A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), prorrogou as inscrições para o preenchimento de vagas ociosas para o primeiro semestre letivo de 2015 do curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância. São 80 vagas distribuídas nos polos de Barroso, Cataguases, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Juiz de Fora, Lavras e Timóteo, todos localizados em Minas Gerais. A cada polo são destinadas dez vagas.
Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 12 de janeiro no site Cead (www.cead.ufjf.br). Para que a inscrição seja efetivada, é preciso que o candidato entregue a documentação exigida no edital pessoalmente no polo escolhido. Outra opção é nomear um procurador (procuração simples) para que ele faça a entrega, observando o horário de funcionamento estipulado pelo polo (disponível no site do Cead), somente no período de 6 a 13 de janeiro. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir das 17h do dia 26 de janeiro, também no site do Centro de Educação a Distância da UFJF.
Edital: http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2014/12/Edital-Gradua%C3%A7%C3%A3o-Vagas-Ociosas-F%C3%ADsica.pdfRetificação do Edital: http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2015/01/Edital-de-retifica%C3%A7%C3%A3o-Edital-36-2014.pdfInscrições online: https://sistemascead.ufjf.br/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul
Informações na UFJF: (32) 2102-3488 - Ramal 218.
{{banner-interno}}
A Policia Militar em Cataguases recuperou nesta manhã, uma motocicleta que havia sido roubada, supostamente de madrugada. Pouco mais de uma hora e meia após a comunicação do fato à Sala de Operações da PM foi o tempo gasto pela Polícia para recuperar o veículo.
Segundo relato dos policiais responsáveis pela ocorrência, sargento Fábio e cabo José Luiz, uma moto Honda Titan, 125, preta, placa HBF-5364, de Cataguases foi roubada em frente à residência da vítima, na rua Lacordaire Dutra, no bairro Granjaria.
A última vez que ela viu o veículo passava da meia noite. Nesta manhã de quarta-feira, 7 de janeiro, por volta das 7h30min, a proprietária da moto, quando saía para trabalhar, descobriu que ela havia sido roubada, ainda conforme informaram os policiais que preservaram sua identidade.
Depois de um rastreamento em regiões adjacentes à Granjaria, a moto foi encontrada, por volta das 9 horas, estacionada na rua 10 do Bairro Leonardo, com uma pequena avaria no farol ocasionada pela tentativa de fazer a ligação direta no veículo, conforme explicaram os policiais à reportagem do Site. Ninguém foi preso e até o momento não há suspeitos.
{{banner-interno}}
Um aparelho Galaxy Win, da marca Samsung, foi furtado na tarde de segunda-feira, 5, por um homem que estava em uma bicicleta. De acordo com a vítima, o autor levou o celular no momento em que ela se preparava para fazer uma ligação. O autor já foi reconhecido por testemunhas. Em Cataguases, as câmeras de vigilância filmaram a ação do autor de um furto de celular dentro de uma loja. Os autores estão sendo procurados pela PM das duas cidades.
A PM dá algumas dicas caso seu celular seja furtado ou roubado. O primeiro passo é registrar a ocorrência imediatamente e, logo em seguida, ligar para a sua operadora, a fim de que o chip do celular seja bloqueado. Desse modo, o autor do crime fica impossibilitado de utilizar o seu telefone. É necessário que informe o IMEI. Para isso, digite *#06# no seu celular e anote o número que aparecer no visor em um local seguro e de fácil acesso.
Além disso, fique atento quando for atender ao telefone ou acessar a internet. Se for abordado por algum criminoso, não reaja, entregue o celular e tente guardar as características físicas do autor, para informar à polícia militar.
Três menores são apreendidos após furto em LeopoldinaNo início da noite de segunda-feira, 5, três menores foram encontrados no bairro Imperador com celulares, câmeras fotográficas, mochilas, notebook, relógio de bulso e bermudas furtadas. Os objetos eram de um homem de 24 anos, que disse ter encontrado a sua casa revirada e o basculante do banheiro aberto. Testemunhas indicaram os autores, que foram apreendidos e encaminhado, com seus representantes legais, à Delegacia de Leopoldina.{{banner-interno}}
Na manhã desta terça-feira, 6 de janeiro, um odor muito forte, parecido com o de animal em estado de putrefação, chamou a atenção do pescador Lucimar Lopes Martins, de 42 anos de idade, há seis morador no bairro São Cristóvão, em Cataguases.
Ele tem um pequeno barco que fica ancorado poucos metros depois de sua residência e toda manhã vai conferir se está tudo em ordem. Mas na manhã desta terça-feira, Lucimar, ainda distante do barco, começou a sentir um mau cheiro que aumentava, à medida que se aproximava de seu destino.
Quando se aproximou viu uma grande quantidade de carne jogada à beira da rua, a poucos metros do leito do rio Pomba, dentro de sacos grandes e em bombonas de plástico. Urubus e moscas voaram com a sua chegada, contou. Segundo estimou, "jogaram aqui uns trezentos quilos de carne de boi e de porco. E isso aconteceu na tarde de ontem ou começo da noite", previu. O gesto deixou Lucimar e sua família revoltados com o que chamou de "desrespeito com a gente que mora aqui". Ele teme que a carne contaminada possa trazer algum problema de saúde para sua família e vizinhança. Lucimar contou à reportagem do Site do Marcelo Lopes que ligou para a Polícia Militar e Defesa Civil para denunciar o problema, mas segundo ele, "me disseram que este assunto não era responsabilidade deles".
Casos como este devem ser comunicados imediatamente à Vigilãncia Sanitária pelo telefone 3429-2627, até às 14 horas. A partir da denúncia, a equipe vai até o local e, após analisar a situação orienta moradores sobre eventuais riscos à saúde e da a destinação correta ao produto, além de, em certos casos, identificar a origem da mercadoria e aplicar as penalidades legais aos responsáveis.Além da carne de porco e de boi descartadas e já em decomposição, a reportagem constatou que aquela região, que fica entre o final do asfalto do bairro São Cristóvão até próximo à entrada da conhecida "estrada da Empa" se tornou um ponto de descarte de entulho, móvel usado, terra, pneu e eletrodomésticos inservíveis. Lucimar, conformado, revela que "de vez em quando a prefeitura vem aqui e faz uma limpeza, mas no dia seguinte já começam a jogar tudo de novo".
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Leopoldina confirmou que o Município vai continuar recebendo os recursos do ICMS Turístico neste ano de 2015. O município, conforme revelou a titular da pasta, Jussara Thomaz, obteve a pontuação máxima, ou seja, nota dez.
Assim que soube da boa notícia o prefeito José Roberto de Oliveira destacou o trabalho da secretária Jussara Thomaz e de toda sua equipe, que conseguiram manter o repasse do ICMS Turístico para este ano de 2015. "Graças ao empenho de todos, conseguimos manter o ICMS Turístico, apesar das inúmeras dificuldades, continuaremos recebendo este benefício" enfatizou o prefeito.
Para Jussara Thomaz, Secretária de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo "ainda há muita coisa a ser feita nesta área, mas, o principal, é que todas as ações só terão melhores resultados se todos os envolvidos com o setor estiverem conscientes de que Leopoldina tem potencial turístico e assim, começarem a agir mais articulados e em rede. O que estamos fazendo é organizar e distribuir as informações, qualificar os atores e, preparar o município e suas atrações para receberem melhor os turistas. Contudo, completa a secretária, o produto final quem entrega é sempre as pessoas que aqui vivem, uma vez que este é um setor essencialmente de prestação de serviço".
O despertar da consciência turística em todos aqueles que trabalham no segmento tem sido fomentado a todo instante pela administração municipal, seja através de ações concretas ou no estímulo da participação dos principais envolvidos no setor turístico local, conta Jussara. Ela chama a atenção, porém, para que "cada um assuma o seu papel de protagonista e a sua responsabilidade" visando amadurecer essa "criativa e economicamente próspera indústria que Leopoldina já contempla há algum tempo e, tem possibilidade de desenvolver ainda mais", finaliza a Secretária. (Foto: Alexandre Carlos){{banner-interno}}