Cinco projetos de lei deverão ser discutidos e votados na sessão de logo mais da Câmara Municipal de Cataguases, que começa a partir das 18h30 desta terça-feira, 9 de dezembro. Antes, porém, a Coordenação do Setor de Epidemiologia, convidada pelos membros da Casa, deverá discorrer sobre o assunto "Vigilância em Saúde". O Legislativo Municipal tem sessões ordinárias previstas até o dia 23 de dezembro, sendo que no dia 16, haverá a eleição da nova Mesa Diretora. Por conta do curto prazo, é preciso votar todos os projetos que deram entrada naquela Casa este ano.
Dentre outros projetos de lei previstos está a primeira votação da LOA – Lei Orçamentária Anual – oriunda do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa da Prefeitura de Cataguases para o próximo ano em R$ 124.726.763,95. Caso aprovado, o texto, para entrar em vigor, precisará receber nova aprovação em segundo turno, o que deverá acontecer somente na próxima semana. O Orçamento também deverá receber emendas dos vereadores Maurício Rufino e José Augusto Titoneli.
Em seguida, formulado pelo vereador Luiz Carlos da Silva Sodré, deverá ser votado o Projeto de Lei nº 53/2014, cuja finalidade é instituir o Programa de Higiene Bucal na rede pública e creches municipais de ensino na cidade de Cataguases. Ainda naquela sessão, poderá ser apreciado o Substitutivo ao Projeto de Lei Nº 60/2014 (Dispõe sobre regulamentação do espaço público no Município de Cataguases e dá outras providências), de autoria do vereador Serafim Couto Spíndola. Essa proposição visa normatizar a exploração do comércio nas vias públicas do município e, nesse sentido, seu intuito é regulamentar o capítulo IV, do título III, da Lei nº 2.600/96, que dispõe sobre o Código de Posturas Municipal.Outro Projeto de Lei que deverá ser levado à discussão em plenário é o nº 66/2014, elaborado pelo vereador Paulo Sérgio Ribeiro Ventura, o Aritana, com a intenção de instituir no âmbito do Município de Cataguases o Programa de Incentivo ao Uso de Tijolo Ecológico. De acordo com o proponente, estimular o uso de tijolo ecológico é "promover a preservação do meio ambiente", além de ser uma alternativa mais acessível para as pessoas, uma vez que esse material tem custo menor do que o convencional.
A longa pauta, que deverá prolongar a sessão até altas horas da noite, também prevê debater o Projeto de Lei nº 67/2014, escrito pelo vereador Luiz Carlos da Silva Sodré, o Russo, que objetiva alterar dispositivos da Lei nº 2.427/95, referente ao Código de Zoneamento, Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano. Uma audiência pública foi realizada para discutir essa proposição e você pode ler a matéria exclusiva deste site clicando aqui.
Para finalizar a Ordem do Dia, o plenário poderá votar o Projeto de Decreto Legislativo nº 47/2014, que, se aprovado, regulamentará a Avaliação de Desempenho dos Servidores Efetivos da Câmara Municipal, instituída pela Lei nº 3.815/2010 que "Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Cataguases e dispõe sobre a Reorganização do Quadro de seus Servidores".{{banner-interno}}
Neste ano, a agência dos Correios em Cataguases recebeu cerca de quatrocentas cartinhas escritas por crianças que desejam ganhar um presente através da campanha "Papai Noel dos Correios", promovida pela instituição há 25 anos. Agora, até a próxima quarta-feira, 10, quem quiser apadrinhar um desses sonhos pode escolher pessoalmente a correspondência que mais tocar o seu coração.
Para isso, basta comparecer à agência dos Correios, assim como fez Andréia do Nascimento, na última sexta-feira (5). Segundo ela, é importante adotar uma cartinha porque existem muitas crianças que passam dificuldades financeiras, mas desejam ganhar um presente. "É muito bonito esse trabalho que os Correios fazem. Minha filha já foi agraciada com essa campanha, então, agora que eu posso, retribuo o gesto fazendo outra criança feliz", destacou Andréia, enquanto escolhia a correspondência.Dentre os desejos das crianças, os mais pedidos nas cartinhas são materiais escolares, bolas, bicicletas, bonecas e carrinhos, entre outras variedades de brinquedos. Aqueles que apadrinharem uma ou mais correspondências deverão repassar os presentes para os Correios realizarem a entrega ou, se preferirem, poderão entregar às crianças pessoalmente. A agência dos Correios em Cataguases localiza-se na Avenida Astolfo Dutra, nº 44, no Centro da cidade.
{{banner-interno}}
No próximo dia 20 de dezembro, será realizada no Largo Santo Antônio, em Recreio, a Ação de Combate à Dengue. A iniciativa começa às 9 horas, com sorteio de brindes para os participantes e muita diversão para a criançada, conforme informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura local.
Para divulgar o projeto a equipe da Epidemiologia visitou as escolas da cidade, entregando panfletos informativos e explicando sobre a importância de combater a dengue neste período de calor e chuva em que todos devem ficar alertas.
De acordo com o projeto que está sendo divulgação a população deve trocar materiais acumuladores de água, como por exemplo, pneus, latas e garrafas pet, por cupons para concorrer a 1 Tablet, 1 Bicicleta e 1 Celular. Com isso os organizadores da Ação pretendem retirar de circulação o maior número possível de objetos que são propícios à proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Em Recreio, dos 22 focos encontrados, 20 foram confirmados pela Gerência Regional de Saúde de Leopoldina com a larva do Aedes Aegypti e um caso da doença também foi confirmado. Em campo, os agentes têm feito tratamento local e distribuição de telas para tampar caixas d’água.{{banner-interno}}
O Montanhês, de Ervália, sagrou-se BICAMPEÃO do Campeonato Regional de Futebol da L.A.U. (o primeiro título foi em 1972) ao vencer o Nacional, de Senador Firmino, em Ervália por 1 x 0, gol de Muniz aos 41 minutos do primeiro tempo numa falha do lateral Tatinha. A partida decisiva aconteceu neste domingo, 7 de dezembro, e teve um nível técnico abaixo do esperado, muito truncado onde os goleiros pouco trabalharam, com um Nacional muito convencional, pouco ousado e com pouquíssima vibração, muito diferente do que vimos no jogo de ida. A falta de um centroavante que fizesse o pivô ou uma referência na área dificultou muito para a equipe verde que não conseguiu, em momento algum do jogo, impor alguma pressão no time de Sidnei, Cidinho e Ronaldo Cheiroso. Rodrigo Poço foi praticamente um espectador privilegiado. Os alas não fizeram um bom papel e alguns jogadores jogaram abaixo da média como Êidison, Flávio Medina, Tatinha, Rafael e Valdeir. A entrada de Collin deu mais movimentação ao ataque mas faltava algum que completasse as jogadas (Bregueth, que poderia fazer este papel, não foi relacionado para o jogo). No Montanhês, destaque para Muniz, pela regularidade e Gilcimar, que perdeu duas boas chances de marcar, sendo que Juninho chegou a fazer o segundo gol anulado corretamente por impedimento (a bola ia entrando e se ele não toca o gol seria legal). Felipe Canavam e Denis nem precisaram jogar tudo o que sabem pois depois do gol o Montanhês apenas administrou. Arbitragem de Varney Dias da Silva, Assistente 1 - Marcos Vinicius da Silva, Assistente 2 - Luciano Maia Dias, 4º arbitro - Geraldo Assis Fernandes Morais, Delegado: Roberto Pereira de Souza e Mesário: Cleber Teixeira.
IMPECÁVEL O trabalho da arbitragem acertando, inclusive, no lance do gol anulado, numa infração contra o Montanhês onde a torcida pediu pênalti em Collin, mas foi realmente fora da área e em todos os impedimentos. Ao Nacional faltou ousadia e ao Montanhês sobrou experiência. Parabéns ao Montanhês pelo bicampeonato e pela organização, pelo planejamento, pela bela festa e mais uma vez o estrelado CIDINHO aparece nas fotos de um time campeão regional. Ao Nacional também todos os louros pois o presidente Pires faz um trabalho magnífico em sua cidade e em breve, muito breve, colherá frutos maiores e melhores.
Montanhês: Rodrigo Poço, Dênis, Adilson, Hugo e Juninho, Muniz, Clayson, PC e Felipe Canavam, Nivaldo e Gilcimar. Ainda: Juninho do Coco, Cesar, Marcelo, Gean, Vítor, Zé Carlos, Ricardo e Roni.Nacional: Dida, Rafael, Tica, Ronan e Tatinha, Riquinho, Peixoto, Maguinho e Flávio Medina, Êidison e Valdeir. Ainda: Robinho, Humberto (machucado) Diego, Douglas, Jeferson, Léo Piolho, Matheus, Colinn e Murilo.
Um fato inusitado foi o jogador número 17, Ricardo, do Montanhês, ter entrado na partida com uma camisa totalmente diferente dos demais jogadores, provavelmente de outro uniforme. Prática impossível no futebol profissional e que poderia ter sido evitada no amador.Por fim agradecimentos à LIGA ATLÉTICA UBAENSE por premiar a EQUIPE SHOW DE BOLA COM A MEDALHA DE HONRA PELA NOSSA COBERTURA NO REGIONAL DE UBÁ. Obrigado de coração. Foi o reconhecimento pelo nosso trabalho durante todo o campeonato, em todas as rodadas, única equipe esportiva a cumprir esta missão. Prometemos ano que vem voltarmos com força total e ânimo redobrado. Contamos nesta cobertura com:KADU FONTANA: Narração, comentários, reportagens , produção e edição.JOSÉ LUÍS INÁCIO: ComentáriosZEZÉ CONSTANTINO: Comentários e reportagens
{{banner-interno}}
Com a aproximação das festas de fim de ano, o comércio de produtos alimentícios aumenta de forma significativa e é exatamente por isso que a Vigilância Sanitária Municipal de Cataguases (VISA) intensifica a fiscalização no período, através da Operação de Natal, que conta com fiscais sanitários, nutricionista, enfermeira e farmacêutico. São doze profissionais trabalhando para garantir que a população adquira produtos de qualidade, prevenindo e minimizando possíveis infecções e outros tipos de contaminações alimentares.
De acordo com informações da coordenadora da VISA, Roseli Batista Ferreira, as fiscalizações ocorrem rotineiramente, mas, até o fim de dezembro, acontecerão com mais frequência, tendo como foco "produtos comercializados em supermercados, açougues, mercearias, restaurantes, padarias e afins, que compõem a cesta de Natal e que são mais consumidos neste período de festas". Segundo Roseli Batista, "muitos surtos e contaminações podem ser evitados, quando são observadas as boas práticas de fabricação, manipulação e conservação dos alimentos; desde a sua origem até chegar à mesa do consumidor".
Preocupada com a segurança alimentar, a coordenadora da VISA orienta a população a "prestar atenção quanto à data de validade dos produtos, se possuem registro no Ministério da Agricultura, se tem Selo de inspeção do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)".
Ainda conforme destaca Roseli, os consumidores devem rejeitar produtos que não estão em condições normais, como latas estufadas, amassadas ou enferrujadas, embalagens com presença de mofo (fungos), produtos com embalagens abertas ou rasgadas, entre outros. A VISA de Cataguases está situada na Rua José de Almeida Kneipp, 178, Vila Tereza. O telefone é 3429-2627 e o email: [email protected].
{{banner-interno}}