Foi empossada no último sábado, 31 de janeiro, a nova diretoria da Obra Unida Lar São Vicente de Paulo, para o biênio 2015-16. Duas chapas concorreram saindo vencedora a encabeçada por Junio Elias da Silva Valentim. A solenidade aconteceu no Asilo São Vicente de Paulo, às 15 horas e contou com a presença de diversas pessoas, dentre elas, o vice-prefeito Sérgio Gouvêa, o "Filó".Junio Valentim sucede Enéas Abranches que exerceu o cargo de presidente do Lar São Vicente de Paulo, por vários mandatos. Na chapa com Junio estão ainda: Sérgio Luiz Narciso (1º Vice-Presidente); Braz Cláudio Pereira (2º Vice-Presidente); Moacir Caetanto do Couto (1º Tesoureiro); José Luíz Eugênio Monteiro (2º Tesoureiro); José Geraldo Ferreira da Silva (1º Secretário); Elisabete Aparecida Soares Neves (2ª Secretária). Compõem o Conselho Fiscal da entidade Nilcéia Batista, Antônio Carlos Oliveira e Waldemar Lomeu de Carvalho.
Após tomar posse, Junio Valentim, agradeceu o apoio recebido que o levou a assumir a presidência daquela entidade filantrópica e disse estar pronto para trabalhar "com afinco e dedicação para que o Lar São Vicente de Paulo continue presente na vida de nossa cidade, prestando este serviço tão importante para todos nós", destacou. Ele disse ainda contar com o apoio de todos e que sua diretoria assume para "servir à esta instituição". Junio terminou reafirmando seu compromisso de trabalhar por melhorias para o Lar.{{banner-interno}}
O relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou a venda de imóveis da municipalidade para aquisição do Cine Teatro Edgard foi lido pelo vereador Geraldo Majella Mazini, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, na noite dessa terça-feira, 3 de fevereiro. Foram apresentados, na verdade, dois textos sobre conclusões da CEI, uma vez que o vereador Serafim Couto Spíndola (membro da Comissão) formulou relatório complementar ao do vereador Majella (relator), demonstrando discordâncias em pontos fundamentais.
A investigação respondeu três perguntas básicas: as vendas dos imóveis da municipalidade objetivavam exclusivamente a aquisição do prédio do Cine Edgard? Em caso positivo, o produto das mesmas foi utilizado conforme o objetivo fim? Caso a destinação não tenha sido efetivada para a aquisição do prédio, agira incorretamente o gestor da época?
Para o vereador Majella, cujo texto teve anuência do vereador Luiz Carlos da Silva Sodré (presidente da CEI), a resposta da primeira pergunta foi "sim", uma vez que documentos, tais como ofícios enviados e recebidos do IPHAN, revelam ligações entre a venda dos imóveis e o compromisso com a compra do Cine Teatro Edgard. A respeito da segunda indagação, o relator respondeu "não", pois, segundo apurou, o dinheiro da venda dos imóveis foi utilizado para pagar calçamento de ruas e reformas de prédios escolares. Sobre o terceiro questionamento, o vereador Majella respondeu "sim", ou seja, o prefeito à época agiu de forma incorreta ao não gastar o dinheiro arrecadado com o leilão de imóveis municipais na compra do cinema.
O relator ressaltou, porém, que o gestor responsável pela venda dos imóveis (então prefeito Willian Lobo de Almeida) não feriu o princípio da legalidade ao destinar o dinheiro para outras finalidades, mas, segundo sua visão, desrespeitou os princípios da moralidade e da publicidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, que versa sobre a administração pública.Por outro lado, o relatório apresentado pelo vereador Serafim Couto Spíndola (foto ao lado) considerou que, no corpo da Lei sancionada a respeito da venda dos imóveis públicos, não há vinculação com um compromisso de destinar o dinheiro para a compra do Edgard Cine Teatro. "Legalmente não existe vínculo, moralmente sim", disse o membro da CEI, frisando que "a segunda pergunta ficou prejudicada com a negativa da primeira". Acerca da ultima indagação, o vereador Serafim entendeu que a resposta é "não", pois, segundo ele, o gestor teria feito uma boa opção ao destinar o dinheiro para obras que renderam melhorias para a população. Conforme sublinhou o membro da Comissão, ações judiciais impediam a desapropriação do Cine Edgard e o processo poderia durar anos. Por isso, considerou que o dinheiro foi bem empregado em benefícios mais imediatos para a população. "O gestor agiu visando o bem público", disse Serafim, que fez sugestões ao Executivo sobre o assunto. O vereador ainda revelou ter apurado que, mesmo fechado, o cinema gera custos (aluguel) para a Prefeitura Municipal.
Ambos os textos apresentados destacaram que, ao desenvolver a investigação, foi constatada a existência de duas justificativas diferentes para o Projeto de Lei nº 047/2011, objeto da CEI. Uma diz que a "presente proposição busca com a venda dos imóveis a realização de pagamentos da desapropriação do Cine Edgard", enquanto a outra afirma que a destinação do dinheiro era para a "realização de investimentos". Como não se figurava como foco da Comissão, esse fato ficou em segundo plano nas considerações dos membros da CEI, mas, conforme destacou o vereador Majella, é motivo de investigação policial. {{banner-interno}}
O SESC - Serviço Social do Comércio, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista e Prefeitura Municipal de Cataguases, estaciona neste município a Unidade Móvel de Saúde do MedSesc Oftalmologia, que ficará em frente à Policlínica Municipal, até o dia 28 de março. Trata-se de uma carreta equipada, através da qual a população poderá receber atendimentos gratuitos, como consultas em oftalmologia e exames de ultrassonografia.
A expectativa é que sejam feitos 640 procedimentos nesse sentido, mas o projeto não se limitará apenas a essas atividades, uma vez que, durante o tempo em que permanecer em Cataguases, vai realizar palestras e cursos na área da Saúde. Os exames oftalmológicos envolverão tonometria computadorizada (para diagnóstico de glaucoma), exame de refração (para confirmação de grau) e biomicroscopia (para identificação de catarata e outros processos inflamatórios). Já os exames de ultrassonografia contemplarão mama, abdômen e ginecologia. A unidade móvel já está no município e nos dias 4, 5,26 e 27 de fevereiro serão realizados os agendamentos, de 8 às 14h, na Policlínica Municipal. Nos dias 24 e 25 de fevereiro e 16 e 17 de março serão as datas de marcação dos exames de ultrassonografia. As vagas são para pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em todos os dias, durante os procedimentos, também serão realizadas palestras sobre doenças relacionadas à visão e sobre prevenção de doenças cardiovasculares.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases, José Porfiro do Carmo (foto ao lado), parcerias como esta são importantes para Cataguases, já que atendem à população local, sobretudo as pessoas mais necessitadas, desafogando a demanda na rede pública de saúde. Ele destacou que a ação também contribui para dar visibilidade ao Sesc junto ao povo e adiantou que outros serviços serão trazidos para o município, através do Serviço Social do Comércio. O próximo, também por meio de unidade móvel, será na área de odontologia, disse José Porfiro. Confira o calendário de atividades do projeto:
04/02 Solenidade de abertura Projeto MedSesc Oftalmologia
06/02 (Educandário Dom Silvério)Palestra sobre saúde da mulher e orientações sobre saúde bucal para mães de alunosPalestra de sexualidade e higiene corporalAcuidade visual
02/03 a 05/03 e 24/03 a 27/03 (Policlínica Municipal)Exames de ultrassonografia
07/02, 28/02 e 14/03 (Lar São Vicente de Paulo)Curso para Cuidadores de Idosos
09/02 a 12/02 e 10/03 a 13/03 (Unidade Móvel)Consultas Oftalmológicas
18/03 (Educandário Dom Silvério)Palestra sobre higiene corporal e orientações sobre saúde bucalPalestra sobre sexualidade, higiene corporal e orientações sobre saúde bucal
19/03 (Educandário Dom Silvério)Apresentação do filme "Mãos Talentosas"
{{banner-interno}}
Policiais civis em Miraí, sob o comando do delegado daquela comarca, Thiago Soares Marty, prenderam na última segunda-feira, 2 de fevereiro, Jhones Matheus Maciel da Silva, que estava foragido da justiça pela prática de tráfico de drogas.
Conforme explicou o delegado Thiago Marty (foto abaixo), ele e sua equipe cumpriram mandado de prisão de recaptura, expedido pelo Juiz de Direito da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Muriaé, Adriano de Pádua Nakashima, que também alterou a pena do foragido que agora irá cumpri-la na prisão.Durante os últimos dias, a equipe do delegado de Miraí trabalhou na busca de informações sobre o paradeiro de Jhones Matheus, até conseguir localizá-lo em um imóvel no centro de Miraí onde foi preso e levado para a Delegacia de Polícia daquela cidade, em seguida esteve no Hospital Municipal onde fez exame de Corpo de Delito e, em seguida, levado para a Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, onde encontra-se à disposição da Justiça.
Participaram da Operação Policial o Delegado de Polícia Thiago Soares Marty, os Investigadores de Polícia Edson Carlos Martinhão Correa, Gualter Larry Alves Gomes de Oliveira, Ailton Correa Moraes Gomes, e o Escrivão de Polícia André Nicolas Siss Silva. (Foto do foragido recapturado: Polícia Civil de Miraí){{banner-interno}}
Informe Especial
Começo de ano é ideal para iniciar projetos de vida. E para isso é necessário fazer uma boa preparação. É com este objetivo que foi criado o PerCurso - preparatório para concursos, que vem contribuindo para uma legião de estudantes alcançarem suas metas pessoais e profissionais. Coordenado pelo Engenheiro Industrial, Gustavo Romanhol, que também é pós graduado em Gestão Estratégica e Inteligência em Negócios, e por Vanessa Barbosa Romanhol, Pedagoga pós graduada em Educação Especial Inclusiva, o PerCurso capacita alunos para concursos públicos em geral, tais como: correios, bancos, TRT, INSS, polícia, agente penitenciário e outros.Localizado bem ao lado da Ponte Nova, na Rua Tenente Fortunato, 200, sala 101, no centro de Cataguases, o PerCurso oferece a seus alunos completa infraestrutura para o bom aprendizado com salas confortáveis e climatizadas, apoio pedagógico e professores capacitados com pós graduação e mestrado, conta Vanessa Romanhol. "Não medimos esforços para oferecer qualidade neste momento de preparação do aluno que quer fazer concurso ou prova de seleção e, neste sentido, podemos assegurar que estamos cumprindo à risca esta proposta, visto que ano passado, dois deles obtiveram excelentes notas na Redação do ENEM; um fez 948 e outro 940 pontos, respectivamente", revelou satisfeita.
No último dia 30 de janeiro o PerCurso deu início às aulas preparatórias para uma turma que vai fazer o Concurso da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Vanessa lembra que ainda há vagas remanescentes informou. Ela acrescenta que acaba de abrir turmas para o pré-ENEM, pré-Coluni e para o Cefet e, portanto, os interessados já podem se inscrever. Outra novidade é que o PerCurso também está oferecendo aulas particulares para os anos iniciais (1º ao 5º quinto ano), Ensino Fundamental e Médio. (Fotos cedidas pela direção do PerCurso- preparatório para concursos)
{{banner-interno}}