O Carnaval vai começar em Cataguases, de forma efetiva, neste sábado, 31 de janeiro, com a realização do já tradicional Baile do Vermelho e Branco, promovido pelo Clube do Remo. O evento mobiliza os amantes da Festa de Momo de todas as idades e, literalmente, a partir de sua realização a cidade começa a viver o clima carnavalesco.
Este ano, como vem acontecendo anualmente, a direção daquele clube vai trazer a bateria da Escola de Samba Unidos da Viradouro sob o comando do Mestre Julinho e suas Mulatas para um show especial de samba. A Escola, de Niterói, já conquistou diversos títulos em todos os grupos em que desfilou e tem uma legião de fãs por onde se apresenta.
O baile será animado pela banda cataguasense, Tropicália, experiente em bailes de carnaval e que já percorreu diversas cidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Comandada pelo talentoso Jackson, guitarrista e principal vocalista da banda, a Tropicália, prepara um repertório com os maiores sucessos do Axé Music e outras músicas para esta época do ano, conforme revelou o músico.Para o presidente do Clube do Remo, Carlos Alberto Silva Barbosa, o "Betão", este baile, por sua tradição, recebe por parte de todos da diretoria um "tratamento muito especial porque traz as cores do clube e abre uma festa que é especial para nós cataguasenses, que é o carnaval. E isto nos leva a trabalhar com afinco para que o Vermelho e Branco seja uma prévia de alegria e animação do carnaval de nossa cidade", comentou Betão, que espera repetir o sucesso de público dos anos anteriores.{{banner-interno}}
Carnaval é tempo de diversão mas também de solidariedade. Pensando nisso, a agência transfusional do Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, está lançando uma campanha de alerta para a importância da doação de sangue nesta época do ano. De acordo com a coordenadora da agência, Verônica Braga Lopes Demarque, o objetivo é conscientizar as pessoas e reunir o máximo possível de doadores de sangue para ajudar a quem precisa.
"Além disso, a campanha visa repor o estoque da Fundação Cristiano Varella, que, atualmente, se encontra em estado crítico, com apenas 30% de sua capacidade", afirma.
A coordenadora de coleta de sangue em Muriaé, Illen Nara Souza Rodrigues reforça a importância da campanha e reforça a informação de que os estoques estão baixíssimos. "Esta é uma época do ano em que muitas pessoas estão viajando, não aparecem doadores e ainda existe maior risco de acidentes e, consequentemente, aumenta a necessidade de sangue", alerta.
As doações em Muriaé acontecem nos dias 4 e 25 de fevereiro na Policlínica do Safira, à partir 8h. A meta é arrecadar uma média de cem a 120 bolsas em cada dia de coleta. (Foto: Kaná Manhães)
{{banner-interno}}
O prefeito de Recreio, Ônio Fialho Miranda, o Oninho, anunciou na tarde dessa quarta-feira, 28 de janeiro, em reunião no seu gabinete, um reajuste de 28,7% nos salários dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias efetivos.
Oninho reuniu os vinte e dois profissionais que atuam nestas duas áreas de saúde pública pela Prefeitura e, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Fialho Miranda e Brum, anunciou o aumento nos seus vencimentos.
Segundo revelou a Assessoria de Comunicação daquela Prefeitura, através do jornalista Leonardo Ribeiro, "os quinze agentes de saúde e os sete agentes de endemias recebiam saláriode R$788 e agora passarão a receber R$1.014,00, já a partir de janeiro". Segundo ainda Leonardo, a medida visa cumprir o que determina a lei federal nº 12.944/2014, que estipula o Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Endermias, acrescentou.
Na reunião os agentes fizeram questão de agradecer o cumprimento da lei reiterando estarem "mais dispostos" a executarem suas funções. O novo salário será pago na próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro, informou Leonardo Ribeiro. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Recreio){{banner-interno}}
A equipe do GPmor, grupo de patrulha motorizada que entrou em operação na última terça-feira, 27 de janeiro, fez nesta quarta-feira, 28, a prisão de um rapaz suspeito de furto e recuperou uma motocicleta que teria sido roubada por ele. A equipe atuou sob o comando do sargento Andrade e contou com o apoio do sargento Josué e soldado Couto.
Conforme informações da própria PM, a equipe do GPmor fazia patrulhamento pela Rua Eponina Peixoto, no bairro Granjaria, quando o soldado Jean Pierre avistou uma motocicleta Honda CG, verde, parecida com a que havia sido furtada no dia 25 último, no distrito de Aracati. O condutor tentou fugir ao perceber que os policiais estavam vindo em sua direção, mas foi alcançado pelo próprio soldado Jean, cerca de duzentos metros à frente.
Após os procedimentos de abordagem de prxe terem sido realizados os policiais confirmaram que se tratava da moto roubada no distrito. Quanto ao condutor, ele foi identificado como sendo Lucas Freitas do Vale, 19 anos, e reconhecido como o responsável pelo furto da motocicleta, já que, conforme relataram os policiais do GPmor, no dia em que furtou o veículo, por descuído, deixou próxino à residência da vítima, sua bolsa com os seus documentos pessoais, entre outros objetos.APREENSÃO DE DROGA: No final da tarde desta quarta-feira, 28, o sargento Coelho e seu colega soldado Fortunato, apreenderam uma porção de uma substância análoga à cocaína e prenderam o suposto proprietário da droga que dirigia, aparentemente, sob efeito de álcool.
De acordo com aquela sargento, ela fazia patrulhamento nas imediações do bairo Pampulha quando ao ver passar um Fiat Palio verde, o considerou suspeito e o fez parar alguns metros adiante. Ao conversar com o condutor do veículo, J.P.N., percebeu que ele apresentava visíveis sinais de embriaguês.
Soldado Fortunato, então pediu apoio da Base Comunitária que o conduziu até o hospital de Cataguases para fazer exames enquanto sargento Coelho, sob o olhar de testemunhas, fez uma busca no veículo e encontrou no painel uma pequena bucha do que parece ser cocaína e no bancode trás, algumas latas vazias de cerveja. A equipe de apoio foi formada pelos PM's sargento Robson, cabo Renê e soldados Túlio e Dionísio.{{banner-interno}}
Foi realizada na noite desta terça-feira, 27 de janeiro, no salão Câmara Municipal de São João Nepomuceno, uma reunião conduzida pela Vice-Prefeita em exercício, Dulcinéia Reggi, para discutir a Portaria baixada pela juíza daquela comarca, Flávia de Vasconcellos Araújo, que determinou normas rígidas para o Carnaval local.
Participaram do encontro os presidentes da Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, além do presidente da Associação das Escolas de Samba, Paulo Afonso Ladeira, representantes da Polícia Militar, o comandante Weidner e o subtenente Rosseti, o Secretário de Desenvolvimento Municipal, Renato Filgueiras, o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Márcio Sabones, o Prefeito Municipal Célio Ferraz (que está de férias) e o Procurador do Município Márcio Welson dentre outros.
Após muito debate, as medidas determinadas pela juíza foram consideradas arbitrárias, além de terem sido anunciadas muito próximas do Carnaval, o que para os presentes, acabou criando "grandes dificuldades de adequação" por parte dos envolvidos na maior festa popular do páis. Segundo Márcio Sabones, a Procuradoria do Município decidiu impetrar um Mandado de Segurança de Medida e Urgência no Tribunal, em Belo Horizonte, questionando se a Portaria está amparada pela legalidade e conformidade ou se houve extravasamento de poder. A preocupação da Polícia Militar é com a segurança e, neste sentido, os militares presentes à reunião entendem que a contratação de segurança particular por parte das agremiações, conforme determina a Portaria da juíza, deve agir de forma conjunta com a PM. Com relação aos desfiles ainda não há consenso, sendo que apenas o Bloco do Bela Vista deve remanejar seu desfile para domingo de Carnaval, antes das Escolas de Samba.
O Carnaval de São João Nepomuceno é, historicamente, o mais animado da Zona da Mata e serviu de modelo para outros municípios que revitalizaram suas festas e, consequentemente, conseguiram melhorar o turismo nesta época do ano, além de movimentar a economia local. (Reportagem de Kadu Fontana e foto cedida pela Assessoria de Comunicação PSJN/Márcio Sabones){{banner-interno}}