O trânsito de veiculos nas avenidas Astolfo Dutra e Humberto Mauro está lento e comprometido nesta quinta-feira, 8 de janeiro. A orientação é para que motoristas procurem rotas alternativas e evitem passar naquela região. Na quarta-feira, 7, a Catrans enviou a este Site ofício informando alterações no tráfego por causa de obras que estão sendo executadas naquela região pela Copasa.
De acordo com aquele órgão de trânsito do município estão interditados os trechos da Avenida Astolfo Dutra, em frente à antiga Cima, até a entrada da Avenida Humberto Mauro, que está parcialmente fechada sentido Centro-Fórum. Já o trecho compreendido entre a Rua Dr. Francisco de Barros (Bar Goiaba) até a Rua dos Estudantes (Centro Espírita) estão abertas para mão dupla de veículos, informa a Catrans. De acordo ainda com aquele órgão de trânsito, os carros que vêm da ponte Nova com destino à Granjaria, Leonardo, Ana Carrara e avenida Astolfo Dutra, deverão fazer o seguinte percurso: Praça Santa Rita, Rua Alferes Henriques Azevedo, descer pela Rua MR Trindade e Rua Melo Viana.
Por fim, o ofício assinado por Hélio Andrade, coordenador da Catrans, informa também que os veículos, principalmente ônibus, caminhões que vierem pela Ponte Nova com sentido à Vila Domingos Lopes e Pampulha deverão circular pela Rua Major Vieira, subindo a Rua Dr. Sobral. A Catrans informou ainda que os ônibus urbanos que circulam pela ponte Nova em direçâo à Vila Domingos Lopes, Pampulha, Miraí, não estão passando pela praça Rui Barbosa. A previsão da Catrans é de que nesta sexta-feira, 9, o trânsito de veículos estará normalizado. (Fotos de Kadu Fontana)
{{banner-interno}}
Neste final de semana será realizada mais uma rodada da Copa dos Distritos com jogos que podem decidir os campeões da categoria Aspirante e Principal. Os jogos acontecem neste sábado, dia 10 de janeiro, a partir de 18 horas, no campo do Flamenguinho.No primeiro jogo, Cruzeiro enfrenta o União dos Palmares, ambos de Sereno, na segunda e talvez decisiva partida do certame. É que a primeira terminou empatada em dois gols. Desta vez, a equipe que vencer, vai levantar a taça de campeã, mas em caso de novo empate, uma nova partida será realizada.
A partida da categoria Principal começa em seguida. O São José está a um empate do título pois venceu o primeiro jogo contra o Mangueira, de Cataguarino, pelo placar de 2 a 1 e, em caso de vitória do time mangueirense, também uma terceira partida será disputada. Quem for ao estádio ver os jogos certamente verá boas atrações em todas as equipes. No time do Mangueira os destaques são Jean, Cezinha goleiro e Rafael Porquinho e pelo São José, Joãozinho das Arábias , Carlinhos Malandro e Rodriguinho. (Reportagem e fotos de Kadu Fontana){{banner-interno}}
Depois de mais de 20 anos de espera e com base nas informações prestadas pelo Secretário Municipal de Esportes de Cataguases, Ricardo Dias, à reportagem do Site do Marcelo Lopes, a cidade pode, ainda em 2015, ter seu estádio municipal que vai abrigar, de acordo com o projeto original, cerca de 1.500 pessoas, e que será erguido em terreno localizado no bairro Taquara Preta.
Com refletores para jogos noturnos, modernos vestiários, arquibancada coberta e com grama da melhor qualidade para a realização das partidas, o novo estádio vai custar R$ 995 mil oriundas de emenda parlamentar através do convênio 806719/2014 publicado em 11 de novembro de 2014, conforme revelou Ricardo Dias. "Os recursos já estão depositados em conta e aguardamos agora, apenas a realização da licitação que vai definir a empresa que será a responsável pela obra", contou entusiasmado. O Secretário aproveita para destacar que sua Secretaria não tem recursos próprios que lhe permita realizar ou participar de grandes projetos esportivos e que um dos maiores problemas enfrentados é a falta de veículos para transporte de atletas. Mesmo assim, ele se orgulha ao dizer que Cataguases está entre os três primeiros colocados de Minas Gerais na classificação do ICMS Esportivo. "Isso vai permitir que a gente faça investimentos em reformas nos campos de futebol dos distritos e também em outras modalidades como skate e bike", revelou.
Ricardo Dias conta ainda o que considera "conquistas expressivas" de sua Pasta. A primeira foram as medalhas de prata e ouro trazidas para a cidade pela equipe de Xadrez da Escola Estadual Professor Quaresma; depois as aulas de Zumba (mistura de samba, salsa, merengue e mambo) que são o maior sucesso entre os praticantes e são realizadas no Ginásio Poliesportivo; as academias ao ar livre. Outro projeto para este ano, conforme revela, é concluir o campo de grama sintética no bairro Bandeirantes. (Reportagem e fotos de Kadu Fontana)
{{banner-interno}}
Uma equipe da Vigilância Sanitária de Cataguases esteve na manhã desta quarta-feira, 7 de janeiro, onde foram despejados cerca de trezentos quilos de carne a céu aberto e, portanto, de forma ilegal, entre o final do bairro São Cristóvão e a estrada da Empa. Reportagem neste sentido foi publicada por este Site na noite da última terça-feira, e mostrou também que o local está se tornando uma espécie de depósito de entulho, lixo, móveis usados e outros materiais inservíveis. A matéria também chamou a atenção do vereador Vinicius Machado que cobrou responsabilidades.
De acordo com a equipe da Vigilância Sanitária formada pelos técnicos Mariana Freitas, Luci Schettini, Lucélia Simão e Weslei Alves, que estiveram no local, não foi possível confirmar a origem da carne nem tampouco quem a deixou ali, disseram. Segundo Mariana Freitas as carnes ali depositadas são de boi e de porco. Ela também não soube precisar a quantidade. "Não deu pra saber se são mesmo trezentos quilos porque não temos como pesar, mas é uma quantidade muito grande", assegurou.Após a confirmação do descarte ilegal, Mariana informou que a Vigilãncia Sanitária denunciou o caso à Polícia Civil que vai instaurar inquérito para apurar responsabilidades. O descarte de produtos de origem animal é crime ambiental, neste caso, com o agravante de estar à margem do rio Pomba. Mariana aproveitou para orientar sobre como proceder corretamente em casos como este. "É preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e solicitar a emissão de uma autorização para depositar a mercadoria no aterro sanitário, obedecendo as normas vigentes", explicou.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vai retirar a carne que apodrece e espalha um forte mau cheiro no local. Para isso, aguarda apenas uma autorização da Polícia Cívil para remover o material e levá-lo para o Aterro Sanitário. O vereador Vinicius Machado, residente no bairro Taquara Preta, conversou sobre o episódio com a reportagem do Site do Marcelo Lopes na tarde desta quarta-feira, quando também percorreu todo o trecho onde depositam entulho à margem da estrada. Ele disse que esta é uma realidade que vem "revoltando os moradores do bairro" e fez cobranças. "A Copasa quando veio aqui construir uma elevatória, assumiu conosco cercar toda a área, mas não o fez. A prefeitura, dona da parte de cima do terreno desta rua onde estamos, que é Área de Preservação Permanente, também não fez sua parte, o mesmo acontecendo com a área de baixo dessa mesma rua, que dá no rio Pomba, e pertence à família Valverde. Se todos os responsáveis cercarem suas propriedades o problema estará resolvido", afirmou o vereador, que como os demais moradores do bairro, quer uma solução urgente para normalizar esta situação.{{banner-interno}}
Dois homens armados assaltaram, por volta das 16 horas, um correspondente bancário, mais conhecido por pague rápido, situado na rua José de Matos, região central de Astolfo Dutra. A Polícia Militar foi acionada somente meia hora depois, apesar de os ladrões terem ordenado que somente o fizessem uma hora após o assalto caso contrário retornariam.
Segundo a PM de Astolfo Dutra o assalto foi praticado por dois homens, sendo um gordo, baixo e moreno, e outro margro, alto, branco, com uma tatuagem no braço. Eles chegaram em um veículo Peugeot prata com placa adulterada porque a numeração anotada por testemunhas pertence a uma motocicleta. Os ladrões anunciaram o assalto e levaram uma quantia em dinheiro que não havia sido contabilizada até o fechamento desta matéria.
Toda a ação foi filmada pelas câmeras de segurança da loja cuja gravação será entregue à Polícia ainda nesta quarta-feira. Testemunhas não souberam precisar o rumo tomado pelos bandidos. As pessoas que estavam no pague rapido no momento da ação criminosa ficaram muito abaladas emocionalmente, conforme relato de testemunhas. Os policiais informaram ainda que funcionários da loja assaltada também estavam bastante nervosos com o episódio. Ninguém ficou ferido e a PM fez um cerco na região na tentativa de encontrar os ladrões.
NOTA DA REDAÇÃO: Substituição no nome do estabelecimento comercial foi efetuado após confirmação de que no local não funciona lotérica, mas apenas o pague rápido. Alteração efetuada ás 14h35min de 8 de janeiro de 2015.{{banner-interno}}