Um homem foi assassinado a golpes de machado, por volta das 9h30min deste sábado, 6 de dezembro, em um bar no bairro Bela Vista, em Leopoldina. As primeiras suspeitas recaem sobre o filho do proprietário do estabelecimento com quem a vítima já teria se desentendido anteriormente, revelaram os policiais militares responsáveis pelo caso. A perícia técnica compareceu no local através do perito Marcelo Pacheco de Andrade que, em seguida, liberou o corpo para o IML de Leopoldina onde será submetido a exame de necrópsia.
O autor, Cosme José Alfredo Narciso, de 31 anos, é filho do dono do estabelecimento, e fugiu do local numa moto, logo após jogar o machado nas imediações. Há algum tempo, a vítima, Idalmique de Brito Joazeiro (foto), 35 anos, natural de Caetité (BA), residente no bairro São Cristóvão, teria baleado o autor, que na ocasião ficou internado na Casa de Caridade Leopoldinense. Se sobrevivesse, segundo informações, ele teria jurado de morte seu agressor. Hoje pela manhã, Idalmique estacionou seu automóvel e foi ao bar da família do autor, para beber. Mesmo sendo advertido pelo proprietário do bar – que é pai de Cosme – sobre a ameaça iminente, Idalmique continuou a fazer uso de bebida alcóolica.Cosme, que reside ao lado do bar, chegou no local e ao ver seu desafeto pegou o machado e desferiu os golpes que culminaram na morte de Idalmique, fugindo em seguida. O machado (foto) usado no crime foi encontrado nas proximidades do bar. O Delegado de Polícia de Plantão, Tiago Carvalho Couri, informou que já começaram as buscas por Cosme e que vai instaurar inquérito para apurar o crime. (Fotos gentilmente cedidas pelo site O Vigilante Online){{banner-interno}}
Jovens cataguasenses do projeto Atleta do Futuro participam do Acampamento da Seleção Mineira de Handebol, em Ponte Nova, onde buscam vaga para jogar o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em 2015, na categoria Cadete, defendendo seu Estado. No masculino, Adalberto Eliezer (16 anos), André Luiz Braga (16), Pedro Henrique Pereira (15) e Vitor Henrique Moraes (15) já disputaram a primeira seletiva, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Segundo o treinador Ivair Neto, a expectativa é a de que eles estejam na próxima fase da seleção, uma vez que são dedicados no esporte e estão em ótima fase.
De 18 a 20 de dezembro, será a vez das jogadoras Ana Paula Magalhães (16), Jhennefer da Silva (15), Milena Martins (16) e Rafaela Rocha (15) também demonstrarem porque foram escolhidas e, para isso, elas continuam treinando muito, como fizeram na tarde dessa quarta-feira (3), no CAT. No intervalo da preparação, as meninas conversaram com a reportagem do Site do Marcelo Lopes, animadas com a convocação.
"Vamos dar o nosso melhor nas seletivas", destacaram as atletas, lembrando que o treinamento do técnico Ivair Neto e as diversas competições ao longo do ano foram fundamentais para conseguir a chance de concorrer a uma vaga na Seleção Mineira. "Conseguimos colocar os ensinamentos do treinador em prática e somos gratas a ele pela dedicação com todas nós. Treinamos o ano inteiro, queremos impressionar e mostrar que a oportunidade ofertada pelo SESI Cataguases é de extrema importância para os jovens do handebol", ressaltou as jogadoras que fizeram grande campanha em 2014, sendo 4º lugar no Campeonato Mineiro.
Segundo o técnico Ivair Neto, as convocações cataguasenses para o Acampamento da Seleção Mineira de Handebol é a coroação de um trabalho que envolve dedicação, compromisso e união de todo o grupo do projeto Atleta do Futuro, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) de Cataguases. "Esse reconhecimento é motivo de orgulho para nós", disse Ivair Neto, lembrando que "outros jogadores do nosso grupo ainda poderão ser chamados para as próximas seletivas". (Foto: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Será realizada no próximo dia 15 de dezembro a eleição para a escolha da Nova Mesa Diretora do Hospital de Cataguases. Até o momento, apenas uma chapa foi formalizada e é encabeçada pelo advogado Wilson Crepaldi Júnior, mais conhecido como Bil Crepaldi. Porém, de acordo com o Estatuto Social que rege a eleição, novas chapas podem ser apresentadas até quarenta e oito horas antes da eleição com no mínimo cinco membros.
O Hospital publicou o edital referente à eleição que vai substituir o atual provedor, José Eduardo Machado, e os demais dirigentes, no último dia 17 de novembro. Têm direito a voto os Irmãos que estejam quites com suas contribuições por no mínimo doze meses consecutivos. A Assembleia Geral que vai escolher os novos integrantes da Mesa Diretora vai começar às 19 horas e será realizada no auditório daquela entidade, no décimo terceiro andar. Serão eleitos quinze membros do Conselho Superior e seis suplentes e sete integrantes da Mesa Administrava que vão exercer os cargos de Provedor, vice-Provedor, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros e 1 Procurador, para um mandato que começa em 2015 e termina em 2018.A possível candidatura de Bil Crepaldi, que só será confirmada a 48 horas do pleito, conforme a reportagem do Site do Marcelo Lopes apurou, vem apoiada por um grupo de médicos, empresários e advogados da cidade. Bil, conhece bem o Hospital de Cataguases, segundo uma fonte com direito a voto revelou ao site, lembrando que ele é genro de Emanoel Peixoto, homem que depois de Norberto Custódio Ferreira, é considerado o maior benfeitor daquela Casa de Saúde. Foi Emanoel quem construiu o atual prédio de 13 andares e sonhou em fazer daquele espaço um dos maiores hospitais da região. Segundo esta mesma pessoa, Bil aceitou entrar nesta disputa para resgatar projetos de seu sogro que ficaram "no esquecimento".
Bil Crepaldi, procurado pela reportagem, confirmou seu nome à frente da até então, única chapa concorrente. "Fui convidado por amigos e resolvi aceitar, até pela memória do meu saudoso sogro, em quem, caso seja eleito, vou me espelhar para ver se consigo fazer pelo menos um pouco de tudo o que ele fez para aquele hospital", revelou o advogado. Se eleito, Bil sabe que não terá vida fácil como provedor. O Hospital tem uma dívida de cerca de R$ 2 milhões e um déficit que gira entre vinte mil e trinta mil reais mensais fruto da defasagem entre a receita e a despesa com o atendimento do Pronto-Socorro. Além disso a entidade tem um plantel de cerca de 500 funcionários, tem um problema crônicom a falta de médicos plantonistas em algumas especialidades e ainda precisa adequar-se às normas vigentes contra incêndio, exigidas pela legislação em vigor. Otimista, ele diz que o desafio será "imenso" e o que não lhe falta, garante, é "disposição de fazer o melhor pelo hospital".{{banner-interno}}
Policiais Militares prenderam na noite desta quinta-feira, 4 de dezembro, em Cataguases, um grupo de três rapazes que desde o início da semana estavam praticando roubos na região central da cidade. Um menor, segundo a PM, também atuava com eles e foi apreendido na ação. De acordo ainda com os militares registraram no Boletim de Ocorrência, o grupo abordava pessoas na rua e com o auxílio do simulacro de arma de fogo, ameaçavam de forma agressiva as pessoas obrigando-as a lhes entregar seus pertences.
De acordo com as investigações preliminares da Polícia dois Boletins de Ocorrência foram registrados desde o início desta semana, sendo um por furto consumado a transeunte e outro de extorsão, mesma metodologia usada pelo grupo que a PM diz ser o mesmo que vinha praticando os delitos semelhantes na cidade esta semana. Além disso, eles agiam sempre no mesmo horário, entre 21h30min e 23h30min, revelou o sargento Ferreira que, atuou de forma velada para se chegar até o bando. Por volta das 23 horas desta quarta-feira, 4, a Polícia foi acionada por causa de mais um roubo, na praça Getúlio Vargas. Paralelamente a Sala de Operações da PM informou que na Praça do Dr. Lidio estariam outras quatro pessoas suspeitas. Um cerco foi montado e quando duas viaturas de aproximaram um dos suspeitos jogou ao chão um simulacro de arma de fogo e, instantes depois, os policiais abordaram dois rapazes identificados pelas iniciais R.C. e R.P. Após serem revistados policiais encontraram com um deles um frasco com uma substância parecida com crack, além de dois celulares e um cordão de prata. Outra viatura localizou o terceiro suspeito, identificado como sendo T.B., próximo à Vila Tereza, que tentou fugir ao perceber a aproximação dos PMS. O quarto integrante, é um menor de idade, que foi apreendido próximo ao bairro Taquara Preta.
Os quatro suspeitos foram levados até o Posto Avançado da Polícia Militar na Vila Tereza onde também compareceram pessoas que teriam sido vítimas de suas ações criminosas durante a semana. Todas elas reconheceram os suspeitos que foram presos e após serem examinados pelo médico no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases foram levados até à Delegacia de Polícia em Leopoldina onde prestaram depoimento. Com eles foram apreendidos além do simulacro de arma de fogo, duas facas, celulares e dinheiro. Participaram da operação os policiaisos sargentos Procópio, Dos Santos e Ferreira; o cabo Martins e os soldados Alex, Bastos, Cardoso e Dionísio.{{banner-interno}}
Promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) de Cataguases, o projeto "Atleta do Futuro" vem revelando jovens esportistas do município. No handebol, como este site noticiou recentemente, jogadores treinados por Ivair Neto disputam vagas para integrar a Seleção Mineira na categoria Cadete, e os destaques não param por aí. O basquete do "Atleta do Futuro" também é concorrido, porque os jogadores-aprendizes fazem bonito dentro de quadra, demonstrando o conhecimento transmitido por Jalber Alves Rodrigues que, além de desenvolver trabalho como técnico, ainda é jogador e vem acumulando bons resultados ao longo de sua vida esportiva, como confirmam as medalhas e títulos obtidos em sua carreira.
Na quarta-feira, 3 de dezembro, o treinador de basquete conversou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes para dar, entre outras informações, o que chamou de "ótima notícia" para quem deseja jogar no projeto do SESI, em 2015. Segundo Jalber, novas matrículas estarão abertas a partir de 14 de janeiro e os interessados devem procurar a secretaria do Centro de Atividade do Trabalhador (CAT). De acordo com o técnico, a oportunidade é gratuita e pode revelar jogadores, mas, sobretudo, objetiva formar cidadãos.Enquanto falava sobre os benefícios do esporte, Jalber convidou para participar Jorge Guilherme Iglesias Júnior e Fernando Pereira de Souza. Júnior foi uma das revelações do "Atleta do Futuro", através de parceria entre as unidades SESI Cataguases e Leopoldina. Fernando também integrou o projeto SESI, só que em Araguaína, no interior do Estado de Tocantins. Depois de jogar pelo Iguaçu Basquete Clube, na categoria sub 19, os jovens agora fecharam contrato com o carioca Tijuca Tênis Clube, pelo qual disputarão competições a nível nacional, na categoria sub 22.
A primeira partida será no próximo dia 26 de dezembro e, por isso, mesmo de folga, em Cataguases, os atletas realizam treinamento na quadra do CAT. Jorge e Fernando: duas promessas do basquete reveladas pelo projeto do SESI. Ambos nascidos em cidades do interior, mas determinados a ser grandes. E são, porque passam de 2 metros de altura. E querem mais. Sobre o futuro, "o próximo passo é buscar espaço no basquete adulto", destacou Fernando, cujas palavras foram reforçadas por Júnior. "Treinamos muito para isso, com concentração e foco no objetivo", ressaltou o atleta cataguasense.
Diante dos jovens jogadores, Jalber destacou que a maior recompensa de seu trabalho é perceber que o esporte faz bem incalculável aos atletas. Ele disse ainda que sente isso na própria pele, principalmente quando está em quadra, como aconteceu em novembro, quando disputou o Campeonato Brasileiro Master de Basquete e foi campeão pela Seleção do Estado de Goiás, na categoria 40+.
Enquanto jogador, Jalber contou que, ao disputar o Brasileiro Master, se impressionou com a longevidade das pessoas em torno do basquete. "Eu fiquei contente de ver atletas de várias idades disputando com vigor os jogos de suas categorias. Tinha jogador com mais de 80 anos e nenhum queria parar", destacou Jalber, lembrando que, no próximo ano, pretende somar novas conquistas como jogador e também como técnico.
"Estamos em fase de renovação dos times de basquete do "Atleta do Futuro". Mesmo assim, em 2014, conseguimos bons resultados e recentemente o time masculino sub 15 conquistou o 3º lugar no Estadual entre os participantes da Zona da Mata. Isso foi uma experiência importante e prova de que temos novamente um grupo com grande potencial", revelou{{banner-interno}}