A manhã dessa sexta-feira, 12 de dezembro, foi animada no centro de Cataguases. O Instituto Francisca de Souza Peixoto realizou o seu Cortejo de Natal, encerrando suas atividades deste ano. A iniciativa reúne todos os projetos mantidos por aquela entidade cultural em um desfile descontraído, alegre e envolvente com a temática do Natal. O evento contou com o apoio da Catrans e da Polícia Militar que coordenaram o trânsito durante o trajeto que começou em frente à sede do Instituto até a Praça Chácara Dona Catarina.
Cerca de duzentas pessoas participaram do Cortejo de Natal que contou com os Doutores Cura Cura fazendo a alegria da criançada e muita "palhaçada" durante todo o percurso. A bateria do Idaic formada por crianças e adolescentes mostrou um ritmo diferenciado, chamando a atenção do público por sua batida forte e contagiante. Bailarinas mirins e um grupo da terceira idade também demonstravam muita animação e alegria. Logo atrás um grupo de atletas do projeto Bola Cheia e, claro, um animado Papai Noel. Dezenas de pessoas que estavam trabalhando e até alunos da Escola Guido Marliére pararam suas atividades para prestigiar a passagem do Cortejo de Natal. Também participaram o grupo Abadá de Capoeira, alunos da escola Guido Marliére, o GPTo e o seu Zico, de Cataguarino, que atua na divulgação do folclore da região.O encerramento aconteceu na Praça Chácara Dona Catarina após uma apresentação da bateria. O diretor do Instituto, Fausto Menta, avaliou o Cortejo como sendo "um sucesso". De acordo com ele, esta iniciativa "mostra a presença do Instituto Francisca de Souza Peixoto na vida da cidade". Para ele todo o Cortejo transcorreu como o previsto e tudo saiu como o planejado. "Aproveito para agradecer a todos que apoiaram esta iniciativa como a Companhia Industrial Cataguases, as pessoas que participam conosco de nossas atividades, a Polícia Militar e a Prefeitura através da Catrans", diz Fausto acrescentando que 2015 será de muitas atividades no Instituto. "Estamos preparando diversos projetos para o ano que vem e contamos com a participação de todos", anunciou ele.
Veja as fotos do Cortejo de Natal na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Em cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão no bairro Quinta Residência, em Leopoldina, policiais militares encontraram, na manhã de quinta-feira, 11 de dezembro, arma, drogas e dinheiro. Com um suspeito de 37 anos, foi localizada uma pequena porção de maconha. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia.
Já na casa de um homem de 33 anos, foram apreendidos uma espingarda calibre 22, dois aparelhos de som de carro da marca Bosch, 198 desodorantes da marca Dove e 33 da marca Rexona e 108 potes de creme de cabelo Seda. Segundo testemunhas, ele não mora mais no local. Os policiais foram até a nova residência do autor e souberam pela sua esposa que ele é caminhoneiro e estava em viagem para o Rio de Janeiro. No bar e na casa de um outro suspeito, de 34 anos, os PMs apreenderam 160 gramas prensadas e dois cigarros de substância semelhante à maconha, um pino de material análogo à cocaína e R$ 2.578,00. O homem tentou fugir, mas foi preso próximo à sede da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar.
Participaram das apreensões e prisões o Tenente Seoldo, Aspirante Geovane, Subtenente Ruback, Sargentos Amarildo, Claudinier, Leandro, Luciano, Marcos Botelho, Mendonça e Wellington, Cabos Borges e Coutinho e os Soldados Amaral, Bueno, Calabria, Hélio, Johnn, Lamoia, Leandro e Nicole. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.(Fotos cedidas pela Polícia Militar de Leopoldina)
{{banner-interno}}
Por iniciativa do vereador Maurício Rufino e com a aprovação dos demais membros daquela Casa, foi realizado na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, um debate entre os candidatos a presidência da Câmara Municipal de Cataguases. Na prática, porém, o que aconteceu foi uma sabatina ao até agora único candidato oficial, Geraldo Majella Mazini, do Partido dos Trabalhadores, que respondeu às perguntas de apenas quatro de seus pares e do público presente, cerca de trinta pessoas.O evento foi mediado pela servidora da Câmara Municipal e advogada, Samira Souza Silva, que informou suas regras e conduziu toda a sabatina com desenvoltura e segurança. Majella, muito à vontade, falou sobre seus projetos, caso seja eleito presidente do Legislativo municipal.
Veja abaixo seus principais compromissos.
- Servidores: Vai intensificar o aproveitamento dos servidores, melhorar o convívio entre eles, o espaço físico e promover uma harmonização do local de trabalho.
- Comunidade: Quer estar presente nos bairros e nas escolas a fim de promover uma educação para a cidadania junto aos estudantes que vão, assim, conhecer melhor o trabalho do vereador.
- Devolução de recursos: Espera devolver as sobras do Legislativo antes do final do ano, mas quer indicar ao Executivo onde ele deverá aplicar estes recursos.
- Candidatura de Consenso: Segundo ele, o que impediu a formação desta chapa foi o fato dela ter sido impositiva. De acordo com Majella, todas as propostas que lhe fizeram neste sentido ele precisava se adaptar à ela. Ele disse estar aberto à negociação, mas o que aconteceu até aquele momento foi "uma determinação em que eu teria que me subordinar e eu não aceito imposição", afirmou.
- Relação com o governo municipal, estadual e federal: Disse esperar que o seu partido olhe por Cataguases e que ele vai cobrar realizações no município. Revelou sua disposição para visitar os governantes "quantas vezes forem necessárias para que Cataguases receba as obras que precisa para crescer". A relação do presidente da Câmara Municipal com o chefe do Executivo será "a melhor possível", assegurou.
- Procurador do Legislativo: Ao responder uma pergunta do público que queria saber se há a possibilidade de o Procurador do Legislativo ser escolhido através de concurso público, Majella disse não ser isto possível "por enquanto" porque é um cargo em que "o Presidente da Câmara precisa confiar no profissional, que é quem vai lhe dar segurança para tomar as decisões". Em seguida anunciou que se for eleito o atual Procurador, José Henriques, continuará no cargo.
- Comportamento dos vereadores: Se eleito, afirmou que fará cumprir o Regimento Interno a respeito da disciplina dos vereadores durante as sessões, impedindo assim, discussões e agressões verbais entre os vereadores.
O Site do Marcelo Lopes pediu a três pessoas que assistiram à sabatina, uma avaliação. Veja, abaixo a opinião de cada um."O debate realizado ontem na Câmara Municipal de Cataguases valeu pelo conceito, ou seja, pelo ato convocatório democrático, iniciativa do vereador Maurício Rufino. O conteúdo pouco ou nada mostrou. Sugiro a alteração do Regimento da Casa, no sentido de que toda eleição para a Mesa Diretora exija a inscrição de chapas com pelo menos 15 dias de antecedência ao pleito e que se crie a obrigatoriedade, uma semana antes da mesma, de realização de debate entre candidatos. Aí vai funcionar, sem golpismos, mistérios e ausências. O voto aberto já é uma primeira vitória." João Henrique Faria – Jornalista. (Foto: Roberto Kimura)
"A grande utilidade do debate, a meu ver, é saber como o presidente da Câmara se posicionará em relação ao Executivo. Isso é o que de fato importa para a população que não tem direito a voto, mas que sofre as consequências da relação entre os dois poderes. Infelizmente só ouvimos um candidato, que respondeu bem a essa questão dizendo que o executivo terá dele a honestidade em dar apoio os projetos de interesse da população, assim como seu veto caso contrário. Gostei do que ouvi do candidato único, até agora". Alexandre Soares Campos - Analista de Sistemas
"A ideia do debate foi fantástica. Entrou para a história da cidade, sendo o primeiro para presidente da Câmara. Por falar em fato histórico, essa eleição será a primeira eleição com o voto aberto. O debate só veio a somar, tendo em vista que tornou a votação pública. Vale lembrar que no passado as votações eram fechadas, sendo debatidas e negociadas nos bastidores, sem qualquer tipo de participação popular. A grande maioria da população aprovou o debate ,e tenho certeza que outras cidades seguirão o exemplo de Cataguases, que novamente está na vanguarda". Paulo Lúcio Silva, o "Carteirinho" - Funcionário dos Correios{{banner-interno}}
Um rapaz, de 20 anos de idade, Jarckson do Carmo Silva, morreu na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, em um acidente ocorrido na MG-285, estrada para Itamarati de Minas. Seu colega, Breno Heleno Dias, de 21 anos, que dirigia uma caminhonete Fiat Strada branca, sofreu múltiplas fraturas e passa, neste momento, por uma cirurgia no Hospital de Cataguases. As informações são da Polícia Rodoviária Estadual, em Dona Euzébia, que atendeu ao chamado através do sargento Olair e do soldado Benevides.De acordo com os policiais apuraram, Breno e Jarckson voltavam para Itamarati de Minas onde moram e trabalham em uma loja de móveis, por volta das 20 horas quando, por um motivo ainda desconhecidoBreno perdeu o controle do veículo, atravessou a pista, passou por uma cerca de arame farpado e bateu de frente em uma parte de um barranco no pasto. Após o impacto, Jarckson, saiu do carro para, possivelmente, buscar socorro, já que seu amigo estava com forte dores provocadas pelas fraturas no corpo. Porém, no escuro, Jarckson caiu em um buraco de aproximadamente 3 metros de profundidade que o levou à morte, ainda de acordo com o que a PRE apurou até o momento. Seu corpo foi resgatado por volta das 9 horas desta quinta-feira, 11, devido á dificuldade de acesso e contou com a ajuda de populares. A perícia da Polícia Civil esteve no local onde fez seu trabalho de praxe.
Os familiares dos dois rapazes, preocupados por estarem muito atrasados para chegarem em casa e, principalmente, porque não atendiam às ligações feitas para seus celulares, resolveram procurá-los. A prefeita de Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues Fernandes, foi comunicada sobre a situação e ajudou, pessoalmente, os familiares nas buscas que atravessaram toda a noite e só terminou por volta das 5h30min quando encontraram o veículo amassado, com as portas abertas próximo à estrada com Breno sentado no banco do motorista sentindo fortes dores pelo corpo. Uma unidade do SAMU o retirou da caminhonete e o levou para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde, após fazer uma tomografia, foi encaminhado para o Centro Cirúrgico.
{{banner-interno}}
O PHS, partido que tem dois vereadores na Câmara Municipal de Cataguases, realizou uma reunião de sua Executiva na noite desta quarta-feira, às 20 horas, para definir os rumos da legenda na eleição da Mesa Diretora do Legislativo Municipal. Após o encontro, seu presidente, Luiz Fernando Gomes da Silva, o Teco, revelou à reportagem do Site do Marcelo Lopes, a decisão da maioria dos membros da Executiva de apoiar a chapa que vai ser encabeçada por Antônio Batista Pereira, o Beleza, que já exerceu o cargo no biênio 2011-12.
Teco disse que na reunião os participantes puderam expor suas opiniões livremente e que ao final a maioria considerou melhor para a legenda apoiar a chapa que terá o vereador Beleza como candidato a presidente.O líder do PHS disse também que "até o momento nós vamos apoiar e não há nenhuma conversa no sentido de um de nossos vereadores fazer parte desta chapa", revelou. Teco disse ainda esperar que os vereadores sigam a orientação do Partido adotada na reunião, "mas não sei se vão seguir", admitiu.O PHS está representado na Câmara Municipal de Cataguases pelos vereadores João Manoelino da Silva Bolina, o Joãozinho de Vista Alegre, e por Aquiles Branco. Se estes dois vereadores seguirem a orientação partidária a chapa encabeçada por Beleza, e que ainda não foi registrada, receberá nove votos contra seis que serão dados ao seu oponente Geraldo Majella Mazini. A oposição é maioria na Câmara Municipal, mas perdeu a presidência daquela Casa no começo de 2013 quando dois vereadores votaram na chapa que hoje dirige o Legislativo cataguasense. Naquela época o voto era secreto e agora a votação é aberta. A eleição será no dia 16 de dezembro, próxima terça-feira.{{banner-interno}}