A Câmara Municipal de Cataguases realiza, logo mais, às 19 horas, desta terça-feira, 23 de dezembro, sua última sessão ordinária deste ano sob a presidência do vereador Fernando Pacheco Fialho que, no proximo dia 1º de janeiro, passa o cargo para seu sucessor, vereador Antônio Batista Pereira, o "Beleza". A reunião, na prática, será de homenagens, no clima festivo do final de ano e terá como ponto alto a entrega da Comenda Municipal "Guido Thomaz Marlière" ao ex-prefeito Tarcísio Henriques, por seu trabalho a favor do desenvolvimento de Cataguases.
Segundo revelou o presidente daquela Casa, Fernando Pacheco, "faremos esta homenagem ao doutor Tarcísio por tudo o que realizou ao longo de sua vida pública. Nós, vereadores, consideramos justa e merecida esta homenagem a quem dedicou toda a sua vida a trabalhar pelo desenvolvimento de Cataguases", destacou. Além disso, disse o presidente do Legislativo municipal, "faremos um fechamento do ano legislativo destacando o que pudemos realizar e também agradecendo a todos que estiveram conosco e nos ajudaram nesta caminhada".
Tarcísio Henriques, o homenageado da noite, começou sua carreira na política como vereador. Foi vice-prefeito, prefeito por dois mandatos, deputado estadual também por dois mandatos e Secretário de Estado da Justiça de Minas Gerais no governo de Eduardo Azeredo. Antes, exerceu o cargo de sub-secretário da Casa Civil no governo Hélio Garcia. Seu primeiro mandato como prefeito (1983-1988) foi considerado o mais profícuo da história de Cataguases. À época, Tarcísio fez mudanças estruturais no município, construiu praças, calçou ruas, abriu escolas municipais e postos de saúde em diversos bairros, entre outras ações.Como Deputado Estadual lutou pelo desenvolvimento da Zona da Mata, que naquela época, começava a sentir a ausência de investimentos necessários ao seu desenvolvimento. Voz única naquele parlamento, viu quase todas as suas iniciativas paralisadas na burocracia da Assembleia Legislativa. Com a vitória de Eduardo Azeredo, Tarcísio assume a Pasta da Justiça, e realiza uma obra muito contestada à época e hoje considerada essencial: a construção do presídio na cidade, além de adotar outras medidas de segurança em nível estadual até hoje em vigor. Na foto ao lado Fernando Pacheco, atual presidente do Legislativo Municipal, vai presidir sua última sessão esta noite.
Com quase 80 anos de idade, Tarcísio criou a Comenda Guido Thomaz Marlière em seu segundo mandato de prefeito, (2005-08) para ser entregue somente à personalidades que com seu trabalho tenham contribuído de forma efetiva para o crescimento de Cataguases. Por decisão unânime dos vereadores, Tarcísio Henriques vai receber a honraria que ele mesmo criou, em uma justa e merecida homenagem pelos seus mais de cinquenta anos de vida pública dedicadas a Cataguases.{{banner-interno}}
Quando o motociclista parou em frente ao portão de sua casa para lhe entregar os medicamentos que ela toma todos os dias, a dona de casa L.M.N, de 67 anos, abriu um largo sorriso, assim como a filha de M.S.A.N, 88 anos. Elas são beneficiárias do Programa Remédio em Casa, lançado pela Prefeitura de Leopoldina. Esta é mais uma conquista dos idosos que assim, não dependem de mais ninguém para receber seus medicamentos dentro de suas próprias casas. Conheça o Programa Remédio em CasaO Programa Remédio em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, consiste na entrega de remédios da Farmácia Municipal para pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. O objetivo principal é garantir o acesso efetivo à medicação integrante da lista de medicamentos essenciais, incentivar os pacientes a manterem suas doenças controladas e em constante acompanhamento médico e organizar o atendimento contínuo aos portadores de doenças crônicas.
"O paciente recebe o remédio em casa, sem nenhum custo, não sendo necessário se deslocar até a Farmácia Municipal para fazer sua retirada. Considerando que estes pacientes têm dificuldades de locomoção, eles serão poupados, assim como os familiares que já exercem as atividades de cuidadores destes pacientes. Outro ganho é a assistência programada e assegurada pela equipe farmacêutica, assim como o acompanhamento a cada quatro meses com consulta médica garantida para controle ou quando se fizer necessário", explica Josete Amadeu – referência em Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde.A beneficiária do programa L.M.N., de 67 anos, espera receber todo mês seus medicamentos em casa, pois tem problemas de locomoção. Disse ao motociclista Dênio Bastos "vou te esperar todo mês. Você pode chegar, pode entrar e até tomar um café", acrescentou.
O Programa Remédio em Casa vem sendo incentivado pelo prefeito municipal José Roberto de Oliveira desde a sua elaboração como projeto piloto nas áreas de abrangências das Equipes de Saúde da Família Bandeirantes, Bela Vista II e Pirineus. A partir de 2015, será implantado em todas as equipes cobrindo desta forma toda a cidade, explica a Secretária de Saúde, Lúcia Gama.
"É bom frisar que sem a dedicação e sinalização dos profissionais das Equipes de Saúde da Família os benefícios do programa jamais estariam sendo usufruídos pelos pacientes e suas famílias. Mais do que a entrega do medicamento, fica nítido pelo afago do olhar e sorriso dos envolvidos a importância deste vínculo mais estreito com os nossos profissionais de saúde", finaliza o prefeito José Roberto.{{banner-interno}}
Na tarde desta segunda-feira, 22 de dezembro, dezenas de alunos que residem em Cataguases e estudam no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) campus Leopoldina participaram de reunião com conselheiros de Educação de Cataguases e representantes do Executivo Municipal, para esclarecer a notícia que receberam sobre supostos cortes no transporte escolar que até agora vem sendo oferecido a eles pela Prefeitura Municipal. Junto com os estudantes, compareceram ao evento pais e mães, além de ex-alunos daquela instituição federal de ensino. Insatisfeitos com a informação inicial, alguns colaram cartazes de reivindicações na fachada e na galeria da Câmara Municipal de Cataguases, onde aconteceu a reunião que foi convocada pelo Conselho Municipal de Educação.
A notícia do corte surgiu depois que a Secretaria Municipal de Educação solicitou ao Conselho Municipal de Educação que apreciasse a transferência das responsabilidades desse transporte escolar para a Secretaria de Assistência Social, que iria, através de cadastro, estabelecer critérios de renda para conceder aos alunos a oportunidade do transporte ofertado gratuitamente.
Essa informação, porém, foi desmentida por Alex Carvalho, assessor do prefeito Cesinha Samor, que se pronunciou afirmando não haverá cortes em 2015. "A Prefeitura não vai cortar o transporte (...) nós queremos conhecer vocês", destacou Alex, lembrando que a Secretaria de Educação não tem condições de fazer esses cadastros e, por isso, a intenção é repassar a função à Secretaria de Assistência Social. O assessor também revelou que atualmente 155 alunos são transportados de Cataguases para o CEFET, em 5 ônibus custeados com recursos próprios da Prefeitura Municipal.De acordo com o estudante Allan Matos, se os ônibus fornecidos pela Prefeitura forem cortados, vai ficar complicado estudar no CEFET para quem reside em Cataguases. Além dos custos com o transporte, o aluno também destacou os transtornos que a medida causaria em relação aos horários dos estudantes. Outros diversos participantes da reunião também se pronunciaram, solicitando que os ônibus continuem sendo ofertados aos alunos que, conforme ressaltou a mãe Alessandra do Carmo, "estudam muito" e "querem ter um futuro melhor".
Conselheiros municipais de Educação também falaram, assim como alguns vereadores que estiveram presentes ao momento. Maurício Rufino, vereador representante do Legislativo no Conselho, foi quem sugeriu levar o assunto até os próprios alunos, propiciando a realização da reunião. Ao fim das discussões, foi colocada em votação a proposta de o cadastro dos estudantes ser realizado pela Secretaria de Educação, juntamente com uma comissão de alunos e pais. A maior parte dos conselheiros aprovou dessa forma, mas, segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes, essa decisão servirá apenas para formulação de parecer. De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Cataguases, Ivan Luiz Rosa, quem decide a questão é o Executivo. Alguns conselheiros e alunos reiteraram que a informação repassada anteriormente foi que os cortes no transporte seriam realizados para reduzir custos, mas, segundo eles, com a pressão estudantil, o discurso foi mudado. A secretária Municipal de Educação se posicionou a favor de que o cadastro seja responsabilidade da Assistência Social. (Fotos de Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O Juiz Diretor do Fórum da Comarca de Leopoldina, Rafael Barboza da Silva, anunciou na última sexta-feira, 19 de dezembro, a abertura de inscrições para seleção de estagiários a ser realizada no primeiro trimestre de 2015.
Segundo o anúncio feito pelo Magistrado, esta será a segunda seleção pública para a escolha de estagiários, direcionada aos estudantes que estejam cursando do 3º ao 9º período do curso de Direito e que tenham interesse em prestar estágio em qualquer uma das quatro Varas da Comarca de Leopoldina.
A Comarca de Leopoldina é composta pela 1ª Vara Cível, 2ª Vara Cível, Vara Criminal e da Infância e da Juventude e Vara do Juizado Especial Cível e Criminal.
A duração do estágio pode ser de até dois anos e o valor da ‘Bolsa Estágio’ sofreu considerável aumento passando a ser de R$1.047,00 e o estagiário também faz jus a auxílio transporte fixado em 10% do valor da ‘Bolsa Estágio’. A carga horária é de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.
A previsão é de que a prova seja realizada no final do mês de fevereiro ou no início do mês de março de 2015. Assim que for divulgado o edital, as inscrições deverão ser realizadas na Secretaria do Juizado Especial, no segundo andar do Fórum Dr. José Gomes Domingues, na Rua Geraldo Campanha nº 200. (Com informações do Jornal Leopoldinense Online){{banner-interno}}
Uma bucha de substância análoga à maconha foi encontrada com um suspeito de 22 anos no início da noite de sexta-feira, 19. O homem estava dentro de um ônibus e foi encaminhado à Delegacia para esclarecimentos.
Já na noite de domingo, 21, no bairro Alto do Cemitério, duas buchas da mesma droga foram localizados com um jovem de 21 anos. Com ele estavam três menores e outro homem de 23, que informaram serem usuários. Os cinco envolvidos na ocorrência foram conduzidos à Delegacia.
Em Além Paraíba, no bairro Cipó, na noite de sexta-feira, 19, 12 pinos de material análogo à cocaína foram localizados dentro de uma sacola plástica, em um matagal. Os policiais militares encontraram a droga após denúncia, mas o suspeito de tráfico já havia fugido.
Já em Astolfo Dutra, na tarde de domingo, 21, no bairro Reta, um homem de 51 anos foi preso com um invólucro com material parecido com crack, que renderia 20 pedras para comercialização, e R$ 990,00. O material foi encontrado após denúncias. O suspeito, que estava em uma motocicleta, tentou fugir e resistiu à ação policial, mas foi contido e encaminhado à Delegacia.
Autor de disparos de arma de fogo é procurado
Policiais militares de Leopoldina estão à procura de um homem de 26 anos que efetuou dois disparos contra um bar no bairro Tomé Nogueira, na noite de domingo, 21. De acordo com testemunhas, o suspeito foi advertido por quem estava no bar sobre a alta velocidade do seu carro e, momento depois, voltou no local e disparou, mas não atingiu ninguém. A PM conseguiu localizar o carro utilizado pelo homem.
PM registra ocorrências de furto em Leopoldina
Na madrugada de sábado, 20, em uma casa no Jardim Bela Vista, foram furtados um videogame Playstation 3, uma espingarda de chumbinho da marca CBC, uma televisão de 42 polegadas da marca Phillips, uma faca de prata de coleção, celulares antigos, duas mochilas pretas e três óculos da marca Oakley. Segundo a vítima, os autores entraram na janela da casa pulando um muro, que faz limite com um pasto.
Um Fiat Uno, placa GMC 8348, foi furtado na tarde de domingo, 21, próximo ao estádio do Ribeiro Junqueira, em Leopoldina. Câmeras filmaram a ação do autor, um homem negro, baixo, com bigode e rosto com marcas de espinha.
Denuncie caso saiba quem são os autores desses furtos e onde estão os materiais! Sua identidade será mantida em sigilo.
Armas de fogo são apreendidas em Leopoldina
Uma espingarda calibre 36, com dois canos, um rifle calibre 22, com quatro munições intactas, e duas munições de uso exclusivo das forças armadas, inoperante, foram apreendidas no início da noite de sexta-feira, 19, em uma fazenda em Providência, distrito de Leopoldina.
As armas foram encontradas durante cumprimento de ordem de despejo por oficiais de justiça, ação apoiada pela PM. De acordo com o arrendatário do local, elas pertenciam a um ex-proprietário, que atualmente reside no estado do Maranhão.
{{banner-interno}}