Nessa sexta-feira, 19 de dezembro, a partir das 21h, o Parque de Exposições de Leopoldina será palco do tão aguardado show de Aline Barros, cantora gospel que a cada dia vem cativando uma multidão de fãs e colecionando diversos prêmios, como a recente conquista do Grammy Latino, no qual o CD "Graça" (MK Music) foi considerado o melhor álbum de música cristã em língua portuguesa de 2014.
O sucesso dessa artista carioca não é recente, tampouco passageiro. Sua voz e musicalidade abençoadas se projetaram pelo Brasil e ganharam reconhecimento internacional. Com mais de 20 anos de carreira musical, Aline Barros continua sendo referência no cenário gospel. E é este seu grande carisma aliado ao seu inquestionável talento que dá origem a uma obra consistente.Além de vários CDs, a cantora também gravou DVDs e ainda escreveu livros. Seu público é plural e suas apresentações são intensas. Por isso, não dá para perder essa oportunidade de ver e conferir, ao vivo, tão perto de você, o show de Aline Barros, que acontecerá graças a uma parceria com Rede Melodia 106,9 FM, sediada em Cataguases. De acordo com o diretor daquela emissora Alexandre Ferreira, amigo pessoal de Aline Barros, o show desta sexta-feira será beneficente em benefício da Casa de Caridade Leopoldinense.
"Esta foi a maneira que encontramos para retribuir o carinho que recebemos do público de Leopoldina durante nosso primeiro evento naquela cidade. Estamos felizes por essa parceria que viabilizou este evento. Por isso, quero anunciar de uma vez que durante todo o ano de 2015 Leopoldina vai receber vários outros grandes shows", destacou Alexandre, para anunciar em seguida que "a Rádio Melodia vai abrir – em breve - um escritório comercial e estúdio móvel em Leopoldina".{{banner-interno}}
Eleito deputado estadual nas eleições de outubro último por Juiz de Fora com votação em toda a Zona da Mata, Isauro Calais fez nesta quarta-feira, 17 de dezembro, sua segunda visita a Cataguases depois de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Desta vez, o ex-vereador de cinco mandatos, veio visitar o ex-prefeito Willian Lobo de Almeida, para colocar o seu mandato "a serviço de Cataguases e toda a região e para deixar bem claro que ele tem um amigo em Belo Horizonte com quem pode contar para implementar seus projetos e trazer melhorias para esta cidade tão importnte para a nossa região", frisou. Também participaram do encontro os assessores do deputado Custódio Junqueira e Marcelo Enes, o ex-vereador Canecão, o ex-secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Cataguases, José Vitor Lima e o presidente eleito da Câmara Municipal de Cataguases, Antônio Batista Pereira, o Beleza.
Nascido em Miraí, o ex-jogador de futebol que adotou Juiz de Fora onde formou-se em Direito e abraçou a política como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas, Isauro Calais, tem uma forte atuação junto ao idoso e nas áreas de saúde e esporte. Estreante como deputado estadual, Ele disse em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, o seu compromisso com a retomada de crescimento da Zona da Mata. "Vou propor ao governador sugestões para que esta nossa região volte a crescer com medidas que anulem as vantagens econômicas oferecidas pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo", disse.Sobre as perspectivas para o seu mandato, Isauro Calais (foto ao lado) revelou que vai propor um projeto de lei que obriga todas as residências mineiras a instalarem um suporte na parede do chuveiro e outro ao lado do vaso sanitário dos banheiros nas casas de pessoas idosas para evitar acidentes. "Uma medida simples como esta vai evitar que centenas de idosos sofram uma queda dentro da própria casa e tenham algum tipo de fratura. Será uma economia significativa para o estado que vai deixar de gastar com o tratamento destas pessoas", contou.
Willian Lobo agradeceu a visita e disse que Isauro "é uma nova liderança da região e está verdadeiramente comprometido com o nosso desenvolvimento. Ele conhece nossas carências e quer ajudar a sanar os principais problemas enfrentados pelos municípios da Zona da Mata com propostas sérias e abrangentes", disse o ex-prefeito. Willian encerrou dizendo que a visita de Isauro Calais é um gesto "nobre porque demonstra sua determinação em trabalhar por nossa cidade, que é, na prática, tudo o que queremos".
{{banner-interno}}
Um menor de idade foi apreendido no começo da noite dessa quarta-feira, 17 de dezembro, pela Polícia Militar, no bairro Leonardo, por porte de droga. A ação faz parte da Operação Antidroga que a PM, através da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases está desenvolvendo nos bairros com maior incidência de drogas, conforme revelou o sargento Ferreira, que comandava a equipe de policiais que contava ainda com o cabo Alexsandro e o soldado Jean Pierre.
Os policiais ao chegarem na rua José Leonardo, esquina com Pedro Álvares Cabral, avistaram um grupo de seis pessoas que ao perceberem a aproximação da polícia se dispersou. Os PM's então, foram atrás de um deles que ao vê-los se aproximar teria jogado fora um invólucro que ao ser recuperado pelos policiais continha 3 buchas do que parece ser maconha e 7 pedras de um produto análogo ao crack, prontas para serem comercializadas, além de R$127 em dinheiro. Em seguida foram até à residência deste menor e após terem permissão dos pais dele para entrarem encontraram em uma gaveta, 4 papelotes de cocaína.Outro rapaz, identificado apenas pelas iniciais I.J.S.J. também foi detido pelos policiais na operação com um cigarro de maconha que ele disse ser para consumo próprio. Os policiais informaram que há várias denúncias contra ele por tráfico de drogas naquele bairro. Já o menor de idade, quando questionado pelos PM's disse ter adquirido a droga para vender e que já havia comercializado 4 papelotes de cocaína a R$20 cada. Ele e seu colega foram levados ao SUS onde passaram por exame médico e, em seguida, conduzidos até à Delegacia Regional de Polícia Civil, em Leopoldina, onde prestaram depoimento.
{{banner-interno}}
Os cruzamentos da Avenida Astolfo Dutra com as ruas Coronel João Duarte (Calçadão) e Nogueira Neves, e em frente à agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Cataguases, terão novamente seus conjuntos de semáforos funcionando, graças à doação feita pela empresa Energisa. Os equipamentos serão mais modernos e proporcionarão maior flexibilidade de operação, economia de energia e melhor visibilidade dos sinais.
As obras de substituição dos equipamentos antigos estão em andamento e a previsão é que, até sexta-feira (19), aquele sistema de sinalização semafórica esteja pronto, conforme informa a assessoria de comunicação da Energisa, lembrando que novas lâmpadas de LED substituirão as obsoletas lâmpadas incandescentes até então utilizadas, resultando em uma economia energética de 90% em relação aos semáforos antigos, o que equivale ao consumo anual de 12 residências.
"Esta também é mais uma ação de combate ao desperdício de energia elétrica e de melhoria da eficiência energética dos equipamentos, parte integrante do programa de Eficiência Energética da Energisa, realizado dentro das diretrizes da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)", ressalta a assessoria de comunicação da Energisa, lembrando ainda que "após as obras, a Energisa fará o descarte correto das lâmpadas incandescentes e dos demais resíduos, além de acompanhar os resultados para comprovar a viabilidade do projeto".Na segunda-feira, 15, representantes da Catrans, da Energisa e da São Matheus Serviços LTDA reuniram-se para as últimas deliberações antes do início das obras de substituição dos semáforos. Além da empresa São Matheus, também está executando os serviços a Garra Traffic, ambas terceirizadas. De acordo com o coordenador da Catrans Hélio de Andrade, a reativação desse conjunto de semáforos é importante para a organização do trânsito de veículos e pedestres no local que é talvez o mais movimentado da cidade.
Hélio ressaltou que a Catrans, por meio de recursos próprios da Prefeitura Municipal, aproveita para realizar reforma na parte estrutural daqueles semáforos, com pinturas e acabamentos. Após as obras de substituição das lâmpadas, a responsabilidade daqueles sinais será diretamente do Município, segundo revelou o coordenador, lembrando que o funcionário Rogério Werneck passa por capacitação para se tornar o responsável pela operação e fiscalização dos novos semáforos. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
No fim da manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, pais e mães de alunos que estudam em três turmas vinculadas da Rede Municipal estiveram na sede da Secretaria Municipal de Educação para conversar com a titular daquela Pasta, Luciana Barbosa Moreira, a fim de que ela pudesse repensar a decisão de transferir para a Escola Municipal Turminha da Mônica, no bairro Pouso Alegre, as referidas turmas vinculadas que atualmente funcionam na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado.
Também compareceram três vereadores e um grupo de conselheiros municipais de Educação, que solicitaram participar da reunião. Luciana aceitou conversar com dois representantes de pais, dois membros do Conselho e do Legislativo, mas essa condição não foi bem aceita por alguns conselheiros, os quais alegaram que, dessa forma, a representação do Conselho não teria quórum. Diante desse impasse, o diálogo foi mediado pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivan Luiz Rosa e a reunião procedeu com portas fechadas.Enquanto a reunião acontecia, algumas pessoas que ficaram de fora, aguardando respostas que atendessem às suas reivindicações, conversaram com a reportagem do Site do Marcelo Lopes. Segundo as mães Patrícia Henriques e Emiliane Aparecida, a secretária de Educação tomou essa decisão (transferir as turmas vinculadas para a escola Turminha da Mônica) sem consultar ninguém e sem avisar com antecedência. "O que pedimos é para que ela mantenha as turmas onde estão, pelo menos até a creche do bairro Popular ficar pronta", destacou Emiliane, lembrando que tem gente que não dispõe de condições para levar os filhos até a outra escola, por falta de tempo ou de recurso.
Conforme contou Patrícia, "a secretária alegou que o dinheiro de Bolsa Família, R$ 32,00, é para pagar passagem e ainda disse que as mães que não tem condições é para se virar (sic). Que era para mãe colocar uma criança de 5 anos sozinha dentro de um ônibus e pedir para o motorista parar na porta da escola", completou Patrícia, revelando que a secretária de Educação, inclusive, a teria impedido de gravar esses pronunciamentos quando foram ditos em reunião na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado.
Dentro da sala de Luciana Moreira, a reunião, aparentemente, também não foi tranquila e a conselheira Micaela Gracioli até se retirou, sendo substituída por Maurício Rufino, que é o representante do Legislativo no Conselho Municipal de Educação. Ao fim da conversa, o conselheiro Maurício, o vereador Walmir Linhares e os demais participantes do encontro anunciaram que a decisão da secretária foi mantida, o que causou indignação. Pais e mães disseram que vão recorrer à Promotoria de Justiça.Depois da reunião, e após muita insistência, a reportagem do Site do Marcelo Lopes conseguiu falar com a secretária de Educação que alegou estar tomando a decisão em benefício dos estudantes, porque na Escola Turminha da Mônica haverá acompanhamento pedagógico mais frequente e o espaço físico também é mais adequado. "Não estou questionando o trabalho de nenhum profissional, mas explicando que, na Escola Municipal Turminha da Mônica, a supervisora estará todos os dias e a diretora também. As turmas, funcionando na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, não tem essa oportunidade", lembrou Luciana, acrescentando que essa decisão é difícil, mas precisa ser tomada, assim como foi em outras turmas vinculadas da Escola Estadual Dr. Norberto Custódio e no Colégio João XXIII.
Sobre a fala das mães Luciana, acompanhada da coordenadora Sandra Moutinho, negou tenha feito o pronunciamento da forma como foi repassado à reportagem. Ela falou que apenas lembrou as mães do benefício do Bolsa Família que poderia ser utilizado para auxiliar as despesas de transporte dos alunos. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}