Um livro produzido por detentos do Presídio de Cataguases, na Zona da Mata, será distribuído em escolas municipais e estaduais da região. Trata-se de poemas escritos dentro das celas que agora poderão ser utilizados nas salas de aula, como forma de conscientizar os jovens de que o crime não vale a pena. A distribuição será possível porque o livro Poetas da Liberdade, lançado em novembro de 2013, vai ganhar uma segunda edição, com 2 mil novos exemplares. A produção poética dos detentos foi escolhida para receber recursos financeiros da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Cataguases.
Os livros serão entregues nas escolas pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). A direção do Presídio de Cataguases também planeja realizar palestras sobre o tema "A Droga e o Sistema Prisional Mineiro" nestas escolas. "As pessoas que desconhecem o universo prisional, especialmente os jovens, podem passar a dar mais valor ao que há de melhor na vida, a liberdade", ressalta o diretor-geral da unidade, Alan Neves Ladeira Rezende (foto abaixo).A segunda edição Poetas da Liberdade foi ampliada e agora possui 112 páginas, com cerca de 80 poemas de 65 detentos, produzidos em oficinas literárias. A escrita teve como estímulo a realização de palestras, por escritores da região. A temática das poesias gira em torno do universo prisional, a saudade dos familiares, os amores perdidos, as grades, os cadeados e o arrependimento. Tudo isto acompanhado de esperança e do desejo de seguir outros caminhos.
Primeira ediçãoO evento de lançamento da primeira edição ocorreu no dia 28 de novembro de 2013 no auditório da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, no Bairro Granjaria, em Cataguases. A primeira edição da publicação reunia 57 poesias escritas por 47 alunos da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, instalada dentro da unidade prisional. Os poemas foram escritos em sala de aula, com tema livre ou a partir de uma técnica em que os alunos deveriam imaginar-se sendo algum animal, misturando a própria vida com a vida deste animal. (Fotos: Arquivo){{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases está empenhada, desde meados da manhã de terça-feira, 20 de janeiro, na localização e captura dos dois suspeitos de terem praticado dois assaltos em seqüência, sendo que o primeiro teria ocorrido por volta das 10h30min. O primeiro aconteceu em um mercadinho, na Rua José Esteves, no bairro Ibrahim, e o outro, minutos depois, na Agropecuária São Cristóvão, no bairro Taquara Preta, de propriedade do vereador Vinicius Machado. O comando da operação é do Tenente Carvalho que juntamente com outros policiais seguem pistas dos suspeitos.
De acordo com informações preliminares fornecidas aos policiais, as características dos suspeitos são parecidas, o que levam a Polícia a trabalhar com a possibilidade de serem os mesmos autores. Segundo informaram, são dois homens vestindo roupas pretas, um de cor branca e outro negro, sendo um deles com camisa azul marinho, usando uma motocicleta também preta, provavelmente, uma Yamaha YBR. Um deles, desceu da moto e com uma arma longa nas mãos teria entrado nos dois estabelecimentos e praticado o assalto enquanto o outro aguardava na moto. Ambos usavam capacete. Eles fugiram em direção ao bairro Taquarinha.O vereador Vinicius Machado (foto) conversou com a reportagem do Site e disse que ninguém ficou ferido. "Um deles entrou e anunciou o assalto e levou o pouco dinheiro que tinha no caixa", revelou preferindo não dizer o valor. Ele informou ainda que toda a ação foi gravada pelas câmeras de segurança cujas imagens serão entregues à Polícia para análise nas "próximas horas". Vinicius lembra que seu comércio já foi vítima diversas vezes deste tipo de ação criminosa e pede providências. "Não podemos continuar sendo alvo desse tipo de acontecimento e é preciso pensar urgentemente em um meio que dê mais segurança a todo o bairro Taquara Preta", afirmou.
{{banner-interno}}
Na última sexta-feira, 16 de janeiro, foi realizada a 126ª Assembleia Geral Ordinária da AMERP - Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba - para eleger sua nova diretoria e formalizar a assinatura dos contratos celebrados entre dezoito prefeituras e a empresa Quark Engenharia, de Santa Catarina, que agora é a responsável pelos seus ativos de iluminação pública obedecendo determinação da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.A reunião aconteceu no auditório Zacaria Marques, em Muriaé, e reuniu prefeitos e representantes dos municípios que aderiram ao consórcio organizado pela AMERP e encabeçado por Miradouro. Também fazem parte deste grupo as prefeituras de Miraí, Santana de Cataguases, Ervália, Recreio, entre outras. Estes municípios decidiram se unir para atender a determinação da Aneel a fim de reduzir os custos deste serviço e também por não disporem de profisiionais nesta área, explicou Geraldo Loures, Secretário de Administração da Prefeitura de Miraí, um dos primeiros municípios da AMERP a aderir à proposta."O prefeito José Ronaldo percebeu logo que se Miraí buscasse uma solução própria ela seria inviável. Então encontramos esta, através da AMERP, que ficou dentro da nossa realidade", explicou.
A partir desta semana estes municípios começam a serem atendidos pela Quark Engenharia, que assumiu todos os ativos de iluminação pública sendo a responsável, agora, por sua manutenção, inclusive, a substituição de lâmpadas queimadas dos postes. A empresa vai disponibilizar um telefone de prefixo 0800 para que o cidadão possa avisar a ocorrência de problema na iluminação pública. Posteriormente, após os ajustes necessários desta fase de inicial a Quark apresentou um software de gestão aos presentes que fará todo o monitoramento do sistema apontando, inclusive, dos pontos sem iluminação.Também foi eleita por aclamação e empossada a nova diretoria da AMERP que tem como presidente por um ano o prefeito Pablo Emílio Campos Correa, de Patrocínio do Muriaé; 1º Vice-Presidente, Almiro Marques de Lacerda Filho (Miradouro); 2º Vice-Presidente, Abelar Manoel Costa (Antônio Prado de Minas); Secretário Executivo, Vicélio Lúcio Sabe Franco e no Conselho Fiscal os prefeitos de Miraí, José Ronaldo Milani, Ervália, Nauto Euzébio da Silva e o de Rosário da Limeira, Cristovam Gonzaga da Luz.
{{banner-interno}}
Os irmãos Ismael Alves Ribeiro, 46 anos, e Cláudio Alves Ribeiro, de 54, se desentenderam na noite desta segunda-feira, 19 de janeiro, brigaram e acabaram muito feridos, especialmente Ismael, que foi atingido por golpes - possivelmente - de faca no tórax e nas costas. Já Cláudio, que teve um dos braços fraturado antes da desavença, também apresenta várias pequenas perfurações na cabeça, conforme relataram os policiais que assumiram o caso.
A confusão entre eles teria começado pouco antes das 21 horas, momento em que a Polícia Militar chegou ao local chamada pelos vizinhos depois de saberem que Ismael sofrera perfurações no tórax e nas costas. A briga entre eles aconteceu dentro da casa onde moram, na rua Edson Fabrino Baião, no Pouso Alegre. Testemunhas disseram à Polícia que este é um fato corriqueiro entre os dois. Além disso, esta noite, eles chegaram ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases visivelmente embriagados.
Ismael foi socorrido pela unidade do SAMU e chegou ao Pronto-Socorro agitado, gesticulando muito e até falando frases desconexas, apesar dos graves ferimentos, segundo relato da PM. Um dos médicos que acompanhou seu caso, Alexandre Lacerda, confirmou ao Site do Marcelo Lopes que ele "recebeu golpes de um objeto perfurante, possivelmente uma faca, no peito e nas costas com suspeita de perfuração no pulmão". Doutor Alexandre confirmou que o quadro dele é "inicialmente" grave, acrescentando que ele faria um raio X e depois seria encaminhado ao Centro Cirúrgico.Cláudio (foto ao lado) foi levado ao Hospital pela viatura da PM onde chegou andando, apesar dos ferimentos na cabeça e demonstrava estado de euforia, falando sem parar. Após ser examinado foi diagnosticado que ele também apresentava pequenas e várias perfurações na cabeça, provavelmente provocadas por um objeto parecido com faca. Ele foi medicado e está internado naquele hospital onde permanecerá em observação.
O sargento Loures e o soldado Ronalson assumiram o caso que teve o apoio do sargento Ferreira, cabo Alexssandro e soldado Jean Pierre. Eles fizeram uma busca na residência dos irmãos e não encontraram nenhum objeto que pudesse estar associado aos ferimentos apresentados. Por causa disso, e também devido ao elevado estado de embriaguês de ambos, os policiais trabalham com a hipótese da existência de uma terceira pessoa dentro da casa na hora da briga. Por este raciocínio, ela teria desferido os golpes nos dois irmãos fugindo em seguida levando consigo o objeto que provocou as perfurações. A perícia técnica foi chamada e fez seu trabalho de praxe na residência onde aconteceu a briga.{{banner-interno}}
Duas grandes partidas encerraram a Copa dos Distritos, no último sábado, 17 de janeiro. Os jogos foram disputados no estádio do Flamenguinho que recebeu grande público. Na preliminar o jogo que decidiu o segundo quadro, entre o União dos Palmares de Sereno contra o Cruzeiro do mesmo distrito, deu vitória ao União pelo placar de 2 x 0, resultado que fez seus jogadores levantaram a taça. No jogo principal, o Mangueira, de Cataguarino, repetiu o resultado do jogo anterior ao vencer o São José, também daquele distrito, sagrando-se campeão do certame.
Um jogo marcado pela tensão, nervosismo e rivalidade que o árbitro da partida tratou logo de controlar distribuindo cartões amarelos. O São José tinha mais posse de bola com Joãozinho conduzindo bem o meio campo, porém, o Mangueira era valente. Muito bem armado dentro de campo e eficiente nos contra-ataques usou a velocidade de Dudu e o talento de Layon, para "liquidar a fatura" e conquistar o título.
Aos 35 minutos do primeiro tempo Vitinho acertou um chute e a bola quicou antes de chegar no goleiro Beto que não conseguiu fazer a defesa, abrindo o placar para o Mangueira. Na segunda etapa, após falha de Taal, Layon, o destaque da partida, fez o segundo que deu números finais ao marcador.
Fim de semana de muita festa em Sereno e Cataguarino, os distritos campeões desta edição do torneio.(Reportagem de Kadu Fontana e fotos cedidas por torcedores){{banner-interno}}