Quem gosta de história, artes e cultura não pode deixar de conhecer, em Cataguases, MG, o Memorial Carmelitas da Divina Providência, que funciona no Educandário Dom Silvério, na Praça Santa Rita, ao lado da capela do Colégio Carmo. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, de 14h às 16h, ou em outros horários, agendados previamente pelo telefone 3422-1398.
"Recebemos, com frequência, visitas de estudantes das escolas da cidade e de universitários de instituições como a UERJ, UFF, Unicamp, UFMG e outras, muitos deles de cursos de Arquitetura e Urbanismo, que vêm conhecer as obras modernistas da cidade. Contamos com a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que faz as indicações e muitas vezes agenda visitas de grupos e excursões", informa o historiador Gilmar Moreira Gonçalves, responsável pelo Memorial.
Inaugurado em 2 de dezembro de 2012, na data em que a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência completou 113 anos, o Memorial é considerado o espaço mais precioso desta instituição religiosa. "Aqui está o tesouro das Irmãs Carmelitas, não do ponto de vista material, mas sim histórico e sentimental", afirma o professor Gilmar. Dentre as peças, estão relíquias consideradas sagradas, como restos de diversos santos e o Santo Lenho, que pela tradição seria um pedaço da cruz de Cristo, doado pelo Papa a Dom Helvécio, que o ofereceu às Carmelitas.
Em exposição, estão também muitos objetos sacros de altar, peças que compunham as missas no início do século XX, um solidéu do Papa Pio XII, um conjunto de louças inglesas do século XVIII, dentre diversos outros objetos e móveis, muitos deles doados à Congregação ou que pertenceram às comunidades carmelitas. Os visitantes podem admirar também as peças de roupas e aparatos de altar, confeccionados pelas Irmãs, e os objetos pessoais da fundadora, Madre Maria das Neves, e de Madre Bernadete, que estruturou e impulsionou a Congregação.Missionárias em obras sociais, escolas, asilos e hospitais, as Irmãs Carmelitas da Divina Providência atuam atualmente em oito estados brasileiros e estão também na região de Puyo, no Equador. Com o historiador Gilmar Moreira Gonçalves, estão sendo realizadas diversas pesquisas documentais e gravações de entrevistas com as irmãs mais idosas, a fim de preservar a memória desta congregação religiosa."Cumprimentamos a Irmã Dazir, Superiora Geral das Carmelitas da Divina Providência, pela promoção desse precioso espaço em nossa cidade", agradeceu a Diretora Administrativa do Colégio Carmo, Irmã Dahlia Rezende.
Quem visita o Memorial, conhece também, nas dependências do Educandário Dom Silvério, o "Espaço Cultural Madre Josefina", um ambiente climatizado, com sistema de som, telão e projetor de vídeo, banheiros, cozinha e varanda, destinado à realização de palestras, recepções e outros eventos. É lá que fica o famoso painel "A Criação do Mundo", pintado em 1956, por Emeric Marcier. (Fotos cedidas pela Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência){{banner-interno}}
As Faculdades Integradas de Cataguases – Grupo UNIS – oferecem vestibular agendado para graduação em Pedagogia e quem deseja garantir uma das vagas para 2015 pode se inscrever no site ou presencialmente na própria instituição, localizada na Rua Romualdo de Menezes, 701, Bairro Menezes. De acordo com a professora Juliana Iennaco Grilo, que está assumindo a coordenação do curso, fazer Pedagogia na FIC é um ótimo investimento, porque "é uma graduação antenada com tudo o que é moderno e atualizada de acordo com as demandas do mercado de trabalho".
Juliana Iennaco explica que as oportunidades em Pedagogia são diversas e o ensino de qualidade da FIC/UNIS faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego. "Nossos alunos egressos estão inseridos no mercado de trabalho e ocupam as melhores vagas", destaca a professora, lembrando que "o pedagogo pode trabalhar com docência, supervisão escolar, inspeção escolar, coordenação, educação à distância, educação especial, pedagogia empresarial, recursos humanos, pedagogia hospitalar, consultoria pedagógica, entre outras atividades".A ex-acadêmica em Pedagogia da FIC, Juliana Areias, também recomenda o curso e ressalta que antes mesmo de concluí-lo já começou a trabalhar na área. Depois sua inserção no mercado de trabalho foi rápida. "Logo quando formei passei no concurso público da Prefeitura de Leopoldina e, em seguida, no certame da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Também recebi diversas propostas para trabalhar em escolas particulares e ainda participei do processo de seleção do PIBID, que é um programa de incentivo à docência, no qual agora atuo como supervisora", ressalta a pedagoga formada pela FIC em 2010.
Segundo ela, com propriedade, pode-se dizer que o curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases habilita os acadêmicos para todas as possibilidades de atuação na área, dando condições para que eles progridam profissionalmente. Juliana Areias revela que o conhecimento proporcionado pelo curso de Pedagogia certamente a auxiliará em toda sua vida. "E o curso oferece grandes oportunidades, mas cabe aos acadêmicos abraçá-las, como eu fiz quando escolhi Pedagogia que me possibilitou a graduação, a iniciação cientifica, a participação no diretório acadêmico e em diversos eventos educacionais e culturais", finalizou a pedagoga.
Para mais informações do vestibular agendado das Faculdades Integradas de Cataguases (Grupo Unis), o telefone é 3421-3109. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Mais de 400 presentes, balas e doces foram distribuídos na tarde deste sábado, 13 de dezembro, para crianças dos distritos de Cataguarino, Glória, Sereno, na localidade de Sereninho e de alguns bairros de Cataguases. A iniciativa do Natal Solidário é dos praticantes de Jiu-Jitsu da Academia Gracie Barra Cataguases, conforme informou, Rafael Moreira Mariquito, que exerceu a função de Papai Noel do evento e um dos integrantes do grupo.
A idéia inicial, segundo conta Wesley Lobo Arquete, faixa preta de jiu-jitsu e professor e organizador do evento, era promover a solidariedade entre os alunos de jiu-jitsu, mas o projeto, segundo revelou, "cresceu e os próprios participantes do projeto decidiram ampliar esta ação buscando doações no comércio local o que permitiu entregar cerca de 400 presentes às crianças, além de termos distribuídos doces e balas à vontade nos locais onde passamos", disse satisfeito com o resultado. Cerca de vinte atletas abraçaram a ideia e levaram, conforme destaca Rafael, "um pouco de alegria para aquelas que crianças que nos receberam com brilho nos olhos".
Wesley aproveita para agradecer a todos que apoiaram a iniciativa, "especialmente as lojas que fizeram doações de brinquedos e às empresas que doaram doces, balas e outras guloseimas", disse. Ele ressalta que este espírito de fraternidade é "que deve prevalecer entre nós ao longo de todo o ano e que o Natal é a semente que plantamos e que deve ser cultivada nos demais meses". Já o Papai Noel Rafael Mariquito, revelou sua experiência de viver o "bom velhinho". "É gratificante este contato com as crianças e representar para elas a esperança de que terão um natal alegre e feliz. Nós, hoje, da Academia Gacie Barra Cataguases contribuímos com uma pequena parcela e encerro este Natal Solidário com a certeza de que doei um pouco de meu tempo em prol de valores tao importantes como o amor, a fraternidade e a solidariedade", completou. (fotos cedidas pelos atletas da Academia Gracie Barra Cataguases)
Veja abaixo as fotos do Natal Solidário dos atletas da Gracie Barra Cataguases.
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Recreio recebeu na última semana, os equipamentos e materiais permanentes que farão parte das Academias de Ginástica ao Ar Livre que serão instaladas nas seguintes localidades: Planalto, Cohab Dr. Irajá José Fernandes, Largo Santo Antônio e nos distritos de Conceição da Boa Vista e Angaturama, informou a assessoria de comunicação do Executivo local.
A previsão é que no mês de janeiro as Academias estejam instaladas. Ao todo serão 65 itens, sendo 13 em cada área esportiva. O valor deste investimento é de mais de R$ 100 mil. O recurso é oriundo de convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por indicação do Deputado Estadual Braulio Braz, ainda conforme informou Leonardo Ribeiro, assessor de comunicação.Reflorestamento já! - Idealizado pela Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE - de Recreio, o projeto "Reflorestamento Já! Eu apoio!" recebeu o apoio do Instituto Estadual de Floresta (IEF), de Leopoldina, com a doação de mais de 250 mudas para iniciar o projeto.
As mudas nativas e frutíferas foram adquiridas no viveiro do IEF, localizado na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais "EPAMIG", na estrada de acesso ao distrito leopoldinense de Piacatuba.
Agora, o projeto pioneiro em Recreio entrará na segunda fase, que será a demarcação com cercas da área que vai receber as mudas. Na sequência será feito o reflorestamento e depois o cuidado com as mudas, adubando e evitando pragas. Encerrada esta fase o IEF irá vistoriar a execução do projeto e depois fará a liberação de mais árvores.
A ideia inicial é reflorestar uma Área de Preservação Permanente (APP) na margem esquerda do principal manancial de água daquele município e em seguida chegar até à nascente do Córrego dos Monos que abastece a cidade.{{banner-interno}}
A Sexta Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-Cataguases - realizou neste sábado, 13 de dezembro, sua confraternização de fim de ano. Este ano a festa aconteceu na Chácara Repouso do Guerreiro, no bairro Paraíso, e recebeu mais de duzentos participantes, entre membros daquela subseção e familiares, além de convidados que passaram a tarde toda se divertindo ao som de boa música, batendo papo descontraídos, regado a uma boa cervejinha e saboreando um delicioso churrasco, tudo preparado com muito profissionalismo pela equipe do Buffet Kassy Festas
A confraternização da OAB Cataguases, conforme disse seu presidente, Márcio Facchini Garcia, "é um momento de entrosamento e descontração de todos os advogados". Para ele a importância desta festa é a de "permitir que os colegas se encontrem longe das tarefas diárias e possam se conhecer melhor e conversar sobre assuntos de suas preferências e de forma amigável fortalecendo um elo de amizade que deve existir entre nós advogados", analisou. Durante o almoço Márcio aproveitou para agradecer a todos os presentes "que sempre nos apoiaram ao longo deste ano, além de toda a nossa diretoria e, especialmente à comissão responsável pela organização desta festa", destacou.
Veja as fotos da festa de confraternização da OAB Cataguases na galeria abaixo.
{{banner-interno}}