O prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, concedeu entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, na tarde dessa terça-feira, 30 de dezembro, quando falou sobre diversos assuntos que fazem parte do balanço de seu segundo ano de mandato e de projeções para o futuro. A partir de agora, este Site vai publicar uma série de matérias abordando um ou mais temas tratados pelo prefeito durante o encontro de mais de uma hora, em seu gabinete. A primeira delas trata de um tema recorrente em seu mandato, o secretariado e, pela primeira vez, ele revela sua disposição de fazer mudanças já no começo de 2015.
Cesinha disse que não queria substituir nenhum secretário, mas tomará essa atitude em duas ou três Pastas, com intuito de dar mais eficiência ao governo que conduz. "Não é que as pessoas não deram conta, é porque precisamos de mais gente nova para somar nos próximos dois anos", destacou o prefeito, lembrando que os nomes dos novos secretários serão divulgados "dentro de dois meses".
Ainda sobre esse assunto, o chefe do Executivo lembrou-se do acordo político com o PT e com o PMDB, que o compromete a conceder a gestão de duas secretarias municipais para cada um desses partidos. Segundo Cesinha, isso não significa que os atuais titulares dessas Pastas estão isentos de serem substituídos, caso seja necessário. "O prefeito Cesinha tira e coloca quem ele quer, respeitando o acordo com os partidos. Se eu tiver que mudar algum desses quatro, o sucessor será indicação do partido", esclareceu Cesinha, mantendo em segredo os nomes dos novos secretários municipais, mas deixando escapar que Alex Carvalho, secretário executivo presente à entrevista, é um dos que vão permanecer no cargo, porque ele "é uma grande promessa" e "um braço direito" de sua administração.
Na conversa, o Chefe do Executivo fez questão de frisar que nenhuma das mudanças em seu secretariado será motivada por suspeitas de irregularidades. "Quanto a isso, a gente sabe que não há nenhum desvio, ninguém está roubando. Isso é importantíssimo em uma administração e queira Deus que continue assim. Se nós estamos mudando, é porque nós precisamos de mais eficiência", contou Cesinha, lembrando que "é preciso azeitar a máquina" para que os trabalhos de sua gestão sejam potencializados.
{{banner-interno}}
A Transportes Coletivos Léo Ltda, empresa cataguasense há 20 anos atuando no município, acaba de comprar mais um ônibus zero quilômetro. Trata-se de um Caio Apache Vip, modelo 2015, com motor Mercedes Benz e capacidade para 42 passageiros sentados. O novo ônibus também atende as normas de emissão de poluentes e de acessibilidade. Com esta aquisição a empresa totaliza 24 carros com idade média de 4 anos, portanto, bem abaixo do que a legislação municipal exige.
O novo veículo foi apresentado nesta terça-feira, 30 de dezembro, na sede da empresa, no bairro São Diniz, já com as cores da Transportes Coletivos Léo. Segundo o seu proprietário, Léo Angelo Farage Martins, o ônibus está pronto para começar a rodar, aguardando apenas a finalização de alguns testes nas linhas para saber em qual delas ele será melhor utilizado. É que, conforme explica Léo, "este carro é um pouco mais comprido do que os outros e isso pode impedir que faça alguns trajetos por causa de subidas íngremes", explicou.
Com este investimento Léo reitera o compromisso da empresa de investir "permanentemente na renovação da frota" conforme sua política de qualidade que busca "transportar pessoas com segurança, pontualidade, inovando tecnologias, capacitando os colaboradores, garantindo confiabilidade e respeito ao Meio Ambiente, com melhoria contínua da eficácia". Tudo isso, acrescenta o empresário, aliado a valores dos quais não abrimos mãos que são a ética, simplicidade, segurança, profissionalismo, humildade e compromisso com o resultado", frisou.
O novo ônibus que vai entrar em operação ainda no começo deste mês de janeiro, tem um moderno design com plataforma elevatória para entrada e saída de cadeirantes, comprimento total de 13 metros, faróis de LED, janelas laterais com vidros temperados e incolores, poltrona de passageiros acolchoadas com braço móvel, portas de acesso no sistema duas folhas, tudo isso aliado a muito conforto e segurança, conforme destaca Léo Martins. Ele conclui dizendo que para este ano a empresa vai continuar apostando em Cataguases e "investindo cada vez mais em melhorias para que nossos passageiros sintam-se confortáveis dentro de nossos carros durante suas viagens", disse.
Veja mais fotos do novo ônibus da Transportes Coletivos Léo na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou a Resolução 333/2009 que obriga os veículos automotores a circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC, a partir do dia 1.º de janeiro de 2015. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a medida garante maior segurança aos motoristas e passageiros.
De acordo com a nova resolução, os extintores com carga ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. "O pó especial é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados", explica comunicado oficial do departamento.
Será considerada infração, caso o motorista esteja circulando sem equipamento obrigatório ou ineficiente, podendo também receber multa quem estiver com o extintor inoperante ou com equipamento em desacordo com o estabelecido pelo Contran.
O valor da penalidade é de R$ 127,69, mais cinco pontos na carteira de motorista. A fiscalização também poderá reter o veículo até que haja regularização.
Veja aqui a Resolução completa.
{{banner-interno}}
A estrada que vai para o Horto Florestal de Cataguases e para a zona rural de Sinimbu, está com o tráfego de veículos interrompido por causa da queda de um poste de energia elétrica ocorrida durante o temporal desta tarde de terça-feira, 30 de dezembro, em Cataguases.
O vendaval jogou o poste ao chão e, com isso, interrompeu o fornecimento de energia elétrica naquela região que se encontrava às escuaras até o fechamento deste texto. O poste que caiu fica próximo ao Quartel da Polícia do Meio Ambiente.
Além disso, diversas árvores tiveram galhos quebrados e outras também caíram na via e dentro da própria reserva ambiental de Água Limpa, o conhecido Horto Florestal, conforme informou o sargento Rocha, daquela unidade ao Site do Marcelo Lopes. Não há previsão de quando a pista será liberada ao trânsito de veículos nem tampouco o restabelecimento da energia elétrica.
Uma árvore também caiu sobre o refeitório da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, mas não há mais informações até o momento sobre este incidente.
Veja mais fotos dos estragos na região do Horto Florestal.{{banner-interno}}
O temporal que caiu no final da tarde desta terça-feira, 30 de dezembro, sobre Cataguases, aplacou o forte calor dos últimos quatro dias em que a temperatura chegou aos 40 graus com sensação térmica ainda maior, mas também fez alguns estragos e deixou várias partes da cidade sem energia elétrica. A Energisa divulgou comunicado oficial informando que descargas atmosféricas e ventos teriam provocado a interrupção no fornecimento de energia e que providências estavam sendo tomadas no sentido de reparar os problemas ocasionados. Polícia Militar e Defesa Civil foram acionadas para fazer atendimentos em diversos pontos da cidade.Informações preliminares da Defesa Civil revelam que algumas árvores teriam caído na região da Vila Domingos Lopes e avenida Humberto Mauro que teve uma de suas pistas interditada com o trânsito sendo feito nos dois sentidos em uma única via. Há também informações de que um muro teria cedido na obra que está sendo executada na Assembléia de Deus, próxima ao clube Aexas, na rua Romualdo Menezes. Uma equipe teria ido no local a fim de fazer uma inspeção em eventuais estragos.
Já na avenida Meia Pataca, diversos galhos das palmeiras que margeiam aquela via caíram com o vendaval chegando a interromper, momentaneamente, o fluxo de veículos. Em outro ponto daquela mesma via, outra árvore veio ao chão na calçada quase em frente ao Star Soccer. A avenida Astolfo Dutra - como ocorre sempre em chuvas intensas como a desta tarde - ficou alagada com o transbordamento do córrego Lava-Pés. A Defesa Civil informou que até o momento não há registro de vítimas. (Fotos: Eduardo Bordon)
NOTA DA REDAÇÃO: Na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro, a reportagem do Site foi informada por membros da Assembleia de Deus que o temporal não derrubou muro, nem causou estragos no imóvel, conforme informações preliminares recebidas pela Defesa Civil e divulgadas acima.
Veja mais fotos abaixo.{{banner-interno}}