A prefeitura de Cataguases inaugurou na manhã deste sábado, 20 de dezembro, as novas instalações do posto de saúde do distrito de Cataguarino. Assim, a partir de segunda-feira, 22, a rotina naquela unidade vai retornar ao normal. A solenidade contou com a presença do prefeito Cesinha Samor, o vice-prefeito Sérgio Gouveia, o Filó, o secretário de Saúde Geraldo Antonucci, vereadores, demais autoridades e comunidade local.
Mais amplo, o posto agora tem 148 m² de área construída e, de acordo com o projeto elaborado pelo setor municipal de Engenharia, o imóvel conta com sala para recepção, vacinação, atendimento multiprofissional, esterilização, curativos, consultórios dentário e médico, copa, almoxarifado e vestuário, além de banheiros adaptados para cadeirantes.O recurso para as obras foi destinado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e, no total, a reconstrução da unidade de saúde custou R$ 152.624,06. Conforme revelou o secretário de Saúde de Cataguases, Geraldo Antonucci, "todos os móveis, equipamentos e utensílios já chegaram e estão preparados para utilização". Para o prefeito Cesinha Samor, a reconstrução do Posto de Saúde "Emília Peixoto Lanna", em Cataguarino, é a realização de mais um compromisso assumido com a população daquele distrito.
"São muitas as demandas por serviços e obras no município, mas estamos nos esforçando para encontrar condições de resolvê-las. E não vamos esperar final de mandato para sair com correria e obras eleitoreiras" enfatiza o chefe do Executivo, lembrando que Cataguases já tem outras obras garantidas com recursos federais. Cesinha destaca que está trabalhando para agilizar os trâmites burocráticos e conta que, para 2015, está otimista em relação às demandas que o município apresentou à esfera estadual, mas ainda não recebeu atenção necessária. (Fotos: Ari Bilig - Jornal Cataguases)
{{banner-interno}}
A EMATER-MG e a Secretaria Municipal de Agricultura de Leopoldina, estão iniciando um programa de distribuição de mudas frutíferas em comunidades rurais do Município. No dia 17 de dezembro, foi realizada a doação de diversas variedades de mudas, beneficiando famílias rurais da Comunidade dos Coelhos.
Este trabalho tem a parceria do IEF (Instituto Estadual de Floresta), responsável pela produção das mudas, EMATER-MG realizando o levantamento da demanda, distribuição e acompanhamento técnico junto as famílias beneficiadas e a Secretaria Municipal de Agricultura como responsável pela distribuição e transporte das mudas até as comunidades rurais.
Este programa tem como objetivo incentivar as famílias rurais a consumirem mais frutas, melhorando o nível nutricional, e tendo também a oportunidade de aumento da renda familiar, através da venda dos excedentes.
Algumas famílias da comunidade dos Coelhos já estão participando da feira livre do produtor rural, na sede do município. Estes produtores, posteriormente irão comercializar estas frutas em suas barracas, oferecendo produtos frescos e de qualidade para os consumidores urbanos.
Contando com o apoio do IEF na produção destas mudas, a EMATER-MG, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, estará ampliando este programa para todas as comunidades rurais interessadas.
Espécies de frutas distribuídas: Maracujá, Goiaba, Ameixa, Acerola, Manga, Cajú, Caja manga, Jambo, Abil, Carambola, Jabuticaba, Pinha, Graviola, Cabeludinha, Pitanga, Jenipapo, Jaca, Amora, Tamarindo e Lichia.
{{banner-interno}}
Ao fim da campanha no último dia 12, a vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo em Cataguases ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas, para quem ainda não garantiu a proteção contra essas doenças, as imunizações continuarão disponíveis na Policlínica Municipal e nos postos de saúde com sala de vacinação, localizados nos bairros Bandeirantes, Paraíso, Leonardo, Granjaria e nos distritos de Sereno e Vista Alegre.
Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, "a campanha em Cataguases foi positiva, porque foram vacinadas 3.528 crianças contra a poliomielite e 3.130 contra o sarampo, o que respectivamente equivale a 98,5% e 98,43% dos públicos alvos", destacou Sirlane, lembrando que a meta era atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal em cada um dos grupos preconizados para a receber imunização.
Realidades diferentes vivem o estado e o país que registram números abaixo do esperado. No último dia 16, o Ministério da Saúde revelou que, ao término da campanha, apenas 88,04% do público alvo tinham sido imunizados contra a poliomielite e 82,9% contra o sarampo no Brasil. Em Minas Gerais, o total foi de 88,66% contra poliomielite e 86,86% contra o sarampo. Nessa perspectiva, os municípios que ainda não atingiram a meta foram orientados a estender a campanha até o fim deste mês.
O Distrito Federal é o local onde, ao fim da campanha, o percentual de vacinados contra a poliomielite foi menor, apenas 61,5%. Contra o sarampo, a menor cobertura vacinal foi registrada no Amazonas, onde somente 57,44% do público alvo receberam a dose. "Falamos em metas, mas vale ressaltar que o mais importante é continuar mantendo o Brasil livre do vírus do polio, como acontece desde 1990, e diminuir o risco de crianças contrair sarampo. Essas doenças são graves e o único meio de evitá-las é através da vacina", ressaltou a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Cataguases.{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Miraí realizou na tarde dessa sexta-feira, 19 de dezembro, reunião para realizar nova votação da Mesa Diretora daquela Casa. A anterior aconteceu no último dia 4 deste mês e contou apenas com quatro participantes. Por causa disso, o vereador José da Silva Ferreira, apresentou um recurso contra a eleição da nova direção da Câmara Municipal argumentando que para este fim era preciso a presença da maioria de seus membros além de, segundo o mesmo vereador agredir "a moralidade administrativa e o princípio da boa-fé".Um parecer jurídico favorável ao recurso do vereador José da Silva Ferreira que, em seguida, foi encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final daquela Casa. O texto, então, foi lido em plenário nesta tarde revelando ter aquela Comissão adotado "integralmente, o parecer da assessoria jurídica", da Câmara Municipal de Miraí. O texto termina sugerindo nova eleição para os membros da Mesa Diretora para o biênio 2015-16. Na sequência, foi elaborado o projeto de Resolução nº43/2014, de autoria do Legislativo para que os vereadores pudessem aprovar o "Parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final acerca do Recurso interposto pelo vereador José Silva Ferreira" que recebeu aprovação unânime de todos os vereadores daquela Casa.
O fato inusitado aconteceu durante esta votação quando o presidente da Câmara, vereador Marcileide Santos, colocou o texto em discussão e imediatamente em votação, o que impediu o pronunciamento do autor do recurso, vereador José da Silva Ferreira. Mesmo aprovado, ele reclamou e o presidente, então, voltou atrás e recomeçou todo o processo para que ele pudesse se pronunciar. Neste momento o vereador disse que aquela atitude de Marcileide feria o Regimento Interno da Casa e, retirou-se da sessão como forma de protesto, sendo seguido por mais três vereadores que, como ele e um quinto parlamentar, são da base do prefeito José Ronaldo.
A sessão continuou e o presidente da Casa colocou em votação a eleição da Mesa Diretora com apenas a chapa encabeçada por ele na disputa e que venceu por quatro votos a favor e uma abstenção, já que o único vereador da base do prefeito que permaneceu na sessão, preferiu não votar. Apesar da nova votação, a Mesa Diretora da Câmara de Miraí para o próximo biênio continua aquela eleita no dia 4 de dezembro. Marcileide Carlos dos Santos foi reconduzido à presidência tendo como vice, Cristina Fatorelli de Siqueira Rocha; como 1º Secretário Sérgio Cortines Chiconelli e Oswaldo Alves Felipe, o 2º Secretário.
Marcileide, após eleito, concedeu uma entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes quando falou de seus objetivos para o próximo mandato e fez um balanço de sua gestão que termina no próximo dia 31 de dezembro. "Nossa meta principal é a construção de nossa sede própria porque aqui onde estamos, além de ser alugado, é pequeno para abrigar o Legislativo", revelou. Segundo o presidente, este ano a Câmara comprou um terreno de 405 metros quadrados, situado na Vila, onde vai erguer a sede própria. "Esta é a nossa maior meta para 2015 porque é importante o Legislativo ter a sua própria Casa", contou. Por conta dessa despesa ele informou que talvez não tenha sobras de caixa para devolver ao Executivo. "Este ano ainda não fechamos as contas, mas se tiver alguma sobra será pequena", salientou. Por fim, o presidente do Legislativo disse que o ano "foi muito proveitoso porque conseguimos votar tudo o que veio para cá ajudando, dessa maneira, o crescimento do nosso município", concluiu Marcileide.
{{banner-interno}}
O Campo do Flamenguinho (Estádio Rodrigo Lanna) em Cataguases será palco neste sábado, 20 de dezembro, para jogadores ilustres do futebol brasileiro e cataguasense, que estarão reunidos em benefício social. Os Jogos da Solidariedade começarão a partir das 15h, contando com as partidas Amigos do Davi x Amigos do Goiaba, Master Flamenguinho x Amigos do Café e Escolinha do Flamenguinho x Fluminense de Sapucaia/RJ (sub 11).
Com essa realização, a expectativa dos organizadores é arrecadar mais de uma tonelada de gêneros alimentícios que serão doados para uma instituição filantrópica, através da oferta de entidades, bem como de pessoas que poderão adquirir a entrada para assistir aos jogos em troca da doação individual de 2 kg de alimento não perecível."Além da solidariedade, será uma tarde de confraternização entre atletas do futebol atual e jogadores que fizeram a história do nosso futebol", destaca Matheus Gonçalves Rodrigues, que jogou pelo Fluminense e é um dos organizadores do evento. Envolvidos nos jogos beneficentes também estão o treinador do Flamenguinho Daniel Caffe (Café), o ex-jogador do Fluminense Thurram Silva, José Fernandes (Goiaba) e mais centenas de atletas e pessoas que apoiam a iniciativa.
Já confirmaram presença o sagueiro Samir (Flamengo), Pablo (América mineiro), Felipe Canavan (Paraná Clube), Joãozinho de Santana (ex-Turquia), Júnior do Coco (ex-Tupi), os cataguasenses Pedro Vítor (júnior do São Paulo) e Tufi Pina (Friburguense), além dos veteranos Barão Rosene, Jairo Pina, Irú, Mamão, Paulinho da Hilda, Lauro, Fernando Quitino, Carlinhos Papagaio, Paulo Jorge, entre outros. Nas redes sociais, o zagueiro da Seleção Brasileira David Luiz (foto acima), juntamente com cataguasenses e celebridades, demonstra seu apoio ao evento, fazendo o convite para que a "galera de Cataguases e região" participe e lembre de ajudar o próximo. No mesmo vídeo, o zagueiro Samir também convida todos a "realizar mais um final de ano maravilhoso para essas pessoas que precisam".
{{banner-interno}}