém, de acordo com informações extra-oficiais, esta situação pode ter mudado porque suspeita-se a existência de um acordo verbal entre ele e o atual presidente da Câmara que não teria sido cumprido. Diante desta situação os quatro vereadores da chapa adversária e que apoiam o governo municipal não compareceram à sessão de votação porque o empate daria vitória a Marcileide por ele ser mais velho que seu concorrente.
A reunião ainda demorou a começar à espera dos cinco vereadores que, no entanto, não compareceram. Marcos Antônio, dono do voto decisivo, não participou porque, segundo apurou o Site, ele teria ido a Itabirito a trabalho não conseguindo retornar à tempo de participar da sessão. Meia hora depois do horário normal o presidente atual, Marcileide Santos, abriu a reunião convidando todos a rezarem o Pai Nosso. Em seguida, pediu à secretária ler os nomes dos integrantes das duas chapas e procedeu à votação. Os quatro vereadores presentes votaram na chapa que integram sendo declarada vencedora em seguida. Marcileide Carlos dos Santos foi reconduzido à presidência tendo como vice, Cristina Fatorelli de Siqueira Rocha; como 1º Secretário Sérgio Cortines Chiconelli e Oswaldo Alves Felipe, o 2º Secretário. A chapa derrotada é formada por Marlei José dos Santos (Presidente); José Silva Ferreira (vice); Daniela de Faria Oliveira e Silva (1ª Secretária) e Mauri Antônio Fagundes como 2º Secretário.Com o resultado da votação o advogado dos derrotados pediu a palavra e questionou o pleito. Entre outros argumentos, Sandro Cruzato, disse que "salvo melhor juízo faltou quorum a esta sessão para eleger a nova Mesa Diretora da Câmara". Quorum é o número minimode presentes, necessário para o funcionamento da Câmara. Ele concluiu pedindo a anulação daquela sessão "para o bem da democracia", revelou ao Site. Após seu pronunciamento a sessão foi suspensa por cinco minutos para ser avaliado o pedido e, ao retornar, o presidente Marcileide Santos leu a fundamentação de sua decisão que rejeitou a impugnação da votação. Segundo ele "Não há previsão legal na Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara para impugnação de decisões do plenário da Cãmara, razão pela qual de plano, a impugnação deve ser indeferida". Ainda segundo o texto lido por Marcileide "as alegações proferidas na tribuna pelo advogado são carentes de razão porqur o artigo 128 do Regimento Interno prevê que o quorum para iniciar uma sessão é de um terço dos vereadores".
Logo depois, Marcileide encerrou a sessão. A nova Mesa Diretora tomará posse na primeira sessão do ano que deverá acontecer em fevereiro de 2015. Sandro Cruzato informou que vai pedir a Ata desta sessão e ingressar na justiça buscando a anulação desta votação. Segundo ele quatro vereadores não formam a maioria da Câmara e, portanto, "este número é insuficiente para eleger a nova Mesa Diretora". O burburinho político local atraiu até à Câmara Municipal dezenas de pessoas que lá estiveram e assistiram toda a votação. Apesar do clima de tensão no ar, todo o procedimento transcorreu em clima de tranquilidade e ordem. Na foto abaixo, os vereadores que formam a chapa vencedora.{{banner-interno}}
A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até sexta-feira, 12 de dezembro, porque a meta nacional de cobertura vacinal ainda não foi alcançada. Em Cataguases, os números também estão abaixo da expectativa e, conforme destaca a coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, é preciso que os responsáveis pelas crianças ainda não vacinadas levem-nas à Policlínica Municipal ou ao posto de saúde mais próximo de casa, tendo em mãos a carteira de vacinação.
De acordo com Sirlane, as crianças com idade de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber a VIP (Vacina Inativada Poliomielite) que protege contra a doença popularmente conhecida como paralisia infantil. Já a tríplice viral, segundo a coordenadora, deve ser ministrada nas crianças de 1 a 5 anos incompletos, para imunizá-las contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.
Até a tarde de quarta-feira, 12, em Cataguases, 3.121 crianças foram vacinadas contra a poliomielite, o que equivale a 86,74% da cobertura preconizada para o município. Contra o sarampo, receberam a dose 2.742 crianças, ou 86,23% do total estimado. A meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo. Veja abaixo informações sobre a poliomielite e o sarampo, disponíveis no portal do Ministério da Saúde.
POLIOMIELITE – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).
SARAMPO – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.
{{banner-interno}}
O Colégio Cecília Meireles realizou na tarde da última quarta-feira, 3 de dezembro sua Cantata de Natal seguida de uma carreata e passeio no Trio e Trenzinho da Alegria. A iniciativa, que reúne todos os alunos e professores daquela escola, além de seus pais e familiares, encerra o ano letivo. O evento teve como marca a graciosidade e a mensagem de paz, amor e fraternidade emanadas pelo Natal que se aproxima. A escola é dirigida por Sandra Piuzana Duelli Teixeira e conta com um corpo de docentes e equipe padagógica treinada e capacitada.
A Cantata, que foi realizada no Salão Social do Clube do Remo a partir das 17:30h, contou com nove apresentações musicais por alunos daquela escola, especialmente os mais novos que, vestidos com motivos natalinos, deixaram os pais babando de orgulho, além de emocionados. Auxiliados por uma coreografia bem ensaiada o que permitiu que todos fossem vistos de forma igualitária, o evento, mobilizou também a família dos alunos que la estiveram e cantaram e se encantaram com a desenvoltura dos filhos durante quase uma hora de apresentação.Sandra Teixeira (foto ao lado), na abertura da Cantata de Natal, leu uma mensagem de final de ano em que dedicou o evento a todos os pais de alunos. "Neste Natal vamos pedir ao menino Jesus que nos traga paz, amor compreensão e, acima de tudo, saúde", desejou aos presentes. Ela disse ainda que "ao receberem este pequeno gesto de carinho, vocês se lembrem o quanto são importantes para nós". Ao encerrar ela desejou a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. "Que o Senhor possa estar ao seu redor para sempre e te proteger e amparar nessa longa caminhada da vida, para que o caminho seja repleto de flores e frutos", encerrou a diretora do Colégio Cecília Meireles.
Veja na galeria abaixo as fotos da Cantata de Natal.
{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 04 de dezembro, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 08/12/14.
1 NUTRICIONISTA1 ENCARREGADO DE SERVIÇOS GERAIS1 MECÂNICO DE AUTOMÓVEL1 PADEIRO1 ATENDENTE DE PADARIA1 VENDEDOR1 COSTUREIRA1 ESTÁGIO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)1 PROGRAMADOR DE COMPUTADOR1 AJUDANTE DE COZINHA3 AJUDANTE DE CAMINHÃO
VAGAS PARA RIO DE JANEIROMOTORISTA DE CAMINHÃOAJUDANTE DE CAMINHÃO
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
O Instituto Francisca de Souza Peixoto realiza amanhã, sexta-feira, 5 de dezembro, o seu já tradicional "Cortejo de Natal". O evento começa às 9 horas com saída da sede daquela entidade que fica na Vila Domingos Lopes em direção à Praça Chácara Dona Catarina. Durante o percurso, o público entra em contato com as muitas atividades desenvolvidas pelo Instituto, uma vez que toda a equipe participa usando fantasias, pernas de pau, caras de palhaço, música e muita alegria, esta, a marca principal do Cortejo.De acordo com Fausto Menta, diretor do Instituto, o Cortejo de Natal busca "sensibilizar as pessoas para este período de paz, amor e fraternidade que o Natal nos proporciona". À frente daquela instituição cultural desde agosto, Fausto, que organiza pela primeira o evento, conta que o Cortejo terá novidades convidando as pessoas a irem para a rua ver e paticipar dele. "O Cortejo é do Instituto, mas nós queremos envolver todos nesta ação e, portanto, quem quiser participar conosco será muito bem recebido", disse.
Além do Cortejo de Natal a programação de fim de ano do Instituto Francisca de Souza Peixoto conta ainda com a apresentação da peça "Uma aventura congelante - Qualidade de Vida", também nesta sexta-feira, ás 19h30min, no Teatro Vicentinos. No domingo, 7, no mesmo horário, é a vez da peça "Os Três Porquinhos", encenada pelos Doutores Cura-Cura. Dia 10, às 8 horas, no Instituto Francisca de Souza Peixoto, haverá um curso de reciclagem artesanal - Árvores de Natal com caixas de leite ou suco. No dia 13, às 19h30min, no Teatro Vicentinos, será apresentada a peça "O Presente de Natal", pelo grupo GPTo Teatro de Bonecos e, no dia 14, encerrando a programação destiva, será apresentada a peça de humor "O Natal de Dasdô e Maculada", com a dupla Dasdô e Maculada.
{{banner-interno}}