A Escola de Samba União dos Bairros decidiu inovar no Carnaval 2015 e neste fim de semana realizou, pela primeira vez, a Escolha da Musa Gay e também a já tradicional eleição da Rainha de Bateria daquela agremiação. A festa aconteceu no campo do bairro Dico Leite e foi prestigiada por um grande público. A informação foi prestada pelo Diretor Social da Escola, Felipe Vieira.
A candidata vencedora e a primeira Musa Gay da União dos Bairros é a transsexual Jéssica Muller, de 30 anos, secretária, casada, residente no bairro Bandeirantes, que se emocionou ao conhecer o resultado. Ela disse que espera que esta abertura que a União dos Bairros dá aos homossexuais através deste concurso de Musa Gay "sirva para reduzir o preconceito". Ela disse ainda ter ficado "surpresa" com o título e promete fazer não decepcionar na Passarela do Samba. "Serei um dos destaques da Escola e quero ajudar a União dos Bairros a ganhar o carnaval", disse animada.No domingo foi a vez da eleição da Rainha de Bateria da Escola. Disputa também acirrada e, ao final, a grande vencedoras foi Luana Agostinho, de 19 anos, "linda, simpática e de muito samba no pé", conforme a definiu, Felipe Vieira. Para ela ser escolhida a Rainda de Bateria da Escola é "uma honra enorme". Também emocionada com o título, Luana promete "arrasar" na Passarela do Samba. "Vou me preparar com bastante esforço para poder fazer o melhor na Avenida e assim ajudar a nossa União dos Bairros a ser campeã", afirmou.
A União dos Bairros, tradicional escola de samba de Cataguases, vem para a Passarela do Samba com o enredo "Fiz do meu sonho a realidade; a União é só felicidade". A partir desta semana dezenas de colaboradores estão trabalhando diariamente em seu barracão aprontando aas fantasias e adereços, conforme informou Felipe. A agremiação, de acordo com seu diretor social, quer fazer um desfile "contagiante" e lutar pelo título. (Fotos cedidas por Felipe Vieira){{banner-interno}}
O prefeito de Ubá, Vadinho Baião, decretou situação de emergência no municipio em razão da estiagem e falta de abastecimento de água potável. O decreto nº 5.651 entrou em vigor no último dia 23 de janeiro e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta e reabilitação do cenário de normalidade de abastecimento de água na cidade.
O artigo 6º do decreto estabelece que durante o período de vigência da "Situação de Emergência" ficam proibidas as lavações de calçadas, frente de imóveis ou vias públicas com água tratada mediante uso de mangueiras ou similares, bem como veículos, máquinas, lavagem de quintais, áreas externas às residências, o abastecimento de piscinas e similares com água tratada além de outras situações que não se adeqüem ao uso racional da água para consumo humano que possam caracterizar desperdício.
Sobre a situação de emergência, o Prefeito Vadinho Baião (foto abaixo) falou: "Como medida de curto prazo este decreto vai possibilitar à COPASA agir com muito mais rapidez nos processos para amenizar a questão do desabastecimento de água, como por exemplo, fazer a perfuração de poços, contratando empresas de uma forma mais rápida, além de caminhões pipa para abastecer a população que está sofrendo hoje a falta de água, e que assim, será atendida num espaço menor de tempo."A fim de buscar soluções emergenciais para os problemas gerados pela estiagem, Vadinho visitou a sede da Copasa, em Belo Horizonte, no dia 22 de Janeiro, e foi recebido pelos diretores de operação centro/ leste, Frederico Lourenço Ferreira e Flávio Lott. Sobre os temas abordados na reunião, o Prefeito Vadinho comentou: "discutimos medidas que deverão ser executadas a médio e longo prazos visando a recuperação de nossos mananciais e para que, nos próximos 35 anos, como prevê o nosso plano municipal de abastecimento de água e esgotamento sanitário, esta situação não se repita e não tenhamos que passar momentos como esse", enfatizou o prefeito.
Sobre as medidas que devem ser tomadas a médio e longo prazos, Vadinho lembrou que "elas ainda estão pendentes em função da aprovação, pela Câmara Municipal de Ubá, do nosso plano municipal de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Somente após esta aprovação é que poderemos discutir o caminho que a Prefeitura irá tomar, que poderá ser a renovação de um contrato com a COPASA ou a abertura de uma licitação dando oportunidade também para a iniciativa privada apresentar melhores propostas para a prestação desses serviços ou, numa terceira alternativa, a Prefeitura assumir a prestação destes trabalhos", expôs, destacando que o montante de recursos necessários para este tipo de serviço afasta esta possibilidade da prefeitura.{{banner-interno}}
Terminou neste domingo dia 25/01 mais uma edição da tradicional ABS Cup de Futebol que reuniu dezessete equipes que disputaram o torneio em dois polos: Itamarati de Minas e Santo Antônio do Aventureiro, cidade sede do torneio e que, por isso, foi o palco da fase final disputada neste fim de semana. Na categoria sub 17 o grande campeão foi o Núcleo Esportivo Manga Rosa, de Cataguases, que iniciou o certame jogando em Itamarati de Minas onde conseguiu sua classificação e consequente passaporte para Aventureiro.
Na final realizada neste domingo pela manhã, o time cataguasense derrotou a forte equipe do Tupinambás, de Juiz de Fora, por 3 x 2, o que valoriza ainda mais a conquista do Manga Rosa. Na categoria sub-15, outro grande jogo com o Petro Sport, de Chiador (MG), levando a melhor sobre a também ótima equipe do Democrata FC, de Além Paraíba (MG) pelo placar de 2 x 0. O torneio foi realizado pela ABS Marketing Esportivo com o apoio das Prefeituras de Itamarati de Minas e Santo Antônio do Aventureiro. (Reportagem de Kadu Fontana com foto gentilmente cedida por Felipinho){{banner-interno}}
A Operação Cavalo de Aço, que teve início na última quinta-feira, 22 de janeiro, continuou neste fim de semana quando, na manhã de domingo, 25, a Polícia Militar prendeu um rapaz foragido da justiça e condenado por tráfico de drogas. T.A.S., conhecido por "Mão de Onça", foi abordado pelos policiais nas imediações da Rua José Maria Figueiredo Reis, na Vila Reis, em Cataguases. Ao ser abordado, ele dirigia uma motocicleta Yamaha, XTZ, sem placa (foto abaixo) e com a documentação irregular, que foi apreendida. "Mão de Onça" foi levado até à Delegacia de Polícia de plantão, em Leopoldina, onde após prestar depoimento, foi recolhido ao presídio para continuar cumprindo sua pena.Minutos depois, em outra abordagem, os policiais sargentos Coelho e Robson, e os soldados Dionísio e Túlio, com o apoio do sargento Silvio, que estava de folga, apreenderam duas outras motocicletas. Os PM’s localizaram os dois veículos suspeitos na mata que liga os bairros Colinas e Bandeirantes e contaram com o apoio de outro colega, que não estava de serviço. Segundo os policiais, os dois motociclistas estavam em atitude suspeita e com eles foram encontrados três cigarros de maconha. Eles também não portavam a documentação das motos e, por isso, foram apreendidas. Os dois rapazes foram conduzidos até à delegacia em Leopoldina onde prestaram depoimento.
Ainda durante o domingo, a PM apreendeu outros veículos por estarem em situação irregular como, por exemplo, com a documentação atrasada e com o registro de propriedade ainda no nome do antigo proprietário. Os policiais esclarecem que isto "prejudica eventual identificação do verdadeiro condutor". A Operação Cavalo de Aço foi deflagrada pelo comando da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases para conter a onda de violência – especialmente assaltos em pontos comerciais da cidade – que estavam ocorrendo com frequência desde o final de 2014. Conforme o major Fernando Miranda, comandante daquela Companhia informou, "este trabalho vai até o Carnaval".{{banner-interno}}
A Juíza de Direito Titular da 1ª Vara da Comarca de São João Nepomuceno, Flávia de Vasconcellos Araújo, assinou na semana passada Portaria nº 01/2015/GAB que regulamenta a realização de eventos carnavalescos este ano na Comarca de São João Nepomuceno. Para a regulamentação a juíza considerou o número de ocorrências relativas a crimes contra a pessoa e o número de atendimentos no Pronto-Socorro ocorridos na Comarca, por ocasião dos últimos carnavais. A portaria também zela pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de exigir a apresentação de um plano de segurança para o desfile de blocos e escolas de samba.
Na Portaria consta a proibição da distribuição gratuita ou de bebida alcoólica vinculada à organização de bloco ou escola de samba. Com esta decisão, a tradicional cachaça do Bloco do Barril não poderá ser distribuída no carnaval deste ano. O Bloco da Girafa também costumava distribuir, mas no desfile de 2014 a bebida já havia sido substituída por pirulitos, balas e doces para as crianças.
O documento emitido pela juíza regulamenta também que a presença de menores de 18 anos só poderão participar dos desfiles de blocos se acompanhados pelos pais e, que, após as 20h, só poderão permanecer nos bailes carnavalescos os que tiverem mais de 16 anos e, ainda assim, também acompanhados por pais ou responsáveis com autorização por escrito.
Entre as regras, uma que já está causando grande alvoroço na cidade é a que consta no artigo 3º da Portaria, que obriga os blocos e as escolas de samba a contratarem segurança privada para realização dos desfiles. Nos artigos seguintes, consta ainda que esta segurança deve ser realizada por empresa credenciada pela Polícia Federal.
Além disso, tanto blocos quanto escolas de samba deverão apresentar um plano de segurança à Polícia Militar até 7 dias antes da data do evento para que seja feita a análise e emitido um relatório aprovando ou desaprovando o respectivo plano. Por fim, o desfile de blocos só poderá ser realizado até as 22h.
A Portaria desagradou principalmente aos organizadores de blocos de São João Nepomuceno, que deverão se reunir nos próximos dias para decidir que medidas irão tomar, sob o risco de muitos dos tradicionais blocos não realizarem seus desfiles neste ano. Até o momento os blocos 4 Gerações, Zé Pereira e 3º Andar já confirmaram que não vão desfilar em 2015.
{{banner-interno}}